Instrumentos Tradicionais Portugueses

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola de Levitas Violão
Advertisements

Amintas engenharia.
Capoeira.
6 Cordas Dedilhadas - Conteúdo Introdução Antigos Cordas de nylon
Gravura É a linguagem artística que permite múltiplas reproduções a partir de uma matriz. Cada reprodução é assinada, datada e numerada; não se trata.
Grupo 3: Jéssica Suyama Lara Lopes Larissa Nagai Léslie Stocco
CARTOGRAFIA Elementos para se produzir um mapa
Perspectivas Prof. Cristiano Arbex 2012.
Escola Secundária José Gomes Ferreira Disciplina: TICProfessor: Luís Pitta Grupo B Margarida Mendes Nº 17 Maria Ferreira Nº /2007 Ana Costa Nº 2.
Matemática TRIGONOMETRIA.
Régua graduada metro e trena
ORGANOLOGIA.
Regras de lançamento e arremesso de: Disco, Dardo, Peso e Martelo
A arte e a mentalidade barroca
Qualidade Da Água Conclusão Introdução Resultados Metodologia
História dos Portugueses no Mundo
A ORQUESTRA.
A roda de capoeira.
Leila Duarte Reis e Jaqueline Grassmann.
ANIMAIS INVERTEBRADOS
Literatura de informação no Brasil.
Biodiversidade – A história do violão
19.4 – Potência e intensidade de ondas sonoras
Aula 3 Fundição em Areia Verde
Aula 3 Fundição em Areia Verde (continuação)
A história da Capoeira começa no século XVI , na época em que o Brasil era colônia de Portugal. Muitos destes escravos vinham da região de Angola , também.
Curso de Teoria Musical
OPEL Bernardo Ferreira Nº5 Gonçalo Anjos Nº12
eorema de Pitágoras Teorema de Pitágoras Escola : D. Carlos I
Joana Pereira e Márcia Seguro
As algas na nossa alimentação!
Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na.
FLAUTA DOCE.
As principais características dos africanos são a musicalidade e suas danças que são compostas por diferentes ritmos e instrumentos. A criatividade dos.
Tipos de saxofone.
Instrumentos Musicais Portugueses
Instrumentos Musicais do Mundo
MÚSICA BARROCA 1600 a 1750.
Recursos Biológicos Vídeo.
Arraiolos é uma vila portuguesa no Distrito de Évora, na região Alentejo com cerca de habitantes. É sede de um município com 684,08 km² de área.
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Trabalho realizado por
TEORIA MUSICAL Iniciante
Expressão e Educação Musical LUBANGO
Ritmos Afro-brasileiros
Os instrumentos da orquestra
Jogos tradicionais portugueses
Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Inácio
Xote & Coco de roda Maykon Wanderley Leite Alves da Silva
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - Matemática
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Arquitetura vernacular
Cultura de Mato Grosso do Sul
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - FÍSICA
MALHA: aspectos históricos, características da modalidade, regras, benefícios decorrentes da prática. Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino.
CARACTERÍSTICAS DO SOM
CAESP - Artes Aula /02/2015 REVISÃO ELEMENTOS BÁSICOS DA MÚSICA, ANTIGUIDADE E MUNDO GREGO:
Cavaquinho Guitarra Portuguesa
Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Artes e Design Faculdade de Música Trabalho apresentado à disciplina História e Apreciação Musical, Professor.
Som e Luz.
Escutar Em música é algo fundamental Escutar não é ouvir.
SISTEMA DE PARTÍCULAS.
Aluna: Jizebel Tamiris Jantsch
Curso Fenômenos de Transporte
Uma orquestra é um grupo de instrumentistas que tocam uma obra, sendo muitas vezes dirigidos por um maestro. Há vários tipos de orquestra, distinguindo-se.
Wellington D. Previero Funções Trigonométricas.
Instrumentos tradicionais da Madeira
Violino Entrar Menu O que é o violino? Constituição do violino Partes do violino Som Webgrafia Ficha Técnica.
Notas Musicais.  Do  Re  Mi  Fa  Sol  La  Si  Do  Re  Fa.
Transcrição da apresentação:

Instrumentos Tradicionais Portugueses Viola Braguesa ou de Braga e Sarronca

Índice Viola Braguesa: Bibliografia Origens e fabrico Dimensões Definições Bibliografia Identificação Viola Braguesa: Origens e fabrico Dimensões Características Encordoamento Afinação Sarronca: Origens Fabrico Tradição

Viola Braguesa ou de Braga

Origens e fabrico: A viola braguesa ou de Braga, apareceu no séc. XVII, nas oficinas de instrumentos de Guimarães, Braga e Porto, espalhando-se pelo resto do país. O material utilizado neste instrumento é a madeira, só que a madeira difere de oficina para oficina, mas as madeiras tradicionalmente usadas são: Pinho da Flandres, para o tampo da frente. Nogueira, para o fundo do instrumento. Nogueira, Tília, Plátano ou Castanho, nas ilhargas. Pau-preto na escala.

As dimensões: As dimensões deste instrumento diferem, consoante o seu uso, dividindo-se em duas categorias, as violas maiores medem cerca de 90cm e são usadas em conjunto com outros instrumentos, nomeadamente o cavaquinho. As violas de menores dimensões medem 77cm e são normalmente tocadas a solo ou acompanhando o canto. 90cm

As características: As principais características da viola braguesa são: Possuí uma abertura central em forma de “boca de raia”, sendo as mais antigas fabricadas ainda com boca redonda. As suas cordas, são na totalidade cinco cordas são fabricadas em aço fino ou arame, sendo no passado, a terceira fabricada utilizando uma corda metálica amarela.

Encordoamento: Para se realizar o encordoamento das cincos cordas metálicas, é necessário a existência de dez cravelhas tendo ao longo dos tempos reduzido esse número, pois em 1789, segundo Manuel Paixão, no livro “Nova Arte de Viola” , refere a existência de doze cravelhas, como viola portuguesa setecentista.

Afinações: A afinação deste instrumento é diversa, pois varia de região em região, e diferentes tipos musical. O valor não é absoluto e só se consegue definir, conhecendo assim o outro instrumento adaptando-se às suas afinações. Por exemplo, segundo Manuel Paixão, a afinação da viola braguesa nos séc. XVI- XVII, era idêntica à da viola toeira de Coimbra e à da guitarra espanhola, sendo afinada no sentido de um som agudo para um som grave ( mi-si-sol-ré-lá ) e Michel Angelo Lambertini refere também um método parecido (lá-mi-si-lá-ré). Os actuais violeiros ou guitarristas, utilizando um método de afinação diferente(ré-lá-mi-si-lá).

Sarronca ou Zabomba

Origens: A Sarronca ou Zabomba, é originária do Alentejo, mas as suas origens mais profundas, estão enraizadas em África, e julga-se que tenham, sido trazidas pelos descobridores portugueses, no séc. XV. Está inserido no grupo dos membranofones.

Fabrico: A sarronca é fabricada com os seguintes materiais: Uma bilha ou uma lata, ou outro recipiente oco qualquer; Pele de animal esticada e perfurada no centro; Vara de Madeira, que é encaixada nesse centro.

Características: O instrumento produz o seu som, devido a fricção realizada com a vara de madeira que ao ser movimentada no sentido de cima-baixo e baixo-cima, na pele esticada que vibra.

Tradição: A sarronca, é exclusivamente utilizada na região do Alto Alentejo, principalmente na região de Elvas e Barrancos, onde é tocada apenas na época natalícia e nas janeiras, acompanhando os cantares tradicionais alentejanos.

Bibliografia: http://www.juliopereira.pt/INSTRUMENTOS/Bragues a-Historia.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Sarronca www.attambur.com www.slando.pt/photos/live/07/3408507_1_F.jpg www.musiclbm.com/images/ViolaBraguesa11m.jpg www.iep.uminho.pt/.../images/violat9.jpg moodle.apvm.net http://img.olhares.com/data/big/151/1515297.jpg

Definições: Cravelhas: é uma peça metálica ou de madeira, utilizada em instrumentos de cordas, para controlar a tensão em cada corda. Ilhargas: é a parte lateral da viola.

Identificação: Bernardo Ferreira Marinho Da Mata, nº3 Bernardo Alexandre da M. V. Fernandes, nº2