Programa de Desenvolvimento de Interlocutores de Capacitação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacional
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Plano Nacional de Formação
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
Ministério da Educação
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Procedimentos do Interlocutor Na Gestão de Processos de Capacitação
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE PEDAGOGIA
Adelma Sobreira de Lima Mônica Alves da Silva Abril 2011
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Curso Técnico em Meio Ambiente
Implantação e reorganização de ouvidorias.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
1- O que é o PROINFANTIL? Curso de formação a distância, em nível médio, na modalidade Normal, com Habilitação em Educação Infantil.
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Tipos de Tutoria.
Curso de Especialização em Educação a Distância
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
9º Encontro da Qualidade com a RBMLQ-I Lívia Carlos Dplad/Cicma Curso Formação de Agentes Fiscais da Qualidade.
I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
SABERES E PRÁTICAS EM EAD: FORMANDO PROFISSIONAIS ATUANTES Verônica D. L. Araújo FUNDAJ Rita Melo UFPE.
Plenária RBMLQ-I 2º Ciclo Manaus Marcio Paiva Coordenador Substituto - Cored Calendário de Treinamentos RBMLQ-I 1 o Semestre 2012.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
OBJETIVO Apresentar proposta de apoio aos Órgãos Delegados para implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, com base na norma ABNT NBR ISO 9001 e participação.
1º Plenária 2010 – 1º Ciclo CORED – COORDENAÇÃO GERAL DA RBMLQ-I 1º PLENÁRIA – 1º CICLO MAIO
UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores: Aline Barbosa Michelle Christina Professoras:
Calendário de Treinamento para RBMLQ-I 2011 Marcio Ribeiro de Paiva Coordenação-Geral da RBMLQ-I.
Plenária RBMLQ-I 2º Ciclo 2012 – Campo Grande/MS Marcio Paiva Coordenador Substituto - Cored Capacitação RBMLQ-I.
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
Laboratório de Ensino a Distância
TREINAMENTOS PARA 2011 Calendário de Treinamento para RBMLQ-I 2011 Marcio Ribeiro de Paiva Coordenação-Geral da RBMLQ-I.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Diretório de Competências em Vigilância Sanitária
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
DESENVOLVIMENTO DE VENDEDORES DE AUTO PEÇAS
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
Calendário de Treinamentos da RBMLQ-I / 2° semestre Marcio Ribeiro de Paiva Coordenador Geral substituto da RBMLQ-I Calendário de Treinamentos da RBMLQ-I.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
GESTÃO PARA A APRENDIZAGEM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES VAGAS PARA CONSULTORES/FORMADORES Iniciamos o processo de seleção externa de Formadores de.
O papel do Estagio na Formação de Professores
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
II MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS DA REDE UNA-SUS Cursos de Educação Permanente Para Profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas Camila Mello dos Santos,
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
 Oferta: outubro de 2013 à outubro de 2015 O curso: 1600 Profissionais Mais Médicos e Provab (médicos, enfermeiros, odontólogos) Atuantes nos estados.
Bases Legais Resoluções CEB/CNE 03/2010 CEB/CEE 239/2011.
Etec Aristóteles Ferreira
Roteiro para acesso aos cursos EAD da SEFAZ/MS
1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GERÊNCIA DE VALORIZAÇÃO AO ESTUDANTE.
Transcrição da apresentação:

Programa de Desenvolvimento de Interlocutores de Capacitação Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus Programa de Desenvolvimento de Interlocutores de Capacitação Tatiana Claro (Centro de Capacitação/Cicma)

Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus

Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus Justificativa Necessidade da ampliação do conhecimento dos interlocutores para a crescente oferta de processos de capacitação para a RBMLQ-I. A formação destes profissionais é condição sine qua non para que o respectivo Órgão Delegado esteja apto para receber todas as ofertas de cursos e treinamentos oferecidas pelo Inmetro.

Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus Objetivo Geral Manter um quadro de pessoal qualificado para atuar como interlocutores de capacitação, com competências para gerir os processos de capacitação realizados nos Órgãos Delegados – cadastro, cursos, treinamentos, palestras, avaliações – contribuindo para o sucesso destas iniciativas de desenvolvimento da organização. 

Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus Objetivos Específicos Recrutar e selecionar pessoal dos Órgãos Delegados para atuar na função de interlocutor de capacitação (titular e suplente); Capacitar os interlocutores selecionados por meio do curso Formação de Interlocutores de Capacitação, ofertado na modalidade presencial, propiciando-lhe conhecimentos fundamentais para a eficácia de sua atuação; Oferecer formação continuada por meio de um canal de comunicação disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem Moodle; Criar uma rede de interlocutores de capacitação, composta pelo Inmetro e seus Órgãos Delegados, a fim de aproximar seus integrantes e dinamizar os processos de capacitação ofertados à RBMLQ-I.

Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus Público Alvo Integrantes do corpo funcional dos Órgãos Delegados atuantes, preferencialmente, na Área Administrativa, que já atuam ou atuarão como interlocutores (titular e suplente) frente aos processos de capacitação realizados no OD. * É recomendável que o interlocutor não acumule funções. Perfil   Formação superior completa (preferencialmente) e conhecimentos básicos em informática e navegação web. 

Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus Componentes do Programa Curso de Formação de Interlocutores: evento de capacitação com carga horária de 16 horas, ofertado na modalidade presencial, no Inmetro Campus Xerém (Rio de Janeiro). Essa capacitação é a formação inicial e obrigatória para todos os interlocutores. A primeira turma desse curso será ofertada em fevereiro/2011; Guia do Interlocutor: documento contendo a metodologia sobre a atuação do Interlocutor de Capacitação nos Órgãos Delegados. Será distribuído na ocasião do Curso de Formação de Interlocutores e também disponibilizado online no “Canal do Interlocutor

Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus Componentes do Programa Canal do Interlocutor: espaço de interação e formação continuada dos interlocutores no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Nesse espaço ficarão disponibilizadas as informações e os materiais ofertados em todos eventos de capacitação para interlocutores em um único ambiente. Disponível no endereço : http://cicma.inmetro.rs.gov.br/moodle/course/view.php?id=64  Cursos de Formação Continuada: definidos após o curso de formação inicial.  

Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus Desenvolvimento do Programa Processo de seleção:   Indicação do interlocutor pelo dirigente do OD e interlocutores substitutos (até 20/12/2011); Análise de currículos dos interlocutores (antigos ou novos); Entrevistas por meio de videoconferência;  Divulgação dos resultados; Inscrição dos aprovados no Curso de Formação de Interlocutores (fev/2012). Oferta do curso de Formação de Interlocutores de Capacitação Fevereiro/2012 

Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus Desenvolvimento do Programa Certificação dos interlocutores pela participação no curso Formação de Interlocutores de Capacitação; Formação Continuada para Interlocutores através do Canal do Interlocutor, inclusive para os interlocutores substitutos; Oferta de eventos de formação continuada: Cursos voltados para o desenvolvimento de competências essenciais para a melhor atuação deste profissional (como cursos de Desenvolvimento de líderes, Comunicação, Relações interpessoais, Ética profissional dentre outros).  

Competências do Interlocutor de Capacitação Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus Competências do Interlocutor de Capacitação Atuação como ponto focal na comunicação entre o Inmetro e seu OD de origem;  Participação em reuniões, cursos e treinamentos relacionados aos processos de capacitação; Elaboração, com a área fim , do levantamento de necessidades de capacitação do Órgão Delegado; Divulgação dos cursos ofertados pelo Inmetro na modalidade presencial, semipresencial e a distância;

Competências do Interlocutor de Capacitação Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus Competências do Interlocutor de Capacitação Recebimento e efetivação de inscrições em cursos, após análise das prioridades pré-estabelecidas pelo Órgão Delegado para participação de pessoal;  Acompanhamento dos cursistas durante a realização dos cursos presenciais; Acompanhamento dos cursistas durante a realização dos cursos semipresenciais ou a distância, que inclui o monitoramento das atividades dos cursistas no Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle; Prover estrutura básica para realização do curso, como organização do espaço físico, equipamentos e materiais necessários à realização das aulas  ;   Acompanhar presencialmente os participantes no momento em que estes estejam fazendo as provas dos cursos à distância nos telecentros. A prova é feita em ambiente virtual.    Isso não é coerente com os objetivos do programa. (talvez deva se restringir à parte de capacitação e gestão de RH, não?)  Quem é área fim? De novo há pouca clareza sobre a gestão de capacitação da Rede  As inscrições não são efetivadas pelos OD. O interlocutor deve indicar os cursistas aos núcleos responsáveis pelas avaliações e efetiva inscrições dos mesmos, caso julguem procedente a indicação, nos eventos de capacitação ofertados pelo Inmetro.  Além de logística de transporte. Luciana  NIT-DIVEC-010

Competências do Interlocutor de Capacitação Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus Competências do Interlocutor de Capacitação Prover estrutura básica para realização do curso, como organização do espaço físico, equipamentos e materiais necessários à realização das aulas  ; Acompanhar presencialmente os participantes no momento em que estes estejam fazendo as provas dos cursos à distância nos telecentros. A prova é feita em ambiente virtual. Aplicar sob sua supervisão e responsabilidade a prova de recuperação, para os cursistas que não obtiveram aproveitamento nos cursos presenciais.

Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus Titulares e Suplentes Além de um interlocutor titular, o Órgão Delegado também deverá indicar um suplente para o caso de necessidade de substituição temporária (como férias e licença de saúde). O titular deverá realizar o Curso de Formação de Interlocutores na modalidade presencial, a ser ofertado no Inmetro, campus Xerém (Rio de Janeiro). O suplente passará pela formação na modalidade EAD, disponibilizada por meio do “Canal do Interlocutor”. O titular também é responsável pela formação do suplente que o substituirá, no que tange às especificidades de seu OD.

Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus Obrigada! tcrodrigues@inmetro.gov.br (21) 2145-3192