Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Carnaval É um período de folia e boa disposição.
Advertisements

BRASIL COLÔNIA ( ) Atividades econômicas durante este período:
FESTA JUNINA.
PROJETO: FESTA JUNINA.
RIO GRANDE DO NORTE QUEM SOMOS NOSSA ECONONOMIA NOSSA CULTURA
ESTADO DE MATO GROSSO.
TRADIÇÕES E LENDAS DE NATAL
Escola Municipal Antonio José Paniago
O Nordeste do Brasil.
SANTOS JUNINOS.
Danças Africanas.
Curiosidades e Simpatias das festas juninas!
Eduard o Santa Ana Joaquim
SÃO JOÃO.
Projetos e Currículo.
FESTAS POPULARES 2º ANO-2013
FESTAS POPULARES 2º ANO-2013
FESTAS POPULARES 2º ANO-2013
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA
História da Capoeira Instituto Federal Farroupilha - 2° Seminário de Ed. Física – 1°B Téc. Agropecuária Professora : Camila Goulard Peres 13/4/2011.
Rio Grande do Norte Um estado plural! História Turismo Folclore.
DANÇAS REGIONAIS NORDESTINAS
A história da Capoeira começa no século XVI , na época em que o Brasil era colônia de Portugal. Muitos destes escravos vinham da região de Angola , também.
História do:
A origem da Cultura Brasileira.
Folclore Brasileiro.
Turminha, vocês sabem o que nós vamos falar na aula de hoje?
Cultura Afro – Brasileira Professores Abel Willian e Janislei P
Cultura Afro – Brasileira Professores Abel Willian e Janislei P
Ritmos Afro-brasileiros
FESTAS POPULARES 2º ANO-2013
TEMPO LITURGICO. TEMPO LITURGICO Ano litúrgico ou calendário litúrgico é o ciclo das celebrações litúrgicas durante o ano da igreja cristã que determina.
SÃO JOÃO.
Cultura Afro - Brasileira
E O parque nacional dos Lençóis Maranhenses
Matrizes Culturais do Brasil Profº Diego Lima Novaes
Ritmos Afro-brasileiros
Nome: Kevin Klein Série: 5ºano Integral Professora: Joice
Cultura Afro - Brasileira
Ritmos Afro-brasileiros
A DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Ritmos Afro-brasileiros
A HISTÓRIA DO NATAL E SEUS SÍMBOLOS
FESTA DE SÃO JOÃO.
Herança Cultural Afro Brasileira
Carnaval no Brasil
Trabalho realizado por: Inês Cardoso nº 12 6ºC
História da Festa Junina e tradições
Festas Juninas.
O que é cultura?.
Vitor da Silva de Melo Nº.29 4º.ano A
História dos Portugueses no Mundo
Festa Junina Festa junina é um tédio só tem pipoca e paçoca.
Portfólio.
O CARNAVAL É UMA DAS FESTAS MAIS POPULARES DO BRASIL
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
Etnias Conceito- É uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas , culturais e semelhanças genéticas.
Flávia Abreu Farias 4°ano A
COLÉGIO Professora: Paula Aluna: Ana Laura Ano: 5º.
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
DIVERSIDADE CULTURAL ESCOLA : E.M.E.F ANGELO CHIELE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA CULTURA DOS NEGROS.
TRABALHO DESENVOLVIDO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PROFESSORAS: TÂNIA E CLAUDIA ROSAS TURMA 22.
Folclore do RN Danças e Altos..
Religião na colônia Sagrado X profano.
Danças Nordestinas.
Danças Nordestinas.
Transcrição da apresentação:

Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis   Festas do Brasil Boi Bumbá  Carnaval Festas Juninas  Maracatu Folia de Reis

Boi Bumbá   Entre os meses de junho e julho, o Maranhão celebra a festa popular mais antiga do estado. A festa do Bumba-meu-boi (ou Boi-Bumbá) acontece em todos os cantos da capital São Luís . A tradição de festejar o boi se mantém desde o século XVIII e, conta a lenda, começou quando o escravo Pai Francisco teve que ressucitar o boi mais bonito que tinha sido morto por ele mesmo a fim de satisfazer o desejo de sua grávida companheira. A ressurreição virou brincadeira, que virou festa, e foi durante muito tempo perseguida pela polícia, a mando da elite, já que era exclusiva dos negros. Hoje há liberdade para dançar, brincar e celebrar a história do país, ao som da velha congada africana.

Carnaval Acontece no Brasil inteiro durante uma mesma época – quarenta dias antes da Páscoa – e dura quatro dias. Trazida pelos italianos, a comemoração da vida (ninguém sabe ao certo a origem nem o propósito do carnaval) é celebrada de várias formas em todos os cantos do país. O desfile mais tradicional é o do Rio de Janeiro, onde escolas de samba preparam seus enredos e fantasias ao longo do ano para uma única apresentação no famoso sambódromo carioca.

Festas Juninas Existem duas explicações :A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial . Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

 Maracatu O Maracatu, ainda hoje, é uma das mais tradicionais festas populares que ocorre principalmente em Pernambuco, mas também em outros estados do nordeste, como o Ceará. As festas ocorrem especialmente durante o Carnaval. Acredita-se que os primeiros grupos de maracatu tenham surgido no Brasil com a chegada dos primeiros escravos trazidos da África. Para manter os negros na senzala sob controle, os colonizadores portugueses instituíram reis e rainhas para serem os responsáveis pelos demais. Eles eram coroados em cerimônias festivas embaladas pelos instrumentos de percussão. Esses reis e rainhas eram protegidos pelas irmandades de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, tidos como os primeiros santos protetores dos negros no Brasil.

Folia de Reis Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico “Natal”, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país,fazendo parte do ciclo natalino, anualmente realizado entre 24 de dezembro a 6 de janeiro, quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades, ou festejos populares.