CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3º FÓRUM NACIONAL DE GESTÃO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO
Advertisements

NBR APLICAÇÃO E SITUAÇÃO PRINCIPAIS ITENS.
NR 10 BASICA.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
ENTENDENDO A NR 10.
DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PRONTUÁRIO DA INSTALAÇÃO ELÉTRICA
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
Segurança e Eng.ª de Tráfego Finalidades e aprendizado
NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Engenharia e Segurança do Trabalho
Instalações e Serviços em eletricidade
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
Ações do GTESC (Grupo Técnico de Estudos de Segurança de Contratadas)
3º Encontro da Rede SST SISTEMA INDÚSTRIA
ATIVIDADE AVALIATIVA:
Promovido pela C&M Software
Pontos Relevantes e Contribuições para a Segurança dos Trabalhadores
NR-10 Módulo Básico.
Profissionais integrados
SETOR ELÉTRICO - NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA
Modelo de Ordens de Serviço Relativas às Condições de Meio Ambiente de Trabalho Eng. Celso Atienza.
Adelma Sobreira de Lima Mônica Alves da Silva Abril 2011
NR-13 CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO
Segurança e Medicina do Trabalho
Outubro de 2008.
O Sistema Confea/Crea e a Resolução 1.010/2005
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Conceito Legal Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de.
CS ConSeg Consultoria de Engenharia em Segurança do Trabalho
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Calços de Segurança.
Trabalho Desacompanhado
A Programação de Intervenções na CEMIG Baseada em Análise de Risco.
Introdução É uma Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho, fiscalizada pelo Ministério do Trabalho, que trata da Segurança em Instalações.
Política Sociedade e Gestão Social Contemporânea
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
Curso: Instituições do Direito Acimarney Freitas
A ELABORAÇÃO E A IMPLANTAÇÃO DA PORTARIA 1.078/2014
Apresentação A atualização da legislação brasileira referente à prevenção de acidentes do trabalho é uma das ferramentas à disposição de trabalhadores.
Engenheiro Hewerson Raniére da Silva
Desafios implantação de requisitos de segurança relacionados à NR 36 NR-36 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM EMPRESAS DE ABATE E PROCESSAMENTO DE CARNES.
DISTÂNCIAS DE SEGURANÇA MÓDULO 04
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
CONECTA ELETRICIDADE Soluções de painéis e quadros de distribuição BT Norma IEC TTA / PTTA As Normas vigentes e conceito TTA.
Principais Normas Regulamentadoras
Equipamento de Proteção Individual (EPI) NR - 6
Objetivo Apresentar a metodologia implementada pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - COELBA para capacitação na área de segurança dos profissionais.
INFORMAÇÕES BÁSICAS Turnos: Turnos: Manhã, Noite e Finais de Semana Carga Horária Total Carga Horária Total : H/A Carga Horária Teórica Carga.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE
Calendário de Treinamentos da RBMLQ-I / 2° semestre Marcio Ribeiro de Paiva Coordenador Geral substituto da RBMLQ-I Calendário de Treinamentos da RBMLQ-I.
Apresentação A atualização da legislação brasileira referente à prevenção de acidentes do trabalho é uma das ferramentas à disposição de trabalhadores.
CURSO BÁSICO Trabalho em Altura - 8horas.
CURSO BÁSICO Espaço Confinado - 16horas.
IMPACTO NOS SERVIÇOS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
III SEMINÁRIO CATARINENSE DE MANUTENÇÃO ENTENDENDO A NOVA NR 10
RESPONSABILIDADES Imperícia Empregado não treinado ou não preparado para tarefa que lhe foi designada. Imprudência Não utilizar equipamentos de proteção.
PROPOSTA DA NR 10 SEGURANÇA EM SERVIÇOS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
15 anos.
Marco regulatório da Educação a Distância João Roberto Moreira Alves CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO.
Conforme Lei Nº de 22 de dezembro de 1977 e redação dada pela Portaria nº 598 de 07 de dezembro de Certificamos que o funcionário Renato Luiz.
1 1. RESOLUÇÃO (29 jun 73) Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. –Art 1° Para efeito.
Introdução à Segurança com Eletricidade
 Normas, regulamentos e documentação de instalações elétricas. AULA 6.
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP EMPRESA: STEFANINI CONSULTORIA – / CURSO: BRIGADISTA BÁSICO (16 HORAS) A proteção e combate a incêndio é um.
Transcrição da apresentação:

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO Vitor Couto Cavalcanti 12/04/2011

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO SUMÁRIO 1 – ANTECEDENTES 2 – ENGENHARIA 3 – AS 4 PALAVRAS VITAIS 4 – PENSANDO NO CURSO DE RECICLAGEM 5 – O SISTEMA EAD 6 – A PARTE PRESENCIAL 7 – CONCLUSÕES 8 – CONCLUSÃO PRINCIPAL

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO ANTECEDENTES A nova NR 10 - NORMA REGULAMENTADORA Nº 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE assinada pelo Senhor Ministro do Trabalho e Emprego em 7 de dezembro de 2004 através da PORTARIA N.º 598, publicada no DOU de 28/12/04 – Seção 1 – Páginas 74 a 77 a partir da Lei 5214/77 e da Portaria 3214/78.

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO ANTECEDENTES 10.1.2 Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO ENGENHARIA PLANEJAMENTO ENSINO PROJETO MANUTENÇÃO CONSTRUÇÃO INSTALAÇÃO OPERAÇÃO FISCALIZAÇÃO

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO AS 4 PALAVRAS VITAIS 1 – QUALIFICAÇÃO 2 – HABILITAÇÃO 3 – CAPACITAÇÃO 4 – AUTORIZAÇÃO

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO 1. CURSO BÁSICO – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE CARGA HORÁRIA MÍNIMA – 40H Programação Mínima: 1. Introdução à segurança com eletricidade. 2. Riscos em instalações e serviços com eletricidade: 3. Técnicas de Análise de Risco. 4. Medidas de Controle do Risco Elétrico: 5. Normas Técnicas Brasileiras – NBR da ABNT: NBR-5410, NBR 14039 e outras; 6. Regulamentações do MTE: 7. Equipamentos de proteção coletiva. 8. Equipamentos de proteção individual. 9. Rotinas de trabalho – Procedimentos. 10. Documentação de instalações elétricas. 11. Riscos adicionais: 12. Proteção e combate a incêndios: 13. Acidentes de origem elétrica: 14. Primeiros socorros: 15. Responsabilidades.

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO 2. CURSO COMPLEMENTAR – SEGURANÇA NO SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA (SEP) E EM SUAS PROXIMIDADES. CARGA HORÁRIA MÍNIMA – 40H (*) Estes tópicos deverão ser desenvolvidos e dirigidos especificamente para as condições de trabalho características de cada ramo, padrão de operação, de nível de tensão e de outras peculiaridades específicas ao tipo ou condição especial de atividade, sendo obedecida a hierarquia no aperfeiçoamento técnico do trabalhador. Programação Mínima: 1. Organização do Sistema Elétrico de Potencia – SEP. 2. Organização do trabalho: 3. Aspectos comportamentais. 4. Condições impeditivas para serviços. 5. Riscos típicos no SEP e sua prevenção (*): 6. Técnicas de análise de Risco no S E P (*) 7. Procedimentos de trabalho – análise e discussão. (*) 8. Técnicas de trabalho sob tensão: (*) 9. Equipamentos e ferramentas de trabalho (escolha, uso, conservação, verificação, ensaios) (*). 10. Sistemas de proteção coletiva (*). 11. Equipamentos de proteção individual (*). 12. Posturas e vestuários de trabalho (*). 13. Segurança com veículos e transporte de pessoas, materiais e equipamentos(*). 14. Sinalização e isolamento de áreas de trabalho(*). 15. Liberação de instalação para serviço e para operação e uso (*). 16. Treinamento em técnicas de remoção, atendimento, transporte de acidentados (*). 17. Acidentes típicos (*) – Análise, discussão, medidas de proteção. 18. Responsabilidades (*)

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO PENSANDO NO CURSO DE RECICLAGEM 1 – DESIGNAÇÃO DE ENGENHEIRO P/ ACONPANHAMENTO DO PROCESSO 2 – CONSTIUIÇÃO DE GUPO DE TRABALHO - GT COM ENGENHEIROS, TECNICOS DA SEDE E REGIONAIS (Amapá, Acre, Mato Groso, Pará e Tucurui) 3 – INCLUSÃO DE PEDAGOGO DA GSE NO GT PARA MONTAGEM DO TREINAMENTO 4 – DEFININDO UM MODELO DE ENSINO

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO MODELO DO CURSO DE RECICLAGEM PREMISSAS BASICAS SOBRE O CURSO 1 – O CURSO SEM CARGA HORARIA 2 – O CURSO SEM PROGRAMAÇÃO MINIMA 3 – O CURSO SEM SISTEMA DE ENSINO DEFINIDO

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO MODELO DO CURSO DE RECICLAGEM PREMISSAS BASICAS SOBRE A EMPRESA 1 – A AREA DE ATUAÇÃO DA ELN É 52% DO BRASIL 2 – DEVERIAM SER TREINADOS CERCA DE 2000 ENGENHEIROS, TECNICOS, ETC. 3 – QUADRO DE INSTRUTORES DA EMPRESA PEQUENO

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO MODELO DO CURSO DE RECICLAGEM PERFIL DA TURMA: Engenheiro Eletricista Engenheiro de outras modalidades Técnico Eletrotécnico Técnico de outras modalidades Outros profissionais

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO MODELO DO CURSO DE RECICLAGEM DEFINIÇÕES FUNDAMENTAIS: 1 – ADOTAR UM SISTEMA MISTO DE ENSINO: PRESENCIAL E A DISTANCIA 2 – CAPACITAR NOVOS INSTRUTORES 3 – PRIORIZAR OS PONTOS VITAIS DOS CURSOS: BASICO E COMPLEMENTAR

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO MODELO DO CURSO DE RECICLAGEM DEFINIÇÕES FUNDAMENTAIS: 4 – DEFINIR A CARGA HORARIA MINIMA DE 40 HORAS AULA 5 – DEFINIR PARCEIRO PARA A PARTE DE EAD, NO CASO A FUNCOGE 6 – O CURSO SOFRERA AVALIAÇÃO DE CONTEUDO E REAÇÃO NO PADRÃO DA UCEL

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO MODELO DO CURSO DE RECICLAGEM DEFINIÇÕES: 1 – ETAPA POR EAD – 24 HORAS 2 – ETAPA PRESENCIAL – 16 HORAS 3 – CURSO TOTAL – 40 HORAS

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO LEI No. 9394, de 20 de DEZEMBRO de 1996 TÍTULO VIII Das Disposições Gerais Art. 80. O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada. § 1º A educação a distância, organizada com abertura e regime especiais, será oferecida por instituições especificamente credenciadas pela União. § 2º A União regulamentará os requisitos para a realização de exames e registro de diploma relativos a cursos de educação a distância

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO MODELO DO CURSO DE RECICLAGEM ETAPA EAD – 24 HORAS O Curso de Reciclagem da empresa foi desenvolvido em 10 Módulos, com 17 Lições, 241 Slides, 16 Anexos fornecidos pela ELN com 103 páginas, 4 vídeos e 1 Avaliação Final.

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO MODELO DO CURSO DE RECICLAGEM MODULO EAD FUNCOGE LIÇÃO SLIDE M1 - Técnicas de análise de Risco no SEP 2 37 M2 - Procedimentos de trabalho - análise e discussão 20 M3 - Técnicas de trabalho sob tensão 15 M4 - Procedimentos de Segurança 32 M5 - Sistemas de proteção coletiva M6 - Equipamentos proteção individual 1 23 M7 - Posturas e vestuários de trabalho 24 M8 - Responsabilidades M9 - Sinalização isolamento a. trabalho 40 M10 - Liberação de instalação 7

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO MODELO DO CURSO DE RECICLAGEM ETAPA EAD – 24 HORAS VIDEO MODULO V1 – HOMEM ELETROCUTADO M1 V2 – A ARTE DA SEGURANÇA M4 V3 – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL M6 V4 – ESTORIA DA SINALIZAÇÃO M9

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO MODELO DO CURSO DE RECICLAGEM ETAPA POR EAD – 24 HORAS Estimamos o tempo mínimo para um Engenheiro Eletricista com mais de 30 anos de experiência e mais de 20 anos de Eletronorte um tempo mínimo de 6 horas e para um profissional sem grande formação na área elétrica, sem experiência e contratado no ultimo concurso, a mais ou menos 1,5 anos um tempo de até 40 horas.

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO MODELO DO CURSO DE RECICLAGEM ETAPA POR EAD – 24 HORAS AS CINCO RECOMENDAÇÕES BÁSICAS Deverão ser estudadas novas Avaliações para os Cursos de Reciclagem por uma equipe da área de Segurança do Trabalho e Educação da ELETROBRÁS – ELETRONORTE e da FUNCOGE. Deverá ser controlado tempo modulo por modulo que o treinando permaneça no mesmo em cada Curso da NR 10 que tenha parte do mesmo por Ensino a Distancia – EAD Deverá ser emitido relatório com os tempos detectados, que deverão estar de acordo com os parâmetros acima estabelecidos ou outros que venham ser estabelecidos entre a empresa e a FUNCOGE.

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO MODELO DO CURSO DE RECICLAGEM ETAPA POR EAD – 24 HORAS AS CINCO RECOMENDAÇÕES BÁSICAS Deverá ser relatório com as notas de cada treinando e as respectivas quantidades de avaliações realizadas. Todos os funcionários terceirizados e acessantes de outras empresas as áreas de riscos sobre a responsabilidade da Eletrobrás Eletronorte deverão passar por uma Avaliação Escrita de forma análoga a qualquer funcionário da Eletrobrás Eletronorte.

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO MODELO DO CURSO DE RECICLAGEM ETAPA POR EAD – 24 HORAS A RECOMENDAÇÃO FUNDAMENTAL Acreditamos que grande parte das reclamações dos treinandos seja pelo desconhecimento que leva a Critica do Sistema de Educação a Distancia – EAD, e só verificarmos fazendo um confronto entre todos os acessantes do Curso NR 10 Reciclagem (obrigatório para o acesso a área de risco e conseqüente recebimento do Adicional de Periculosidade) e de Cursos EAD desenvolvidos pela Universidade Coorporativa Eletronorte – UCEL e verificaremos que grande parte dos treinandos jamais acessou Cursos EAD da UCEL. Como sugestão acreditamos que seja importante a UCEL desenvolver um programa de treinamento ensinando a utilização do Ensino a Distancia - EAD e me disponho a ajudar no que tiver a meu alcance.

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO MODELO DO CURSO DE RECICLAGEM ETAPA POR EAD – 24 HORAS AVALIAÇÃO DOS TREINANDOS QUE FIZERAM O CURSO EAD FUNCOGE / ELETRONORTETAL SITUAÇÃO QUANTIDADE Aprovados 1890 Reprovados 5 Não concluíram 19 Não acessaram 62 TOTAL 1976

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO MODELO DO CURSO DE RECICLAGEM ETAPA PRESENCIAL – 16 HORAS MODULO DE SEGURANÇA: 1 – PREVENÇÃO DE INCENDIOS – 4 HS 2 – ANALISE DE ACIDENTES – 4 HS MODULO DE SAUDE: 1 – ASPECTOS COMPORTAMENTAIS – 4 HS 2 – PRIMEIROS SOCORROS – 4 HS

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO CONCLUSÕES Dentre outros foram conseguidos os seguintes resultados: - Aumento de interesse pelo Curso de Reciclagem - Aprimoramento do relacionamento entre as áreas técnicas (Instrutores) e pedagógicas da empresa (UCEL). - Palestra do Prof. Geraldo Kindermann sobre Choque Elétrico na XXX SIPAT em 2009, com lançamento do respectivo livro, com uma participação elevada de Engenheiros e Técnicos. - Parceria com o Operador Nacional do Sistema – O.N.S. e com Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Trafego Aéreo – CINDACTA, para a Equipe de Instrutores da Eletronorte ministrarem o Curso Básico da NR 10 para civis e militares daquelas Instituições.

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO CONCLUSÃO PRINCIPAL HOUVE A DIMINUIÇÃO DO NUMERO DE ACIDENTES GRAVES RELACIONADOS COM A ELETRICIDADE, EM TODA A ELETRONORTE

CURSOS DE RECICLAGEM DA NR 10, O CONHECIMENTO APRIMORADO MUITO OBRIGADO CONTATOS FONE: (061) 3429-5193 E-MAIL: vitor.cavalcanti@eln.gov.br