Agentes responsáveis pela transmissão genética

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula nº21 e 22 6/11/2006 Noções básicas de hereditariedade.
Advertisements

EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
O Núcleo Celular.
Genética Relacionada ao Sexo
Introdução à Genética É a subdivisão da Biologia responsável pelo estudo da transmissão de características hereditárias Teve como precursor: Gregor Mendel.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
CIÊNCIAS 8º. ANO PROFª. NORILDA
Porque são os filhos parecidos com os pais?
O gene: herança e evolução
Introdução a Genética Gregor Mendel ( ), monge austríaco, é considerado o “pai da genética”. Desenvolveu seus trabalhos com plantas de ervilha.
Observe o quadro a seguir, referente a diferentes fases do ciclo celular de uma célula meiótica de determinada espécie. Com base nos dados apresentados.
Genética.
Clonagem A palavra "clone" vem do grego "klón", que significa "rebento" ou "broto". Os cientistas removem o material genético de uma óvulo não-fertilizado.
DNA e RNA.
Tema 2 – Sexualidade e Transmissão de Vida
REPRODUÇÃO HUMANA.
DNA, GENES E CROMOSSOMAS
Noções básicas de hereditariedade
TRANSMISSÃO DA VIDA: NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE
Entendendo a herança genética (capítulo 5)
Ácidos nucleicos.
A DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos o material interno.
DIVISÃO CELULAR.
Núcleo, Cromossomos e Clonagem
Transmissão Genética Agentes Responsáveis.
Ciências Naturais 9º ano
O segredo da individualidade
NOÇÕES DE GENÉTICA Você é igual ao seu pai ou a sua mãe?
Genética Clínica em Nutrição Humana
Professora: Alexsandra Ribeiro
Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)
Que região da célula têm o material genético?
Reprodução • É a capacidade que têm os seres vivos de , ao atingirem certo estágio de desenvolvimento originar outros semelhantes. • Processo pelo qual.
A genética e os genes.
Vocabulário Genético Primeira Fase.
Célula Eucarionte.
Hereditariedade O que é o ADN? Como é constituído?
REPRODUÇÃO DOS SERES VIVOS
E.E.E.M. ADOLFO FETTER Ácidos Nucleicos.
Genética: início do século XX.
Introdução à Genética. Genética é a área da Biologia que estuda a herança biológica, ou hereditariedade. Hereditariedade: é a transmissão de característica.
Hereditariedade.
Capítulo 2 - Metabolismo Celular (Cromossomos)
Níveis de Organização Características Gerais dos Seres Vivos
Noções básicas de hereditariedade
GENÉTICA CROMOSSOMOS.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
INTRODUÇÃO À GENÉTICA GENÉTICA – é o ramo da Biologia que estuda a hereditariedade. Gregor Mendel: pai da genética Trabalhou com ervilhas. Postulou que.
ADN, genes e cromossomas
Porque é que somos parecidos com os indivíduos da nossa espécie?
Unidade 2 – Património Genético
Ciências Os seres vivos se reproduzem... E evoluem – cap. 3 (7ª série)
Biologia 12 Unidade 2 – Património Genético Magda Charrua 2011/2012 Biologia 12º ano1.
Genética.
Genética e Comportamento Humano
Ciclo celular Mitose e Meiose.
Noções básicas de hereditariedade
Genética e hereditariedade
A NATUREZA DO GENE E DO GENOMA
Genética Profa. Debora 2015.
Hereditariedade.
BASE CROMOSSÔMICA DA HEREDITARIEDADE Profª Giselle Moura Messias.
Genética A genética é a parte da biologia que estuda a passagem das características biológicas e físicas de geração para geração. Os cientistas acreditam.
A DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos o material interno.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR Desenvolvimento dos seres vivos
Características gerais dos seres vivos
HEREDITARIEDADEHEREDITARIEDADE COC 1 - Cap. 03 Gregor Mendel- pai da GENÉTICA.
REPRODUÇÃO SEXUADA MEIOSE E FECUNDAÇÃO.
REPRODUÇÃO REPRODUÇÃO ASSEXUADA.
Transcrição da apresentação:

Agentes responsáveis pela transmissão genética

Para compreender o ser humano Existem caracteres que nos definem como seres humanos ; Semelhanças que nos irmanam como seres da mesma espécie .

A resposta esta nos aspectos que nos foram hereditariamente transmitidos. Hereditariedade: - conjunto de processos biológicos que presidem à transmissão das características dos pais e da sua descendência.

Genética – estudo da variedade dos caracteres individuais e da sua transmissão à geração seguinte, relaciona-se com a genética comportamental. Herdamos potencialidades que determinam o aparecimento de características.

Óvulo e espermatozóide, células germinais, reprodutores Óvulo e espermatozóide, células germinais, reprodutores. São veiculo das características recebidas dos nossos ascendentes masculino e feminino. Óvulo e espermatozóide

Ovo Cada ser humano, é uma célula denominada por ovo. É no momento da formação do ovo que recebemos o nosso património hereditário, a nossa primeira célula é portadora daquilo que vamos herdar dos nossos pais. Ovo - Primeira célula do individuo, resultante da fecundação do óvulo, efectuada por um espermatozóide .

O zigoto, vai dividir-se em duas células e cada uma em outras duas, sucessivamente, até formar um organismo. Desta divisão binária, resulta a mitose. A mitose é o processo da divisão das células somáticas, que permite ao corpo crescer, e até reparar e diferenciar os tecidos corporais.

Cromossomas O ovo é composto pelo citoplasma e pelo núcleo, e no interior encontram-se uma série de elementos, dispostos aos pares, chamados de cromossomas. As células humanas apresentam 46 cromossomas, 23 de origem materna e a outra metade de origem paterna.

23ºpar Cromossomas sexuais (2 cromossomas x na mulher e um x e um y no homem) Cromossomas semelhantes Cromossomas homólogos

São então um veiculo transportador dos genes, tem um papel preponderante no decurso do desenvolvimento do individuo Cromossomas – Elementos integrantes do núcleo da célula, transportadores dos genes, que são as unidades básicas da hereditariedade.

Cromossomas

Genes Encontram-se alojados nos cromossomas, são a unidade básica da hereditariedade. Tem como função o armazenamento do património genético e a sua transmissão. Combinam-se uns com os outros, constituindo um programa informativo biologicamente responsável pelo aparecimento das características físicas do individuo.

Genes – Unidades biológicas elementares eu contêm informação responsável pela constituição orgânica do ser vivo. São chamados de Alelos os genes que se juntam, ambos de características diferentes, formando um novo gene particular e com características especificas. Devido ás múltiplas combinações possíveis de genes, surgem os gémeos, que podem ser falsos ou verdadeiros. Genes Alelos

ADN Os genes são uma espécie de agentes químicos constituídos por ADN, que é a matéria da própria hereditariedade. A função do ADN é armazenar o património genético e transmiti-lo durante a divisão celular. ADN – Abreviatura de ácido desoxirribonucleico. Molécula complexa formada por substruturas de fosfatos, bases e açúcares, cuja sequência determina toda a informação genética transmitida pelos cromossomas.

O genoma humano Genoma – Conjunto de toda a informação hereditária codificada no ADN. Trata-se do nosso código genético, a informação que os genes disponibilizam para a construção e funcionamento do nosso organismo. Projecto Genoma Humano , que trata da comparação entre o ser humanos e uma antologia, e a decifração dessa antologia.

Estrutura do ADN

Os cientistas procuram desenrolar as hélices constitutivas do ADN, efectuando uma identificação precisa dos genes e compreendendo o papel de cada um deles. As informações obtidas sobre o ADN podem provocar uma revolução no seio da biologia.

A descodificação do genoma humano permite detectar com exactidão as causas de muitas doenças, levando a práticas preventivas Mas também existem riscos, alguns procedimentos são bastante dispendiosos, e também as entidades empregadoras podem começar a fazer escolhas discriminatórias com base no material genético de cada individuo.

Trabalho realizado por : Sofia Tavares nº2