Definições sociológicas importantes:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Você é um Verdadeiro Discípulo de Jesus?
Advertisements

As etapas da história Para compreender as Cartas Paulinas é importante situá-las no seu contexto histórico. A história das primeiras comunidades do NT.
Cristianismos Originários Os seguidores e seguidoras de Jesus na 1a. Geração.
“Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.” (Lucas 7:47).
PREPARAÇÃO PARA A CONFIRMAÇÃO OU SACRAMENTO DO CRISMA
IGREJA MULTIPLICADORA
FAMÍLIA FORTE IGREJA FORTE REUNIÃO DE OBREIROS AGOSTO 2012
traz à Igreja novo vigor!
O livro dos Atos dos Apóstolos
Bíblia e Catequese A catequese, por excelência, é a atividade da transmissão da Revelação contida na Sagrada Escritura.
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
PIBBG - Ministério de Educação Cristã
A OBRA DE LUCAS “O caminho da Palavra”.
Professor: José Edimilson Kober
O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?
Instituto de Desenvolvimento Espiritual
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
Atos dos Apóstolos Justificando a existência da Igreja.
O Livro do Eclesiástico
MUDANÇA DE PARADIGMA NA IGREJA: TOMANDO O CAMINHO DE VOLTA
A cidade de Corinto Paulo passou dezoito meses anunciando o Evangelho entre 50 e 52 (At 18,1-8). A cidade contava com mais de 500 mil habitantes. Dois.
Igreja-Mãe.
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
O CONTEXTO NOS DIAS DE JESUS SOCIO POLITICO RELIGIOSO NOS DIAS DE JESUS
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
A Comunidade.
Simplesmente Igreja.
Carta aos Gálatas Seminário CF\2014 Bacabal,MA 25 a 27 de outubro de 2013 Martha Bispo.
Capítulo 13.  “Entendemos por política o conjunto dos esforços que se faz em vista de participar do poder ou influenciar a divisão do poder entre os.
1 UMA REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO. 1 UMA REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO.
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
ATOS DOS APÓSTOLOS Jesus fundou uma comunida-de: a igreja
O ILUMINISMO.
NEM MESMO EM ISRAEL ENCOnTREI
Uma igreja viva para um Deus vivo
As Quatro Grandes Comissões
AS MULHERES NO MINISTÉRIO DE JESUS
ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo 2011
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO.
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS MÓDULO 2.
Vimos a estrela e viemos
POR QUE EU DEVO CONGREGAR?
1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /03/2012 JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /03/2012 JUSTIFICAÇÃO PELA.
VIEMOS DO ORIENTE PARA ADORAR O SENHOR JESUS!
Atuação dos Ministérios segundo os propósitos da Igreja
FILOSOFIA CRISTÃ. Jesus Cristo Pantocrator,
Jesus, o Mestre dos Mestres
Pastor Hérisson Gonçalves
Carta aos romanos.
–como –caminho –espiritual –e pastoral Cuidar da vida.
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
2011 “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital” 2010 “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”
Classe Visão Bíblica IPJG Aula 17 Os temas de Lucas Lucas 4.18 P. Lane 07 Junho 2015.
LIÇÃO 13 A IGREJA E A LEI DE DEUS
Lição da Escola Sabatina 20 a 26 de setembro de 2015.
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA, que apresenta a visita dos Magos ao Menino de Belém. Epifania é uma palavra grega, que significa "Manifestação".
LIÇÃO 8 - O RELACIONAMENTO COM PESSOAS DE UMA FÉ DIFERENTE
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA, que apresenta a visita dos Magos ao Menino de Belém. Epifania é uma palavra grega, que significa "Manifestação".
Importância, a fonte, o objetivo e como ele ocorre. João O Novo Nascimento.
Literatura Paulina. HINO: QUEM NOS SEPARARÁ? Rm 8, (Valdir Nevada Silva) G Am Quem nos separará, quem vai nos separar? D7 G D7 Do amor de Cristo.
Atos dos Apóstolos O Modelo Bíblico de Igreja Cristã Presb. José Cordeiro Neto » Diác. Luciano Troncoso Ascensão e Pentecostes.
Organização interna da Bíblia
Transcrição da apresentação:

Definições sociológicas importantes: POLÍTICA – pólis – cidade – Arte de administrar a cidade, visando a boa vida coletiva. SOCIEDADE – Redes ou nexos que ligam pessoas a pessoas e grupos a grupos; CULTURA – Orientação coletiva de ações e orientações.

HERANÇA SOCIAL: cultura transmitida geração após geração, norteadora das estruturas das instituições. SENSO COMUM: Forma de pensar da sociedade em questão. PARADIGMA: modelo de perfeição . Padrão a ser seguido.

PRINCIPAIS PALAVRAS-CHAVE: O QUE SIGNIFICA: - Anomia - Dogma - Empirismo -Epistemologia - Práxis - Teleologia - Dogma - Desconstrução

CAPÍTULO 02: A SOCIEDADE DO INÍCIO DA ERA CRISTÃ. CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE GRECO- ROMANA Roma dominava todo o mundo civilizado; Grécia detinha os valores culturais; Palestina dominada pelos romanos; Enorme cruzamento de culturas; Proximidade com muitos outros deu- ses e religiões;

Cultura helênica imposta a todos; Grupos dissidentes ao domínio greco-romano se formaram com insistência; No início, Jesus foi confundido com um deles. Dentro do judaísmo, havia grupos que tiravam vantagem do domínio romano, ajudando a controlar os judeus.

MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS DA ÉPOCA: Templos lindos, inspirados na arte grega; Sacrifícios de animais, cujas entranhas eram examinadas com fins adivinhatórios; Sacerdote = Oficiante: não tinha função moral junto ao povo. Eram os filósofos que tinham autoridade moral; Bebedeiras e orgias nos mais diversos templos pagãos;

Oráculos, adivinhações, eram proferidas através de palavras desconexas, transformadas em palavras pelos profetas; Muitos “mistérios”, com cerimoniais secretos, cujos participantes eram considerados “sábios”. Os benefícios destes eram manipulados . Religião era considerada contratual, movida a benefícios mútuos.

VIDA POLÍTICA E SOCIAL Ricos e influentes participavam de “assembléias” para resolver assuntos importantes. À tarde, participavam de banhos públicos e jogos. Pobres excluídos, vivendo nos arredores, muitas vezes em rochas escavadas; Casamentos por conveniência. Branco era cor de luto. Governo romano poderoso, com senado, magistratura e assembléias pópulares.

MORAL E COSTUMES Autoridade paternal, esposa considerada a 1ª. escrava; Mulheres não recebiam instrução, e deveriam permanecer nos gineceus, até que o marido a chamasse; Homens desocupados: trabalho todo feito por escravos.

Artigo: 20 % da primeira prova Quais os principais ensinamentos cristãos que foram contrários ao espírito da época?

PARA ORGANIZAR O PENSAMENTO, SEPARAR OS SEGUINTES ENSINOS: ATITUDE PESSOAL PARA COM O PRÓXIMO CASAMENTO E POSIÇÃO DA MULHER ORAÇÃO E DIREÇÃO PARA A VIDA BUSCA DE RIQUEZAS E ASCENSÃO SOCIAL NESTA FOLHA, USAR APENAS MATERIAL DO SERMÃO DO MONTE!!!

CARACTERÍSTICAS DA IGREJA NO LIVRO DE ATOS (At 2 CARACTERÍSTICAS DA IGREJA NO LIVRO DE ATOS (At 2.42-47) (segundo John Stott) a) Uma igreja que aprendia (v.42-43) b) Uma igreja que amava (v.44)

c) Uma igreja que adorava (v c) Uma igreja que adorava (v.42 e 46) d) Uma igreja que evangelizava (v.47)

BASES DA MENSAGEM DA IGREJA DE ATOS: ACONTECIMENTOS DO EVANGELHO (vida, morte, ressurreição de Jesus) TESTEMUNHOS DO EVANGELHO (contexto nas Escrituras, profetas e apóstolos) PROMESSAS DO EVANGELHO (perdão dos pecados, vida eterna (salvação). ESCLARECIMENTO QUANTO ÀS CONDIÇÕES DO EVANGELHO (nova vida e comunidade, novos valores, arrependimento e fé.

QUAL O CAMINHO QUE A IGREJA ESTÁ PERCORRENDO HOJE?