Transformar é possível....

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
Advertisements

Programa de Ética e Cidadania
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ CAMPUS SANTA ROSA CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE.
Saúde: bem público global e direito fundamental
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
O Plano de Ação Curricular na Escola
TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
"Problemas e Perspectivas para o Currículo Escolar do Ensino Médio no Brasil" Antonio Carlos Amorim Faculdade de Educação/Unicamp GT Currículo ANPEd
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
O QUE SABER.
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
O Marxismo de Adam przeworski
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
CIDADANIA.
Desigualdades e identidades sociais
O I L U M N S Professor: Odair.
Desenvolvimento Comunitário
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
Curso Direito à Memória e à Verdade
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Sociologia e sociologia e senso comum
IFSC Joinville Sociologia Profª Danielli Vieira
Estrutura, estratificação e desigualdades sociais
Gênero: masculinidades
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
O PROJETO ALTERNATIVO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO EM CONSTRUÇÃO E IMPLANTAÇÃO PELO MSTTR Exposição Realizada na ENFOC Junho.
Marcha das Margaridas 2015 Principais Conquistas
Movimentos Sociais – Décadas de 60 e 70
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
Estratégia e tática A definição de objetivos estratégicos e táticos políticos exige: estudos e conhecimentos sobre a dinâmica histórica e conjuntural econômica,
Março Lilás 2015 Março A participação igualitária de mulheres e homens não se resume a um número ou a uma percentagem (50% para homens e 50% para.
CARTA DA TERRA Para crianças.
CEAP – 2012 Disc. Sociologia Geral e Jurídica Profº Luiz Alberto C. Guedes.
Agroecologia.
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
SEXO e GÊNERO primeiras definições Sexo Caracterização
Teoria dos Movimentos Sociais – Paradigmas clássicos e contemporâneos
Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
Revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede. Características:
Juntos com todos os povos da Terra nós formamos uma
Alain Touraine.
DISCUTINDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO SÉCULO XXI
Movimentos dos Trabalhadores Urbanos
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Prof. Gilmar Rodrigues 1º Ano – Ensino Médio
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
O processo de construção da cidadania no Brasil e no mundo.
Movimentos sociais.
DECLARAÇÃO DE SANTAFÉ DE BOGOTÁ CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE Santafé de Bogotá, Colômbia, de novembro de 1992.
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
O Pensamento Sociológico Clássico
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
A luta por participação política
ENFOC ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO POLÍTCO SINDICAL LUGAR DE TRASNFORMAÇÃO POLÍTICA Abril de 2010.
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Estruturas epistêmicas e práticas discursivas
Karl Marx e o materialismo histórico
Positivismo.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
Democratização da Gestão do SUAS e vínculo SUAS Presidente do COEGEMAS/MS Sérgio Wanderly Silva Secretário Assistência Social.
Domingo Sangrento. Introdução Um país: Rússia Aspetos Políticos: Monarquia absoluta A Rússia no início do século XX estendia-se desde a Europa de Leste.
O PT, o Estado e as políticas públicas para a igualdade de gênero Vera lúcia bertoline (65)
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Somos todos seres sociais
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Transformar é possível.... Os Movimentos Sociais Transformar é possível.... IFSC Joinville Sociologia Profª Danielli Vieira

 

Como nós trabalhamos a sociedade é composta por estruturas e instituições que vão se mantendo ao longo do tempo, especialmente, por conta de interesses políticos, econômicos. Somos socializados dentro dos padrões sociais vigentes em uma determinada época, em uma determinada ordem social. Incorporamos esses valores, a estrutura social como dados naturais...”as coisas são assim, é desse modo que o mundo funciona....”. Contudo, como tenho discutido com vocês ao entendermos que a sociedade é uma construção humana, permeada por relações de poder e de conflito, podemos daí extrair que sendo uma construção e não algo dado é possível realizar mudanças, é possível encontrar outros rumos, outras maneiras de viver... Não são processos fáceis, mas como veremos na aula de hoje por meio dos movimentos sociais, dessas pessoas reunidas com um determinado projeto em comum, muitas conquistas no campo da política, da sociedade e da cultura foram alcançadas.

Hoje, então, vamos conhecer um pouco da história, do conceito, vou apresentar exemplos de alguns Movimentos Sociais e as suas características no mundo atual. Definição:agrupamento de pessoas envolvidas em um esforço organizado para promover ou resistir à mudanças na sociedade. (iniciativas da sociedade civil, organizações das pessoas comuns, política não partidária, do cotidiano, lutas por direitos que já existem nas constituições mas que não são efetivados na prática).

Alain Touraine (sociólogo francês), um dos principais estudiosos dos MS, fala que há três princípios que devem ser encontrados em todo MS: -identidade: quem são (quem representam) -oposição: contra o que lutam -totalidade: o que desejam, qual o seu projeto e como ele se relaciona com valores, com direitos universais, reconhecidos pela coletividade – legitimidade)

Exemplos movimentos que lutam contra a ordem estabelecida são os movimentos reformistas (desejam algumas mudanças na estrutura social), continuaram a existir também movimentos revolucionários (lutam para transformação profunda na estrutura: mov. operário; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Existem também movimentos conservadores: manutenção da ordem, dos valores vigentes ou exaltam modelos do passado: Tradição, Família e Propriedade (ditadura) e neonazismo. Os MS desenvolvem suas lutas por meio de diversas estratégias de ação, tais como: greves, denúncias, mobilizações, marchas, passeatas, negociações, hoje em dia são muito utilizadas as petições (conjunto de assinaturas).

A história dos Movimentos Sociais As teorias sobre os movimentos sociais se desenvolveram nos anos 60 quando o termo MS foi cunhado para designar multidões que iam paras as ruas pedir por mudanças sem o desejo de tomar o poder do Estado (como por exemplo nas Revoluções do século XVIII). Essas mobilizações que ocorreram principalmente na Europa e nos EUA nos anos 60 tinham como foco a luta contra desigualdades em relação à etnia/raça (Movimento Negro e Movimentos Povos Indígenas, luta por direitos civis);em gênero (Movimento feminista) e a defesa de estilo de vida alternativos (pacifismo, hippies, ambientalismo).