SIRIUS SEMINÁRIO ATM BUSCA E SALVAMENTO - SAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Divisão de Busca e Salvamento Curso SAR003 – Operador de Telecomunicações de RCC ANEXO 12.
Advertisements

Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Transportes e Armazenagem
PROPOSTA DE INVESTIMENTO COM OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Oficina Técnica de Registro de Produtos: Inovações da Instrução Normativa nº 15 Rede Assistencial 2008.
Palestras de Reciclagem para os INSPCEA 2011 O Protocolo de AIS.
8º Seminário de Transportes Multimodais
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
II CONeGOV 2005 – 11 e 12/08/05 O Serviço Fale com o Governador como Instrumento de Participação da Sociedade.
LLE/ Resolução de alertas distribuição de alerta
DOCUMENTOS COSPAS-SARSAT
COMUNICAÇÕES SAR MISSÕES SAR.
GEOLUT.
RELATÓRIOS DO SISTEMA.
Manual IAMSAR.
Divisão de Busca e Salvamento SAR 003
Coordenadas geográficas
O Sistema Solar.
O CAMPO ELÉTRICO Conceito de Carga de Prova: Muitas vezes é conveniente fazer o uso de uma carga elétrica fictícia chamada carga de prova ou de teste.
PERFORMANCE DE NAVEGAÇÃO REQUERIDA E ATUAL (RNP/ANP)
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
GPS EM PROJETO DE LINHA DE TRANSMISSÃO
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Controle Patrimonial de Bens Móveis
GPS Conceitos Básicos Universidade Federal de Viçosa
Data 09/12/08 Integração de Estudos Macroeconômicos para Planejamento Fiscal I Seminário Nacional de Cooperação e Integração Fiscal.
Aquisições LINHA EXISTENTE Dimensionamento da Frota para Percursos Longos (Tc > Tp) O tempo de viagem de ida mais volta (Tv )mais os tempos.
1 POLÍTICAS PARA UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO À INTERNET - O CASO BRASILEIRO 1 º TELECOM SÃO PAULO - 10 DE ABRIL DE 2001 POLÍTICAS PARA UNIVERSALIZAÇÃO DO.
Visão Geral das Normas ISO
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Desde 1967 ASSISTÊNCIA 24 HORAS.
Decolar Travel.
Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea
Referência: apresentações FT4 – coordenado pelo ONS Recife
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI BACHARELADO EM HUMANIDADES AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL ISO Alcione Rodrigues Milagres.
Vanessa Farias Pereira
COORDENADAS GEOGRÁFICAS, DISTÂNCIAS E ÂNGULOS ESFÉRICOS.
Movimentos na Terra e no Espaço
SECRETARIA EXECUTIVA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS
1O SEMINÁRIO PRESERVATIVOS DE MADEIRA
Apresentação Grupo CVC
Matéria: Engenharia de tráfego Professor: Romário
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
Auditório Municipal Augusto Cabrita
direito aeronáutico e a aviação de segurança pública
Introdução ao GPS Prof. Dr. Nelson Wellausen Dias.
Palestras de Reciclagem para os INSPCEA 2011 O Protocolo de AIS.
Logística de Transportes: como superar gargalos e reduzir custos
NOVAS TECNOLOGIAS E SISTEMAS
Palestras de Reciclagem para os INSPCEA
São José dos Campos, 20 junho 2010
Palestras de Reciclagem para os INSPCEA
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Audiência Pública Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle 28 de fevereiro de 2012.
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
GPS Sistema de Posicionamento Global
RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS
Oficina da Dicla 25 a 28 de maio de 2009 II WORKSHOP DE INSPETORES BPL Rio de Janeiro 10 e ELISA ROSA DOS SANTOS Gestor de Acreditação.
REUNIÃO DE ABERTURA DA INSPEÇÃO 1 ORGANIZAÇÃO INSPECIONADA: DTCEA-XX 01 A 04 DE XXXXX DE 2014.
Sistemas Orbitais de Sensoriamento Remoto
PROCESSO DE INSPEÇÃO.
Certificação e Auditoria
COLISÃO em VÔO Cel. Rufino/CENIPA Vôo 1907 Fabric. EUA Mat. e Trip. BRA N600XL Fabric. BRA Mat. e Trip.EUA 29/SET/ :56 h.
Contrato de Objetivos Doutrinários
GLONASS.
Representação do espaço geográfico
OPERAÇÃO FIM DE ANO 10 de dezembro de CONAERO – COMISSÃO NACIONAL DE AUTORIDADES AEROPORTUÁRIAS COMITÊ DE OPERAÇÕES ESPECIAIS OPERAÇÃO FIM DE ANO.
Transcrição da apresentação:

SIRIUS SEMINÁRIO ATM BUSCA E SALVAMENTO - SAR INCREMENTO DA EFICIÊNCIA DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO Ten.Cel. JAIR SAMPAIO DNOR6.1@decea.gov.br (21) 2101 6107 (21) 93451222

INCREMENTO DA EFICIÊNCIA DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO

INCREMENTO DA EFICIÊNCIA DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO SIRIUS SEMINÁRIO ATM INCREMENTO DA EFICIÊNCIA DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO OBJETIVO INFORMAR À AUDIÊNCIA A ABRANGÊNCIA DO SISTEMA SAR AERONÁUTICO BRASILEIRO E O EMPREENDIMENTO DO DECEA QUE BUSCA O INCREMENTO DA EFICIÊNCIA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO.

INCREMENTO DA EFICIÊNCIA DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO ROTEIRO ˃ SISTEMA SAR AERONÁUTICO BRASILEIRO (SISSAR) Órgão central Constituição Evolução tecnológica (COSPAS-SARSAT) ˃ EMPREENDIMENTO DO PIMP- PFF20 PROJETOS : Implantação de revisualização radar nos ARCC, Capacidade operacional de MBU e MSA noturnos, Implantação de RCC Conjuntos (JRCC), Uso do VANT em Operações SAR, Incremento da obrigatoriedade de registro de ELT/EPIRB/PLB, e Implementação do Sistema MEOSAR.

INCREMENTO DA EFICIÊNCIA DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO ˃SISTEMA SAR AERONÁUTICO (SISSAR) Criado pela Portaria Nº 99/GM3, de 20 de fevereiro de 1997 e reformulado pela Portaria nº 1.162/GC3, de 19 de outubro de 2005. ˃ÓRGÃO CENTRAL : •DECEA ˃CONSTITUIÇÃO : •Órgão Normativo; •Órgãos de Coordenação; e •Órgãos de Execução.

INCREMENTO DA EFICIÊNCIA DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO ˃ ÓRGÃO CENTRAL : • DECEA Responsável pela elaboração das normas e recomendações nacionais em consonância com os ditames internacionais, da doutrina, da supervisão dos órgãos de coordenação e da capacitação do pessoal de coordenação SAR. ˃ Mantém estreita ligação entre o SISSAR e diversos Sistemas afins, como por exemplo, o COSPAS-SARSAT, SISCEAB, SIPAER, SAC, e outros.

INCREMENTO DA EFICIÊNCIA DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO ˃CONSTITUIÇÃO DO SISSAR: •Órgão Normativo = DECEA; •Órgãos de Coordenação = RCC CW, RCC BS, RCC RE/AO, RCC AZ; e •Órgãos de Execução = Unidades aéreas subordinadas ao COMGAR.

INCREMENTO DA EFICIÊNCIA DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO 10º W RECIFE SANTA MARIA MANAUS CAMPO GRANDE BELÉM NATAL FLORIANÓPOLIS RIO DE JANEIRO RIO GRANDE SALVADOR BRASÍLIA S I S S A R RECURSOS INTEGRADOS SISTEMICAMENTE

INCREMENTO DA EFICIÊNCIA DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO PROGRAMA COSPAS -SARSAT MISSÃO: O Programa Internacional Cospas-Sarsat provê alerta de emergência e dados de localização precisos, oportunos e confiáveis para ajudar as autoridades de busca e salvamento a socorrerem pessoas em perigo.

LEOSAR (Cospas e Sarsat) GEOSAR (GOES, INSAT, MSG, Eletro-L, etc.) MEOSAR (GNSS, Galileo e GLONASS)

CONCEITO DO SISTEMA COSPAS-SARSAT INCREMENTO DA EFICIÊNCIA DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO CONCEITO DO SISTEMA COSPAS-SARSAT O Sistema COSPAS-SARSAT possui atualmente dois tipos de satélites e um terceiro em desenvolvimento, que são complementares: GEOSAR LEOSAR MEOSAR

INCREMENTO DA EFICIÊNCIA DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO DESCRIÇÃO DO SISTEMA COSPAS-SARSAT LEOSAR Altitude COSPAS 1000 km SARSAT 850 km

INCREMENTO DA EFICIÊNCIA DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO DESCRIÇÃO DO SISTEMA COSPAS-SARSAT LEOSAR Órbita completa em 100 minutos Velocidade de 7 km/s Visualiza uma área de 4000 km de diâmetro 15 minutos para cruzar de um horizonte a outro.

INCREMENTO DA EFICIÊNCIA DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO DESCRIÇÃO DO SISTEMA GEOSAR FIXO EM RELAÇÃO A UM PONTO NA SUPERFÍCIE DISTÂNCIA 36.000 KM GOES 13

INCREMENTO DA EFICIÊNCIA DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO DESCRIÇÃO DO SISTEMA GEOSAR Cada satélite cobre 1/3 do Globo Não calcula localização Doppler Fornece localização codificada (GPS) GOES 13

SISTEMA DE ÓRBITA EM MÉDIA ALTITUDE INCREMENTO DA EFICIÊNCIA DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO SISTEMA DE ÓRBITA EM MÉDIA ALTITUDE Satélites MEOSAR situados entre 19.000 Km e 24.000 Km da terra. Os quase 80 satélites previstos (24 DASS, 27 Galileo e 24 Glonass) estarão em contínuo movimento no espaço. Fornecerão cobertura global, incluindo os polos, conforme a figura.

SEGMENTO TERRESTRE BRASILEIRO LEOLUT E GEOLUT BRASÍLIA INCREMENTO DA EFICIÊNCIA DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO SEGMENTO TERRESTRE BRASILEIRO LEOLUT E GEOLUT RECIFE LEOLUT E GEOLUT BRASÍLIA LEOLUT MANAUS 4 MEOLUT BRASÍLIA B R M C C CONSOLE BRASÍLIA CONSOLE RECIFE RCC-AZ RCC-BS RCC-RE RCC-AO RCC-CW OUTROS MCC / SPOC SALVAMAR BRASIL

SEGMENTO TERRESTRE BRASILEIRO INCREMENTO DA EFICIÊNCIA DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO SEGMENTO TERRESTRE BRASILEIRO Atualmente, o BRMCC está estruturado para operar com as seguintes capacidades: 1 OCC no BRMCC em Brasília – operacional; 1 OCC em em Recife – Operacional reserva; 1 LEOLUT em Recife – operacional; 1 LEOLUT em Brasília – operacional; 1 LEOLUT em Manaus – operacional; 1 GEOLUT em Brasília – operacional; 1 GEOLUT em Recife – operacional; e Processamento combinado GEOLEO em Brasília e Recife.” 4 MEOLUT (*) em Brasília – fase de instalação

A B ELT 406 MHz (COM GPS) ELT 406 MHz (SEM GPS) 400 Km RAIO DE BUSCA: 100 m LOCALIZAÇÃO IMEDIATA ELT 406 MHz (SEM GPS) RAIO DE BUSCA: até 5 NM S = + 5.000 Km² S = 17.600 Km² A B 400 Km A B 400KM

INCREMENTO DA EFICIÊNCIA DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO REGISTRO DE BALIZAS Gratuito pelo site: (www.brmcc.aer.mil.br) Celeridade no processo de identificação Rapidez / Economia na prestação do Serviço SAR

INCREMENTO DA EFICIÊNCIA DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO OBJETIVO DO EMPREENDIMENTO DO PIMP- PFF20: DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES COM VISTAS AO AUMENTO DO ÍNDICE DE LOCALIZAÇÃO E DE SALVAMENTO DAS VÍTIMAS DE INCIDENTES SAR. 21

Implantação de revisualização RADAR nos ARCC, EMPREENDIMENTO DO PIMP ATM - PFF20: INCREMENTO DA EFICIÊNCIA DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO PRAZO PARA CONCLUSÃO = ANO DE 2020. PROJETOS: Implantação de revisualização RADAR nos ARCC, Desenvolvimento da Capacidade Operacional de MBU e MSA noturnos, Implantação de RCC Conjuntos (JRCC), Uso do VANT em Operações SAR, Incremento da obrigatoriedade de registro de ELT/EPIRB/PLB, e Implementação do Sistema MEOSAR.

INCREMENTO DA EFICIÊNCIA DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO O SISTEMA DE BUSCA E SALVAMENTO BRASILEIRO ESTÁ CAPACITADO PARA ATENDER, NO MENOR ESPAÇO DE TEMPO, A TODAS AS SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA DE AERONAVES E DE EMBARCAÇÕES. ENTRETANTO, O DECEA, COMO ÓRGÃO CENTRAL, AGE DIUTURNAMENTE MANTENDO O COMPROMISSO DE APERFEIÇOAMENTO DOS SISTEMAS SOB SUA RESPONSABILIDADE, DESTA FEITA, COM O PFF020, PARA O INCREMENTO DA EFICIÊNCIA DO SISTEMA SAR AERONÁUTICO (SISSAR)...

...PARA QUE OUTROS POSSAM VIVER

BUSCA E SALVAMENTO - SAR INCREMENTO DA EFICIÊNCIA DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO MUITO OBRIGADO! Ten.Cel. JAIR SAMPAIO DNOR6.1@decea.gov.br (21) 2101 6107 (21) 93451222