Equipamentos de Redes Aula 1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação de redes de computadores
Advertisements

Meios Físicos Prof. Vital P. Santos Jr..
Hardware de Topologia e
Aula 02 Topologia de redes Prof. Diovani Milhorim
Endereços físicos e ARP
Aula 2 TOPOLOGÍAS.
Introdução Estendendo LANs.
Topologias de Rede.
INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES
Professor Victor Sotero
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Equipamentos de Redes Aula 2
TOPOLOGIA.
REDES COMPUTADORES. Permitem à aplicação enviar dados para todos os hosts de uma rede. É identificado pelo último endereço possível na rede.
Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet
Redes de Computadores Aula 5
Cabeamento por “PAR TRANÇADO”
Switched Ethernet Fast Ethernet Gigabit Ethernet
Redes – Unidade 1 Aula 4 Professor: Marcelo Maia.
Tecnologias de Lan e Topologia de redes
ARQUITETURA DE COMPUTADORES
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
hubs passivos e splitters
Equipamentos de Redes Aula 3
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Hardware de Rede Aula 3 Willamys Araújo.
Projeto Básico de uma Rede Local
Topologias e Classificação das RC
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
REDES DE COMPUTADORES II
Pontes e Switches Como vimos anteriormente, os repetidores são usados para expandir a extensão da rede, mas que replicam todos os quadros que recebem.
REDES DE COMPUTADORES II
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Componentes redes de computadores
Hubs Os hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrela.
Redes FDDI A arquitetura FDDI (Fiber Data Distributed Interface) foi uma das primeiras arquiteturas de redes locais a permitir o uso da fibra óptica. Foi.
Dispositivos de interligação
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
AULA 3 – ELEMENTOS DE INTERCONEXÃO DE REDES
Equipamentos de Redes Aula 4
Sistema de Redes 1 Componentes Principais de uma Rede de Computadores Topologia Tipo de redes FAETEC SR1.
Aula 1 – Introdução a Redes de Computadores
 Data: meados de  Desenvolvedor: IBM.  Tipo de HUB: MAU, Multistation Access Unit.  Token: Bloco de dados composto por 3 bytes.  Topologia Física:
Topologia Comunicação de dados Escola Secundaria Sebastião da Gama
Equipamentos de interligação Escola Secundaria Sebastião da Gama Trabalho realizado por: André Santos nº2 12ºL Prof: Carlão Pereira.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
MATA59 - Redes de Computadores I
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Fundamentos de Comunicação de Dados e protocolos de redes Aula 2
Redes de computadores.
Meios de transmissão e componentes de redes e BackBones
 Topologias Fisicas 
Redes de Computadores Ativos de Redes.
Equipamentos de Interligação de Redes
Redes Aula 5 Professor: Marcelo Maia Placa de Rede  Adapta o computador ao meio físico (cabo);  Envia fluxo de dados para outro computador;  Recebe.
Colégio Agrícola Redes – Cabo de Fibra Óptica “José Bonifácio”
Tecnológica da rede física
Escola Básica e Secundária de Velas Curso de Instalação e Operação de Sistemas Informáticos PROFIJ II - T2 – 2.º ano Ano letivo 2014 / 2015 (Módulo.
Equipamentos de interligação Disciplina: C.M Nome: Nuno Bandola Ano létivo: 2014/2015 Nº 7 Turma: L.
É o padrão no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de rede. Essencialmente, é a estrutura topológica da rede, e.
Tecnologias de rede Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI
AULA 7 – INTRODUÇÃO AO ROTEAMENTO
MODULO 16 Trabalho elaborado por: Ana Beatriz Silva nº1.
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
Função de cada dispositivo de redes
Topologias de redes de compoutadores Redes de Comunicação de Dados Prof. Esp. Cristiano José Cecanho.
Equipamentos de interligação de redes
Rede em barramento (bus) Esta topologia de redes trabalha com vários computadores ligados com cabos coaxiais. Desta forma apenas um só computador pode.
Transcrição da apresentação:

Equipamentos de Redes Aula 1 Willamys Araújo

Tópicos da aula de hoje Fundamentos dos principais equipamentos de Redes Repetidores Regras de segmentação de rede Ethernet Padrão (10 MBPS) Fast Ethernet (100 MBPS) Gigabit Ethernet (1 GBPS)

O que seriam equipamentos de redes?

? Para que servem? ? ?

Equipamentos de Redes Repetidores Hubs Pontes Switches Roteadores

Repetidores

Repetidores Fundamentos O repetidor é um dispositivo responsável por ampliar o tamanho máximo do cabeamento de rede. Funciona amplificando o sinal, regenerando os sinais recebidos e transmitindo esses sinais para outro segmentos.

Repetidores Topologia linear com cabo coaxial fino(185 metros) Entre os repetidores não é necessário uma máquina instalada Topologia linear com cabo coaxial fino(185 metros) Entre os repetidores não é necessário uma máquina instalada Essa rede foi ampliada para 555 metros Essa rede foi ampliada para 555 metros

O que acontece ao enviar uma mensagem do PC A para o PC B do segmento 1?

Não só todo o segmento 1 recebe a mensagem, mas o segmento 3 também. Repetidores É como se todos os PCs fizessem parte de um mesmo segmento. Não analisam os quadros de dados para verificar para qual segmento foi destinado.

Repetidores Desvantagens do repetidores Arquiteturas diferentes Como eles ficam funcionando como se fossem o mesmo segmento, não é possível conectar redes de arquiteturas diferentes como uma rede ethernet a uma rede Token Ring, pois os repetidores não tem como identificar. Diminui o desempenho da rede Mais máquinas Menores chances do cabeamento está livre Maiores chances de colisões

Atividades Qual a função de um repetidor? Quais a vantagens e as desvantagens de se usar repetidores? No envio de uma mensagem de um PC num segmento 1 ligado por repetidores a outro PC no segmento 2, essa mensagem será vista apenas por eles dois ou não?Explique.

Regras de segmentação de rede

Regras de Segmentação de Redes O padrão Ethernet define algumas regras bastante rígidas para segmentação da rede. Não é possível ampliar o comprimento máximo de uma rede adicionando infinitos repetidores. Essa Regras é que definiram os limites para o uso de repetidores.

Regras de Segmentação – Ethernet(10mbps) 1 - Regra básica: a rede só pode conter, no máximo, 5 segmentos e 4 repetidores, em série. “Em série”, porém a rede pode possuir mais do que 5 segmentos e mais do que 4 repetidores.

A regra aplica-se a maior distância entre dois micros na rede. Fig. 1 Possui 4 repetidores e 5 segmentos para a comunicação de um PC do seg.1 ao seg. 5 A regra aplica-se a maior distância entre dois micros na rede.

A regra se aplica?

Regras de Segmentação – Ethernet(10mbps) 2 – Regra de segmentação quanto ao tipo de segmento : Se forem usados 4 repetidores e 5 segmentos, somente até 3 segmentos podem usar cabo coaxial.Ou seja, no caminho entre dois computadores temos um limite de 3 segmentos com máquinas instaladas No caso da figura 1, só poderia colocar mais um segmento com cabo coaxial, os demais poderiam ser com cabo par traçado.

Cabo de par traçado Cabo coaxial

Regras de Segmentação – Ethernet(10mbps) 3 – Regra : caso a distância máxima entre duas máquinas mais distantes é de 4 segmentos e 3 repetidores, todos os segmentos podem ser de cabo coaxial.

3 repetidores e 4 segmentos

Usando apenas cabo par traçado

Regras de Segmentação – Fast Ethernet(100mbps) A segmentação de redes Fast Ethernet funciona de uma maneira muito mais simples. Possuem repetidores Classe I Classe II

Regras de Segmentação – Fast Ethernet(100mbps) Classe I Permitem interligação de apenas dois segmentos . Se for par traçado(200m) Se for cabo coaxial (370m)

Regras de Segmentação – Fast Ethernet(100mbps) Classe II Permitem a ligação com mais de um repetidor Classe II, porém a ligação entre os dois repetidores é de, no máximo, 5m. Se for par traçado(205m) Se for cabo coaxial (375m)

Regras de Segmentação – Fast Ethernet(100mbps) Classe I e Classe II É possível conectar um switch ou roteador diretamente a uma porta do repetidor Classe I ou II. Dessa forma o switch ou o repetidor é visto como um micro e não entra no cálculo do limite de segmentação. Assim é possível expandir a quantidade de hubs na rede usando-se switches e roteadores na conexão entre eles, respeitando os limites de conexão dos hubs entre esses componentes.

Regras de Segmentação – GigaBit Ethernet(1gbps) Pode ter apenas um único repetidor.

Atividades Quais são as regras de segmentação? Explique a regra de segmentação da rede Ethernet (10mbps). No envio de uma mensagem de um PC num segmento 1 ligado por repetidores a outro PC no segmento 2, essa mensagem será vista apenas por eles dois ou não?Explique.

Atividades 4. Nesta rede, analise: Respeita as regras de segmentação. Caso não respeite uma ou mais regras, justifique.