TENDÊNCIAS DE ESPAÇOS DE FORMAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COM O USO DA WEB Patricia Thoma Eltz Dra. Patricia Brandalise Scherer Bassani – Prof. Orientadora.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Encontro com professores
Informática na Educação
Claudia Cristina Muller
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Fundação Roberto Marinho
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
ATAC III AMBIENTES TECNOLÓGICOS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação.
NÚCLEO DE TECNOLOGIA GD DAS TICS 2011
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
Contexto de Educação a Distância
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
Programa Trainee 2010.
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Mídia Kit Dezembro de 2013.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
MOOC – Massive Open Online Course
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
O AVA precisa ser uma obra aberta, onde a imersão, a navegação, a exploração e a conversação possam fluir na lógica da completação Um AVA é uma organização.
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Licenciatura em Pedagogia a Distância
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
OBJETIVOS Objetivo Geral
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
Ensinar e aprender em/na rede: criando ambientes de aprendizagem na web Patrícia B. Scherer Bassani.
Aprendizagens em Arte Coordenadora
OFICINAS ON-LINE DO ENTRE NA RODA: uma ação colaborativa Cleide M. Santos Muñoz – Cenpec – Fernanda da Silva.
Prof. Dr. Vinicius Ponte Machado
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Cultura digital na educação:
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
MÍDIAS EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL. Minha infância foi basicamente com as mídias de massa: televisão, rádio, jornal e revistas impressas. Na adolescência,
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
A categorização das funcionalidades do ambiente virtual ROODA Caroline Bohrer do Amaral Lúcia Barros de Souza Co-autora: Maria Carolina Colombo Orientadora:
Profa. Dra Stela C Bertholo Piconez Pós-graduação da Faculdade de Educação - USP Ambientes virtuais, Letramento Digital e a convergência de Mídias.
TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

TENDÊNCIAS DE ESPAÇOS DE FORMAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COM O USO DA WEB Patricia Thoma Eltz Dra. Patricia Brandalise Scherer Bassani – Prof. Orientadora Feevale – RS

Inicialmente: Entende-se que a efetiva aplicação das diferentes ferramentas da web no contexto educativo perpassa pela apropriação tecnológica do professor, tanto no que se refere às habilidades básicas para uso das TICs quanto a vivência na/em rede, de forma a compreender os processos de aprendizagem coletiva.

Para tanto, Entende-se que um processo de formação de professores a distância que explore os processos de interação a distância por meio de diferentes ferramentas web pode impulsionar o desenvolvimento pessoal (conhecer e usar a rede/internet) e desenvolvimento profissional (conhecer a usar a rede/internet nos processos educativos).

Objetivo do estudo: Apresentar um panorama dos trabalhos em desenvolvimento na área de formação de professores na modalidade a distância, a fim de identificar o ambiente virtual de aprendizagem utilizado no processo de formação.

Questão problema: Que tipo de ambientes vêm sendo utilizados nos processos de formação de professores a distância?

Processo de pesquisa: Seminário Nacional de Inclusão Digital (SENID 2013 e 2012) Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2013 e 2012) Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD 2013 e 2012) Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED 2012) Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE 2013 e 2012).

Artigos analisados: Foram analisados 984 artigos publicados nos eventos 253 artigos publicados na revista RENOTE (Volumes 10 e 11). Total: 1237 artigos.

Evento e ano Artigos pesquisados Artigos encontrados e relacionados com formação de professores na modalidade à distância SENID SENID SBIE SBIE ESUD ESUD CIAED RENOTE RENOTE Total

Evento e ano Artigos encontrados e relacionados com formação de professores na modalidade à distância Artigos com questões práticas de formação de professores a distância SENID SENID SBIE SBIE ESUD ESUD CIAED RENOTE RENOTE Total12750

No evento SENID (2012 e 2013) Foram encontrados 02 artigos, ambos de formação continuada de professores, porém um organizado na plataforma Moodle, com atividades de wiki e outro utilizando recursos digitais como: GoogleDocs, Facebook e Youtube.

No evento SBIE (2012 e 2013) Encontramos 02 artigos, ambos também de formação continuada de professores, porém um organizado na plataforma Moodle e outro na plataforma E-proinfo. Um destes indica uma organização para além do ambiente, utilizando também recursos digitais como GoogleDocs, Skype, MSN e Facebook.

No evento ESUD (2012 e 2013) Encontramos 17 artigos, sendo 08 sobre formação continuada de professores e 09 sobre formação inicial de professores. Destes, 16 estão organizados em ambientes virtuais de aprendizagem, como Moodle, Rooda ou E-proinfo. Apenas um artigo indica a organização da formação de professores com recursos digitais como: blog, Twitter, Facebook, Slideshare, Wikipédia e GoogleDocs.

No evento CIAED (2012) Encontramos 05 artigos, sendo 02 de formação inicial de professores e 03 de formação continuada. Destes, 04 estão organizados em ambientes virtuais de aprendizagem, como Moodle ou Teleduc e apenas 01 artigo indica a organização com recursos digitais como Facebook. O artigo indica a utilização do Facebook como AVA para formação continuada do professor de língua portuguesa, como mediador de leitura.

Na revista RENOTE (2012 e 2013) Encontramos 24 artigos, sendo todos de formação inicial de professores, no nível de graduação, principalmente em Pedagogia. Destes, 22 artigos estão organizados em ambientes virtuais como Moodle e Rooda. Destaca-se que 09 artigos indicam algumas atividades para além do ambiente virtual, utilizando em alguns momentos recursos digitais como blogs, Pbworks (wiki) e Facebook. Todos eles estão relacionados com o curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância, o PEAD, da UFRGS.

Então, Percebe-se que o processo de formação de professores ainda concentra-se essencialmente em ambientes virtuais de aprendizagem. Porém, percebe-se já um movimento no uso de diferentes ferramentas web. Nota-se que o número de pesquisas compartilhadas na área acadêmica, envolvendo formação de professores na modalidade a distância aborda, na sua maioria, o uso de ambientes virtuais de aprendizagem como: Moodle e Rooda.

Entretanto: Já se percebe um movimento (ainda tímido) no uso de ferramentas web nos cursos a distância. Dos 50 artigos com questões práticas de formação de professores a distância analisados, 04 já exploram a formação continuada usando ferramentas web como: Facebook, YouTube, GoogleDocs, entre outras.

Por fim, É possível formar professores numa perspectiva tecnológica, através de aplicações disponíveis na Web. Afinal, envolver os professores num processo de formação focalizado na criação, colaboração, interação e compartilhamento de conhecimentos, informações, experiências, materiais didáticos, pode possibilitar uma prática pedagógica com qualidade.

Referências: BEHAR, Patricia (org.). Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil: TIC Educação 2011.[coordenação executiva e editorial Alexandre F. Barbosa. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, NOVOA, Antonio (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, O’REILLY, Tim. O que é Web 2.0. Padrões de design e modelos de negócios para a nova geração de software. Communications and Strategies, n 65, 2007.