Agentes em Jogos. Equipe Renato Ferreira Renato Ferreira Saulo Pessoa Saulo Pessoa Jobson Ronan Jobson Ronan Guilherme Oliveira Guilherme Oliveira Henrique.

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Transcrição da apresentação:

Agentes em Jogos

Equipe Renato Ferreira Renato Ferreira Saulo Pessoa Saulo Pessoa Jobson Ronan Jobson Ronan Guilherme Oliveira Guilherme Oliveira Henrique Borges Henrique Borges Henrique Santos Henrique Santos Leandro Mitsuo Leandro Mitsuo Igor Wumpus Igor Wumpus Cleviton Monteiro Cleviton Monteiro Thiago Cavalcanti Thiago Cavalcanti Fernando Garcez Fernando Garcez

Motivação Tornar a jogabilidade mais interessante e humana para os jogadores Tornar a jogabilidade mais interessante e humana para os jogadores Parte gráfica dos jogos bastante evoluída Parte gráfica dos jogos bastante evoluída Os jogos passam a precisar de algo mais Os jogos passam a precisar de algo mais Competir com a máquina deve ser interessante, não frustrante Competir com a máquina deve ser interessante, não frustrante

Objetivos Analisar os papéis dos agentes nos diferentes estilos de jogos Analisar os papéis dos agentes nos diferentes estilos de jogos Foco em jogos com espaços de estados aberto Foco em jogos com espaços de estados aberto Não será discutido Xadrez, Damas, Jogo da Velha... Não será discutido Xadrez, Damas, Jogo da Velha... Fazer Geber franzir a sobrancelha Fazer Geber franzir a sobrancelha Passar na disciplina Passar na disciplina

Roteiro Agentes em Jogos Agentes em Jogos Papel dos Agentes Papel dos Agentes Inimigos Táticos Inimigos Táticos Parceiros Parceiros Personagem de Suporte Personagem de Suporte Dificuldades Dificuldades

Agentes em Jogos Deveriam: Deveriam: Passar no teste de Turing Extended Version! Passar no teste de Turing Extended Version! Prover desafio razoável Prover desafio razoável Não é desejado o melhor desempenho... Não é desejado o melhor desempenho... Ser cooperativos Ser cooperativos Quando atuam do lado do jogador Quando atuam do lado do jogador Sem “cheating”!!! Sem “cheating”!!!

Agentes em Jogos Estilos de Jogos Estilos de Jogos Ação Ação FPS FPS RPG RPG RTS RTS God Games God Games Esportes Individuais Esportes Individuais Esportes Coletivos Esportes Coletivos Papel dos Agentes Papel dos Agentes Inimigos Táticos Parceiros Personagens de Suporte Oponentes Estratégicos Unidades Simuladores Comentaristas

Inimigos Táticos Histórico Histórico Correr e Atirar (Doom, Wolfenstein 3D) Correr e Atirar (Doom, Wolfenstein 3D) Half Life incluia path- planning e outras táticas para torná-los mais “Human-Like” (Hiding, Melhor uso das armas) Half Life incluia path- planning e outras táticas para torná-los mais “Human-Like” (Hiding, Melhor uso das armas)

Inimigos Táticos Atual Atual Far Cry Far Cry Sistema sensorial completo Sistema sensorial completo Entendem o ambiente Entendem o ambiente Distinguem entidades Distinguem entidades Entendem de que forma podem se relacionar com as entidades e o ambiente Entendem de que forma podem se relacionar com as entidades e o ambiente Montam SMA para colaboração contra o inimigo Montam SMA para colaboração contra o inimigo

Inimigos Táticos Devem estar atentos a espaço e tempo e senso comum Devem estar atentos a espaço e tempo e senso comum Planejar e adaptar estratégias e táticas ao comportamento do inimigo Planejar e adaptar estratégias e táticas ao comportamento do inimigo Reconhecimento de Planos e Modelagem do inimigo Reconhecimento de Planos e Modelagem do inimigo Tem que interagir com ambientes complexos e não-determinísticos Tem que interagir com ambientes complexos e não-determinísticos Aprendizagem Aprendizagem Modelagem de emoções Modelagem de emoções

Parceiros Mesmas atividades dos inimigos táticos Mesmas atividades dos inimigos táticos Cooperação com o jogador humano Cooperação com o jogador humano Comunicação é feita através de frases pré-estabelecidas: “Go, go, go”, “Fire in the hole”, “Follow me” Comunicação é feita através de frases pré-estabelecidas: “Go, go, go”, “Fire in the hole”, “Follow me” Reconhecimento de linguagem natural ??? Reconhecimento de linguagem natural ???

Personagem de Suporte Geralmente são os personagens de IA menos sofisticada Geralmente são os personagens de IA menos sofisticada Conjunto de respostas limitado (menu) Conjunto de respostas limitado (menu) Poderiam interagir com o ambiente e se adaptar a ele e ao jogador Poderiam interagir com o ambiente e se adaptar a ele e ao jogador Memória de ações e diálogos Memória de ações e diálogos Avaliação do avatar do jogador Avaliação do avatar do jogador Chatterbots ??? Chatterbots ???

Oponentes estratégicos Nível Estratégico Nível Estratégico Definição de uma estratégia inicial Definição de uma estratégia inicial Rush Rush Tech Tech Expansion Expansion Reconhecimento da estratégia inimiga Reconhecimento da estratégia inimiga Adaptação Adaptação

Oponentes estratégicos Nível Tático: Nível Tático: Alocar unidades para coleta de recursos Alocar unidades para coleta de recursos Construir edificações e unidades Construir edificações e unidades Defender edificações e destruir oponentes Defender edificações e destruir oponentes Têm estratégias de ataque previsíveis Têm estratégias de ataque previsíveis Delegam ordens às unidades (Planejamento Hierárquico) Delegam ordens às unidades (Planejamento Hierárquico)

Unidades Recebem comandos de alto nível Recebem comandos de alto nível Pathfinding (A*, Mapa de Influência) Pathfinding (A*, Mapa de Influência) Autonomia, Poder de Decisão Autonomia, Poder de Decisão Comunicação multi-agente para formações de batalhões Comunicação multi-agente para formações de batalhões

Simuladores A-Life A-Life Reativos Reativos Fuzzy State Machine AI Fuzzy State Machine AI Modelagem de personalidades, necessidades e interesses Modelagem de personalidades, necessidades e interesses

Simuladores (Esportes) Agentes normalmente controlados por scripts simples para várias situações Agentes normalmente controlados por scripts simples para várias situações Normalmente não têm criatividade, modelagem estratégica e pró- atividade Normalmente não têm criatividade, modelagem estratégica e pró- atividade Requer comunicação entre agentes e alocação de papéis Requer comunicação entre agentes e alocação de papéis Poderiam ser adaptativos, pois existem milhões de situações de jogos Poderiam ser adaptativos, pois existem milhões de situações de jogos

Simuladores (Esportes) Agente Técnico Agente Técnico Modelagem complexa do mundo Modelagem complexa do mundo Capaz de avaliar a situação e tomar contra-ações Capaz de avaliar a situação e tomar contra-ações Observação de contexto, tempo, condições dos jogadores, placar Observação de contexto, tempo, condições dos jogadores, placar

Simuladores (Esportes) Agente Racer Agente Racer Oponentes com características diferentes Oponentes com características diferentes Devem errar Devem errar Devem se ajustar a maneira de pilotar dos outros pilotos Devem se ajustar a maneira de pilotar dos outros pilotos Mostrar personalidade, emoção Mostrar personalidade, emoção

Comentarista Capaz de reconhecer contextos e situações e emitir comentários Capaz de reconhecer contextos e situações e emitir comentários Nas primeiras vezes são humorados e interessantes, depois são meras repetições Nas primeiras vezes são humorados e interessantes, depois são meras repetições Deve ter várias maneiras de descrever situações semelhantes Deve ter várias maneiras de descrever situações semelhantes

Dificuldades Encontradas Muita informação encontrada... Problemas para sistematizar Muita informação encontrada... Problemas para sistematizar Pesquisar sobre jogos é altamente improdutivo, requer paradas constantes para jogar Pesquisar sobre jogos é altamente improdutivo, requer paradas constantes para jogar

Agentes em Jogos Dúvidas?