I ENCONTRO LUSO-ESPANHOL DE BIBLIOTECAS ITINERANTES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fórum de Bibliotecas Escolares e Públicas
Advertisements

CENTRO DE RECURSOS TIC PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL MIRANDELA
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Bolsista: Christoph de Freitas Santos Orientador: Eduardo Vergolino
Profª Drª Eliane L. da Silva Moro Profª Drª Lizandra Brasil Estabel
FEIRA DO LIVRO MINAS DO LEÃO 2007 – III Feira Municipal do Livro Um novo formato com o Projeto FAROL DA LEITURA.
Universidade de Aveiro
Rede Digital Comunitária Banda Larga para as Zonas Rurais e Perif é ricas | 27 de Fevereiro de 2004 Banda Larga para as Zonas Rurais e Periféricas Rui.
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
Encontro Regional da América Latina de Educação em Prisões
Encontro dos parceiros do Programa Cisternas: celebrando conquistas e refletindo desafios 02 e 03 de dezembro de 2010 Salvador-BA.
Isabel Mendinhos Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares - Sintra 5 de Novembro, 2010.
Definição do sector de Touring
A Investigação Educacional em Portugal
Kátia Rodrigues Araújo (IC) e Flávia Ulian (PQ)
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
Jornalismo especializado e a especialização periodística
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
1 I ENCONTRO REGIONAL CLUBES DE LEITURA DO ALGARVE (Portimao, Abril, 2009) CLUBES DE LEITURA Biblioteca Provincial de Huelva
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
Dilma Pena, diretora-presidente
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENFERMEIROS DE MOÇAMBIQUE (ANEMO)
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
Biblioteca Municipal de Mealhada
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Centro de Saúde Agrupamento de Escolas. Situado no Alentejo Central, Arraiolos apresenta características típicas de um concelho do interior sul do País.
Os Estudantes e a Leitura
Intervenção psicológica
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
CÂMARA DE SAÚDE.
II Jornada de Recuperación del Patrimonio Historico Educativo
| 29 de Outubro 2013 | INCUBADORA de ECONOMIA SOLIDÁRIA E
Escola Secundária José Afonso (Seixal) AVALIAÇÃO INTERNA Apresentação ao Conselho Pedagógico 27 de Janeiro de 2009 Equipa: Ana Moura, Elsa Teixeira, Helena.
Maestría en Cooperación Internacional Nuevos Enfoques La Paz, Bolivia, de julio de 2012 Día: Miércoles 11 de julio de 2012 Materia: Experiencias:
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Programa “Oportunidades”: Empreendedorismo e Combate à Pobreza
Objectivos do PROJECTO ÍSIS Intervir junto da Comunidade Cigana com o intuito de promover o desenvolvimento das crianças entre os 0 e os 3 anos de idade.
Encontro de Antigos alunos Abrantes fecha em 1975 Encontro com antigos alunos – 2010, junho.
A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade.
Centro tecnológico da cerâmica e do vidro | coimbra | portugal | 1 | Participação do CTCV no Projeto ALTERCEXA II Fernando Cunha
Actividade arqueológica Apresentação dos resultados Inquérito nas autarquias.
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
Ética e informação geográfica
Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da Madeira.
Ano Europeu do Voluntariado 2011
A valorização do património rural como factor de desenvolvimento local Jornadas Europeias do Património Sardoal, 24 de Setembro de 2010.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer: cooperação regional em políticas de articulação produtiva Seminário Arranjos Produtivos Locais, Projeto Promos/Sebrae/BID,
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Prof. ANTÔNIO CARLOS MACHADO DA ROSA
Contratos Locais de Desenvolvimento Social
Neste contexto, a Escola de Gente criou, em 2003, o projeto Oficineiros(as) da Inclusão, no qual jovens com e sem deficiência disseminam o conceito.
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
Curso de Formação para Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes Palestra: O Papel dos Atores do SGD para o Enfrentamento da Violência.
PROGNÓSTICO.
C. Quais são os problemas da desigual distribuição da população?
As caraterísticas da rede urbana portuguesa
5ª Reunião de Coordenação – 15 de Abril 2013, Évora 1.
Plano Municipal do Livro e da Leitura.
Produção de lotes baratos e regulares para a população de baixa renda.
Psicologia da Educação
Autarquias no meio urbano
Internet2 Anabela Pinho Natália Gomes Anabela Pinho Natália Gomes.
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
Transcrição da apresentação:

I ENCONTRO LUSO-ESPANHOL DE BIBLIOTECAS ITINERANTES BIBLIOTECA MUNICIPAL EDUARDO LOURENÇO GUARDA | 24 OUTUBRO 2014 v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

AS BIBLIOTECAS ITINERANTES COMO VEÍCULO DE Investigação académica | Investigación académica AS BIBLIOTECAS ITINERANTES COMO VEÍCULO DE APROXIMAÇÃO ÀS COMUNIDADES DE MEIO RURAL O CASO DA BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja LAS BIBLIOTECAS ITINERANTES COMO VEHÍCULO DE ACERCAMIENTO A LAS COMUNIDADES RURALES EL CASO DE LA BIBLIOTECA ANDARILHA -   Extensión de la Biblioteca Municipal de Beja Maria Morais, 2o1o – 2o12 Mestrado em CDI - Biblioteconomia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

 Fundação Calouste Gulbenkian, 1984 v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

La información es poder y lo será más cuanto más separación exista entre grupos bien informados y los que no están o lo están de manera deficiente. (...) Por eso también es un acto de justicia social distributiva trabajar por extender la práctica lectora entre quienes están privados del gusto y la necesidad de leer. A informação é poder e sê-lo-á tanto mais quanto maior for a separação entre os grupos bem informados e os que não estão ou estão-no de maneira deficiente. (…) Por isso, também é um acto de justiça social distributiva trabalhar por estender a prática leitora entre aqueles que estão privados do gosto e da necessidade de ler. Equipo Peonza – El Rumor de la lectura, 2001 vAs Biblotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 16 de Janeiro de 2013 v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

A PRIMEIRA | LA PRIMERA  AHMC/ Câmara Municipal de Cascais Biblioteca Móvel da Câmara Municipal de Cascais (Biblioteca-Museu de Conde Castro Guimarães) Lançada à estrada em | Puso en marcha en 1953 por iniciativa de Branquinho da Fonseca vAs Biblotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 16 de Janeiro de 2013 v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

Uma biblioteca não pode ter uma atitude passiva. E só se justifica no grau em que exerça uma missão superior. Una biblioteca no puede ser pasiva. Y sólo se justifica en la medida en que lleva una misión superior. Branquinho da Fonseca, 1956-8? Quando o homem, por qualquer motivo, não se interessa pelo livro e não busca a sua convivência, o livro tem de procurar e interessar o homem, para o servir, quer instruindo-o, quer recreando-o. Cuando el hombre, por la razón que sea, no está interesado en el libro y no lo busca, el libro tiene de buscar y interesar el hombre, para lo servir, sea enseñandolo, sea recreandolo. José de Azeredo Perdigão, 1958 vAs Biblotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 16 de Janeiro de 2013 v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

AS 15 PRIMEIRAS DA PRIMEIRA REDE NACIONAL DE LEITURA PÚBLICA  Fundação Calouste Gulbenkian, 1984 Junho de 1958 - Exposição das primeiras 15 bibliotecas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian na Praça Luís de Camões, em Lisboa vAs Biblotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 16 de Janeiro de 2013 v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

Las bibliotecas móviles son para la biblioteca lo que son las antenas para los insectos. As bibliotecas móveis são para os bibliotecários o mesmo que as antenas são para os insectos. Aurora Cuartero, 1953-54 vAs Biblotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 16 de Janeiro de 2013 v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

À CONQUISTA DE NOVOS LEITORES…  Fundação Calouste Gulbenkian, 1984 … DE MAIS LEITORES…  Fundação Calouste Gulbenkian, 1984 vAs Biblotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 16 de Janeiro de 2013 v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

… DE MUITOS LEITORES…  Fundação Calouste Gulbenkian, 1966 vAs Biblotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 16 de Janeiro de 2013 v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

…E DE OUTROS LEITORES.  Fundação Calouste Gulbenkian, 1984  Fundação Calouste Gulbenkian, 1984 vAs Biblotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 16 de Janeiro de 2013 v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

UM PROBLEMA Os livros e demais recursos culturais públicos continuam, no nosso País, a não estar acessíveis a todos. Los libros y otros recursos culturales públicos aún no estan, en Portugal, accesibles a todos. vAs Biblotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 16 de Janeiro de 2013 v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

MOTIVOS DA EXCLUSÃO | LAS RAZONES DE LA EXCLUSIÓN Dificuldades de acesso físico aos equipamentos de Leitura Pública Dificultades de acceso físico a los equipos de Lectura Pública Ausência de ferramentas adequadas para a descodificação e fruição Ausência de herramientas apropiadas para la decodificación y el disfrute Insuficiente investimento por parte dos agentes culturais No hay inversión suficiente de los agentes culturales vAs Biblotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 16 de Janeiro de 2013 v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

RESULTADO: REFORÇO DA EXCLUSÃO FORTALECIMIENTO DE LA EXCLUSIÓN Mais isolamento, injustiça, desenraizamento e estagnação social, cultural e económica das populações que habitam no interior do país. Más aislamiento, injusticia, desarraigo y estancamiento social, cultural y económico de las poblaciones que viven en medio rurale. v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

UMA CONVICÇÃO | UNA CONVICCIÓN Continuar a procurar todos os leitores: dos já leitores e dos ainda não leitores, para haver melhores leitores… …e, portanto, melhores bibliotecas. Seguir buscando todos los lectores: los ya lectores y aquellos que aún no son lectores para que hay mejores lectores... ... es decir mejores bibliotecas.  Fundação Calouste Gulbenkian, 1984 v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

AS BIBLIOTECAS ITINERANTES CONTINUAM PERTINENTES? ¿LOS BIBLIOBUSES SIGUEN SIENDO RELEVANTES? BIBLIOTECA ANDARILHA  AHMC/ Câmara Municipal de Cascais Séc. XX, anos 50. Servindo as populações mais afastadas do concelho de Cascais Sirviendo a las poblaciones más remotas en el municipio de Cascais  Helena Ribeiro; Susana Gomes/ BMB,2009-11 Séc. XXI, anos 10. Servindo as comunidades rurais do concelho de Beja Sirviendo a las comunidades rurales en el municipio de Beja v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

? CARÊNCIA DE FONTES, ORIENTAÇÕES E REFERÊNCIAS SOBRE AS BIBLIOTECAS ITINERANTES PORTUGUESAS E DE ESTUDOS SOBRE A MATÉRIA FEITOS POR PORTUGUESES ? FALTA DE ESTUDIOS SOBRE LAS BI PORTUGUÉSAS Y DE ESTUDIOS SOBRE BI EN PORTUGUÉS v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

DISTRIBUIÇÃO DAS BIBLIOTECAS ITINERANTES PELO TERRITÓRIO 40 ANOS DEPOIS…  Maria Morais, 2012 Início anos 70 – 59 unidades itinerantes (47 Continente+12 Ilhas) 2012 – 66 unidades itinerantes (65 Continente + 1 Ilhas) v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

AS INFRAESTRUTURAS DE LEITURA PÚBLICA E AS ITINERANTES Não existe articulação nacional No hay una coordinación nacional A criação de BI reflecte tendências e circunstâncias locais La creación de BI traduce tendencias y circunstancias locales BI Activas BI Desactivadas Municípios com BP Municípios sem BP BM da RNBP Futuras BM da RNBP  Maria Morais, 2012 2012 – Mapa Síntese das Infraestruturas de Leitura Pública existentes v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

O INTERESSE NAS BI É CRESCENTE | EL INTERÉS CRECE  Maria Morais, 2012 As BI são de nascimento recente De 1996 a 2012 surgiu 1 nova por ano Só em 2011 nasceram mais 4 v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

DIVERSIDADE, ISOLAMENTO E DESARTICULAÇÃO DIVERSIDAD, AISLAMIENTO Y DESARTICULACIÓN A realidade das BI portuguesas é muito heterogénea Experiências isoladas | aisladas Trabalho solitário ESSENCIAL: Sistematizar, actualizar e articular a informação, o trabalho e os recursos Vila Franca de Xira, 2001 Guarda, 2011 Mealhada, 2007 Batalha, 1958 Loulé, 2008 Moura, 2006 Coimbra, 2002 Proença-a-Nova, 2006 v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

BIBLIOTECA ANDARILHA - Um lugar para aprender a vida…  Helena Ribeiro; Susana Gomes/ BMB,2009-11 2oo9 >… v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

FLEXIBILIDADE E COOPERAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE FLEXIBILIDAD Y COOPERACIÓN PARA LA SOSTENIBILIDAD Desenho integrado do projecto e à escala das realidades locais Estabelecimento de parcerias locais Busca de financiamentos complementares e de alternativas Flexibilidade e permeabilidade v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

LIGAÇÕES - SERVIÇOS MUNICIPAIS, PARCEIROS E PÚBLICOS (2012) BMB Pólos Aldeias/Povoações Escolas (EB1/JI) Instituições Ligações orgânicas Ligações funcionais Comunicações  Maria Morais, 2012 v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

INCURSÕES PELO MEIO RURAL | VIAJES POR LO MEDIO RURAL Aproveitando as salas de leitura existentes nos largos das aldeias… Aprovechando las salas de lectura existentes en las plazas de los pueblos...  Helena Ribeiro; Susana Gomes/ BMB,2009-11  Helena Ribeiro; Susana Gomes/ BMB,2009-11  Helena Ribeiro; Susana Gomes/ BMB,2009-11 v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

INCURSÕES PELO MEIO RURAL | VIAJES POR LO MEDIO RURAL  Helena Ribeiro; Susana Gomes/ BMB,2009-11  Helena Ribeiro; Susana Gomes/ BMB,2009-11 … e no pino do verão, as raras sombras. ... y en el pico del verano, las escasas sombras. v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

INCURSÕES PELO MEIO RURAL | VIAJES POR LO MEDIO RURAL  Maria Morais, 2010  Helena Ribeiro; Susana Gomes/ BMB,2009-11 Actividades de mediação leitora e expressão: na escola e em algumas paragens de leitura Actividades de mediación lectora y de expresión: en la escuela y algunas paradas de lectura  Helena Ribeiro; Susana Gomes/ BMB,2009-11 v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

BOA RECEPTIVIDADE DAS COMUNIDADES RURAIS BUENA RESPUESTA DE LAS COMUNIDADES RURALES 650 pessoas fidelizadas em menos de 3 anos de actividade Empréstimos | préstamos e utilizações presenciais crescentes 9.389 empréstimos e 7.200 utilizações presenciais no final de 2011 4.173 empréstimos por ano (média) 348 empréstimos e 266 utilizações presenciais por mês (média) 7 empréstimos anuais por cada leitor (média) Durante 1º ano e meio: Empréstimos mensais da BA = 10% dos empréstimos da BMB 662 crianças directamente envolvidas em 5 meses v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

ABRANGÊNCIA TERRITORIAL E CAPTAÇÃO DE PÚBLICOS ALCANCE TERRITORIAL Y RECAUDO DE PÚBLICOS + 25km para lá do edifício central Interagiu com 18 freguesias do concelho - 36 localidades/instituições Contactou com 16 comunidades rurais Superou distâncias psicológicas Infraestruturas de Leitura Pública em todas as freguesias rurais do concelho  Maria Morais, 2012 v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

UMA FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO SOCIAL Mais do que um programa centrado no acesso à leitura e às fontes de informação, o Programa de Leitura em Meio Rural deverá progressivamente assumir-se como um instrumento de intervenção sócio-cultural. Relatório de Avaliação do 1º ano de trabalho do PLMR, 2010 v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

Se não viessem elas aqui não tínhamos nada. Si ellas no venian aquí no teníamos nada. Leitora de S. Brissos, 2012 v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

E DE COMBATE À EXCLUSÃO SOCIAL COMBATIR LA EXCLUSIÓN SOCIAL  Helena Ribeiro; Susana Gomes/ BMB,2009-11  Fundação Calouste Gulbenkian, 1966 Leitor da Biblioteca Andarilha, 2o1o Leitor das BI da FCG, 196? Descubra as diferenças ¿Encuentras las diferencias? v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

AJUDAR À CONSTRUÇÃO DE UMA VOZ PRÓPRIA v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v

Gracias Obrigada Eskerrik asko Oubrigada Gràcies … v As Bibliotecas Itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural . O caso da BIBLIOTECA ANDARILHA – Extensão Móvel da Biblioteca Municipal de Beja | Maria Morais | 2OO9-2O12 v