FAVORECENDO A INCLUSÃO: Pelos caminhos do coração.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo II Nas fontes da espiritualidade educativa passionista
Advertisements

UMA NOVA VISÃO SOBRE O CONHECIMENTO
Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)
Programa de Ética e Cidadania
Começar pelas histórias? Porquê?. Viagem ao mundo das histórias... Viagem ao interior de nós mesmos: anseios, medos, sonhos... Formação do carácter e.
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
PARTICIPANTES DO GRUPO
Relacionamento em Casal
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
Oração do Representante
Marcelo Andrade Departamento de Educação / PUC-Rio
Educação, Saúde e Cidadania “Tecendo saberes no cotidiano”
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Construindo uma identidade profissional
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
COM A JUVENTUDE FAZEMOS OPÇÕES
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Construindo uma teia...uma rede: conectando saberes e conhecimentos
NÃO É ELE QUE FICAVA SENTADO,
Por que lemos a Bíblia, hoje?
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Amor... Respeito... e Liberdade !
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A identidade docente nos tempos e espaços do currículo: uma reflexão pautada na ação do professor da escola pública JAYSON MAGNO DA SILVA Doutorando em.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
O uso de novas mídias nas escolas
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
“ O saber e o fazer docente”
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Maria Mãe, desperta o coração do filho adormecido em cada homem.. Faz crescer em nós a fraternidade.
Educação a Distância e a Extensão Universitária
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
Conselho Missionário Diocesano
Documento de Aparecida
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 09/12/13 Seminário Regional Pró Convivência Familiar e Comunitária do Centro Oeste Cuiabá/MT “Boas práticas.
Wagner Lopes Sanchez Curso de Verão 2014
FICA COMIGO!.
Além do Limite. Clique..
Campanha da Fraternidade
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
Complexidade e currículo:por uma nova relação
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
Um encontro em Samaria. O Renascer da Esperança. João 4: 4-24
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
Proposta Curricular de Santa Catarina: atualização possível
PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação PROJETO “ RUMO À EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL”
Oração Faça esta oração mesmo que não sinta vontade!!
CENTRO SOCIAL FLORI Missionárias Dominicanas Mahotas - Maputo Moçambique Ano Lectivo 2008.
Sala de Recursos Multifuncionais
Amor, Respeito e Liberdade!
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Construindo a cultura educacional inclusiva
Automático És meu amigo porque escutas com profunda bondade cada palavra que minha boca pronuncia. Partilhas a tua experiência, calma e profundamente,
I Congresso Internacional sobre Formação Profissional Docente UTFPA – Curitiba de Fevereiro 2013 Isabel Alarcão – José.
Docência universitária: repensando a aula
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
A família tem uma função humanizadora
ORAÇÃO Reunimo-nos para prepararmos a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica com o tema: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

FAVORECENDO A INCLUSÃO: Pelos caminhos do coração

Grande desafio da Educação do Século XXI: Aliar o desenvolvimento científico e tecnológico à expansão e o despertar da consciência do ser humano sobre as dimensões pessoais de sua existência.

Des- envolvimento e o não envolvimentoDes- envolvimento e o não envolvimento O ressignificar da amorosidade humanaO ressignificar da amorosidade humana Re-envolvimento humanoRe-envolvimento humano Diferenças –motivo de enriquecimento da existência humanizadora e práticas do AMORDiferenças –motivo de enriquecimento da existência humanizadora e práticas do AMOR 3

Incluir para quê? A favor de quem? Contra quem? Como e Por que?

Maria Dolores Fortes Alves 5 Favorecer com que o outro cumpra a finalidade de sua existência. PARA Construir caminhos caminhos de amor, resiliência e não-violência... Incluir para...

Maria Dolores Fortes Alves 6 “Não há educação sem amor. O amor implica luta contra o egoísmo. Quem não é capaz de amar os seres inacabados não pode educar. Não há educação imposta, como não há amor imposto.” Paulo FreirePorque...

O trabalho pedagógico mais importante é criar cenários de respeito pleno pelo outro. Contextos interativos de aceitação sem limites das diferenças e de convite fraterno a um trabalho de criação partilhada e amorosamente emotiva de saberes.

Maria Dolores Fortes Alves 8 Como? Configurando espaços de convivência que permitam o enriquecimento da capacidade de ação e reflexão do ser aprendente.

QUEM INCLUI QUEM?

O outro tem deficiência ou eu tenho deficiência em ver e aceitar o outro como LEGÍTIMO, ÚNICO E SINGULAR? Deixo de ver as muletas do outro quando liberto-me das minhas muletas e permito-me superar obstáculos, subir montanhas

Aaceitação requer coragem InclusãoInclusão inicia-se no coração. Em gestos de amor e solidariedade no qual percebamo-nos TODOS como filhos do cosmos e fios da TEIA da VIDA.

PORTANTO...

Quanto maior a diversidade dos fios, mais forte é a trama. Quanto maior a diversidade dos fios, mais forte é a trama. Quem confia com o outro fia. Juntos tecer caminhos para o crescimento, mútuo. Quem confia com o outro fia. Juntos tecer caminhos para o crescimento, mútuo.

Assim todos serão capazes de dizer a sua palavra. De ouvir a palavra do outro e dialogar com ela. Atitudes favoráveis a construção de palavras integradoras. Um caminho para a humanização do humano, a humana-ação.

Por que?.... Porque....

“Uma Educação onde caibam todos só será possível num mundo no qual caibam muitos mundos.

Encontramo-nos TODOS como integrantes da humanidade e irmandade cósmica!

FAVORECENDO A INCLUSÃO PELOS CAMINHOS DO CORAÇÃO

Os limites estão em nossa tola razão. Quando há Amor no coração não há limites!

“Sou Educadora porque desejo que a justiça social se implante antes da caridade. Um mundo para Todos é aquele em que se valoriza a diversidade.” Maria Dolores Fortes

Maria Dolores Fortes Alves  Doutoranda e Mestre em Educação pela PUC/SP; Mestre em Psicopedagogia; Pós-Graduada em Distúrbios da Aprendizagem pela UBA (Universidade de Buenos Aires); Especialista em Educação em Valores Humanos; Pedagoga pela UNISA;  Doutoranda e Mestre em Educação pela PUC/SP; Mestre em Psicopedagogia; Pós-Graduada em Distúrbios da Aprendizagem pela UBA (Universidade de Buenos Aires); Especialista em Educação em Valores Humanos; Pedagoga pela UNISA;  Pesquisadora do GEPI (Grupo de Estudos Pesquisas Interdisciplinares) RIES (Rede Internacional Ecologia dos Saberes) e, ECOTRANSD (Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade); Docente colaboradora de Pós- Graduação (UNASP, UNIFESP e outras); Assessora Educacional; Palestrante, Conferencista, Escritora. Livros: “DE PROFESSOR A EDUCADOR”, “O VÔO DA ÁGUIA: uma autobiografia”, “FAVORECENDO A INCLUSÃO PELOS CAMINHOS DO CORAÇÃO: Complexidade, Pensamento eco- sistêmico e Transdisciplinaridade” pela WAK.  Site: