Leitura e Produção de Textos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
Advertisements

DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
Introdução aos Estudos Linguísticos
Linguagem e comunicação
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
NÍVEIS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
Sinais de pontuação.
MPU -Prova Discursiva-
Cultura, Linguagem e Língua
Uso e normas da língua Linguagem
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS-FTC PROFESSORA ESPECIALISTA: GILSÁRIA TEIXEIRA DISCIPLINA: LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE TEXTO SEMESTRE:
Professora: Aíla Rodrigues
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
O Léxico Vocabulário e contexto
Modelo Morfossintático
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
As 5 competências da Redação no ENEM
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO M ODALIDADE : A D ISTÂNCIA M ÓDULO : I D ISCIPLINA : P ORTUGUÊS C ARGA H ORÁRIA : 45 H I NÍCIO : /
Conceitos, Funções e Estilística
Leitura e interpretação de texto
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Língua e Linguagem – fundamentos teóricos e bases de análise
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Aferição de Regras a Nível da Expressão Escrita
CULTURA: É o conjunto de atividades, de modos de agir, de costumes, de crenças, de tradições e de valores de um grupo, transmitidos por meio da linguagem.
Gêneros Orais A fala é uma atividade muito mais central do que a escrita, nas atividades diárias da maioria das pessoas . Certos gêneros, em sua constituição.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
i TIC 7/8 Comunicação e colaboração 8
Escrita e interação Aula 03
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
MORFOLOGIA VERSUS SINTAXE
ENSINO DE LEITURA: MÉTODO INSTRUMENTAL
Área - Componente Curricular Ensino Médio, Série 2° Ano Estruturas e funções de gêneros orais.
Estrutura do documento:
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
A Comunicação Escrita.
Escola Básica e Secundária de Fajões Língua Portuguesa 9º
Existe falar certo e falar errado? (p. 68 e 69)
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
Texto Dissertativo Argumentativo
Normas para a Redação dos Trabalhos
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
MORFOLOGIA SINTAXE SEMÂNTICA.
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Lojas de Informática & eletrônicos
Capítulo 3 Níveis de linguagem.
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
Comunicação e Redação Empresarial
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
Mª João Rodrigues Linguagem e Comunicação. Mª João Rodrigues LÍNGUA E FALANTE Linguagem – é a capacidade humana de usar símbolos para representar o mundo.
Elementos da comunicação
a importância da leitura
Introdução ao estudo da Morfossintaxe
Belchior José Rocha Araújo 1. Parâmetros do ENEM (p.55):  Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (convenções.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
1 HISTÓRICO DO ECLE CAP.2 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt.
 “Escrita é inspiração”; “escrita é um atividade para alguns poucos privilegiados”; escrita é expressão de pensamento”; escrita é domínio de regras da.
SINTAXE Importância da gramática LER E ESCREVER
NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji.
Transcrição da apresentação:

Leitura e Produção de Textos Profa. Dra. Cibele Mara Dugaich cibelemaradugaich@gmail.com

Texto Oral e Escrito A escrita apareceu em estágios mais avançados da civilização, mas ainda existem línguas ágrafas - sem escrita. A escrita é apenas uma tentativa imperfeita de reprodução gráfica dos sons da língua.

Texto Oral e Escrito Características da linguagem oral: entoação, timbre, altura, ênfase, pausas, velocidade da enunciação e muitas outras impossíveis de serem representadas graficamente. Tais características são precariamente reproduzidas pelos sinais de pontuação: (exclamação, interrogação, reticências, hífen, parênteses, travessão, etc.), pelo emprego de maiúsculas, de negrito, itálico ou de sublinhas.

Texto Oral e Escrito A língua falada pressupõe contato direto com o falante, o que a torna mais concreta. É mais espontânea, não apresentando grande preocupação gramatical do ponto de vista normativo. Seu vocabulário é mais restrito, mas está em constante renovação.

Texto Oral e Escrito Na linguagem familiar, em situações informais, as preocupações com a clareza e a correção vão se tornando menos evidentes Na língua falada, além da restrição do vocabulário, não há grande preocupação com as regras gramaticais de concordância, regência e colocação, nem com a clareza das construções sintáticas.

Texto Oral e Escrito A língua escrita mantém contato indireto entre quem escreve e quem lê, o que a torna mais abstrata. É mais refletida, exige grande esforço de elaboração e obediência às regras gramaticais.

Texto Oral e Escrito Seu vocabulário é mais apurado e é, por natureza, mais conservadora. A língua falada conta com recursos extralingüísticos, contextuais, tais como gestos, expressões faciais, postura, que muitas vezes completam ou esclarecem o sentido da comunicação

Texto Oral e Escrito A presença do interlocutor permite que a língua falada seja mais alusiva, enquanto a escrita é menos econômica, mais precisa.

Texto Oral e Escrito Do ponto de vista gramatical, as duas linguagens, escrita e falada, apresentam características específicas, cientificamente comprovadas. De maneira geral, as principais construções gramaticais são observadas no uso da língua escrita.

Texto Oral e Escrito Emprego de pronomes relativos. (E) Frases feitas, chavões.(O) Variedade na construção das frases. (E) Anacolutos (rupturas de construção).(O) Sintaxe bem elaborada.(E)

Texto Oral e Escrito Repetição de palavras (O) Vocabulário rico e variado, emprego de sinônimos. (E) Emprego de gíria e neologismos. (O) Emprego de termos técnicos. (E) Maior uso de onomatopéias.(O)

Texto Oral e Escrito Frases inacabadas.(O) Frases bem construídas. (E) Formas contraídas, omissão de termos no interior das frases.(O) Clareza na redação, sem omissões e ambigüidades. (E)

Texto Oral e Escrito Vocábulos eruditos, substantivos abstratos. (E) Colocação pronominal livre. (O) Colocação pronominal de acordo com a gramática.(E) Supressão dos relativos (“cujo”, por exemplo). (O)

Um escritor / leitor proficiente O leitor deve saber lidar com todas as características do contexto de produção dos textos para orientar a produção do discurso de acordo com os parâmetros por elas estabelecidos.

Contexto É a situação histórico-social do texto. Envolve as instituições humanas. Deixa marcas no texto. É a moldura do texto.

Língua e Fala São fenômenos distintos A língua jamais será conhecida na sua totalidade, mesmo que seja por falantes nativos. A fala é plenamente variável. A fala mantém significativa dependência da situação de sua realização.

Linguagem e Língua A linguagem não é única, alheia à realidade e ao mundo. É influenciada pelos meios social e cultural e esses, por sua vez, também são influenciados por ela. O homem é o principal agente que participa desse processo, criando recursos que auxiliam ou aperfeiçoam a produção da linguagem, com o objetivo de melhorar a comunicação, cujo maior recurso é a palavra. 

Linguagem e Língua De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, “não há linguagem no vazio, seu grande objetivo é a interação, a comunicação com um outro, dentro de um espaço social”.