Classificação Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Dra Maria Luiza de Almeida Campos
Advertisements

ELETRICIDADE É o ramo da Física que estuda os fenômenos relacionados às Cargas Elétricas. a) Eletrostática - estuda as Cargas Elétricas em repouso. b)
Prof. Leonardo Queiroga
Taxonomia Alberto Elizabete Ernesto Ivan Lillian Marcio Patricia
Um vocabulário para a interpretação
Prof. Azenaide A. S. Vieira Prof. Luciana B. O. Catarino
Plano de Trabalho Docente
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
Grupo de Pesquisa Ontologia e Taxonomia
Introdução a diagrama de classes e UML
Filosofia
Taxonomia Profa. Lillian Alvares,
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
HISTÓRICO Primeiras bibliotecas : Mesopotâmia
Tesauros José Antonio M. Nascimento.
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Modelagem de dados e representação da informação
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
Piaget: linguagem e as operações intelectuais
Taxonomia Profa. Lillian Alvares,
Teoria Geral dos Sistemas 2
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
Tipos de Sistemas de Organização do Conhecimento
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Transdisciplinaridade, pluridisciplinaridade e multidisciplinaridade
Grupo D Patrícia Martins Tatiana Leitão Telma Veríssimo
INTRODUÇÃO ÁS BASES DE DADOS
Custeio por Absorção Prof. Carlos Alexandre.
Construindo tesauros Prof. José Antonio M. Nascimento.
TEORIA DO CONCEITO A Teoria do Conceito possibilitou bases mais sólidas para o entendimento do que consideramos conceito para fins de representação/recuperação.
Classification in Object-Oriented Systems Peter Wegner Carlos Eduardo da Silva César Frederico dos Santos.
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.

Vocabulários Controlados
Ontologias Profa. Lillian Alvares
Análise e Projeto de Sistemas
Análise de Sistemas de Informação
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Kant e a Crítica da Razão Pura
Prof. Silvestri – todos os direitos reservados SISTEMAS DISTRIBUIDOS Aula 5 Eduardo Silvestri
UML Diagrama de classes.
SISTEMAS DISTRIBUIDOS Aula 4
CULTURA JURIDICA.
Projeto Orientado aos Objetos Prof. Wolley W. Silva
Análise Orientado aos Objetos Prof. Wolley W. Silva
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Introdução a Banco de Dados Aula 04
Teoria Geral dos Sistemas
Homem X Comunicação.
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
Fundamentos de linguagens de programação
Os Formalismos de Representação do Conhecimento Primeiros estudos: Ontologia e Terminologia.
Tesauro, Taxonomia e Ontologia: uma evolução?
Para entender as linguagens documentárias
Projeto de Banco de Dados
Palavras-Chaves Linguagem gráficas e utilizações de símbolos.
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de Ciência da Informação Gestão da Informação Recomendações para o desenvolvimento.
Diagrama de Classes Herança Dependências.
Mecanicismo cartesiano
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Análise e Design de Software Site:
O N E O P O S I T I V I S M O Objetivos
Projecto de Lista de Encabeçamento de Matérias Culinária Unidade Curricular: Análise da Informação II Docente: Doutora Ana Terra Diana Oliveira ( )
Tratamento Temático da Informação
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
Informação documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
Análise e Projeto de Sistemas Análise & modelagem conceitual Prof. Edjandir Corrêa Costa
Aula Origens da Linguagem Documentária Documentação (déc. 50 a 70) crescimento do conhecimento científico e tecnológico Dificuldades para armazenar.
Transcrição da apresentação:

Classificação Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília

Introdução A ação de classificar é intrínseca ao homem Desde a antiguidade, a preocupação em classificar e organizar todo e qualquer material em mãos O hábito de classificar é realizado, muitas vezes, de maneira inconsciente

Definição Classificar é... ... dividir em grupos ou classes, segundo as diferenças ou semelhanças. É dispor os conceitos, segundo suas semelhanças ou diferenças, em certo número de grupos metodicamente distribuídos.

Conceitos Os sistemas de classificação bibliográficos são conhecidos por possuírem relações hierárquicas entre os conceitos. No entanto, com a evolução dos mesmos, estes foram adquirindo relações semânticas entre os conceitos.

Conceitos As classificações bibliográficas tiveram origem nos modelos de classificação filosóficos e ... ... foram criadas com o objetivo de organizar os documentos nas estantes e as referências ou fichas bibliográficas nos catálogos.

Conceitos Os sistemas de classificação bibliográficos mais conhecidos são: Classificação Decimal Universal (CDU) Classificação Decimal de Dewey (CDD) Classificação do Congresso dos Estados Unidos (Library of Congress Classification) Classificação Facetada

Classificação Facetada A classificação facetada representou uma ruptura com a metodologia vigente para elaborar sistemas de classificação. As classificações existentes até então uniam os assuntos, basicamente, por meio de relacionamentos hierárquicos.

Classificação Facetada Ranganathan evidenciou a necessidade de elaboração de esquemas de classificação que ... ... pudessem acompanhar as mudanças e a evolução do conhecimento, classificando o mesmo em grandes classes e conceitos básicos, ou elementos, de acordo com certas característica

Classificação Facetada É uma fragmentação de um assunto em suas partes constituintes: PMEST Personalidade: distingue um assunto Matéria: material físico do qual um assunto pode ser composto Energia: ação que ocorre em torno de um assunto. Espaço: componente geográfico da localização de um assunto Tempo: período associado com um assunto

Princípios Classificatórios Os sistemas de classificação utilizam diversos elementos para a organização e representação do conhecimento. Essas características utilizadas nas classificações e em outras linguagens documentárias que se ocupam da organização e recuperação de informações são oriundas dos mais diversos campos do saber e passaram por um aprofundamento teórico-conceitual ao longo dos anos.

Princípios Fundamentos essenciais utilizados na classificação: Categorização Diferenciação entre termos e conceitos Estabelecimento de hierarquias Multidimensionalidade dos termos

Categorização

Categorização Categorização é um processo mental de dividir os conceitos em grupos gerais ou categorias amplas ... .... compreendendo certos componentes que compartilham similaridades em termos de atributos num dado contexto.

Categorização e Classificação As categorias são elementos agregadores que reúnem os conceitos mais altos de um sistema de classificação... ....permitindo a visualização de uma área como um todo.

Estrutura de Representação As categorias fundamentais, funcionam como o primeiro corte classificatório. Numa estrutura classificatória, esse primeiro corte é extremamente importante, uma vez que é ele quem determina a estrutura de representação da classificação.

Extensão e Compreensão As categorias indicam duas propriedades lógicas: a extensão e a compreensão. Quanto maior a extensão de um termo, menor sua compreensão,... ....e quanto maior a compreensão, menor a extensão.

Objetivo O objetivo de se estabelecer categorias para a elaboração de estruturas conceituais é.... ..... possibilitar que se classifiquem todos os conceitos de forma não ambígua por meio de suas características essenciais.

Atribuir um predicado a algo ou alguém, por isso.... .... somente quando a entidade é classificada corretamente e suas características essenciais são identificadas que podemos dizer que a conhecemos.

Termo e Conceito

Para entendermos as relações existentes em qualquer linguagem documentária é imprescindível a distinção entre termo e conceito.

Termo: A unidade de comunicação que representa o conceito e pode ser constituído de uma ou mais palavras, uma letra, um símbolo gráfico, uma abreviação, uma notação.

Conceitos podem ser representados por apenas uma palavra ou por uma expressão, desde que essa expressão designe um único conceito. Exemplo: Ciência da Informação, representa o conceito de apenas um objeto, e apesar de ser composto por duas palavras, é representado por um termo.

Desse modo, para entendermos termo, é necessário conhecer a definição de conceito.

Relacionamento Hierárquico

Relações Hierárquicas As relações hierárquicas surgem da necessidade de estabelecer os mais diversos tipos de relações. Há hierarquia entre dois conceitos quando eles são próximos.... ... mas um deles possui uma característica a mais que o outro.

Relações Hierárquicas Um relacionamento hierárquico pressupõe que um conceito específico... .... é a extensão de um conceito mais amplo... .... sendo que este conceito específico possui todas as características do conceito mais amplo e uma característica a mais que o diferencia.

Relação entre classes e subclasses Num sistema de classificação hierárquico há classes que são subdivididas em subclasses, que também são divididas em unidades subseqüentes, sempre agregando uma característica ou propriedade particular que a distingue da classe posterior.

Relação entre classes e subclasses Essa relação de subordinação entre as classes e suas subclasses forma os conceitos de: Subordinação Superordenação Coordenação

Subordinação Ocorre das subclasses em relação à classe a qual se encontram relacionadas.

Superordenação Ocorre das classes em relação às suas subclasses

Coordenação Ocorre nas classes no mesmo nível

Relacionamentos Hierárquicos Os relacionamentos hierárquicos são divididos em: Relacionamento gênero-espécie Relacionamento partitivo Relacionamento polihierárquico

Relacionamento Gênero-Espécie O relacionamento hierárquico gênero-espécie é aquele onde todo conceito que pertence à categoria da espécie é parte da extensão do conceito do gênero. Por exemplo, a macieira (espécie) é um tipo de árvore (gênero).

Relacionamento Partitivo Tratam das relações entre o todo e suas partes. Esse tipo de relacionamento não se confunde com a relação gênero- espécie, pois na relação partitiva, o conceito da parte depende do conceito do todo. Não podemos definir um “motor de automóvel” antes de definirmos “um automóvel”. Por exemplo: a instalação hidráulica de um edifício faz parte do edifício, mas não é da mesma natureza, ou seja, não é um tipo de edifício.

Multidimensionalidade Ou Polihierarquia

Polihierarquia A multidimensionalidade ou polihierarquia significa que um assunto pode ser classificado em hierarquias diferentes. Essa perspectiva permite classificar os domínios por meio de diversas categorias e facetas, possibilitando a organização dos conceitos.

Polihierarquia Permite a simultaneidade de critérios classificatórios... ..... sem incorrer em erros da “classificação cruzada”.... .... porque o que muda é a estrutura do sistema.... ... que passa a aceitar a convivência de subdivisões de naturezas diferentes dentro de cada assunto

Polihierarquia A multidimensionalidade permite que um mesmo termo específico possa estar subordinado a mais de um termo genérico.

Exemplo O termo “matéria-prima: Área financeira: item de custo Área de produção: insumo O termo “matéria-prima” aparecerá ligado a dois termos genéricos. O que define a sua relação são as ligações semânticas estabelecidas na estrutura conceitual na qual está inserido.