EDUTECH Especialização em Informática na Educação Recursos Tecnológicos II Prof. Anselmo C. de Paiva Depto de Informática - UFMA 4 – Multimídia Data -

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Transcrição da apresentação:

EDUTECH Especialização em Informática na Educação Recursos Tecnológicos II Prof. Anselmo C. de Paiva Depto de Informática - UFMA 4 – Multimídia Data - Vídeo

5 – Dados Multimídia - Vídeo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação 2 Tipos de Sinal de Vídeo Component video –Cada componente de cor é enviada como um sinal de vídeo separado –Pode ser RGB ou YIQ, YUV –Melhor reprodução de cor –Requer maior largura de banda e boa sincronização entre os três componentes Composite video –Cor e luminância são compostos em um único sinal –Inevitável interferência entre os dois sinais S-Video (Separated video) –Híbrido –Usa duas linhas, uma para luminância e outra para cor

5 – Dados Multimídia - Vídeo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação 3 Vídeo Analógico - NTSC –525 linhas por quadro, 30 quadros por segundo (29.97 fps, msec/frame) –Aspect ratio 4:3 –Entrelaçado, cada quadro é dividido em dois campos, linhas/campo –20 linhas para informação de controle em cada campo ( 485 linhas de dados visíveis) –Laserdisc e S-VHS tem resolução de 420 linhas –TV lines –Usa modelo de cor YIQ –4 MHz é usado para Y, 1.5 MHz para I, 0.6 MHz para Q.

5 – Dados Multimídia - Vídeo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação 4 Vídeo Analógico - PAL 625 linhas por quadro, 25 quadros por segundo (40 msec/frame) Aspect ratio 4:3 Entrelaçado cada frame dividido em dois campos linhas/campo Usa modelo de cor YUV (YCbCr)

5 – Dados Multimídia - Vídeo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação 5 Digitalizando Vídeos Conversão de formato analógico PAL/NTSC para imagens digitais –Adaptadores de vídeo  Le os impulsos analógicos, interpreta o padrão de cor do formato de TV, converte a cor de cada pixel para RGB e usa a placa de audio para digitalizar o som Imagens são manipuladas quadro a quadro Software de Edição Adobe Premier

5 – Dados Multimídia - Vídeo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação 6 Formato de Video Digital Real Vídeo –Formato de video stream –Suporta visualização de imagens em movimento a medida que elas chegam ao computador –Util para transmissao com largura de banda pequena –Execução do vídeo é lenta, 3 a 6 fps –Qualidade de imagem deficiente

5 – Dados Multimídia - Vídeo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação 7 Formato de Vídeo Digital MPEG –Projetado para transmissão progressiva de vídeo a taxas de 1.5 milhoes de bps

5 – Dados Multimídia - Vídeo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação 8

5 – Dados Multimídia - Vídeo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação 9 Autoria Multimídia Ferramentas para desenvolver uma apresentação multimídia completa Opções –Macromedia Director –Authorware –Microcosm –Question Mark –Flash –HyperCard

5 – Dados Multimídia - Vídeo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação 10 Macromedia Director Utiliza uma metáfora de filme Aceita quase todo tipo de imagem digital Possui uma linguagem de script Suporte para a inclusão de interatividade Pode gerar arquivos shockwave para animação na Web

5 – Dados Multimídia - Vídeo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação 11 Authorware Ferramenta de autoria profissional Suporta aplicações interativas com links, controles drag-drop e animação integrada Compatibilidade entre arquivos produzidos na versão para PC e MAC

5 – Dados Multimídia - Vídeo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação 12 Multimídia e a Web A multimídia é muito variada –Diversidade de formatos –Diversidade de mídias A Multimídia e a Web desenvolveram-se de maneira paralela –Sem formato de troca –Diversidade de hardware e/ou software –Grande quantidade de bits –Imagens, áudio e vídeo não foram levados em conta nos primeiros protocolos da Internet –Conseqüências: problemas de sincronização entre o servidor, a rede e o cliente

5 – Dados Multimídia - Vídeo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação 13 Multimídia e a Web Todos os bits não têm o mesmo peso –Por exemplo, os tempo entre duas imagens pode ser mais importante que o detalhe da própria imagem O conteúdo pode estar disperso em uma rede –Necessidade de sincronização

5 – Dados Multimídia - Vídeo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação 14 Objetivos de multimídia na Web Adicionar possibilidades de sincronização à Web Fornecer à Web uma linguagem declarativa –Interoperabilidade –Perenidade Formato texto –Possibilidade de ser editada manualmente –De preferência respeitando a gramática XML

5 – Dados Multimídia - Vídeo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação 15 SMIL Synchronized Multimedia Integration Language (SMIL) é para mídias sincronizadas o que HTML é para Hypertexto Linguagem de marcação projetada para que escalonamento de exibição de audio, vídeo, texto e gráficos ao longo de uma linha do tempo sem precisar usar ferramentas complexas ou linguagens de programação Melhor solução na Web para multimídia em exibição linear Permite especificar ações como: Toque o arquivo de audio 5 segundos após o vídeo B começar e então mostre a imagem C

5 – Dados Multimídia - Vídeo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação 16 SMIL Passo significativo para criar conteúdo a ser exibido tipo broadcast na Web Arquivo SMIL ( texto) : –somente referencia as URLs com os arquivos nas diferentes mídias –Torna fácil editar a apresentação multimídia –Suporta hyperlinks O que se pode fazer: –posicionar os elementos de mídia onde quiser na tela, –sincronizar estes elementos, –exibir mídia de acordo com as preferências do usuário: linguagem, bit-rate, etc...

5 – Dados Multimídia - Vídeo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação 17 Exemplo -Apresentação simples Texto formatado, vídeo e áudio

5 – Dados Multimídia - Vídeo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação 18 Exemplo – Uso de um link local O gráfico aparece durante o comentário falado

5 – Dados Multimídia - Vídeo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação 19 Exemplo - Correspondente distante O primeiro vídeo termina, o segundo começa

5 – Dados Multimídia - Vídeo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação 20 Exemplo - Navegação em um Link A qualquer momento durante o vídeo,o espectador deve poder pedir informação suplementar

5 – Dados Multimídia - Vídeo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação 21 O que devemos especificar? 1.O conteúdo dos objetos multimídia 2.A distribuição espacial dos objetos multimídia 3.A distribuição temporal dos objetos multimídia 4.Os links (navegação inter-objetos) 5.Os conteúdos alternativos ( largura de banda, língua,... ) 6.As anotações

5 – Dados Multimídia - Vídeo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação 22 Mais Informações 1.Curso de SMIL, Didier Courtaud 1.Hélio Tutorial de SMIL