Alberto Silva. DR. ALBERTO SILVA ATRAÇÃO - EXCITADO - SONHADOR - APRENDIZADO DO OFÍCIO - DESILUSÃO - A EXCITAÇÃO MORRE EQUILÍBRIO - QUESTIONAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O STRESS PRODUTIVO.
Advertisements

CRITÉRIO DAS ESTRELINHAS94º º A NOSSA 2ª MUDANÇA (LIDERANÇA BASEADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL)
SUA CARREIRA É SUA RESPONSABILIDADE!
Treinamento para Casais
YOU NEEDED ME Você precisa de Mim ....
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Edições Melhoramentos - Biblioteca de Educação
Emprego x Carreira O grande dilema !.
Seguir carreira publica seguir carreira em companhias privadas ou abrir sua própria empresa O que fazer ? br strategi 3.
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Bagagem Paulo Valzacchi Este PPS não tem senha de segurança,
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Para refletir... e mudar!!!.
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Uma carta de GLORIA MAYFIELD!!!!!
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
Ajude – me!!.
SAÚDE DAS RELAÇÕES FAMILIARES
Por que lemos a Bíblia, hoje?
A importância do Empreendedorismo na vida pessoal e profissional!
Atividade – Filhos - Netos
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
O próprio Deus nos chama à liderança.
População: hab Promover o desenvolvimento integral da criança desde sua concepção até os 6 anos, priorizando a faixa etária de 0 à 3 anos, orientando.
SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ
Principais telas PowerPoint extraídas do livro) www
By Geraldo RosaSJCampos - SP 31/10/2007 CASAR-SE DE NOVO... Arnaldo Jabor.
A palavra conviver originou-se
Preparação e Planejamento.
De sempre o melhor... Para refletir e mudar... E o melhor virá!
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Conselhos aos IDOSOS.
Problemas? Oba! Autor:Roberto Shinyashiki
45 Lições Que A Vida Me Ensinou..
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Mobilizando seus colegas de trabalho
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSE PROFESSORA COORD JACIRA DE SOUZA FERRAZ
LIDERANÇA E COMPETÊNCIAs
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Escola Seac- Escola de Educação Profissional Prof: Nilzo Machado
10 Quando os filhos se vão. 10 Quando os filhos se vão.
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego
Oficina de Motivação.
By Búzios Slides Para refletir... e mudar!!! Automático.
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Empreendedorismo.
Dicas para se tornar um profissional de sucesso Stefi Maerker.
Psic. Rosângela G. Loureiro
A GRANDE FAMÍLIA Prepare-se para lidar com a ansiedade que ronda a vida de todo mundo que vive – ou acompanha – a epopéia de um vestibular.
Pesquisa de Satisfação Agentes de atendimento Fevereiro
As fases de Ericson relativas a etapa adulta
BOA NOITE.
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
Conheça nossa turma que irá acompanhar você durante todas as atividades:
Educação Financeira para crianças e Jovens
Depressão pós-férias: como superar o problema e seguir adiante O material a seguir foi elaborado com base nas dicas apresentadas pelo administrador e consultor.
BEM VINDOS UNIDADE PINK FAMILY & CONVIDADOS.
O que é felicidade?.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
Organização do tempo DEUS FAMÍLIA CARREIRA
ENTENDA A SUA EMPRESA Para Construir Sua Vida Profissional Numa Empresa Você Precisa Entender Como Ela Funciona, Quais São Suas Regras Internas e Como.
Transcrição da apresentação:

Alberto Silva

DR. ALBERTO SILVA ATRAÇÃO - EXCITADO - SONHADOR - APRENDIZADO DO OFÍCIO - DESILUSÃO - A EXCITAÇÃO MORRE EQUILÍBRIO - QUESTIONAR SONHO/REALIDADE - DÚVIDAS - DESILUSÕES TOCA-TOCA - GOSTA DO QUE FAZ - EMPOLGADO EM FAZER COISAS NOVAS - TRABALHA 12 A 14 HORAS/DIA - OS MAIORES AVANÇOS NA CARREIRA (SALÁRIO - PROMOÇÕES - STATUS) - PODE FICAR ARROGANTE - RECUSA-SE A OUVIR OU SENTIR - EMPOLGADO COM O SUCESSO (ARROGÂNCIA) - ÀS VEZES ATÉ CRUEL - STRESS, INFARTE, CRISE FAMILIAR REGRAS PLENITUDE - FORMULAR REGRAS-LIMITES - LIMITAR TRABALHO - CONFLITO: SUAS NECESSIDADES E AS DA FIRMA - UM POUCO DE STRESS TAMBÉM ESTÁVEL -PLENITUDE DA CARREIRA - EQUILÍBRIO DAS REGRAS - TRABALHA MENOS E PRODUZ MAIS - ENRIQUECIMENTO DA VIDA PESSOAL - MONOTONIA INICIAL - TRABALHO REPETITIVO - MAIS LIGADO A FAMÍLIA - MAIS LIGADO A VALORES RELIGIOSOS - INTEGRADOR - OUVINDO MAIS - COMPREENDENDO MAIS SENTADO NOS LOUROS DA VITÓRIA - REPETITIVO - POUCO MOTIVADO - AVESSO A MUDANÇAS - CURTINDO O QUE FEZ NO PASSADO O CUMPRIDOR DE ORDENS - MONOTONIA - DEPRESSÃO -DESMOTIVAÇÃO anos APOSENTADORIA - DEPRESSÃO 30 a 35 anos 18 a 20 anos 40 a 45 anos 55 a 60 anos

Para a consultora Cecília Shibuya, a coisa mais importante é ter percepção de si mesmo. Diretora da Shibuya Prática Consultoria Empresarial, empresa que trabalha com preparação para a aposentadoria e pós-carreira, entre outros focos, ela considera que a fase deve ser, sim, muito bem trabalhada. “Se você não se preparou, deve procurar uma ajuda profissional para auxiliar. Tenha a sabedoria de buscar uma consultoria, por exemplo, que vai redirecionar os seus caminhos.” Ela sugere que ter uma rotina, uma agenda – ainda que flexível – é uma ideia interessante. “Não são férias eternas. As pessoas precisam entender que é uma nova fase, não pode se iludir. No pós-carreira, tudo tem de valer a pena. Você tem de aliar o que você gosta com as pessoas que você gosta, tendo realização pessoal e social. Esse é o caminho”, conta a especialista, que enumera algumas atitudes fundamentais para que todos tenham uma aposentadoria feliz: 1º – Entender que ficar sem fazer nada o tempo todo não vai trazer felicidade; 2º – Resgatar laços afetivos; 3º – Saber o quanto você tem de potencial e não ficar na postura de vítima; 4º – Ter alimentação saudável e fazer exercícios físicos; 5º – Procurar fazer parte de alguma associação; 6º – Fazer uma programação das atividades (alguns horários e certas rotinas são importantes). E ela conclui: “Aposentadoria é um prêmio ou um castigo, dependendo daquilo que eu faço.”

Brigas e desentendimentos “É esperado que no início dessa nova fase existam conflitos e desentendimentos entre o marido e a mulher. É preciso um ajuste diário e muita paciência nesse período de transição”, 1. Ficar de pijama o dia inteiro 2. Ficar sentado no sofá assistindo televisão por horas 3. Mulher reclamar da falta de iniciativa do homem para ajudar a arrumar a casa 4. Homens ou mulheres que invadem o campo do outro em suas principais atividades, deixando o cônjuge confuso em seu senso de valor e competência 5. Superproteção dos netos ou a falta de limites 6. Bebidas alcoólicas em excesso 7. Deixar a casa bagunçada, como uma toalha molhada na cama ou chinelo fora do lugar 8. Impor regras de afazeres 9. Proibir saídas ou dificultar que o cônjuge tenha atividade externa 10. Falta de atenção em conversas

Hoje em dia, os aposentados têm um leque muito grande de atividades que ajudam a diversificar a rotina :  Fazer cursos de informática ou pintura,  Praticar exercícios físicos leves ao ar livre,  Aprender dança de salão e participar de um coral, São boas sugestões para ocupar o tempo com atividades divertidas e prazerosas. Mas o casal não deve se esquecer de que cada um deve ter a sua atividade. “Ocupações individuais são um bom antídoto para o marasmo e para o sentimento de inutilidade”. 1ª DICA: Ocupar o tempo de forma leve e prazerosa

2ª DICA: Enfrentar a nova fase com planejamento Estipule um novo projeto de vida, baseado em atividades que tragam prazer e sentido aos dois, de forma a realizar sonhos e desafios mais simples. Crie amizades e ocupações que levem a uma convivência social com pessoas que estejam na mesma fase de vida que vocês.

3ª DICA: Faça economia É importante se preparar economicamente antes de se aposentar. Fazer planos de aposentadoria privada ajuda a guardar dinheiro para aproveitar depois. Com as economias, o casal pode viajar ou realizar outras atividades sem se preocupar com os gastos.

4ª DICA: Os filhos não devem invadir a privacidade do casal Os filhos não devem dar palpites, tomar decisões pelos pais, fazer com que eles mudem de casa ou obrigar que todos morem juntos. O casal deve ter sua casa, suas próprias atividades e decisões rotineiras. Os filhos devem cooperar e estimular a independência e a autonomia dos pais. A longevidade é um fato mundial e o envelhecimento deve ser encarado como uma fase da vida com sua peculiaridades.

5ª DICA: Procurar ajuda profissional se houver sérios conflitos Com a aposentadoria, é necessário atualizar o relacionamento e reformular a relação. Quando o casal não consegue fazer isso sozinho, é recomendado procurar ajuda profissional.

1 – Mais ativas e dispostas que no passado. 2 – São mais próximas de suas filhas ou filhos. 3 – São muito mais afetivas não só com os filhos como com os netos. 4 – Mesmo tendo uma atividade profissional, se desdobram para dedicar parte do tempo aos netos.

1 – Prolongamento do período de adolescência dos filhos (Dependência econômica junto aos pais). 2 – Aumento da idade média do casamento e da maternidade. 3 – Liberalização dos costumes com atividade sexual precoce podendo levar a gravidez precoce. No Brasil 20% das gestantes são adolescentes.

1 – Mães profissionais de alto nível ou em busca dele. - Trabalham quase sempre em tempo integral. - Precisam deixar seus filhos em berçário, creches, escolinhas ou babás.(Custo alto). 2 – Mães jovens, cursando escola ou faculdade, dependentes economicamente da família. A quem recorrer ? Aos avós.

1 – Quando os avós viram cúmplices dos netos. 2 – Quando os avós interferem nas decisões dos filhos. 3 – Quando o pai é colocado de escanteio. 4 – Quando a avó paterna se sente excluída. 5 – Quando as avós viram empregadas dos filhos.

1 – Dê o exemplo. 2 – Ajude nos estudos. 3 – Participe da vida escolar. 4 – Vá à reuniões de pais quando necessário. 5 – Leve a eventos culturais. 6 – Ensine algo que você domine. 7 – Leia para seus netos. 8 – Proponha jogos educativos. 9 – Seja presente. 10 – Passe sua experiência de vida.

Tânia Zagury : Sobre como amadurecer um filho-canguru, para que assuma a vida adulta (“Encurtando a Adolescência”) : 1. Fazendo com que tenham direitos e deveres; 2. Mostrando que são capazes de assumir responsabilidades; 3. Estabelecendo regras democráticas de convivência; 4. Fixando limites sempre que necessário; 5. Deixando que assumam, à medida que crescem, cada vez mais tarefas que lhe são próprias; 6. Tornando-os coparticipantes das decisões e medidas do dia-a-dia da família; 7. Ouvindo sua opinião e consultando-o sobre problemas que estejam afetando a família; 8. Estimulando-o a colaborar toda vez que a família se envolver em causas sociais, como doações e contribuições com alimentos e roupas para orfanatos e campanhas assistenciais; 9. Estimulando-o a ser financeiramente independente, estabelecendo primeiro uma mesada que deverá ser gerida por ele; 10. Incentivando-o a executar atividades e trabalhos, mesmo que temporários, que lhe rendam algum dinheiro;

Frederick Douglass Frederick Douglass, pseudônimo de Frederick Augustus Washington Bailey foi um abolicionista, estadista e escritor estadunidense