A importância da modelagem hidráulica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria e Prática Prof.Ms. Nilson Aguilar
Advertisements

Sistema de Informação Gerencial
Francisco Vilar Brasileiro
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
Área de Concentração: Construção Civil
MetaMoS Metodologia para construção de Base de Conhecimento em modelagem e simulação dinâmica unidimensional.
Associação série de bombas hidráulicas
Volumes do Açude de Boqueirão
Análise do comportamento dinâmico de processos químicos
O SmartPumping Projeto MDTP – SmartPumping –
SELEÇÃO DE BOMBAS CENTRÍFUGAS
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Disciplina: Sistema de Água
Fig. 2: Malhas de controle implementadas para o controle distribuído
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
Gerência de Redes Áreas Funcionais de Gerenciamento
Exercícios de instalações de bombeamento
ministério da educação
DataFaz DCIM – Data Center Infrastructure Management
Erick dos Santos Leal Ester Luiz de Araújo
SSD PIRACICABA - CAPIVARI - JUNDIAÍ
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
HIDROLOGIA.
AULA 1 PRINCÍPIOS RELEVANTES PARA A EFICIENTE GESTÃO TÉCNICA DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Coimbra, 10 de Maio de 2003.
TI para uma Instituição de Ensino Dinâmica
Seja muito bem-vindo ao PPGRHS!. Seja muito bem-vindo ao PPGRHS!
Centro de Controle Operacional
Integração de sistemas de supervisão e controle operacional
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Transformação de Unidades
Sistemas de Abastecimento de Água:
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
“Integrando o país, com logística de resultado.”
Projeto GPI – Brasil 2015 Tomada de decisao em GPI - Um caso de aplicação Das estratégias às táticas e ao plano de ação Belo Horizonte, 19-21/11/2014.
Modelos Hidrológicos.
HIDRÁULICA e SANEAMENTO
Irrigação através de Energia Solar
ESTUDOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO SAAE DE ARACRUZ/ES
DIMENSIONAMENTO rede de distribuição de água
Transformação de Unidades
Separadores de Condensados SC e R 2011 Produtos de Alta Performance. Desenvolvidos para você !
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Infra-estrutura da tecnologia de informação
SIMULAÇÃO E MONITORAÇÃO DE FORNOS CERÂMICOS A ROLOS COM O OBJETIVO DE MELHORAR O DESEMPENHO ENERGÉTICO Eng . Tales Gottlieb Jahn Prof. Vicente de Paulo.
Projeto Integração Energética Brasil-Argentina
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão ÁGUA FRIA.
AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA Mário Luiz Tronco.
INFRA-ESTRUTURA: HARDWARE
Laboratório de Hidráulica
Rede de distribuição: Entende-se por rede de distribuição o conjunto de peças especiais destinadas a conduzir a água até os pontos de tomada das instalações.
MONITORAMENTO CLIMATOLÓGICO DO ESTADO DE SÃO PAULO- ORIVALDO BRUNINI PESQUISADOR IAC PRESIDENTE – FUNDAG FUNDAG- COMITÊS- SAA/IAC CATI.
Energieeffizienzprojekte1. 2 Evolução nos preços de energia no exemplo do „Gás“
INTRODUÇÃO A AUTOMAÇÃO
Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional.
Prof. João Carlos Gabriel
Sistemas Operacionais
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
UNIEURO CENTRO UNIVERSITÁRIO Disciplina PROJETO INTEGRADOR II Professora Responsável SELMA MORAES GESTÃO DE PROJETOS.
Gerenciamento de Alocação de Água
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE VAZÃO DAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GUARULHOS Thiago Garcia da Silva Santim Luiz Eduardo Mendes Daniel.
ATLAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA e ATLAS DESPOLUIÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS (TRATAMENTO DE ESGOTOS) Subsídios à implementação do Plansab Gisela Forattini.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
Tema 8: Educação Ambiental e Comunicação Social 46ª Assembleia Nacional da Assemae – Saneamento Básico: um direito de todos. XX Exposição de Experiências.
USO DA REDUÇÃO DE PRESSÕES COMO POLÍTICA NA REDUÇÃO DO VOLUME DE VAZAMENTO.
FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA CADASTRO DE REDES EM TEMPO REAL Thiago Garcia da Silva Santim Fernando Cesar Uzan Luiz Eduardo Mendes.
Transcrição da apresentação:

A importância da modelagem hidráulica em sistemas de abastecimento de água www.sanova.com.br

A operação em grande parte das companhias de saneamento baseia-se na experiência dos operadores… e os projetos de novas obras e melhorias do sistema de abastecimento, muitas vezes, necessitam de estudos caros. Agora, imagine otimizar todo o planejamento e a operação do seu sistema através de um modelo hidráulico!

Conceito São representações de uma parte ou de todo o sistema real de distribuição de água; É formado por duas partes: uma base de dados e um software de modelagem. Resposta Vazão nas tubulações Pressão na rede Níveis de reservatórios Posição das válvulas Status das bombas Base de dados Infra-estrutura da rede Demandas de água Características operacionais Software de modelagem Equações de energia Equações de continuidade Equações de transporte Equações de otimização

O software EPANET foi desenvolvido pelo Laboratório Nacional de Investigação sobre Gestão de Riscos - National Risk Management Research Laboratory, da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos - U. S. Environmental Protection Agency e encontra-se disponível para download gratuito no site da EPA (www.epa.gov), assim como uma versão em português.

O EPANET permite executar simulações estáticas e dinâmicas do comportamento hidráulico e de qualidade da água em sistemas de distribuição pressurizada; Possibilita também obter os valores da vazão em cada tubulação, da pressão em pontos estratégicos, do nível de água em cada reservatório e da concentração de espécies químicas através da rede durante o período de simulação.

Funcionalidades Número de componentes a analisar ilimitado; Cálculo da perda de carga utilizando as fórmulas de Hazen-Williams, Darcy-Weisbach ou Chezy-Manning; Consideração das perdas de carga singulares; Modelagem de bombas de velocidade constante ou variável; Cálculo da energia de bombeamento e do respectivo custo; Modelagem dos principais tipos de válvulas.

Funcionalidades Modelagem de reservatórios de armazenamento de nível variável e de formas diversas; Consideração de múltiplas categorias de consumo, cada uma com um padrão próprio de variação temporal; Possibilidade de basear as condições de operação do sistema em controles operacionais; Simulação de qualidade de água.

Aplicações do modelo hidráulico Suporte a um plano de combate às perdas; Estudos de reabilitação; Estudos de combate a incêndios; Suporte à setorização, operação e expansão do sistema.

Aplicações do modelo hidráulico Otimização dos conjuntos elevatórios – eficiência energética; Estudos de demanda (sazonalidade); Impactos causados por situações críticas; Controle da qualidade da água; Planejamento de curto, médio e longo prazo.

E P A N T Estudos de setorização e combate a perdas Melhorias e ampliações são realizadas no sistema Controle dos volumes fornecidos e consumidos Suporte para realização de balanço hídrico Plano de combate às perdas E P A N T

Representação de um modelo hidráulico

Corpo técnico da SANOVA Engenheiros Sanitaristas e Ambientais; Engenheiros de Automação. Experiência “Uso associado de técnicas computacionais e de experimentação voltado ao gerenciamento de perdas em sistemas de abastecimento de água”. www.resan.ufsc.br/~funasa

Incrível a quantidade de benefícios que o uso da modelagem hidráulica proporciona, não? A SANOVA está pronta para auxiliar a sua companhia neste projeto. Conte conosco! www.sanova.com.br contato@sanova.com.br +55 48 3028.3338 13