1º Encontro de dirigentes espíritas em Caruaru

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma fonte de água jorrando
Advertisements

A Casa Espírita.
Tema: Fraternidade e Saúde Pública
As Comunidades Eclesiais de Base na Igreja do Brasil
MÉDIUM: CONCEITO 2. Os médiuns são os intérpretes dos Espíritos.
INTRODUÇÃO: TEMA: “A ESCOLA E O SAGRADO”
H O M E N S A B E N Ç O A N D O C R I A N Ç A S.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
AS CRIANÇAS E OS JOVENS NO CARNAVAL: COMPROMISSO DOS PAIS
CASA ESPÍRITA- Escola Aberta para todos
Prezado Irmão Este estudo, o qual denominamos “A Verdade Acima de Tudo”, é uma profunda e substanciosa abordagem sobre a Doutrina da trindade. Esta abordagem,
IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE GRUPOS APOIO FRATERNO
Ministério da Fidelidade.
A ERA DO HOMEM ESPIRITUAL E A NOVA RAÇA NA NOVA TRANSIÇÃO PLANETÁRIA.
Objetivos da “conversa”
Cartão de Natal Francisco C. Xavier, pelo espírito Meimei.
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Por que lemos a Bíblia, hoje?
TRANSFORMANDO CRIANÇAS EM CAMPEÕES
A CADA UM SEGUNDO SUAS OBRAS Clique para passagem de slides / ligue o som.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Jesus curou espiritual e emocionalmente, além de fisicamente. O discípulo tem um ministério para com os doentes.
Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. Perceber que Jesus era popular junto dos Seus.
Inspiração do Natal Antologia do Natal – Espírito Meimei/Chico Xavier
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
ROTEIRO O Centro Espírita Conceito, Objetivo e atividades
2012 – ABENÇOADO ANO NOVO p/ todos. Números 6
Porque o justo, pela sua fé, viverá.
Missão do Lar.
O Evangelho no Lar e no Coração
A Casa Espírita.
Elaboração: Antonio Nascimento
Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,
Tema: Fraternidade e Juventude Lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Restaurados por Cristo - Nicodemos
BENEFÍCIOS DO EVANGELHO NO LAR.
Natal é um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Amizade é saúde. Mid Diversas: “Aria”.
PRÁTICA MEDIÚNICA. PRÁTICA MEDIÚNICA ROTEIRO A influencia moral do médium e do meio nas comunicações mediúnicas. O exercício irregular da mediunidade.
ESPÍRITAS NO EVANGELHO Comenta o Evangelho, nas tarefas doutrinárias do Espiritismo, entretanto, diligencia exumar as sementes divinas da verdade, encerradas.
Infância e Adolescência Missionária
Campanha da Fraternidade 2012
Curso de Aprimoramento Prático Mediúnico - 1º ano
Política Divina "Eu, porém, entre vós, sou como aquele que serve."
Entretanto, o Menino crescia e tornava-Se robusto, enchendo-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.
O tema fundamental que a liturgia nos convida a refletir, neste domingo, é o tema da oração. Ao colocar diante dos nossos olhos os exemplos de Abraão.
Pastoral da Saúde: Orientações Práticas
O NATAL SILENCIOSO Nos caminhos da humanidade através dos séculos a energia do Natal conduz a reflexão;
Natal do Cristo Livro - Fonte de Paz
Luminosa, a coerência entre o Cristo e o Apóstolo que lhe restaurou a palavra.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V Pres.: O Senhor esteja convosco.
(Salmo 120,1) Senhor, elevamos a Ti, nas palavras desse Salmo, o grito de socorro dessa Cidade a teus pés...
São Vicente de Paulo. São Vicente de Paulo Foste para os pioneiros, Pai, amigo e companheiro Neste Solo brasileiro, Te escolheram padroeiro. São Vicente.
(Jo 7,37) No Evangelho encontramos Jesus dirigindo essas palavras àquele povo que O cercava sedento de receber as Suas graças. No Evangelho encontramos.
Diretrizes gerais para O Ano Missionário Arquidiocese de Curitiba Equipe de Articulação Missionária.
COMO CONSEGUIR INTERESSADOS
JESUS CONTIGO Joanna de Ângelis.
Mensagem de Natal.
CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS
CAPÍTULO 6 O DIA DOS AMIGOS.
Mensagem de Ismael Irmãos! Filhos da minha alma, fiéis aprendizes de minha humilde oficina na grande forja do Mestre e Senhor! Eu vos saúdo e abençôo,
UM “CORPO” VIVO, A COMUNIDADE DE JESUS É COMO
INTRODUÇÃO – Na sequência do estudo da Epístola de Paulo a Tito, analisaremos hoje a primeira parte do seu segundo capítulo. – A igreja local tem vários.
C a n s a d o ? C olaboração de I delmo E xiste alguém que se importa com você! E stas são as palavras de Jesus conforme está escrito em Mateus 11, 28:
ORAÇÃO Reunimo-nos para prepararmos a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica com o tema: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
O BEM É A META Surge a Era Nova. O sol da esperança desbasta as trevas da ignorância.
Transcrição da apresentação:

1º Encontro de dirigentes espíritas em Caruaru Comissão Estadual de Espiritismo - PE 1º Encontro de dirigentes espíritas em Caruaru PINGA FOGO

Refletindo as Práticas Doutrinária no Centro Espírita Comissão Estadual de Espiritismo - PE Refletindo as Práticas Doutrinária no Centro Espírita

PINGA FOGO Se baseará na estrutura de um debate com exposição e troca de ideias; Será dado a cada integrante da mesa o tempo máximo de 3 minutos para exporem suas opiniões a cerca das questões propostas; Os integrantes podem complementar as falas dos colegas de trabalho, lembrando-se da importância de cumprir o tempo acima proposto; Toda e qualquer exposição de ideias deve pautar-se no respeito, por isso pede-se ponderação na hora de expô- las; Entre os integrantes da mesa é importante a escuta amorosa e a utilização da compreensão diante de algum comentário infeliz que possa vim a ser feito.

Pilar 1º - Comunicação espírita: Monólogo ou interatividade Qual a estrutura de comunicação que está sendo implementada nos estudos espíritas das instituições? Esta estrutura está proporcionando o aprendizado espírita? O que pensam os frequentadores e estudantes sobre esta forma de dinamizar o conteúdo espírita?

Pilar 2º - Casa espírita: Hospital ou Escola do Espírito? Como devemos enxergar o Centro Espírita? Tratamento alternativo no Casa Espírita: isto é uma coisa doutrinária? Como deve ser preparada a equipe de trabalhadores de um Centro Espírita? Para serem trabalhadores prontos e somente socorrer almas doentes e lhes proporcionar tratamento ou para promover junto a elas o despertar da consciência? Qual o papel do dirigente do Centro Espírita frente a estas questões?

Pilar 3º - Caridade espírita: Assistencialismo ou promoção humana? Qual o papel do Centro Espírita frente a inúmeras famílias carentes que a ele se dirigem em busca de um lenitivo para o corpo? Como proceder com estas famílias de modo que sejam atendidas em suas necessidades mas que isso não venha a se tornar uma viciação? Qual o papel do dirigente de um Centro Espírita diante desta questão ou ainda qual o papel de todos nesta causa?

Pilar 4º - Conteúdo espírita: sofrimento ou evolução? Qual a finalidade dos estudos espíritas? Nos conscientizar de nossas dores e de nossos débitos? Qual a função do conteúdo espírita no tratamento do homem cuja alma está enferma e cuja alma dorme na ignorância? Qual o conteúdo metodológico de estudos que estamos praticando em nossas instituições?

Pilar 5º - Espiritismo: sinônimo de fenômeno mediúnico? O que de fato é o Espiritismo? Qual a função do dirigente do Centro Espírita e de todos os seus trabalhadores diante das questões ligadas à mediunidade? Como promover a conscientização do Centro Espírita como uma escola sem permitir que a fenomenologia seja o atrativo principal?

Pilar 6º - Coordenadoria de infância e juventude: mais um setor da casa espírita? Qual a importância que devemos dar ao setor da infância e juventude em nossas instituições? Por que? O argumento que muitos usam dizendo que nas instituições que fazem parte não tem trabalhos e estudos com crianças e jovens só por falta de um espaço físico é aceitável? Como deve o gestor de um Centro Espírita agir de modo que a infância e a juventude sejam tidas como bandeiras importantes para a manutenção existencial da própria instituição?

Leitura da mensagem de Djalma Farias sobre o centro espírita

CENTRO ESPÍRITA   Bendita escola de almas na Terra, o Centro Espírita agasalha os corações batidos pelos vendavais das paixões. Portas abertas ao amor é um celeiro de esperança na inquietude da noite das aflições, oferecendo comunicação com os Mundos transcendentes do espírito imortal. Oficina de incessante socorro acolhe toda a aflição da Terra, caldeando-a com murmúrio de preces em continuados ministérios da caridade. Aí, todas feridas do sentimento encontram medicação e todas as inquietudes recebem repouso. Oásis em escaldante deserto. O Centro Espírita guarda a claridade da fé imortalista no sacrário do entendimento. Entre repuxos de água refrescante a nascer nas fontes da caridade pacífica esplendem as luzes claras do Evangelho, distendendo esperanças sem limite. Hospital – recebe enfermos de toda procedência, sem inquirir a doença nem exigir apresentação de carteira de saúde com os antecedentes da moléstia. Templo – escuta os soluços da inquietude e entende o pranto das ansiedades, nascidos nos recessos da alma. Escola – ensina as diretrizes da vida feliz, acenando com os triunfos após o curso rigoroso da auto-elevação. Mensageiro da Jesus Cristo, o Senhor de todas as Igrejas, não se restringe à sua ação entre as singelas paredes da sua construção material. O Centro Espírita também é, em nome do amor, o Núcleo da assistência ativa à fome física, à nudez, à dor, multiplicando os braços de Jesus no mister abençoado do auxílio, distribuindo a bondade, santa e boa sem preconceito nem interesse, sem desejo proselitista nem imposição adesiva. Igreja de amor, academia de aprendizagem é estrada de acesso ao serviço em favor de todos corações. Djalma Montenegro de Farias Psicografia, Divaldo Franco – Livro “Sementeira da Fraternidade”.