Linguagem de Internet prejudica o aprendizado?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO.
Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE-BENEVIDES.
“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
LETRAMENTO.
EE IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA E SILVA NOVA ANDRADINA - MS
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
Inclusão Digital x Educação Digital
Educação, Comunicação e Internet Educação, Comunicação e Internet.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Guilhermina Oliveira Consultora em Tecnologia Educacional
A Educação Mediada pela Tecnologia
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
Educação, Comunicação e Internet
Escola Secundária de Cantanhede Língua Portuguesa
Internet.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Linguagem, alfabetização e letramento
A ERA DA INFORMAÇÃO A JUVENTUDE ESTÁ CONECTADA NO MUNDO VIRTUAL FACEBOOK E EDUCAÇÃO MÍDIAS SOCIAIS E CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA A EDUCAÇÃO A ESCOLA.
Aluno: Leandro Lopes Ramos Plano de Trabalho Individual
O Uso Pedagógico do Blog
RÁDIO ANTONIO PRUDENTE
EDUCAÇÃO FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
Leitura e interpretação de texto
Por:José Augusto Pereira da Silva e Nadielson Francisco Chaves FACNORTE – FACULDADE DO NORTE DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS MESTRADO.
INFORMÁTICA.
Projeto Caça-Erros “Na prática escrever mal prejudica mais do que falar mal; a escrita permanece” (Antenor Nascentes)
A lua de Joana.
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Existe falar certo e falar errado? (p. 68 e 69)
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
As 7 Leis do Ensino Eliel Unglaub, Ph.D
Ponto de partida Capítulo 3
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
Atividade pedagógica utilizando um recurso tecnológico
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Etapas de uma sequência didática
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
Resumo do texto Leituras e escritas de jovens na era das mídias Sergio Luiz Alves da Rocha (PROPED/UERJ Em seu trabalho de pesquisa sobre Leituras e Escritas.
Cuidados com a Internet na Escola. Alunas Cintia Mari Toshimitsu Tamiris Schott de Souza Data: 26/02/2015.
E.M.E.F. Presidente Vargas
FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
ESCOLA ESTADUAL PAULO EDUARDO DE SOUZA FIRMO - EXTENSÃO JIBOIA
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
Introdução: Estamos vivendo na era da informatização, e as crianças estão cada vez mais envolvidas nessas tecnologias e inconscientemente estão condicionadas.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira
DANIELA DELAVECHIA CAÇADOR INTRODUÇÃO O USO DA INTERNET NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TANTO PARA ALUNOS, QUANTO PARA PROFESSORES TEM POR OBJETIVO.
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
OS CONFLITOS DE GERAÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR Recife (PE) - Brasil Dezembro/2013 Antonio Augusto dos Santos Soares - Universidade Trás-Os-Montes.
O computador como Meio e como Fim...
ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA VIDAL DE NEGREIROS INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL Cursista: Anelise Barth Formador(a): Liane Maria Sulzbach Outubro de.
Abrir o Apetite Poético
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
O QUE É BLOGGER? O QUE É BLOG? E. M. Professor Ladário Teixeira Rosilene Ferreira de Faria Rúbia Lemos de Oliveira Silva.
Softwares Educacionais. O Que é? Softwares são programas de computador, que por sua vez, designam um conjunto de instruções ordenadas que são entendidas.
ESCOLA BÁSICA 2.3 DE S. GONÇALO LITERACIA LITERACIADAINFORMAÇÃO “Quatro coisas há no mundo Que eu desejava saber: Era dançar, tocar viola, Jogar pau e.
Transcrição da apresentação:

Linguagem de Internet prejudica o aprendizado?

Desde a propagação da Internet, em especial de sites e softwares de mensagens instantâneas, que especialistas discutem se a linguagem da Internet atrapalha o desenvolvimento dos alunos na escrita e na leitura.

Não precisa navegar muito pelas redes sociais ou por comentários em sites e blogs para encontrar erros absurdos de gramática e ortografia. A grande pergunta é: “a Internet é a vilã da Língua Portuguesa?”.

As opiniões se dividem. Parte dos especialistas acusa a modernidade e os novos meios de comunicação de prejudicarem o aprendizado e a escrita de crianças e jovens. Será? Outra parte de especialistas diz que não, que a Internet apenas explicitou um problema que já era antigo à tecnologia: a falta de qualidade no ensino.

A verdade é que o Brasil está cheio de analfabetos funcionais, ou seja, pessoas que “tecnicamente” aprenderam a ler e escrever, mas não o fazem com qualidade. Segundo a autora do livro “Leitura e escrita de adolescentes na Internet e na escola”, Maria Teresa de Freitas, professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Internet, embora exponha o jovem a uma relação com a linguagem abreviada e rápida, acaba direcionando para outras leituras mais complexas e corretas, fazendo com que o jovem leia mais.

O paradoxo continua em debate O paradoxo continua em debate. Mas uma coisa nós concordamos: não dá para colocar na conta da Internet a culpa dos problemas educacionais do país. Segundo a autora, uma solução possível seria as escolas orientarem os alunos de como usar a Internet com qualidade, ensinando a abreviar sem escrever errado. Bem coerente, né?