Atividade física e cultura alimentar: combinação essencial em todos os ciclos da vida Douglas Carvalho Oliveira 1 Bruno Pereira da Silva 2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Fabiana Aparecida Franco Rodrigues Bolsista da Capes/ Observatório.
A avaliação da aprendizagem na escola
Currículo e Formação Docente
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
Aluna: Ana Maria Cavalcante de Araujo
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Orientadora: Rosane Aragon de Nevado
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Projeto Energia Cursistas: Adriana Fagundes dos Santos Peres
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012
Desenvolver Por uma Nova Escola.
CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA Aline Moreira dos Santos
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA NRE-TOLEDO
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
Alfabetização Científica
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A DISTÂNCIA
Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Cooperativa dos Produtores do Vale do Rio Grande
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
Projeto de Investigação
Componentes do grupo: Adilaine Brito Pereira Ana Claudia Delminio
UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA
Prof. MARCUS EDUARDO MACIEL RIBEIRO Prof. Dr. MAURIVAN GÜNTZEL RAMOS
VIVÊNCIAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: ASSOCIANDO CULTURA E HABILIDADES MOTORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II Jackson Rodrigues Cordeiro 1, Cintia Silva.
Acadêmicas: Bruna Daniela Kalschne, Francieli Selzler
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira.
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
Autora: Vanessa de Melo Araújo Coautor: Marcelo Cordeiro de Rezende
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Referências.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
Educação Especial Aula 7
(. ) Os textos nunca dizem tudo
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
Inclusão que bicho é esse?
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Profa. Telma Cezar CURRÍCULO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Carga horária – 80 horas Profa. Telma Cezar
SEXUALIDADE EM QUESTÃO: FALANDO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA
RELATO DE TRABALHO PARA A II MOSTRA VIRTUAL DE INCLUSÃO DIGITAL
Viviane Paiva dos Santos – ID
Professor: José Medina
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS I REFERENCIAIS TEÓRICOS- METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA Discentes: Juliana, Liliane.
Aluna: Carina Pfaffenseller Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho 2011 Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
Autoras: Elionice Lima C. Castro Raimunda Nonato C. Batista Orientadora: Terezinha Aquino PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Julho, 2010.
ATIVIDADE AVALIADA Análise de currículos Realizar a análise das propostas curriculares, considerando-as documentos fundamentais aos quais os professores.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
05/11/2015.
4º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Título do Trabalho de Conclusão de Curso Nome do Cursista Nome do Orientador Nome do Orientador Polo do Cursista 1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do.
Transcrição da apresentação:

Atividade física e cultura alimentar: combinação essencial em todos os ciclos da vida Douglas Carvalho Oliveira 1 Bruno Pereira da Silva 2

O referencial teórico-metodológico que fundamenta a proposta do subprojeto está apoiado nos fundamentos da Abordagem Cultural para a Educação Física escolar.

Reuniões semanais

Escola municipal Celina Soares de Paiva.

Palestra

Debate com os alunos

Referências NEIRA, Marcos G. Ensino de educação física. São Paulo: Thomson Learning, 2007 NEIRA, Marcos G.; NUNES, Mario Luiz F. Pedagogia da cultura corporal: críticas e alternativas. São Paulo: Phorte Editora, GUEDES D.P. Educação para a saúde mediante programas de Educação Física escolar. São Paulo: Motriz, v.5, n.1, jun, MALTINO, E.M, Saúde na educação física escolar. Revista MIMESIS – Ciências humanas, universidade do sagrado coração, Bauru, SP, v21, n1, p.73, 84,2000. NEIRA, M.G. Educação Física: Desenvolvendo Competências.2 ed. São Paulo: Phorte Editora, GAYA, A.C. A, TORRES, L; CARDOSO, M, Dados Interpretações e implicações: acordos e desacordos (2° parte questões conceituais) Revista movimento. Porto alegre, v4,n8, DARIDO, Suraya. Educação física na escola: questões e reflexões. 2ed. Rio de janeiro: Guanabara kongan, Parâmetros curriculares nacionais: Educação física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997