Programa Nacional de Imunização PNI Rubens Eduardo C. Brito

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
Advertisements

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E PRODUÇÃO DE VACINAS NO BRASIL
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
Universidade Federal de Pelotas
1º Encontro Brasileiro para Pesquisa em Autismo A ABRA - Autismo os Diferentes Cenários no Brasil Marisa Furia Silva Abril de 2010.
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
Registro de doses aplicadas na II etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Seguimento contra Sarampo “A informação oportuna e de qualidade.
ESTRATÉGIA PARA VACINAÇÃO CONTRA O VÍRUS DA INFLUENZA PANDÊMICA (H1N1)
Comissão de Controle de Infecção Hospitalar
Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL.
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
SAÚDE ENFª Esp. Mª das Mercês A. Mota.
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
PROMOÇÃO A SAÚDE PROTEÇÃO ESPECIFICA
Políticas Públicas Municipais
Vacinação no Domicílio
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA.
A Revolta da Vacina Grupo: Bruna Neves, Fabrizzia e Susane Turma:82
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – SVS
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE.
OFICINA ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE - PID COMISSÃO INTERSETORIAL DE COMUNICAÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Cuidados em saúde nos abrigos
Notificar é Preciso NUCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR
DENGUE ABRIL 2008.
REVISANDO.... REVISANDO... SAÚDE DA FAMÍLIA PSF  Reorganizar a Atenção Básica (Porta de Entrada)  Consolidação do SUS. Ações Individuais e Coletivas.
Políticas Públicas de Saúde: O SUS E A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Entenda as Funções de cada Profissional da área de Enfermagem
Referencias históricas da V.E no Brasil[1] E.Maranhão - ,
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Departamento de Nutrição
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
Projeto Hospitais Sentinela Uso Racional de Medicamentos 7 Encontro Nacional de Gerentes de Risco Porto Alegre, 10 a 12 de outubro 2005 Clarice Alegre.
GGPAF ANVISA Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados ANVISA
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
Secretaria Municipal de Saúde Programa Municipal de DST/Aids
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITARIA Maria Cecília Martins Brito Dezembro de 2005.
PLANO DE ERRADICAÇÃO DO SARAMPO CONTROLE DA RUBÉOLA / SRC
VIGILÂNCIA DOS EVENTOS ADVERSOS PÓS-VACINAÇÃO(VEAPV)
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Universidade Federal do Rio de Janeiro
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL UM BREVE HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO SUS NO BRASIL Msc. Fernando Antonio.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
Assistência Farmacêutica
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
Saúde de Todos Nós Programa Estadual de Imunizações na Bahia PEI/BA SESAB 24 de março 2009.
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Simpósio das Escolas Nacionais de Saúde Pública Brasil-Portugal Julho de 2008.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO SUS ANÁLISE HISTÓRICA
Direito à Saúde Direitos Humanos Eduardo Dias S. Ferreira
PERÍODO DA REPUBLICA VELHA A DEC. DE 30
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
Concernente à área da saúde, as principais referências legais e de políticas públicas para o atendimento de mulheres em situação de violência, nas suas.
Organização dos sistemas de saúde Histórico Profa. Ms. Juliana P.Porto.
Políticas de Saúde no Brasil
Programa Nacional de Imunização (PNI)
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
Transcrição da apresentação:

Programa Nacional de Imunização PNI Rubens Eduardo C. Brito

Abordaremos..... Referencial Histórico Conceito e função do PNI Calendários de Vacinação SI-PNI Atribuições do governo Olhar da enfermagem

Histórico Já no início de sua existência o nosso país foi utilizado como ponto de embarque e desembarque dos grandes navios, devido à chegada e saída de pessoas dos mais diversos lugares do mundo e, também, à precariedade que havia na qualidade de vida da época, eis que surgem os primeiros problemas relacionados à proliferação de doenças.

Histórico É aceitável que nos primeiros períodos que a sucederam houvessem mortes ocasionadas por doenças hoje vistas como de prevenção ou cura simples. Mas isso tornou-se desculpa até quando???

Histórico As epidemias aumentaram substancialmente, ao ponto de diminuir os ganhos do país com o afastamento desses navios.

Histórico Oswaldo Cruz Carlos Chagas “Guardas sanitários” Lei Federal nº 1261, de 31 de outubro de 1904, Mesmo sob críticas conseguiu a diminuição dos casos das doenças que se propôs tratar. Grande melhora da saúde pública brasileira. Introdução da propaganda e a educação sanitária como integrantes de um novo modelo de saúde.

Histórico Surgimento da previdência social, CAP’s (Caixas de Aposentadoria e Pensão) pela Lei Eloy Chaves em 1923. Ação da assistência médica voltada à cura da doença e não à promoção da saúde coletiva.

Histórico Sucesso da Campanha de Erradicação da Varíola (CEV) Corrente que defendia maiores investimentos para o controle de doenças infecciosas passíveis de prevenção por imunização.

Histórico Divisão Nacional de Epidemiologia e Estatística de Saúde (DNEES). Criação em 1971, do Plano Nacional de Controle da Poliomielite.

Histórico 1804: Introdução da vacina contra a varíola no Brasil. 1832: Primeira legislação de obrigatoriedade da vacina contra a varíola no Brasil. 1887: Epidemia de varíola no Rio de Janeiro. - Introdução da vacina antivariólica animal no Brasil. 1907: Febre Amarela é erradicada no Rio de janeiro.

Histórico 1962: Instituição da Campanha Nacional contra Varíola. 1966: Início da Campanha de Erradicação da Varíola. 1970: Campanha de Erradicação da Varíola. 1971: Formulação e execução do Plano Nacional de Controle da Poliomielite. 1972: Início do Programa de Vacinação Anti-sarampo.

Histórico Foi neste contexto em que a assistência médica curativa predominava, que em 18 de setembro, nascia o Programa Nacional de Imunizações (PNI), com o objetivo de integrar ações de imunização realizadas no país e institucionalizado pelo decreto nº 78.231 de 12 de agosto de 1976.

PNI Criado o 1º calendário de vacinação para crianças e gestantes. Certificação Internacional da Erradicação da Varíola no Brasil. Realização de campanhas de vacinação contra o sarampo em diversos estados brasileiros.

PNI Instituído com o intuito relacionado as seguintes exigências: Estender as vacinações às áreas rurais. Aperfeiçoar a vigilância epidemiológica em todo o território nacional. Capacitar laboratórios oficiais para a respaldarem com diagnóstico.

PNI Instituir pelo menos um laboratório nacional de referência para o controle de qualidade das vacinas. Racionalizar sua aquisição e distribuição e uniformizar as técnicas de administração. Promover a educação em saúde para aumentar a receptividade da população aos programas de vacinação.

PNI O Ministério da Saúde adota, atualmente, três calendários, são eles: Da criança; Do adolescente; Do adulto; Do idoso;

SI-PNI Coleta de dados O SI-PNI é formado por um conjunto de sistemas: Avaliação do Programa de Imunizações - API Estoque e Distribuição de Imunobiológicos - EDI

SI-PNI Eventos Adversos Pós-vacinação - EAPV Programa de Avaliação do Instrumento de Supervisão - PAIS Programa de Avaliação do Instrumento de Supervisão em Sala de Vacinação - PAISSV. Apuração dos Imunobiológicos Utilizados - AIU Sistema de Informações dos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais - SICRIE

Atribuições do governo Organizar e realizar as ações de Imunização / Campanha; Realizar divulgação através de todos meios de Comunicação: Rádio / Faixas / Outdoor / TV / Internet e outros; Mobilizar a comunidade e profissionais para a realização da Campanha;

Atribuições do governo Disponibilizar viatura e profissionais para vacinação na Zona Rural; Adquirir material necessário para realização da Campanha: Caneta/ lápis/ pastas/ caixas térmicas / mapas/ água/ termômetro / alimentação / camisas e outros.

E para nós enfermeiros??? Avaliação de Processo: Manutenção da sala de vacina e de seus acessórios. Avaliação dos Resultados: Age como pesquisador/cientista. Atendimento ao Usuário: Entender a subjetividade de cada indivíduo que necessita da unidade de saúde.

Referências Bibliográficas http://search.sweetim.com/search.asp?q=Politicas+de+Imuniza%C3%A7%C3%A3o+no+brasil&ln=pt&src=1010&crg=2.03001.103002&st=12&sf=0 http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/livro_30_anos_pni.pdf http://189.28.128.179:8080/svs_informa/edicao-especial-imunizacoes/linha-do-tempo http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe93MAG/imunizacao-no-brasil-historia-conceitos-sob-a-otica-enfermagem http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_14438/artigo_sobre_imuniza%C3%87%C3%83o:_hist%C3%93rico_sobre_a_vacina%C3%87%C3%83o_no_brasil http://epidemiologia.alfenas.mg.gov.br/mostra.asp?conteudos=80 http://pni.datasus.gov.br/

OBRIGADO PELA ATENÇÃO, MAS AINDA NÃO ACABOU!!! JOSIFRAN JULIANA AURELIO DANIEL RUBENS MYLENE LUCAS