Hardware Aula 03.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Advertisements

Redes Windows.
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Arquitetura e organização de computadores
Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
Arquitetura de Computadores
Onde estão os computadores?
AULA 1: Introdução a Sistemas Embarcados
Prof. Wanderley Cardoso Celeste
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
MEMORIAS RAUL DIAZ ROSAS.
Introdução à Programação Fundamentos da Computação Prof. Filipo Studzinski Perotto 2009.
Professor: Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
Esquema básico do hardware
Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
Fundamento à Informática
DEFINIÇÃO DE HARDWARE EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES COMPONENTES PRINCIPAIS.
GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
HARDWARE do CLP Os controladores lógicos programáveis são equipamentos com uma aplicação muito vasta dentro dos diversos processos de automação. Desta.
Tecnologias Especificas Informática
Computadores Tipos e estrutura interna
Memórias Digitais Memórias:
Sistemas Operacionais
Montagem e Manutenção de Computador I
Sistemas Operacionais I
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
Estrutura e funcionamento de um computador
Introdução à Informática
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Sistemas Operacionais
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Escola Básica nº2 Rio Tinto Tecnologias da Informação e Comunicação
Componentes de um computador
Hardware : Memórias Instrutor : Marcos
ARQUITETURA DE COMPUTADORES II
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
Sistemas de Informação: Estrutura básica dos Sistemas Empresariais.
INFORMÀTICA E COMUNICAÇÃO Memórias e Dispositivos de Entrada e Saída
Objetivos do Capítulo Identificar os principais tipos, tendências e usos de microcomputadores, computadores de médio porte e mainframes. Caracterizar as.
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Subsistema de Entrada e Saída do Kernel
(Sistema de Processamento de Dados)
DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação. DSC/CEEI/UFCG 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações.
Escola Secundária Sebastião da Gama
São dispositivos onde os dados e programas são armazenados.
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Tecnologias de Informação e Edição (2014/15) UBI - Dep. de Informática 14 Evolução dos computadores 1ª Geração ( ) –Grandes dimensões (e preço)
REDE DE COMPUTADORES Arquitetura de Computadores Prof. Bruno Viana
Informática Aplicada à Gestão (2012/13) UBI - Dep. de Informática 14 Evolução dos computadores 1ª Geração ( ) –Grandes dimensões (e preço) –Válvulas.
Hierarquia de Memória Arquitetura de Computadores Aula 4 – Memória 23/08/2012 Bruno Iran Ferreira Maciel Mestrando em Ciências da Computação – Cin/UFPE.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Computação Eletrônica 2
Memória.
Técnico em Informática
Introdução à Informática
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Tecnologias da Informação e Comunicação
Sistema de Informação 1- Dados X Informação X Conhecimento
Funcionamento interno do computador
Introdução à Computação
Princípios Básicos de Utilização do Computador
Memórias Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
Bruno Iran Ferreira Maciel
Segurança e Auditoria de Sistemas Autor: Prof. Dr. José Miranda.
Algoritmos e Programação Aula 01 Computadores e seus componentes.
Professor: Carlos Silva Introdução a informática.
Tecnologias de Informação e Comunicação Estrutura e funcionamento de um sistema informático Agrupamento de Escolas de Carvalhos Professora Susana Oliveira.
Transcrição da apresentação:

Hardware Aula 03

Sistemas de computadores: computação pelo usuário final e na empresa hardware

Sistemas de computadores: computação pelo usuário final e na empresa Todos os computadores são sistemas de componentes para entrada, processamento, saída, armazenamento e controle de dados. Os sistemas de computadores são encontrados hoje de acordo com tamanho, forma e capacidade de computação.

Sistemas de computadores: computação pelo usuário final e na empresa Categorias como mainframes, computadores de médio porte e microcomputadores ainda são usados para nos ajudar a expressar o poder relativo de processamento e o número de usuários finais que podem ser assistidos por diferentes tipos de computadores.

Sistemas de computadores: computação pelo usuário final e na empresa Sistemas de microcomputadores Os microcomputadores são a categoria mais importante de sistemas de computadores para usuários finais. Os microcomputadores são apresentados em uma multiplicidade de tamanhos e formas para uma série de propósitos.

Sistemas de computadores: computação pelo usuário final e na empresa Sistemas de microcomputadores Porte manual: notebook, laptop, portátil, de mesa e de chão; Com base em seu uso: sistemas domésticos, profissionais, estação de trabalho e para múltiplos usuários.

Sistemas de computadores: computação pelo usuário final e na empresa Alguns microcomputadores são potentes “estações de trabalho” que suportam aplicações com demandas intensas de computação matemática e exibição gráfica, na engenharia ou análise de investimentos e portfólio no ramo de títulos financeiros. Outros são utilizados como “servidores de rede”, são mais potentes que coordenam telecomunicações e compartilhamento de recursos em pequenas redes de área local e sites de Internet e intranet.

Sistemas de computadores: computação pelo usuário final e na empresa Sistemas de computadores de médio porte: Os computadores de médio porte, incluindo microcomputadores e sofisticados servidores de rede, são sistemas para múltiplos usuários que podem gerenciar redes de PCs e terminais.

Sistemas de computadores: computação pelo usuário final e na empresa Sistemas de computadores de grande porte: Os mainframes são sistemas grandes, rápidos e potentes, gerenciam necessidades de processamento de informações das principais empresas e agências governamentais com grande quantidade de transações a processar ou com complexos problemas de computação.

Sistemas de computadores: computação pelo usuário final e na empresa Conceito de sistema de computador O conceito de sistema de computador estabelece que um computador é um sistema de componentes e funções de hardware.

Sistemas de computadores: computação pelo usuário final e na empresa Conceito de sistema de computador

Periféricos de computador: tecnologias de entrada, saída e armazenamento hardware

Periféricos de computador: tecnologias de entrada, saída e armazenamento Periférico é o nome genérico dado a todos os dispositivos de entrada, saída e armazenamento secundário que constituem um sistema de computador. Os periféricos dependem de conexões diretas ou ligações de telecomunicações com unidade central de processamento de um sistema de computador.

Periféricos de computador: tecnologias de entrada, saída e armazenamento Os periféricos são dispositivos online, ou seja, são separados da CPU, mas podem ser eletronicamente conectados e controlados por ela.

Acesso direto e Acesso sequencial hardware

Acesso direto e Acesso sequencial Meios de armazenamento primário, como chips de memória, são chamados “memória de acesso direto” ou de “acesso aleatório” (RAM) Dispositivos de disco magnético são frequentemente chamados dispositivos de armazenamento de acesso direto. Por outro lado, cartuchos de fita magnética são conhecidos como dispositivos de “acesso sequencial”

Acesso direto e Acesso sequencial Os termos acesso direto e acesso aleatório descrevem o mesmo conceito. Significam que um elemento de dados ou instruções pode ser diretamente armazenado e recuperado por meio de escolha e uso das posições no meio de armazenamento.

Acesso direto e Acesso sequencial Significam, também, que cada posição de armazenamento: Possui um único endereço; Pode ser acessado individualmente quase ao mesmo tempo, sem ter de procurar outras posições de armazenamento

Acesso direto e Acesso sequencial Meios de armazenamento de acesso sequencial como fita magnética não dispõem de endereços únicos de armazenamento que possam ser diretamente acessados. Os dados devem ser armazenados e recuperados utilizando-se um processo sequencial ou serial.

Memória hardware

Memória O armazenamento primário (memória principal) de seu computador consiste em chips “microeletrônicos de memória”. Parte dos principais atrativos da memória é seu pequeno porte, grande velocidade e resistência a choques e temperaturas. Uma das principais desvantagens da memória semicondutoras e´ sua volatilidade.

Memória Existem dois tipos básicos de memória: RAM (Memória de acesso aleatório): cada posição de memória tanto pode ser detetada (lida) como alterada (gravada), de sorte que ela também é conhecida como memória de leitura/gravação. Ela é memória volátil; ROM (Memória apenas de leitura): É um tipo de memória não volátil e de acesso aleatório utilizadas para o armazenamento permanente

Memória ROM Instruções de controle frequentemente utilizadas na unidade e programas de controle no armazenamento primário (tais como partes do sistema operacional) podem ser permanentemente ativadas nas células de armazenamento durante a fabricação (firmware).

Memória As variações incluem a PROM (memória programável) e a EPROM (memória de leitura apagável e programável), que podem ser permanentemente ou temporariamente programadas após a fabricação.

Consolidação hardware

Consolidação Apresente suas sugestões para as seguintes questões de consolidação de conceitos apresentados. Você acha que os computadores em rede substituirão os computadores pessoais em muitas aplicações? Explique. Quais são as diversas tendências que estão acontecendo no desenvolvimento e usos de dispositivos periféricos? Por que essas tendências estão ocorrendo? Qual a capacidade de processador, memória, armazenamento em disco magnético e exibição em vídeo você exigiria para um computador pessoal que você utilizaria para fins empresariais? Explique suas escolhas. Que outros dispositivos periféricos e capacidades você desejaria ter para seu PC de 1ª linha? Explique suas escolhas.