CADEIAS DE NÚMEROS Um aluno começa uma cadeia de números com um número qualquer à escolha. O aluno seguinte continua a cadeia seguindo as seguintes condições:

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Ela tem 14 anos e seu nome é Delight Haangala. Ela tem 14 anos e seu nome é Delight Haangala. Nasceu em Zâmbia, mas cresceu no Zimbábue, onde seu pai.
Transcrição da apresentação:

CADEIAS DE NÚMEROS Um aluno começa uma cadeia de números com um número qualquer à escolha. O aluno seguinte continua a cadeia seguindo as seguintes condições: — se o número é par, divide por 2 — se o número é ímpar, adiciona 1 A cadeia termina quando todos tiverem dito um número ou quando se chegar ao 1. Neste caso o professor (ou o aluno seguinte) introduz novo número.

Esta cadeia tem 14 números. 1º Exemplo: 141 142 71 72 36 18 9 10 5 6 3 4 2 1 Esta cadeia tem 14 números. 2º Exemplo: 146 73 74 37 38 19 20 10 5 6 3 4 2 1 Esta cadeia também tem 14 números.

Desafios sobre as cadeias de números ► Conseguir chegar ao fim da cadeia, com as pessoas todas da turma, só com um elo. ► Descobrir uma cadeia que faça um elo muito pequeno, mas que comece por um número muito pequeno. ► Todas as cadeias acabam? ► Descobrir cadeias com características especiais. ► Descobrir cadeias que vão dar ao mesmo número. ► Todas as cadeias têm o 6?

Regras para cadeias alternativas ● Se o número é par divide por 2, se é ímpar multiplica por 10. (cresce muito!) ● Se o número é par divide por 2, se é ímpar adiciona-se a si próprio. (não dá!) ● Se o número é par divide por 2, se é ímpar adiciona 101. ● Se o número é par divide por 2, se é ímpar adiciona 11. ● Se o número é impar, passa-se ao número com a dezena mais próxima, se é par divide por 2 ou por 10.