Relações Públicas Elaboração do Press-Release

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exercitando a sistematização Compartilhe conosco alguma experiência de seu CDI Comunidade a partir dos itens a seguir:
Advertisements

Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
Trabalho de Inglês Técnico
Diferença entre notícia e reportagem
Resumo.
Organização de Trabalhos no Word
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Tópicos Especiais em Comunicação II
Como realizar o Plano de Melhoramento?
Produção de Texto 2º ano EM Profª Andréa
Guia do Assessor de Imprensa V Feira Internacional da Amazônia.
Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Realizado no Ano Lectivo CREM Centro de Recursos Educativos.
TRABALHO ESCRITO 2º CICLO Prof. Bibliotecária – Adília Real.
Assessoria de Imprensa História
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
artigo Papel A4 Fonte Times New Roman espaço entre linhas simples
Linguagem verbal midiática
Aula 3 Práticas em Mídia II.
PAR – Plano de Ações Articuladas
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Instruções para a produção das notícias e variedades do programa
Noções de Relações Públicas
A notícia.
1 ESCOLHENDO UMA AGÊNCIA Escolha entre 2 a 4 agências Agência é somente uma parte de seu arsenal de procura e não somente ela Melhor jeito de encontrar.
Para aprenderes a pesquisar A Biblioteca te irá ajudar
IX- ENCONTRO DIDÁTICO CIENTÍFICO DO CURSO DE MEDICINA DA UFOP
Carta de Apresentação.
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Programa de Capacitação e Avaliação para Pintores de Imóveis
Reportagem Consiste em um texto que trata de um tema que fora estar fora da realidade imediata dos fatos, pois seu objetivo não é noticiar um fato ocorrido.
ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Criatividade e anúncio em tempos de rede
Primeiro Passo da Etapa 1
Fevereiro, 2014 Marcelo Corrêa de Castro, DITIN Submissão de Resumo Marcelo Corrêa de Castro, DITIN Fevereiro, 2014 II Oficina para elaboração de resumos.
COMO ELABORAR UM MANUAL DA QUALIDADE
NOME: ANO: TURMA: PROFESSORA: DATA:
verificação das hipóteses
Planejamento de estratégias:
O que é Assessoria de Imprensa
Dicas para Apresentações
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
ÁREA PROJECTO.
Produzindo o Ensaio Teórico
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
PHISHING Alexsandra, Cleiton, Lucas. Origens do phishing O primeiro uso documentado da palavra "phishing" se deu em Muitas pessoas acreditam que.
Você vai escrever uma resenha crítica de algum livro que tenha lido recentemente para publicar no jornal mural da sua escola ou biblioteca/sala de leitura.
Elaboração de relatório
Aula - Relatório ProIn I Prof. Henrique Cezar Pavanati, Dr. Eng
COMO ESCREVER ANÚNCIOS QUE VENDAM?. COMO REDIGIR ANÚNCIOS QUE VENDAM? CONSTRUIR IMAGEM RESPOSTA DIRETA X TÁTICAS DE VENDAS ESCRITAS.
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
O RELEASE E OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS
Formatação da Defesa da Monografia Versão de 18/01/10
Apresentação - Plano de disciplina
Assessoria de Imprensa
PROJETO UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
HTML Estrutura e Sintaxe.
Comunicação e Redação Empresarial
PLANO DE TRANSIÇÃO DE CARREIRA
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
Foco da reunião SKYPE – 11 de setembro Mídia Social.
Professora Raysa Ferreira
ASSESSORIA DE IMPRENSA. Assessoria de Imprensa: Trata do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público com a imprensa. /
A NOTÍCIA Português 2015/2016.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário de Andamento Aluno SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL.
Texto utilitário A Notícia.
FICHAMENTO.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Transcrição da apresentação:

Relações Públicas Elaboração do Press-Release Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo - IFSP Relações Públicas Elaboração do Press-Release Ana Carolina Borges Pinheiro

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo - IFSP Press-release o que é? São documentos divulgados por assessorias de imprensa para informar, anunciar, contestar, esclarecer ou responder à mídia sobre algum fato que envolva a organização, positivamente ou não. É, na prática, uma declaração pública oficial e documentada da organização.

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo - IFSP Quando são usados? Geralmente, releases são usados para anúncios e lançamentos de novidades, que a Assessoria tem interesse em que virem notícia. Um release bem estruturado pode ser o mote para uma pauta. Já no caso de press-release para eventos, eles devem antecipar todos os dados relativos ao acontecimento.

Etapas do Press-Release Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo - IFSP Etapas do Press-Release Título: Deve ter um atrativo para chamar a atenção dos leitores, como no exemplo: “Empresa ABC entra em parceria estratégica com Empresa XYZ no Rio de Janeiro e São Paulo”. Normalmente são escritos em negrito e as letras são maiores que o texto. Deve-se extrair as palavras-chaves mais importantes do texto, para elaborar o título.

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo - IFSP Corpo da notícia: Comece com a cidade onde a notícia é originada e a data. Notícias são sempre escritas na terceira pessoa. Ex: “Ele” “A empresa”. O primeiro parágrafo deve atrair o leitor e dizer a ele o que está acontecendo. O corpo da notícia deve ser compacto (sucinto). Trabalhe com fatos reais, procure fornecer o máximo de dados concretos. Uma forma de conseguir escrever um texto, é listar perguntas que devem ser respondidas no texto.

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo - IFSP Utilize 5 perguntas: Qual é a notícia real? Porque isso é notícia? As pessoas, produtos, itens, datas e outras coisas relacionadas com a notícia. O objetivo por trás da notícia. Sua empresa, a fonte desta notícia. A partir dos pontos recolhidos, formule um texto com seqüência. A notícia não deve ser mais que uma página. Apresente os fatos com objetividade.

Inclua informações sobre a empresa: Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo - IFSP Inclua informações sobre a empresa: O site da empresa. Texto, descrevendo a empresa. No final do texto aponte para o website da empresa.

Adicione informações de contatos: Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo - IFSP Adicione informações de contatos: Nome da empresa; Nome do departamento de relações com a mídia; Nome da pessoa de contato; Endereço; Telefone para contato; E-mail, website da empresa.

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo - IFSP Atividade - Em grupos de 3 pessoas no máximo, elaborem um Press-Release para a Convenção de Turismo Cada grupo irá desenvolver um press-release e depois vamos tentar publicá-lo nos sites de turismo e também vamos divulgá-lo no IFSP.