O princípio da interação: “Fé-Vida”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

Introdução: Vivemos na era das mudanças.
Pe. Leomar Brustolin Catedral de Caxias do Sul-RS
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
Catequese orante ao redor da mesa
VEDE SENHOR Vede Senhor, quanta gente Nunca ouviu falar de Vós.
encontro pessoal e comunitário com Jesus
PREPARAR A CATEQUESE.
A espiritualidade do catequista Vivência e transmissão da fé
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
Um novo olhar para uma nova prática
Catequese Orante ao Redor da Mesa
Catequese Orante ao Redor da Mesa
Um novo olhar para uma nova prática
Catequese orante ao redor da mesa
A Missão.
Animação bíblica CURSO DE FORMAÇÃO PARA AGENTES DO SETOR PRÉ-MATRIMONIAL 27 fev 2011 Paróquia Divino Salvador.
Bíblia e Catequese A catequese, por excelência, é a atividade da transmissão da Revelação contida na Sagrada Escritura.
2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista.
Vimos a Estrela.
A PRIMEIRA ETAPA – INSERÇÃO NA COMUNIDADE
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Como atender “AA” e “AN”
A INICIAÇÃO CRISTÃ NA PARÓQUIA
O CATEQUISTA É....
(Catequistas. Século XXI. p ; )
Ligue as colunas do computador e concentre-se
EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE
Igreja: comunidade de comunidades
Espiritualidade do Catequista
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
Bendita seja a Mãe do Salvador!
Como preparar um encontro de catequese
"A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva
PREGUES A PALAVRA - 1 Que é Homilética?
Relatório de Proposta de Projeto
Um novo olhar para uma nova prática
ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM CATEQUISTAS 2013 “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”.
CAMINHOS DE UMA ANIMAÇÃO BÍBLICA PASTORAL Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral? Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral?
A VOCAÇÃO DE SER CATEQUISTA
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
COORDENADORES DE COMUNIDADE
ENCONTROS DE CATEQUESE COM ADULTOS Itinerário de vida cristã
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
PARÓQUIA SANTA TERESINHA E SANTO AGOSTINHO
Formação Catequética Catequista.
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Ministério da Catequese - Missão
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
Metodologia da Infância e adolescência Missionária
Projeto Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura
RECORDAR: O QUE A NOSSA VIDA ESTÁ DIZENDO?
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
“Desde a infância conheces as sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus.
O Saber Fazer O CATEQUISTA E A QUESTÃO METODOLÓGICA É preciso que o catequista seja competente em sua ação catequética superando a improvisação e a simples.
Metodologia Catequética
PASTORAL LITÚRGICA A Missa renovada pelo Concílio Vaticano II é “ação de Cristo e do Povo de Deus hierarquicamente organizado” (IGMR 16), reunido em.
DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL
Escuta Discípulo Amado, o meu coração.
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
Objectivos da campanha 1.Ajudar a viver a Quaresma como um tempo oportuno para «ir ao coração da Fé», acompanhados pela vida e os escritos de São Paulo;
A Evangelização atual Encontramo-nos numa nova etapa evangelizadora que deve estar marcada pela alegria e deve indicar caminhos novos para a caminhada.
Transcrição da apresentação:

O princípio da interação: “Fé-Vida” A catequese usa o princípio metodológico da interação. Na vida de todo dia usamos interações que produzem efeitos benéficos. Veja, por exemplo, o fermento, a água e o trigo ajuntados, misturados, interados, são capazes de produzir um pão capaz de matar a fome.   Na catequese é preciso fazer interagir, isto é, misturar aquilo: que é do campo de fé :Bíblia, tradição, liturgia, doutrina... - com tudo aquilo que é do campo da vida acontecimentos, realidade, situações, aspirações, clamores, fatos alegres e tristes...

“A interação é relacionamento mútuo e eficaz entre a experiência de vida e a formulação da fé, entre a vivência atual e o dado da Tradição” (CR 113). O conteúdo da catequese não é só doutrina, Bíblia, mas também a nossa vida. Frei Bernardo dizia: O catequista precisa trazer numa mão o jornal e na outra a Palavra de Deus. Precisamos estar em contato com duas fontes: a Bíblia e a realidade humana. Este método tem por finalidade educar para Ação-Reflexão, assim como fez Jesus, que se preocupou de educar seus discípulos para uma reflexão, partindo da vida (pobres, crianças, doentes, excluídos...).

Como trabalhar um encontro Para melhor trabalhar o método de interação usa-se um pocedimento, ou melhor, um itinerário, que favorece o grande objetivo da catequese: “Para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10, 10). Todo encontro parte da VIDA para chegar a mais VIDA com novos compromissos e novas atitudes... O itinerário de um encontro, para muitos, é velho ou muito conhecido. Acontece, que existem muitos catequistas iniciantes e precisam estar seguros de como proceder ao realizar algum encontro. Vejamos agora, parte por parte da dinâmica metodológica de um encontro:

ACOLHIDA – VER - JULGAR CELEBRAR – AGIR - AVALIAR

Acolhida: é a sala de visita do encontro. Anterior: Preparar e vivenciar com antecedência o encontro; Conhecer o catequizando e sua família; Conversas informais; No dia: Chegar antes que os catequizandos; Arrumar o ambiente; Interessar-se e dar atenção a todos;

VER – Partindo da vida Partir do chão em que vivemos. Preparar o terreno para depois semear a Palavra. Pode ser realizada através de histórias, figuras, dinâmicas, datas especiais

Iluminar a vida com a Palavra A partir da vida apresentamos a Palavra de Deus. Leitura da Palavra. É hora de fazer a ligação profunda entre fé e vida.

Encontro pessoal com Deus Oração A primeira resposta à Palavra é dada através de uma oração Silenciosa e pessoal. Ajuda em alguns momentos uma música só orquestrada, orientar a posição do corpo, silêncio externo.

Mensagem do dia A mensagem do dia deve ser resumida numa frase curta, que deverá ser escrita numa faixa. -ler com os olhos -ler em voz alta um de cada vez -escrever no caderno. -ler o que escreveu

Agir – praticando a Palavra A Palavra de Deus gera mudança, no meu agir. Pessoal Catequista procura, através do diálogo ajudar o catequizando a descobrir em cada encontro um gesto de mudança de vida. Missionário Despertar nos catequizandos o desejo de anunciar esta mensagem de Jesus aos outros.

RECORDAR Propor atividades que ajudem a memorizar, guardar o que foi refletido. Usar de criatividade.

Celebrar a Fé e a Vida. É No encontro: concluir o encontro com uma celebração: símbolos, gestos, cantos Na Comunidade: incentivar a participação na missa.