Formas de poder (Gilberto Cotrim)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Os ideais éticos.
Camille Monet e a Criança
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
TEORIA GERAL DO ESTADO Aluna: Daniela Dohs Machado Professor: Dejalma Cremonese Fonte: Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento.
POLÍTICA.
Sociologia Émile Durkheim ( ).
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Instituições de Direito Público e Privado – aula 01
DIREITO E PODER: Força, Sanção, Coerção e Relações Jurídicas
LIBERALISMO.
AULA 8 SOCIOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Direito Processual Penal I
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
BEM-VINDO À DISCIPLINA
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Legalidade e Legitimidade
AULA 2 Motivação de EQUIPES DE TRABALHO
Sumário: A educação antes da sociologia: pensar a educação antes de Durkheim. Estado-nação e sistema nacional de ensino. A educação como bem semi-público.
CASTAS,ESTAMENTOS E CLASSES SOCIAIS
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA DO TRABALHO A existência humana é marcada pela cultura e é ela a própria fundamentação da humanidade. Cultura é criação/aprendizagem/
Técnicas para Desenvolvimento de Parágrafos I CASDVest 2014.
AULA 1 – Relações de Poder (Cap 21, pág 267)
Partido Político Conceito: Organização política estruturada em torno de uma doutrina, com propósitos políticos a médio e longo prazo; Facção política:
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Cultura “Aquele todo complexo que compreende o saber, a crença, a arte, a moral, o direito, o costume e quaisquer outras qualidades e hábitos adquiridos.
PODER.
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
A CULTURA.
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
Aula 01 – Relações de Poder (Capítulo 21, pag 267)
Educação para o Consumo
Aula 3 – Institucionalização e Legitimidade do Poder
O DIREITO NO PENSAMENTO SOCIAL CONTEMPORÂNEO. O pensamento social contemporâneo está cada vez mais confuso em relação à idéia do que seria o direito,
IDENTIDADES Conceito de identidade Prof. Augusto Mugnai.
Definição  Direito Administrativo: “ramo do direito público que tem por objetivo os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas que integram a.
+ Locke e o consentimento Introdução à Ciência Polítca Novembro de 2014.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
FILOSOFIA POLÍTICA Para o filósofo Jean Pierre Vernant a Filosofia é filha da Pólis, pois nasceu nas discussões e debates nas praças onde os cidadãos.
A Constituição da República Federativa do Brasil
Professor Romildo Tavares Sociologia Mod. 23 & 24
POLÍTICA A ARTE DE GOVERNAR.
UNIDADE I: TRABALHANDO COM OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS: A) POLÍTICA. PÓLIS: CIDADE GREGA (ARISTÓTELES). DEUTSCH: TOMADA DE DECISÕES POR MEIOS PÚBLICOS. PREOCUPA-SE.
O ESTADO NÃO SOMENTE TEM PODER MAS ELE É UM PODER.
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Moral e Direito.
Gestão do Conhecimento
Afinal, o que é política? Definição geral Pode ser pensada como negociação para compatibilizar interesses; Pode estar relacionado com o que diz.
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
POLÍTICA A ARTE DE GOVERNAR.
O Direito como NORMA.
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
Heloisa Afonso Ariano.
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
A SOCIEDADE ANÁRQUICA HEDLEY BULL
Habilidades e características do líder
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
INTRODUÇÃO AO DIREITO PENAL. Direito Penal Objetivo e Direito Penal Subjetivo O Direito Penal objetivo é o conjunto de normas penais editadas pelo Estado.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Immanuel Kant Köenigsberg (Alemanha). ( ).
Profª Me. Licemar Vieira Melo. Corrente de pensamento vigente entre os séc. XVI e o XVIII que, a partir de filósofos como Hobbes, Locke e Rousseau, defendeu.
Transcrição da apresentação:

Formas de poder (Gilberto Cotrim) Análise das formas de poder

Formas de poder Assim, voltando a definição de poder, se levarmos em conta o meio do qual o indivíduo se serve para conseguir os efeitos desejados , podemos destacar três formas básicas do poder social , conforme a análise de Norberto Bobbio.

Poder econômico É aquele que utiliza a posse de bens socialmente necessários para induzir os que não possuem a adotar certos comportamentos, por exemplo: realizar determinado trabalho.

Poder ideológico É aquele que utiliza de posse de certas ideias, valores , doutrinas, para influenciar a conduta alheia, induzindo as pessoas a determinados modos de pensar e agir.

Poder político É aquele que utiliza das posse dos meios de coerção social, isto é, o uso da força física considerada legal ou autorizada pelo direito da sociedade vigente.

O que essas formas de poder tem em comum? [...] elas contribuem conjuntamente para instituir e manter as sociedades de desiguais divididas em fortes e fracos, com base no poder político; em ricos e pobres, com base no poder econômico; em sábios e ignorantes no poder ideológico. Genericamente, em superiores e inferiores. (Bobbio, Estado,governo, sociedade, p. 83).

Norberto Bobbio

A visão do poder O poder econômico preocupa-se em garantir o domínio da riqueza controlando a organização das forças produtivas . O poder ideológico preocupa-se em garantia o domínio sobre o saber (conhecimentos, doutrinas , informações), controlando a organização do consenso social. O poder político preocupa-se em garantir o domínio da força institucional e jurídica controlando os instrumentos de coerção social.

Qual é o poder principal? Para Bobbio, é o poder político, cujo meio específico de atuação consiste na possibilidade de utilizar a força física legalizada para condicionar comportamentos: [...]o poder político é, em toda sociedade de desiguais, o poder supremo, ou seja, o poder ao qual todos os demais estão de algum modo subordinados. (Bobbio e outros. Dicionário de política.)