O PROCESSO DE INTEGRAÇÕES NA PORBASE Dulce Fontes, Biblioteca Nacional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
Advertisements

Visão Geral Portal das Finanças. Declarações Electrónicas Portal das Finanças Agregação e evolução Portal das Finanças Agregação.
Tecnologia de Apoio à PORBASE Novos serviços e experiências José Borbinha Direcção de Serviços de Inovação e Desenvolvimento Biblioteca.
© 2003 Mind – Software Multimédia e Industrial, SA – Reprodução ou redistribuição não autorizada. Todos os direitos reservados. 1 Apresentação da MIND.
Seminário Internacional sobre Digitalização: Experiência e Tecnologia 11 de Maio de 2004 | Biblioteca Nacional | Lisboa – Portugal ARQUIVO DIGITAL DE ARTE.
Novas Tecnologias ao Serviço da PORBASE Jornadas Porbase 11 de Dezembro de 2003.
Perspectiva de uma Biblioteca de Depósito
CONTROLO DE AUTORIDADE NA PORBASE:
Maria Luísa Santos BN/DP PORBASE – BASE NACIONAL DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS Crescimento e conteúdo da base de dados.
Escolha de um software para a biblioteca do IEE
Criando corpora pessoais Corpógrafo – presente e futuro
Ferramenta de ensino on-line
RC-JP Maio 2006 ERPOR Envio de Registos para a PORBASE Rui Carvalho
Livro de Ponto Automático e Controlo de Assiduidade
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA.
Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet
INDICE SAIR Editar um Teste Criar um Referendo Gerir a Disciplina
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Metadados.
Catálogo da Biblioteca Guia de utilização Fundação Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Biblioteca 2009.
Microsoft Access Carlos Sebastião.
LOGO Novos Paradigmas Integração e Visualização da informação Filipe MS Bento – Novembro 2008.
Pesquisa Bibliográfica na Biblioteca Escolar
OAIster. A OAIster disponibiliza textos completos de artigos, dissertações, teses, imagens, vídeos e arquivos de áudio em várias línguas abrangendo todas.
Videoflow - os grandes objectivos Desenvolver um sistema inovador de arquivo de vídeo, recorrendo como infra-estrutura de armazenamento, ao formato standard.
Catálogo da Biblioteca Guia de utilização Fundação Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Biblioteca 2011.
Ministério Público do Mato Grosso do Sul
FORMAÇÃO SIG vs SNC A Adaptação do SIG ao Sistema de Normalização Contabilística Coimbra, 22 de Dezembro de 2009.
Siscomex Exportação web
Extranet GRD – Guia de Remessa de Documentos
Tarefa 02 Visual Studio 2005 Visual C# Programa Hello World.
Dissertação de Filipe Ferreira // Infor LN Infor LN – Object Data Management Módulo de Gestão Documental Filipe Ferreira 8 de Março.
a nova Tabela de Autoridade
Projecto APEL Digital Com o apoio de:Parceiro:. Projecto APEL Digital •Este projecto visa a substituição de processos manuais no tratamento e disponibilização.
Relacionamento de Bases de Dados na ANS
9ª JORNADAS PORBASE, 2003 O UNIMARC num contexto de cooperação evolução do formato Rosa Maria Galvão Direcção de Serviços de Colecções e Acesso.
Moodle. Actividade 5 Mostrar um directório:. 1 – Clique em Activar modo de edição. 2 – No bloco central em Adicionar um recurso escolha a opção Mostrar.
Conceito Configurações Informações utilizadas no cálculo Recursos existentes Conceito Configurações Informações utilizadas no cálculo Recursos existentes.
UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
COLETA DO QUADRO RESUMO
Ferramentas para o controlo de qualidade da informação bibliográfica Nuno Freire INESC-ID.
GESTÃO DE FICHEIROS ÍNDICE Pág. I.Instalação do Software 2 II.Selecção de Empresas / Manutenção de Empresas 5 III.Criação da Base de Dados (Clientes,
Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo
10 as Jornadas PORBASE Biblioteca Nacional, de Maio de 2006 ACTIVIDADE NORMATIVA NO ÂMBITO DO DITED MARGARIDA LOPES
Ferramenta de ensino on-line. O que é o moodle? É um pacote de software para produzir disciplinas baseadas na Internet, e sítios Web, sendo possível disponibilizar.
Ferramenta de ensino on-line Este apresentação foi adaptada de um documento produzido por José Oliveira.
Controle de Validação Profº. Enrique Pimentel Leite de Oliveira
Manual Sistema Stratec
CDI escola superior de educação Instituto Politécnico de Coimbra Margarida P. Oliveira Abril, 2009.
Catálogo Colectivo Ponto da situação em SIBUL Sumário Catálogo Colectivo 1.Dados gerais – Resumo 2.Registos bibliográficos e existências.
APS Assessoria de Projetos e Soluções. Completar a etapa de testes identificando eventuais falhas(dentre os critérios de avaliação) e identificando possíveis.
CNAB – CNR Andréia M. Sanson Corat Jorge Orlando Schenfeld
Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina – SEF/SC Indra Politec Módulo Controle Interno Diretoria de Auditoria Geral Maio 2015.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
Sistemas de Informação
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO FOLHA DE CÁLCULO PREENCHIMENTO DE DADOS.
Como criar um blogue no Blogger Margarida Correia.
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
PORBASE 5 Versão 1.6. Módulos do PORBASE 5 Estatísticas, Administração, Difusão de Informação, Actualizações Online Outros Módulos:
© Todos os direitos reservados para Icatu Seguros S/A Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, arquivada ou transmitida de nenhuma.
Financeiro - Boleto : Remessa e Retorno
SIPRO DITEC/GINF/SDS. Estrutura e Recursos: Sistema desenvolvido em Delphi 6.0; Interface Gráfica; Banco de Dados IBM DB2; Acesso disponível a todas as.
Unimed Belém TISS Unimed Belém – 7 Novembro 2007.
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
Os metadados para a produção de revistas eletrônicas do Portal PEPSIC usando XML e bases de dados Cisis com metodologia SciELO Teresa Cristina Peres
Principais Processos WMS Entrada Expedições Reabastecimento Inventário Cadastros.
Maria do Carmo Santos / Maria Joaquina David
Transcrição da apresentação:

O PROCESSO DE INTEGRAÇÕES NA PORBASE Dulce Fontes, Biblioteca Nacional

PORBASE - Base Nacional de Dados Bibliográficos O processo de integrações na PORBASE É uma base de dados cooperativa Tem actualmente 164 bibliotecas cooperantes Tem mais de registos bibliográficos Tem mais de registos de exemplar (cotas)

O processo de integrações na PORBASE

IRIS – funcionalidades: 1. Conversão de ficheiros segundo o sistema proveniente (aplicação de conversores) 2. Produção de relatórios 3. Correcções automáticas e aplicação de filtros 4. Detecção de registos duplicados 5. Integração de registos bibliográficos e de exemplar na PORBASE

Conversores: O processo de integrações na PORBASE Uniformizam algumas características dos ficheiros recebidos: caracteres de repetição de campos e subcampos limpeza de pontuação conversão para o código de página da PORBASE (caracteres acentuados)

O processo de integrações na PORBASE Produção de relatórios (através da ferramenta MANGAS) 1.Relatórios de conteúdo: reporta aspectos estatísticos que caracterizam o lote 2.Relatórios de erros: reporta os erros de UNIMARC

O processo de integrações na PORBASE a.Tipos de material catalogado b. País de Publicação c.Língua de Publicação d.Classes CDU e.Datas de Publicação 1.Relatório de conteúdo

2. Relatório de erros O processo de integrações na PORBASE a.Preenchimento incorrecto da Etiqueta de Registo b.Campos, subcampos e indicadores obrigatórios não preenchidos c.Campos, subcampos e indicadores indevidos d.Repetição indevida de campos e subcampos e.Preenchimento incorrecto de indicadores f.Preenchimento incorrecto de subcampos

O processo de integrações na PORBASE  Limpeza de campos não utilizados na PORBASE (campos de uso local);  Remoção dos campos e subcampos vazios e dos campos 035  Correcção e /ou adição dos subcampos $v e $z do campo 675  Correcção e /ou adição do campo 801  Correcção do subcampo $l do campo 966  Correcção do campo 100 e etiqueta de registo  Correcções de códigos de língua e país Operações de correcção (através da ferramenta MANGAS)

O processo de integrações na PORBASE  Adição do campo 001 (035 na PORBASE ): Identifica cada registo dos cooperantes Operações de correcção (continuação) sigla + lote + data

O processo de integrações na PORBASE  Filtro de registos analíticos  Filtro de registos com campos do bloco 4XX Aplicação de filtros (através da ferramenta MANGAS)

O processo de integrações na PORBASE

Detecção de registos duplicados Comparação de cada registo com toda a PORBASE através da aplicação de regras pré-estabelecidas de análise

O processo de integrações na PORBASE

Detecção de registos duplicados Dá origem a 3 lotes de registos: 1.Duplicados 2.Possíveis duplicados 3.Novos

O processo de integrações na PORBASE Detecção de registos duplicados Com exemplares duplicados Com exemplares novos 1.Lote de registos duplicados: os novos exemplares são adicionados ao duplicado na PORBASE

O processo de integrações na PORBASE Detecção de registos duplicados Aguardam verificação Com exemplares duplicados Com exemplares novos 2.Lote de registos possíveis duplicados:

O processo de integrações na PORBASE Detecção de registos duplicados Aplicação do filtro de nível mínimo 3.Lote de registos novos:

O processo de integrações na PORBASE Filtro de nível mínimo Estrutura do formato UNIMARC Campos e subcampos definidos como essenciais para a cooperação

O processo de integrações na PORBASE Dá origem a 2 lotes de registos: Aplicação do filtro de nível mínimo (através da ferramenta MANGAS) 1.Registos novos que não correspondem ao nível mínimo 2.Registos novos que correspondem ao nível mínimo os registos que correspondem ao nível mínimo são integrados na PORBASE

O processo de integrações na PORBASE IRIS Processamento dos lotes 1. Processo Teste 2. Processo Corrente 3. Processo das Bases Completas (ainda em fase de teste)

O processo de integrações na PORBASE

Dulce Fontes, O processo de integrações na PORBASE Obrigada!