ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
Por: Ana Paula Zeverino
Políticas de Segurança Pública
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
PLANO DE GESTÃO.
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Ministério da Cultura.
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Albufeira, 11 de Novembro de 2006
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
Fabiano André Vergani
Caio G. Souza, Leonardo R. M. das Neves e Renan A. Lage
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
BragAtiva – Pratica Desporto
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Modelo de Excelência em Gestão
Cidadania Indicadores da.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
AS ÁREAS RESIDENCIAIS em espaço urbano
Congresso Internacional de Investigação Científica em Enfermagem IV Terceira, 5, 6 dez
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil
A valorização do património rural como factor de desenvolvimento local Jornadas Europeias do Património Sardoal, 24 de Setembro de 2010.
“NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA”
Conferência ‘As Empresas e a Regeneração Urbana’
Premissas Dados das Microrregiões.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
ESCOLA SECUNDÁRIA ALBERTO SAMPAIO TRABALHO ELABORADO PELAS ALUNAS:  Andreia Gonçalves  Francisca Costa  Inês Reigoto  Lídia Viana  Mariana Prata Uma.
PROGNÓSTICO.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Comissão Social da Freguesia de Moscavide Comissão Social da Freguesia de Moscavide Reunião CLAS 23 de Fevereiro de 2006.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora E SCOLA S ECUNDÁRIA A NDRÉ DE G.
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
INCUBAÇÃO: PRÁTICAS, TENDÊNCIAS E NOVOS DESAFIOS - INCUBADORAS EM REDE IERA - Incubadora de Empresas da Região de Aveiro III ENI – Encontro Nacional de.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
TERRITORIALIZAÇÃO.
O novo papel da Gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento Tania Zapata.
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010 Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos.
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010.
28 novembro IV ENPAR O que foi.
Os pólos de competitividade franceses – Mazé Maria José Torquato Chotil – 26 de março de Os pólos de competitividade franceses - O contexto - A.
O ano de 2013 foi instituído pelo Parlamento Europeu como o “Ano Europeu dos Cidadãos” tendo como lema: “Tem a ver com a Europa, tem a ver consigo. Participe.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES AGENDA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO.
COMBATER O DESEMPREGO Eurodeputada Sofia Ribeiro EURODEPUTADA SOFIA RIBEIRO.
EU CUIDO, EU LIMPO! CAMPANHA AMBIENTE E CIDADANIA.
Transcrição da apresentação:

ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade

Índice Águeda – Cidade – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada Às sextas na cidade Como pode o setor cultural organizar uma oferta integrada para a Cidade de Águeda?

ENQUADRAMENTO DINÂMICA CULTURAL DEBATE E REFLEXÃO | Tribuna Livre Índice Às sextas na cidade

ENQUADRAMENTO DINÂMICA CULTURAL DEBATE E REFLEXÃO | Tribuna Livre Índice Às sextas na cidade

Programa integrado de regeneração da cidade de Águeda ENQUADRAMENTO Objetivo Estratégico 1 – Competitividade económica. Fortalecimento do tecido empresarial garantindo um ambiente propício à inovação e o aumento do emprego; Objetivo Estratégico 2 – Valorização dos espaços urbanos. Criação de espaços públicos para todos, dotação de serviços que garantam o apoio à população ativa e parcerias para intervenções inovadoras no tecido e malha urbana aplicando o capital de inovação do tecido empresarial; Objetivo Estratégico 3 – Melhoria da qualidade de vida. Estímulo à prática desportiva e à utilização dos espaços públicos para o aumento do bem-estar da população, intervenções nos espaços adequando-os às necessidades dos grupos etários beneficiários. Objetivos estratégicos

Às sextas na cidade ENQUADRAMENTO  Águeda, cidade de suporte à Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI);  Águeda, cidade inclusiva;  Águeda, cidade do bem-estar, recreio e lazer, potenciando a utilização dos espaços da cidade de forma continuada e promovendo atividades orientadas para todos os grupos etários, nomeadamente no que se refere a atividades desportivas e promoção de hábitos mais saudáveis;  Águeda, cidade da cultura, estimulando novas expressões culturais e apoiando o elevado dinamismo cultural existente. Com base no associativismo e iniciativas existentes perpetuar Águeda como uma referência ao nível das artes. Programa integrado de regeneração da cidade de Águeda Objetivos operacionais

Às sextas na cidade ENQUADRAMENTO Programa integrado de regeneração da cidade de Águeda INTERVENÇÕES NO ESPAÇO CONSTRUÍDO INTERVENÇÕES NAS DINÂMICAS CULTURAIS Tipologia de intervenções

Às sextas na cidade Índice ENQUADRAMENTO DINÂMICA CULTURAL DEBATE E REFLEXÃO | Tribuna Livre

Em termos de desenvolvimento social, a Câmara Municipal de Águeda, promotora da Rede Social de Águeda, tem procurado combater, através da congregação de sinergias, os fenómenos de pobreza e exclusão social. Às sextas na cidade Cultura e comunidade DINÂMICA CULTURAL A cultura pode ser usada para renovar ou revitalizar os municípios, regiões ou mesmo países. Pode construir uma comunidade com uma identidade forte, fortalecer ligações, melhorar a qualidade de vida em todos os níveis socioeconómicos, e cativar as crianças e os jovens para a sua educação e para o seu meio ambiente. A cultura pode ser o catalisador para uma mudança positiva, associando todas as idades e comunidades. A diversidade pode ser abraçada pela cultura, construindo confiança e compreensão. A cultura pode agir como o motor económico que conduz os municípios ao crescimento e à prosperidade. Tradução Livre de: Making the Case for Culture, cultura cultura A cultura

Em termos de desenvolvimento social, a Câmara Municipal de Águeda, promotora da Rede Social de Águeda, tem procurado combater, através da congregação de sinergias, os fenómenos de pobreza e exclusão social. Às sextas na cidade Cidade de Águeda DINÂMICA CULTURAL A dinâmica cultural do concelho de Águeda é marcada pela diversidade de associações e eventos culturais, o que se tem refletido num acréscimo de valor em termos económicos, sociais, culturais e desportivos. Águeda tem progressivamente vindo a afirmar-se no mapa da atividade cultural. Atividades culturais em Águeda

Em termos de desenvolvimento social, a Câmara Municipal de Águeda, promotora da Rede Social de Águeda, tem procurado combater, através da congregação de sinergias, os fenómenos de pobreza e exclusão social. Às sextas na cidade Cidade de Águeda DINÂMICA CULTURAL Atividades culturais em Águeda

Às sextas na cidade Cidade de Águeda DINÂMICA CULTURAL  Na freguesia de Águeda estão sedeadas, entre outras, 14 associações sociais, 9 culturais e 4 desportivas;  Algumas das associações de Águeda têm um espetro de atuação e projeção supra concelhia.  Os eventos culturais da cidade têm cada vez mais projeção e conseguem captar mais público, especialmente na época de verão (ex. Agitágueda). Figura 12. Distribuição geográfica das associações a nível concelhio. Fonte: PDM de Águeda – Revisão, Figura 12. Distribuição geográfica das associações a nível concelhio. Fonte: PDM de Águeda – Revisão, Figura. Distribuição geográfica das associações a nível concelhio. Fonte: PDM de Águeda – Revisão, Alguns dados a reter

Às sextas na cidade Vozes DINÂMICA CULTURAL Figura 12. Distribuição geográfica das associações a nível concelhio. Fonte: PDM de Águeda – Revisão, Figura 12. Distribuição geográfica das associações a nível concelhio. Fonte: PDM de Águeda – Revisão, A cidade precisa que os agentes culturais a animem, que tragam pessoas, atividades, que a tomem como o seu palco. 2.Projetar não só para os de Águeda, mas para os de fora. Transformar Águeda num destino reconhecido pelos seus eventos e dinâmica. 3.Há uma grande concentração de atividades em determinadas épocas, não seria possível alargar a mais épocas do ano? 4.Os eventos que existem não são apelativos para todos os públicos. Não há eventos, atividades e espaços para os jovens! 5.Ao fim de semana não há ninguém em Águeda

Às sextas na cidade Desafios DINÂMICA CULTURAL Figura 12. Distribuição geográfica das associações a nível concelhio. Fonte: PDM de Águeda – Revisão, Figura 12. Distribuição geográfica das associações a nível concelhio. Fonte: PDM de Águeda – Revisão, Estimular a cidadania (“the sense of belonging”) na Cidade e no Concelho de Águeda – alinhar oferta e procura e assim captar públicos – cocriar. 2.Apostar na troca de experiências e na divulgação das mais diversas formas de arte em Águeda – apoiar, captar, desenvolver ideias. 3.Dar projeção à corrente cultural aguedense, tornando-a mais rica com as experiências de outros países ou regiões, criando um espaço cultural de projeção nacional e internacional com uma programação arrojada que insira Águeda na rede cultural europeia; 4.Definir um calendário de eventos anual, coordenado e adaptado às exigências da população e de diferentes públicos – Todo o ano, por público, animação, divulgação; 5.Identificar as diversas formas de comunicação existentes e aplicá-las de modo eficiente, captando mais públicos e promovendo a sustentabilidade do setor.

ENQUADRAMENTO DINÂMICA CULTURAL DEBATE E REFLEXÃO | Tribuna Livre Índice Às sextas na cidade

Que PÚBLICOS? Novos EVENTOS? Novas PARCERIAS? Como COORDENAR agendas? DEBATE E REFLEXÃO