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Métodos de treinamento

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Apresentação em tema: "Métodos de treinamento"— Transcrição da apresentação:

1 Métodos de treinamento

2 1 – Princípios Básicos de Organização do Treinamento
1.1 - Graduação Importância de graduar os conteúdos a serem treinados fácil para o difícil simples para o complexo

3 1.2 - Uso de Outros Esportes
Uso de outros esportes para ensinar futsal: futvolei, condução de revezamento, handebol, queimada com o pé, h a h e pressão no basquete, etc.

4 1.3 - Comunicação Importância e formas de comunicação no treinamento: vídeo, excesso de gritos, quadro magnético, gráficos, expressões faciais, terminologia. 1.4 - Simulação de Situações de Jogo Utilização de situações de jogo para o treinamento: jogar com 1 jogador a menos, jogar com o goleiro, 2 minutos para marcar um gol, etc. 1.5 - Modificação de Regras Modificar as regras no coletivo ou pequeno jogo para forçar a utilização de determinados elementos técnicos ou táticos. Exemplos: só o pivô pode marcar o gol, 2 toques, quarto centenário vale 2 / zoneamento.

5 1.6 - Repetição e Variação Repetir para gravar, variar para motivar. 1.7 - Maximização da Participação e do Espaço Utilização de todos os jogadores para evitar filas divisão da quadra em áreas circuito exercícios individuais. 1.8 - Pequenos Jogos X Exercícios Tradicionais Atividades próximas às situações de jogo / limite de espaço / tempo / adversário.

6 1.9 - Ludicidade e Motivação
Maior aprendizagem quando há desafio / evitar a utilização de atividades monótonas por um longo período de tempo. 2 - Planejando uma sessão de Treinamento 2.1 – Organização do Material Material alternativo planejar atividades de acordo com o material , o espaço e o número de jogadores.

7 2.2 – Preleção (O que treinar? Porque treinar? Como treinar?).
Deixar claro o objetivo do treino Esclarecer o porque de estar treinando aquilo: algo que esta errado ou faltando ao time ou a determinado jogador Explicar as atividades com clareza. 2.3 – Treinamento Físico, Técnico e Tático (Quando e como?). Conceituar o que é Treino físico depois do treino técnico treino tático de acordo com as qualidades técnicas.

8 2.4 – Aquecimento e Alongamento
Importância do aquecimento utilização de brincadeiras formas corretas de alongamento. 2.5 – Treino Técnico e/ou Tático Citar os fundamentos técnicos, sistemas, situações especiais,etc. 2.6 – Coletivo Simular o pedido de tempo, situações de jogo Modificação de regras (vide item 1.5). 2.7 – Recuperação Alongamento / trote / explicação fisiológica.

9 Objetivos: Proporcionar ao indivíduo os meios, caminhos ou ferramentas que facilitem e tornem possível a obtenção de um conhecimento e ou de um novo nível de rendimento. Proporcionar: Motivação, objetividade, perseverança, criatividade e situações-problema. OBS: O método escolhido facilita a ação pedagógica do professor, como também permite ao aluno a conscientização do significado do que foi aprendido. Não existe método infalível que possa ser aplicado a todos da mesma forma.

10 conhecido  desconhecido Divisão do movimento em fases funcionais.
Analítico: Ensino aprendizagem por partes, etapas (divisão dos gestos); Direção do geral  específico fácil  difícil simples  complexo conhecido  desconhecido Divisão do movimento em fases funcionais.

11 Global: Ensino aprendizagem através da seqüência de pequenos jogos; Aumento da dificuldade na apresentação dos jogos; Número de regras: poucas  muitas

12 Confrontação direta: Jogo propriamente dito (não dividir em partes); Motivação por jogar o jogo “final”; Erros podem ocorrer sem controle; Experiência de sucesso ocorrem com menos freqüência.

13 Situacional: Situação de jogadas; Abrange um ou mais fundamentos combinados; Ensino aprendizagem técnico e tático; Exemplos de estruturas funcionais: 1 x 0; x 0; x 1, 2 x 1; x 1


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