O que é o Bullying? Onde o Bullying ocorre?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vamos evitar o Bullying
Advertisements

“O que é Bullying” 7º ANO D.
Escola Municipal Professor Antonio Lopes Lins
A instituição escolar e a violência
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
PRECONCEITO LINGUÍSTICO: ESTUDO DE CASO EM LÍNGUA PORTUGUESA
^. VIOLÊNCIA O QUE É VIOLÊNCIA? Vem do latim vis=força; É uma força(ação destrutiva) se exerce contra uma pessoa ou coisa; Coisificamos o outro cada.
BULLYING “Prevenir e acabar com o bullying, especialmente nas Escolas é a nossa missão”. Elaborado pelo Prof. Luiz Antonio Burim E- mail-
TRABALHO SOBRE O BULLYING
PROJETO: DIA ESTADUAL DA CONSCIENTIZAÇÃO,PREVENÇÃO E COMBATE AO BULLYING NAS ESCOLAS.
RESPEITO À DIFERENÇA EVITA O BULLYING
^ ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET. Projeto: Escola patrimônio professora: Amanda Nery.
Bullying.
Violência- do que se trata?
Isolamento Social.
Violência Familiar.
ESCOLA DE PAIS Pauta: Apresentação: Bullying Espaço Aberto: Participação dos Pais e Responsáveis Vídeo: Felicidade – Içami Tiba Dinâmica: Centro das Atenções.
BULLYNG
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Bullying Escola secundária de S. Pedro da Cova Trabalho realizado por:
Ciberdependência é uma doença
Até onde o perigo espreita!
BULLYING.
BULLYING O termo “bullying” tem o seu significado da palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar outra pessoa.
A TELEVISÃO.
PRECONCEITO E PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS
BULLYING - ligue o som -.
Bullying, isso não é brincadeira!
Campanha Contra o Bullying
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
Trabalho realizado por: Rúben nº23, João Jacinto nº11, Kiana nº15, Henrique nº7, Diogo nº5,Bernardo nº28 BULLYING.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Bullying Trabalho realizado por: André Duarte nº1 Theodora nº25
CAMPANHA CONTRA O BULLYNG
Estilos educativos e comunicação
“Como tornar a Internet Segura”
Escola Secundária c/3º ciclo de Tondela Área de projecto 8ºB
Escola Promotora de Saúde – 2009/2010
Você líder tem a obrigação de acabar com este mal!
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
O que é Bullying?.
Consciencialização sobre o Bullying
Professora Roseli Candida Leite
Perigos relacionados com a internet
Cyberbullying É uma forma de violência verbal e psicológica, usada para humilhar e atormentar vítimas indefesas.
O que é? Termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo.
Bullying.
Tiago Santos Nº 15 T-IOSI Segurança na Internet.  Cyberbulling - é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar.
Perigos relacionados com a internet
BULLYING O QUE E ???.
BULLYING Marta de Sousa Vasconcelos Sá. Bullying BULLY: valentão, tirano, mandão, brigão. BULLYING: conjunto de atitudes de violência física ou psicológica,
BULLYING O preconceito a ser evitado.
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
BULLYING TEMA PARA REFLEXÃO E DEBATE
BULLYING.
Cinara Mateus Réus Clemes Bolsa do Ar. 170 Psicologia - Araranguá
A indisciplina escolar.
Fenômeno Bullying: a prevenção começa pelo conhecimento
BULLYING: UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA
Quando a brincadeira perde a graça...
Ano Lectivo 2009/2010 Bullying nas escolas.
TEMA DE REDAÇÃO: BULLYING.
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
Bullying nada mais é do que a desavença entre pessoas que convivem no mesmo ambiente: escolas, bairros, empresas, clubes sociais e, até mesmo, no meio.
FISMA - FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA
Internet? Até onde o perigo espreita!
BULLYING ESSA BRINCADEIRA NÃO TEM GRAÇA!. O QUE É?  O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que.
Transcrição da apresentação:

O que é o Bullying? Onde o Bullying ocorre? De que maneira os alunos se envolvem com o Bullying? E o Bullying envolve muita gente?

O que é o Bullying Termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas , que ocorrem sem motivação evidente, adoptadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angustia, e executadas dentro de uma relação de desigual de poder. Portanto, os actos repetidos entre iguais(estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais ,que tornam possível a intimidação da vítima. Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, o quadro, a seguir, relaciona algumas acções que podem estar presentes.

Onde ocorre o Bullying? O bullying é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: secundária, pública ou privada, rural ou urbana. Pode-se afirmar que as escolas que não admitem a ocorrência de BULLYING entre seus alunos, ou desconhecem o problema, ou se negam a enfrentá-lo.

De que maneira os alunos se envolvem com o Bullying? Seja qual for a actuação de cada aluno, algumas características podem ser destacadas, como relacionadas aos papeis que venham a representar: Alvos de Bullying – são os alunos que só sofrem BULLYING; Alvos/autores de Bullying – são os alunos que ora sofrem, ora praticam BULLYING; Autores de Bullying – são os alunos que só praticam BULLYING; Testemunhas de Bullying – são os alunos que não sofrem nem praticam Bullying, mas convivem em um ambiente onde isso ocorre. Os autores são, comumente , indivíduos que têm pouca empatia. Frequentemente, pertencem a famílias desestruturadas, nas quais há pouco relacionamento afectivo entre seus membros. Seus pais exercem uma supervisão pobre sobre eles, toleram e oferecem como modelo para solucionar conflitos o comportamento agressivo ou explosivo. Admite- -se que os que praticam o BULLYING têm grande probabilidade de se tornarem adultos com comportamentos violentos, podendo vir adoptar, inclusive, atitudes delinquentes ou criminosas.

E o Bullying envolve muita gente? A pesquisa mais extensa sobre Bullying, realizada na Grã-Bretanha, regista que 37% dos alunos do primeiro grau e 10% do segundo grau admitem ter sofrido BULLYING, pelo menos, uma vez por semana. O levantamento realizado pela ABRAPIA, em 2002, envolvendo 5875 estudantes de 5 a 8 série, de onze escolas localizadas no município do Rio de Janeiro, revelou que 40,5% desses alunos admitiram ter estado directamente envolvidos em actos de Bullying, naquele ano, sendo 16,9% alvos, 10,9% alvos/autores e 12,7% autores de Bullying. Os meninos, c0m uma frequência muito maior, estão mais envolvidos com o Bullying, tanto como autores quanto como alvos . Já entre as meninas, embora , com menor frequência, o BULLYING também ocorre e se caracteriza, principalmente, como prática de exclusão ou difamação.

bullying É uma forma de violência verbal e psicológica, usada por crianças ou adolescentes, com a intenção de humilhar, envergonhar, atormentar, ou incomodar outras crianças ou adolescentes, indefesos (embora por vezes os papeis se invertam e o agressor passe a vítima). Usualmente são usadas as tecnologias, telemóveis ou internet, geralmente através do e-mail. Usam uma conta de e-mail que não a sua e de forma anónima fazem cadeias de emails entre colegas ou entrando em redes sociais fazem comentários depreciativos sobre fotos, gozando e humilhando a vitima.

-O cyberbuling pode transformar a personalidade de uma criança ou adolescente, diminuir a sua auto-estima e transformando o seu comportamento passivo demais ou em agressivo (por vezes tornam-se agressores também), tornando-o incapaz de se afirmar a nível social, pessoal, e mais tarde em adulto a nível profissional e mesmo num relacionamento, por não conseguirem ultrapassar o trauma de infância.

Em certos casos a violência acaba por levar as crianças ou adolescentes ao suicídio. Para detectar casos de cyberbulling os pais ou educadores devem estar sempre atentos a alterações de comportamento, como por exemplo: -Afastamento -Tristeza -Depressão -Agitação

-Expressões de raiva ou revolta -Dificuldade em dormir -Dores de cabeça ou de barriga -Alteração nos hábitos alimentares -Perda de interesse na escola, quando antes gostava -Perda de interesse em brincar ou fazer as coisas que antes gostava -Alterações no uso das novas tecnologias, como o computador e a internet

  Formas de combater o cyberbulling: -Os pais, familiares têm de estar sempre atentos a mudanças de comportamento na criança; -Criar um clima de confiança e conversa aberta, em que a criança ou adolescente possa desabafar sabendo que está a ser ouvida e que vai ser ajudada; -Explicar-lhes que devem pedir ajuda e que isso não é um sinal de fraqueza, pois só assim vão conseguir parar o agressor;

-Os pais, familiares devem explicar-lhes que não se devem sentir culpados, eles são as vítimas; -Ensina-los a não colocarem fotos, filmes ou dados pessoais on-line Não banalize as queixas do seu filho, nem lhe dê falsas seguranças; -Convença-o de que há uma solução;

-Não proíba de usar o computador, mas coloque-o num local da casa que não seja isolado; -É necessário educa-los a comunicarem de forma ética, responsável e segura, só assim poderão evitar o cyberbulling.