VII Cirias - Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul Modal Rodoviário 2009.

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Transcrição da apresentação:

VII Cirias - Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul Modal Rodoviário 2009

Contexto Atual Brasil pós crise: Entre as 10 maiores economias do mundo. Retomada gradual do crescimento econômico.( 4º maior território e 5ª maior população) Competição crescente entre os principais países emergentes. ( 6ª maior frota de veículos automotores). Déficit em investimento na infra-estrutura. Reforço no mercado consumidor interno e avanço nos indicadores sociais. Aumento da frota exige melhoria da mobilidade.

Contexto Atual Aumento da carga tributária e competição por novos mercados,racionalizou custos e aumentou a eficiência na indústria, entretanto, para fora do portão=> falta de infra- estrutura. Falta de planejamento de longo prazo na área de transportes. Política de Estado e não de Governo. Meta em rodovias do PNLT – Plano Nacional de Logística e Transportes até 2023: R$72,4 bilhões + R$ 20 bilhões para restaurações e manutenção no mesmo período ( Fonte: Dr.Marcelo Perrupato). Papel das rodovias no sistema logístico: integração territorial e continental, acessibilidade regional, metropolitana e urbana e fonte alimentadora de ferrovias, hidrovias e portos.

Investimentos Meta PNLT = 1% do PIB ( muito abaixo de Índia, Rússia e China ). Hoje junto com aporte privado investimentos se aproximam de R$20 bilhões/ano => meta R$292 bilhões de 2008 – 2023 ( 0,67% do PIB) (Fonte: Dr.Marcelo Perrupato). Os gestores públicos por incapacidade gerencial e falta de recursos atrasam investimentos prioritários. Competitividade, desenvolvimento econômico e social são afetados => aumento de custos operacionais, redução da eficiência energética, perda de atratividade econômica, aumento dos acidentes e redução da qualidade de vida.

Na BR-116 (Norte), de 1998 até hoje, já se perdeu mais de R$7 bilhões com engarrafamentos sem solução. A um custo modesto de R$20,00 ( custo do profissional parado, do veículo e sua operação), a perda diária é de R$2,6 milhões=> R$52 milhões ao mês ( Quase uma BR-448 ao ano!!!) (Fonte: Dr. Luiz Afonso Senna) O custo de não fazer

Produção Agrícola de Grãos: Dado do IBGE estima que na pós colheita, problemas com transporte, armazenagem e logística de modo geral tenham ocasionado um desperdício de 53,5 milhões de toneladas ou 8,7% do total produzido no País entre Praticamente duas vezes mais do que as perdas provocadas por clima adverso ou pragas.

O custo de não fazer Como podemos ver no gráfico o Brasil dobrou sua produção de grãos nos últimos 10 anos. O que foi investido neste período em infraestrutura para escoamento?

Situação atual da Malha Rodoviária Percentual da malha pavimentada em relação ao total da malha Entre as 20 maiores economias do Mundo, o Brasil é o último colocado no quesito rodovias pavimentadas, com menos de 12%. Na a 47%. Fonte: SEINFRAEntre as 20 maiores economias do Mundo, o Brasil é o último colocado no quesito rodovias pavimentadas, com menos de 12%. Na a 47%. Fonte: SEINFRA Entre as 20 maiores economias do Mundo, o Brasil é o último colocado no quesito rodovias pavimentadas, com menos de 12%. Na Rússia, este índice chega a 85%, na China a 81% e na Índia a 47%. Fonte: SEINFRA

Desafios para o crescimento e integração Principais Obras Construção: BR-448: Sapucaia do Sul – BR-290. BR-153: Barros Cassal - Herveiras – Vera Cruz. Duplicação: BR-101 : Osório – Palhoça. BR-116: Porto Alegre- Pelotas – 219,4 km. BR-290: Eldorado do Sul – Pantano Grande. BR-386: Tabaí – Estrela – Soledade BR-392: Pelotas – Rio Grande. BR-392: RSC-471 – Pelotas. Fonte: SEINFRA

Desafios para o crescimento e integração Principais Obras Adequação de capacidade: Br-116: Porto Alegre – Nova Petrópolis Br-158/392: Cruz Alta-Santa Maria-Canguçú-Pelotas BR-158: Santa Maria- Rosário do Sul BR-285: Carazinho- Entre Ijuis. BR-287: São Vicente do Sul- Santa Maria BR-290: Pantano Grande- Uruguaiana BR-386: Canoas- Tabaí ( 4 para 6 faixas) Br-386: Soledade- Frederico Westphalen. Fonte: SEINFRA

Desafios para o crescimento e integração Ampliação da capacidade de investimento do Setor Público (eliminação do déficit orçamentário e controle das despesas de custeio da máquina) Medidas para criação de ambiente institucional e modelagem para incentivar a participação e ampliação do investimento privado em infra- estrutura

Arrecadação Bruta (*) Investimentos em Transporte (**) % Investido em Transporte pela União ,4124,2% ,9214,9% ,1118,2% ,1861,2% ,6158,1% ,1497,5% TOTAIS ,3740,4% Em milhões de reais Fonte: CNT (*) acumulado até maio de 2007 (**) acumulado até ) Arrecadação CIDE

Concessões de Rodovias 46 concessionárias Em nove estados brasileiros: Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul km de rodovias => 6,52% da malha pavimentada colaboradores diretos empregos indiretos Fonte: ABCR Lei 8.987, de 1995

Os 10 eixos da IIRSA 1.Eixo Andino (Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia): integração energética, com destaque para a construção de gasodutos. 2.Eixo de Capricórnio (norte do Chile e da Argentina, Paraguai, sul do Brasil): integração energética, incorporação de novas terras à agricultura de exportação(milho,soja,frango)e biocombustíveis. 3.Eixo do Amazonas (Colômbia, Peru, Equador, Brasil): criação de uma rede eficiente de transportes entre a bacia amazônica e o litoral do Pacífico, com vista à exportação. 4.Eixo do Sul (sul do Chile/Talcahuano e Concepción, e da Argentina/ Neuquén e Baia Blanca): exploração do turismo e dos recursos energéticos (gás e petróleo). 5.Eixo Inter-oceânico Central (Sudeste brasileiro, Paraguai, Bolívia, norte do Chile, sul do Peru): rede de transportes para exportar produtos agrícolas brasileiros e minerais bolivianos pelo Pacífico 6.Eixo Mercosul-Chile (Brasil, Argentina, Uruguai, Chile): integração energética, com ênfase nos gasodutos e na construção de hidrelétricas. ( soja,milho, girassol e vinhos). 7.Eixo Perú-Bolívia-Brasil: redirecionamento do fluxo das exportações agrícolas brasileira para o Pacífico. 8.Eixo da Hidrovia Paraguai-Paraná (sul e sudoeste do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai): integração dos transportes fluviais, incremento na oferta de energia hidrelétrica. 9.Eixo do Escudo Guiano (Venezuela, Guiana, Suriname, extremo-norte do Brasil): aperfeiçoamento da rede rodoviária. 10.Eixo Andino do Sul (região andina da fronteira Chile-Argentina): turismo, rede de transportes.

Eixo de Capricórnio Brasil é o 2º e o Paraguai é o 4º maiores exportadores mundiais de soja. Cadeia do milho: produção do Paraguai integrada com os criatórios no Brasil e para exportação => elevados custos de transporte. Cadeia do Frango: Grande importância econômica para a região oeste do Paraná e Santa Catarina, podendo no futuro ser forte para o Paraguai com a redução dos custos de transportes. Gargalos: Excessiva dependência modal rodoviário, capacidade baixa de armazenagem, inclusive cargas frigorificadas e deficiência dos serviços portuários. Potencial para agroindústria no Paraguai e hub em Cidade Del Este, além de recuperação de estradas vicinais e a ligação ferroviária de Assunção a Cidade Del Este. Ganhos possíveis em rentabilidade: Soja-5,1 a 11,5%. No caso do Frango (maior valor agregado) a redução do frete em 20% conjugado com redução do custo do porto em 5% traria um ganho de 88% ( Fonte: Relatório IIRSA)

Eixo do Mercosul Argentina e Chile na cadeia do milho tem forte dependência do modal rodoviário, custo é atenuado pela produção próxima aos portos. Concentração de escoamento na colheita => alta dos fretes. Principal rota do milho na Argentina é a Ruta 7. Exportações Argentinas de Oleaginosas (soja e girassol) representam US$9,0 bilhões. Custos de transporte rodoviário representam 50% do total dos gastos de comercialização. Aduana de Mendoza representa 40% exportações dos dois produtos. Setor Vinícola é um dos principais setores de geração de emprego e renda de Mendoza (892 adegas). Porto Seco em Godoy Cruz movimentou 900 mil ton em Cerca de 80% via Chile. (Fonte: Relatório IIRSA)

Principais conclusões Para fortalecer a integração entre os países do Mercosul é necessário investimentos urgentes nos gargalos da infra-estrutura, avanço na estrutura de operação intermodal, com centros de transferência de carga e nos aspectos intangíveis, tais como: Marcos regulatórios, questões de comércio intra-fronteiras, operação das aduanas etc.. Potencial Maior a ser buscado: Acesso aos portos Chilenos no Pacífico para atingir novos mercados.

Muito Obrigado! Luiz Dahlem ( 51) ( 51)