O QUE É ARTE?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação do Portfólio de Unidade Penny Archer
Advertisements

Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
Vera Maria Pereira História da Arte
Dois modos de ler a Bíblia.
“Maravilhavam-se da Sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas” (Mc 1:22).
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
 .
Nomes: Ariane, Bruna Nº 03, 04 Série: 2º ano “A” Profº Cristiane
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
Século XX até os dias de hoje
8ª série/9° ano ARTE Prof. Juliana Sena
Elisa Silva Ril Orientador: Profª Drª Lílian Lisboa Miranda 2010
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
PINTURA MURAL.
O QUE SABER.
MARCEL DUCHAMP Fonte, 1917 ready-made, urinol invertido altura 60 cm
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia
ARTE A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
ARTE ABSTRATA NO BRASIL ABSTRAÇÃO E NOVOS MEIOS
GENTILEZA.
Portfólio de matemática
LUIZ CARLOS SOARES ESPECIALISTA EM ARTE CULTURA
Arte e representação.
Sempre ouvimos as regras do lado feminino. Eis aqui as regras do lado masculino.
As sete maravilhas do Mundo
INDÚSTRIA CULTURAL.
Mudanças culturais promovidas pela semana da arte moderna
Instruções para a produção das notícias e variedades do programa
Minha preocupação é que vocês se lembrem de que ensinar é mostrar. Mostrar não significa doutrinar... (Transição Automática)
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
Christo e Jeanne-Claude Por Elisa B. Herrera
A arte e seus sentidos.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
A criação artística e a obra de arte
ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS
Metodologia do Ensino de Arte
Como fazer a leitura de obra de arte?
LER PARA ENTENDER Tenha em mente que quando você lê filosofia, você está tentando entender um pensamento. É diferente de ler um jornal, no qual você quer.
ACADÊMICA BOLSISTA: CERENA BONOMINI
A Importância da musicalização
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Teoria filosófica da arte.
A forma de imortalizar a inteligência humana
Metodologia do Ensino da Arte
Linguagens Artísticas
O QUE É CULTURA? PROF. DENIS LIMA
A obra de arte. Ensaio sobre a ontologia das obras
As bases da ciência moderna
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Breve introdução ao estudo da Arte.
.: INSTALAÇÃO PÓS-MODERNISMO Surgiu na década de 60
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
9ºAno º Bimestre Artes – Juventino Op Art.
REFLEXO DO MEU ESPELHO HOJE AO ME LEVANTAR PROCUREI UM ESPELHO PARA FALAR COM ELE. EM SUA FRENTE FIQUEI A OBSERVÁ-LO TENTANDO ORGANIZAR ALGUMAS PERGUNTAS.
UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR COM MATÉRIA PRIMA RECICLÁVEL
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA EM CONTEXTO
Problemas da Estética.
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
ESCOLA DA SERRA PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES Introdução à História e à Filosofia da Arte Qual é a relação entre a história e a expressão artística.
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Transcrição da apresentação:

O QUE É ARTE?

O que é arte? Objetivos Compreender as formas de se pensar a arte e de percebê-la na sociedade. Desenvolver nos estudantes uma maior sensibilidade para que possam se aproximar de conceitos da arte contemporânea.

O que é arte? Introdução Em meio a tanta diversidade, como explicar o que é arte? O artista cria com base em suas ideias e intenções, mas quem aprecia a obra também cria, por meio de suas interpretações. Não podemos estabelecer uma verdade absoluta sobre o que as obras de arte querem dizer porque sempre há a interpretação por parte de quem as observa, prova, toca ou ouve, ou seja, o espectador, o apreciador de arte. A coisa, obra de Caciporé Torres, 1973, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP).

O que é arte? Realizada de diversos modos, a arte muitas vezes faz perguntas, em vez de apresentar respostas prontas. Para compreender a arte, precisamos entrar em um universo de sentimentos, pensamentos e sensações que ela nos propõe, desprovidos de respostas esquematizadas ou verdades absolutas preestabelecidas. É necessário ouvir, olhar e, principalmente, sentir. Graffiti e escultura da dupla OsGemeos, 2010.

O que é arte? O papel da arte não é o mesmo em todas as épocas, lugares ou culturas. A maneira como nos relacionamos com a arte também está sempre em mudança. Ao longo dos tempos, criamos diferentes modos de fazer arte, por razões diversas. Na contemporaneidade, as maneiras de fazer arte são ainda mais variadas. O que é arte? Para que serve?, de Paulo Bruscky, 1978.

O que é arte? Atividades Arte contemporânea: designa a produção artística surgida a partir da segunda metade do século XX até nossos dias. Debata com os colegas e tente responder: o que é arte? Pesquise sobre a obra reproduzida ao lado. Procure explicar seu impacto e sua importância na formação da arte contemporânea. A fonte, de Marcel Duchamp, 1917.

O que é arte? Intervenção urbana Intervenção urbana: tem a intenção de “ir aonde o povo está”. Dessa forma, a expressão é feita pelos artistas nas mais variadas linguagens, entre elas as performances, os happenings e o teatro de rua. Procura interagir com o público e surpreendê-lo, criando formas de provocação para que as pessoas reflitam sobre a arte e a sociedade. Transit, intervenção urbana de Regina Silveira, 2001-2009, em São Paulo (SP). Globo, projetor e carro em movimento.

O que é arte? Atividade: arte e mundo virtual Os museus virtuais são espaços interativos em que conhecemos patrimônios históricos, artísticos e culturais de vários países. Organize com os colegas uma exposição virtual com as obras de arte que mais chamaram a atenção do grupo. Reprodução da página do projeto Google Art que mostra o acervo da Coleção Frick, Nova York, EUA.

O que é arte? Atividade: exposição de artes visuais Escolha uma exposição para visitar. Selecione três obras expostas e descreva-as: analise formato, material e técnica, aparência, ano e local de produção. Depois, detalhe as sensações que cada uma delas lhe transmitiu. Por fim, comente suas impressões gerais sobre a visita à exposição. Como foi estar naquele espaço?