Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário sobre Propriedade Intelectual para a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas de Moçambique “O uso do sistema da Propriedade Intelectual.
Advertisements

as Humanidades e C. Sociais
Estratégia Nacional de e-Ciência
O Open Access e a informação em saúde: os Repositórios Institucionais Seminário “O Acesso à Informação em Saúde” 9 e 10 de Fevereiro de 2009 Helena.
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on
José Fernandes Maio Um pilar na construção da Sociedade do Conhecimento.
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on
Click to edit Master title style A b-on e as Ciências da Saúde.
A b-on e as Ciências e Engenharias/Tecnologias. b-on Modelo All for All - Editoras - Bases Referenciais - Bases de Texto Integral Fontes de informação.
Gestores de Patrimônio Financeiro ANBIMA
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
O Portal de Periódicos da Capes II Fórum de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão 01 de outubro.
Vera Lúcia Regina Maria
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
COMITÊ TEMÁTICO MBC REDE DE COMPETITIVIDADE Ricardo Motta Coordenador do Comitê Brasília, 05 de abril de 2006.
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
SNV Moçambique.
Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
-Resolução do Conselho de Ministros 155/2007, de 2 de Outubro de 2007 Aluno: Antony Nelson Amaral da Silva Matrícula: Matéria: IHC Professor(a):
Faculdades Integradas Teresa D´Ávila AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
O Sector das Comunicações Pedro Duarte Neves Preparado para as comemorações oficiais do Dia Mundial das Telecomunicações Fundação Portuguesa das Comunicações.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
Rede RSO PT - Atitudes Futuras I - Como considera ser mais adequado o financiamento das actividades da RSO PT? 1 (*) 2 (*) 3 (*) 4 (*) Observações: 1.
Apresentação do Sistema
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on Apresentação Instituicional IST.UTL, Dezembro 2007, João Moreira.
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
« O sistema de Gestão da Qualidade do INE « Maria João Zilhão
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on. Agenda Histórico da b-on –Motivação –Visão, missão e objectivos –Estrutura administrativa –Conteúdos Portal.
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Direcção de Tecnologias e Sistemas de Informação Departamento de Sistemas de Informação 15/01/2004 NOVOS SERVIÇOS E.
SISTEMA DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA
Segmento Saúde Consultoria Auditoria Treinamento Gestão de Qualidade
Pedro Morgado Universidade do Minho Publicação Científica e Comunicação nas Ciências da Saúde Training Course for Trainers.
Cooperação Luso-Brasileira em Comunicação e Recursos Digitais RCAAP e Arquivo da Web Portuguesa 30.out.2013 João Gomes Diretor Área de Serviços Avançados.
Ulisses e Página das bibliotecas da UL - Princípios orientadores -
Portaria n.º 1418/2007, de 30 de Outubro Tiago Tavares Financiamentos na área da saúde.
Unidade Produção-Consumo Sustentável
Lisboa, 16 Maio 2013 Ana Rita Bule, Joana Bernardo e Vânia Matos Seminário de Integração Profissional V Docente Ana Carvalho 3.ºAno – 2.ºSemestre 2012/2013.
O Mundo da Proteção Social em Língua Portuguesa Guiné Bissau
O Mundo da Protecção Social em Língua Portuguesa Moçambique – 2013.
Planos de Comunicação Realçar o papel dos Fundos Dar a conhecer ao grande público as oportunidades dos Fundos Aumentar o grau de utilização e a transparência.
Metodologia para textos completos
1 MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PDRH Maputo, Outubro de 2011.
UM MODELO DE INTERVENÇÃO NO APOIO ÀS IPSS 15 de Novembro de 2013.
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
INTRODUÇÃO Problema de Pesquisa: O segmento têxtil e confecção tem enfrentado desafios para elevar sua produtividade, reduzir custos, garantir a qualidade.
A GESTÃO DA INFORMAÇÃO NAS AUTARQUIAS LOCAIS X Jornadas de Ciência da Informação Susana Oliveira.
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
DISCIPLINA – RI.I QUALIS : PERIÓDICOS
Jornada de divulgação UL 23 | Abril |2008.
VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Clara Boavida | UMinho A rede de acesso aberto dos países do Mediterrâneo 22 Outubro 2012 | Workshop Nacional.
Out-15 1 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
Transcrição da apresentação:

Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa

Agenda 1.Acesso a periódicos 2.Estrutura administrativa 3.Regimento, Normas, Termo de Consórcio 4.Política de adesão/inclusão de conteúdos 5.Licenciamento 6.Negociação com editores 7.Financiamento 8.Utilizadores 9.Estatísticas de uso 10.Meios de divulgação 11.Avaliação b-on

Acesso a periódicos A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) negoceia e disponibiliza o acesso “apenas” a periódicos científicos em formato electrónico e procura ser um pilar estratégico na construção da Sociedade do Conhecimento. Motivação Existência de vários acordos entre as Instituições Académicas e Científicas e os principais fornecedores de conteúdos internacionais (duplicação de publicações e gastos); Preço elevado das subscrições individuais; Fraca cooperação entre as Instituições e entre as várias bibliotecas de cada instituição.

Estrutura administrativa Gestão, coordenação e financiamento –UMIC (Coordenação política) –POS-C (Entidade financiadora) –FCCN e WGs (Gestão operacional) FCCN (Gestãoope ) WG’s (Ass e acons.) b-on POS-C (Financeira) UMIC (Política) Associações Participadas Associações participadas –ICOLC –SELL –COUNTER –IGeLU –USE Fornecedores Conteúdos Fornecedore s Tecnologia Fornecedores –Conteúdos –Tecnologia Comunidade de utilizadores –Ensino –I&D –Hospitalar –Administração pública –Entidades sem fins lucrativos

Estrutura administrativa FCCN Membros (Operacional) Colaboradores “residentes” Colaboradores “residentes” e de membros (work-groups) Administração Coordenação Serviço Técnico Serviço de operação Serviço de apoio ao utilizador Conteúdos Negociação Comunicação, disseminação e formação Avaliação

Regimento, Normas, Termo de Consórcio A b-on não é um consórcio formal, disponibiliza no seu site informação diversa sobre o projecto tal como: regras de utilização como aderir, quem pode aceder, requisitos de adesão e formulários de adesão

Política de adesão/inclusão de conteúdos Abrangência das áreas temáticas: distribuição equitativa de conteúdos no que diz respeito à área temática de conhecimento; Impacto: determina que os conteúdos a integrar na b-on possuam elevados padrões de qualidade e de impacto, quer ao nível dos conteúdos comerciais, quer ao nível dos conteúdos gratuitos. Universalidade de utilização: procura assegurar que os conteúdos a integrar na b-on sejam de interesse e uso abrangente por parte da comunidade; Racionalidade: a integração de conteúdos na b-on deve estar de acordo com a utilização racional dos meios financeiros disponíveis; Granularidade: os conteúdos a integrar na b-on são “pacotes” de conteúdos e não títulos em particular.

Inicialmente a b-on adoptou um modelo A-A – All for All, permitindo a todos os membros o acesso a todos os conteúdos Licenciamento

Em 2007 passou a disponibilizar conteúdos em regime de S-S – Some for Some – apenas para as instituições que quiseram e sem co-financiamento Licenciamento

Negociação com editores Equipa constituída por: 1 Perito em negociações, 1 Jurista, 1 Bibliotecária, 1 Técnico e 1 Financeiro Existência de um Guião de Negociações constituído pelos seguintes anexos: Informação geral, Conteúdos, Requisitos Técnicos, Financeiro, Administração Metodologia: 1.Envio do guião 2.Resposta do editor 3.Reunião presencial 4.Inquérito às instituições 5.Assinatura dos contratos 6.Preparativos para o acesso 7.Acesso

Financiamento Até 31 de Dezembro de 2006 Comparticipação estatal POS-C/UMIC em 56% Comparticipação das instituições aderentes em 44% 2007 Comparticipação POS-C/UMIC de 100% para as instituições do ensino superior público Co-financiamento de c. de 50% para as restantes instituições (membros da b-on em 2006) Comparticipação POS-C/UMIC de 100% para as instituições do ensino superior público 0% de co-financiamento para as restantes instituições aderentes que passarão a assegurar todos os custos

Utilizadores Em 2004 a b-on começou por integrar 48 membros. Em 2005 este número aumentou para 69 e em 2006 para 74. Actualmente tem 75 membros, servindo um total de c utilizadores.

Estatísticas de uso A b-on apresenta um crescimento do número de donwloads,começou em 2004 com c , atingiu em 2005 c e em 2006 mais de downloads.

Objectivos : Divulgar e incentivar a utilização da b-on nas instituições aderentes Fornecer material de apoio à pesquisa e de informação institucional Meios de divulgação Meios de divulgação : Manual b-on Manual do utilizador Guia do utilizador Folheto institucional Site Acções de Formação Concursos

Avaliação b-on Em Março de 2006, teve início o Programa Integrado de Avaliação b-on, (PIA b-on) com os seguintes objectivos: identificar as necessidades de informação e os indicadores relevantes para os vários parceiros envolvidos (stakeholders) no projecto; avaliar a qualidade dos produtos e serviços disponibilizados e a satisfação dos seus membros e utilizadores e o respectivo impacto; criar condições para a realização de benchmarking entre os membros do consórcio e entre a b-on e outras iniciativas similares; contribuir para o desenvolvimento sustentado e continuado da b-on através da disponibilização de informação e de dados que permitam melhorar o suporte à decisão em matérias como a coordenação política, financiamento, gestão operacional e evolução geral da iniciativa.

Foram realizados vários questionários online dirigidos a públicos distintos: –utilizadores b-on, –bibliotecários das instituições membro, –chefes dos serviços de documentação e –dirigentes das instituições b-on. Programa Integrado de Avaliação b-on

Obrigada!