* Figuras de sintaxe *.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras de Linguagem.
Advertisements

Figuras de Linguagem “Palavras“
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
SINAIS DE PONTUAÇÃO EDITO ROMÃO.
Figuras de Linguagem - Sintaxe -
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA
FIGURAS DE LINGUAGENS Figuras de Construção Professora Lúcia Brasil.
FIGURAS DE SINTAXE SÃO RECURSOS ESTILÍSTICOS DE EXPRESSÃO CRIADOS COM BASE NA CONSTRUÇÃO SINTÁTICA DOS ENUNCIADOS. As figuras de sintaxe são muito utilizadas.
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Karen Olivan.
Figuras de Linguagem 1.
FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSOR JESWESLEY MENDES.
Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE.
Coesão gramatical Coesão referencial.
A mensagem é linda e profunda.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Por Veridiana B. B. Corrêa
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Tipos de sujeito.
PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS ÁTONOS nos vos os, as,lhes 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoaPLURAL me te o,a,lhe 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoaSINGULAR.
Interpretação textual Aulas 03
Frase-Oração-Período
Tábua de Esmeraldas.
FIGURAS DE SINTAXE - frases -
Vícios de Linguagem São deformações das regras gramaticais, ou por descuido ou por desconhecimento. São eles...
FIGURAS DE LINGUAGEM JN Profª. Luciana Balduíno.
ENENDIMENTO DE TEXTO AULA 15 A 18.
MEU/ MINHA.
COESÃO Profª. Valéria.
Figuras de linguagem Figuras de linguagem.
EXERCÍCIOS FIGURAS DE LINGUAGEM
A poesia da geração de 1930 Carlos Drummond de Andrade ( )
FIGURAS DE LINGUAGEM 1 - Figuras de linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos especiais de que vale quem fala ou escreve, para comunicar.
UM LOUCO AMOR.
Figuras de linguagem.
Termos essenciais da oração
Figuras de sintaxe EXERCÍCIOS.
Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
GRAMÁTICA Prof. Glauberto Nascimento
São recursos que tornam as mensagens que emitimos mais expressivas.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
SINTAXE Frase, oração, período.
Figuras de linguagem.
Figuras de Construção ou sintaxe
Elipse é a omissão de um termo ou de uma oração inteira que fica subentendida pelo contexto. 1.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
Literatura, Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:
Tábua de Esmeraldas.
FIGURAS DE LINGUaGEM.
Maria Rita.
FIGURAS DE LINGUAGEM A linguagem possibilita-nos exprimir não só nossa compreensão de mundo (ideias, conceitos, opiniões...), mas também nosso mundo psíquico.
UNIUBE 1° Seminário de integração Etapa VI
A arte e a literatura Prof.ª Jéssica gravino.
Eu sou poeta.
Figuras de linguagem são recursos que tornam o texto mais expressivo.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Figuras de Linguagem 1.
O desenvolvimento da gramática
João Marcos. EXEMPLOS (CERTOS OU ERRADOS): Todos os alunos do curso, entenderam a questão. Os brasileiros que quiserem trabalhar.
  Língua Portuguesa Recursos expressivos.
Segundo Mauro Ferreira, a importância em reconhecer figuras de linguagem está no fato de que tal conhecimento, além de auxiliar a compreender melhor os.
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Disciplina: Leitura e Produção de textos Prof. Andréa Ulisses
Figuras de Linguagem.
Língua Portuguesa – 2º trimestre 3º ano E. M. – Prof. Eduardo Belmonte.
FIGURAS DE SINTAXE Profª Ana Carolina. FIGURAS DE SINTAXE O texto nem sempre é organizado conforme as normas de sintaxe. Às vezes, ocorrem alguns desvios.
Figuras de sintaxe.
Transcrição da apresentação:

* Figuras de sintaxe *

(relacionam-se à construção das frases) FIGURAS DE SINTAXE (relacionam-se à construção das frases) ELIPSE: omissão de um termo facilmente subentendido. “No fim da festa, sobre as mesas, copos e garrafas vazias”. (ausência do verbo “haver”)

ZEUGMA: uma das formas da elipse ZEUGMA: uma das formas da elipse. Consiste em fazer participar de dois ou mais enunciados um termo expresso apenas em um deles. Maria comprou um lápis; Antônio, um livro. (O termo oculto, que pode ser recuperado no enunciado anterior é “comprou”.)

POLISSÍNDETO: repetição expressiva do conectivo. “Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!” (Olavo Bilac) “Vou pegar o lápis que caiu, e cai a caneta, e o livro, e o caderno, e a escola.” (adaptado de “meme” do facebook)

ASSÍNDETO: omissão intencional de conjunção. “Vim, vi, venci.” (Júlio César)

PLEONASMO: reforço estilístico da expressão “Ele admirava menos a tela que a pintora, ela menos o espetáculo que o admirador; e eu via-os com estes olhos que a terra fria há de comer.” (Machado de Assis) Obs: o pleonasmo só é considerado um recurso expressivo quando há uma intencionalidade discursiva; caso contrário...

ANÁFORA: repetição da mesma palavra no começo de cada um dos membros da frase. Se a repetição vier no final, denomina-se epístrofe. “Água de fonte (...) água de oceano/água de pranto.../Água de rio.../Água de chuva, água cantante das levadas...” (Manuel Bandeira) “E quando eu estiver triste, simplesmente me abrace Quando eu estiver louco, subitamente se afaste Quando eu estiver fogo, suavemente se encaixe.” (Skank)

HIPÉRBATO (OU INVERSÃO): inversão da ordem natural das palavras na frase ou da frase no período. “De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento” (Vinícius de Morais) (Ordem Direta: Antes de tudo e sempre, serei atento ao meu amor, e com tal zelo e tanto, que meu pensamento mais se encante dele mesmo em face do maior encanto.

SILEPSE: concordância com um termo subentendido. gênero: A grande e corrida São Paulo. b) número: O casal resolveram não pagar a conta. pois questionaram o valor.  c) pessoa: Os brasileiros somos bastante patriotas.