Prof. Roberto Rosa Aula 9.  Agora vamos inserir dados no Banco de Dados. Para isso precisamos de 3 coisas:  Netbeans instalado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vamos colocar uma música agora?
Advertisements

Instalação e Configuração
Tutorial Isend – Marketing
PARA ADICIONAR UM VÍDEO
Vamos Relembrar o que vimos na última aula!!
Informática Aplicada.
Como salvar imagens do 1º Clico em Imagens 2º Digito o nome ou assunto que quero pesquisar e clico em Pesquisa Google.
Seis perguntas sobre o Wiki
Estatística Básica Utilizando o Excel
PUCRS Introdução a gráficos.
Login na Rede ********* Nome do Usuário Senha
Filtro no Excel PUCRS Profa. Jiani Microinformática
Tutorial Isend – Mala Direta
Tutorial de utilização do
CURSO DE LINUX EDUCACIONAL
O RITMO QUE MOVE A SUA EMPRESA
O RITMO QUE MOVE A SUA EMPRESA
Personalizando Tabelas
Procedimentos de Instalação Próximo Clique nos links para acessar Para instalação do sistema, siga os seguintes passos: Mapeie o servidor de modo a enxergar.
Orientações para PowerPoint
MANUAL NOVA INTRANET 2010 IMPORTANTE! IMPORTANTE!
OSA - Operação de Software e Aplicativos
Treinamento placas General Vision
Como instalar e executar o programa
S.A.T. 3.0.
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Mini Curso Ferramentas de Manutenção: R – Studio
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Criando Apresentações
Framework gpnet.
Clique no link do NIT.
Microsoft® Lync™ 2010 Treinamento do Representante
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Sistemas Operacionais
2. Em seu navegador de Internet digite:
Thiago Francisco Bergmann-
POWER POINT.
GERENCIANDO PORTAIS COM O CMS Prof. Bruno Catiari - Faculdade São Mateus.
Manual de acesso - Câmeras da Escola Atrium
ACESSE: Acesse o site do SENAI e clique no link “Trabalhe Conosco”, em seguida clicar em CANDIDATE-SE.
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
Prof. Alexandre Monteiro Recife
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO VISUAL II
Treinamento sobre SQL.
FTIN FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA Módulo de Programação Prof. Flávio Dantas.
Acessando o WI Após fazer o deploy pelo Tomcat, digite
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
Projeto Office 365. Projeto Office 365 Manual de configuração de para smartphone Android Selecione o programa “ ”, conforme figura abaixo.
Instalação do GNF-e Para instalar o programa do GNF-e serão utilizados os seguintes executáveis: -Dotnetfx (IExpress Setup); -Vjredist (IExpress Setup);
Como criar um CD de recuperação do Windows Cláudia Vieira & Oriana Fernandes.
Tutorial: Cadastro.
Criando uma formatação
Construindo tabelas NTE-ESTRELA.
TUTORIAL – MICRO SERVIDOR OS PASSOS NESTE TUTORIAL TERÃO QUE SER EXECUTADOS NO MICRO SERVIDOR, OU SEJA, O COMPUTADOR QUE IRÁ SER GRAVADO O BANCO DE DADOS.
Backup DE DADOS DO USUÁRIO. Cópia de segurança dos dados no computador, alguns fáceis e outros trabalhosos, de acordo com a quantidade de dados. Utilizado.
Como instalar o sistema de automação comercial SisMoura
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
Encontrar e entrar em uma sala de chat Use a pesquisa do Lync para encontrar salas às quais você tenha acesso. Referência Rápida do Lync 2013 Chat Persistente.
Solicitar o seu nome de usuário e senha pela sua ADO Envie um para sua ADO (sua organização de custódia) pelo endereço de que você registrou.
Prof. Renato de Oliveira Bastos
PORTAL DO AGENTE Guia de acesso rápido.
Microsoft SQL Server Instruções para instalação/ recuperação de bancos de dados no SQL Server.
Utilizando subversion como controle de versão
Acesso ao Conteúdo Webcasting
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Aula26/11-
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
Acesso à Dados – ZEOS x Delphi
Banco de Dados -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para:
INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA FERRAMENTA CONNECTOR.
FUI Tiago Alves de Oliveira. Editores de Texto Word LibreOffice Writer AbiWord Pages.
Transcrição da apresentação:

Prof. Roberto Rosa Aula 9

 Agora vamos inserir dados no Banco de Dados. Para isso precisamos de 3 coisas:  Netbeans instalado ( windows.exe)  MySQL Community instalado (  MySQL Connector (

 Para registrar o MySQL no Netbeans precisamos abrir a guia "Serviços". Para abrir a guia Serviços vá no menu "Janela > Serviços".  Após abrir a guia serviços, clique com o botão direito do mouse na opção Banco de Dados; Em seguida clique na opção "Registrar servidor MySQL", conforme mostra a Figura a seguir.  Atenção: O registro do MySQL só precisa ser feito uma única vez no Netbeans. A partir da segunda vez só precisamos conectar o banco de dados.

Guia Serviços

 Em seguida coloque a senha do Banco de dados juntamente com o usuário(padrão root) conforme Figura. A senha que você deve inserir é a senha de instalação do MySQL, a mesma que você utiliza para acessar o "MySQL line Command".  Obs.: Se o banco de dados não tiver senha, é só deixar o campo em branco.  Após inserir a senha, clique em "OK".

 Colocando a senha no banco

 Agora que você já registrou o MySQL e colocou a senha surgirá a opção: "Servidor MySQL em localhost 3306 (desconectado).  Clique nessa opção com o botão direito, em seguida clique na opção "Conectar" conforme Figura.

 Conectando o Banco no Netbeans

 Agora que já conectamos e iniciamos o MySQL através do Netbeans, vamos criar um banco de dados. Para criar um banco de dados, clique novamente em "Servidor MySQL em localhost ", em seguida escolha a opção "Criar banco de dados...", conforme Figura.

 Criando o banco de dados

 Aparecerá em seguida uma opção para inserir o nome que deseja para o Banco de dados, conforme Figura. Após digitar o nome do banco, clique em "OK".  Neste exemplo criei um banco de dados com o nome: "nomedobanco".

 Inserindo nome no banco

 Observação: Lembre-se; para não ocorrer problemas futuros, sempre crie o database(banco de dados) com todas letras em caixa baixa(letras minúsculas).  Agora note que aparecerá uma opção com o seguinte nome:  "jdbc:mysql://localhost:3306/nomedobanco"

 Ao clicar nessa opção, será aberto o banco recém criado marcado em negrito. Clique no "+" no lado esquerdo dele para expandir e verá a opção "Tabelas". A próxima Figura ilustra a explicação.  Observação: No Windows aparecerá o sinal de "+" adição nas opções, já no Linux o sinal será de uma seta.

 Acessando a opção Tabelas

 Agora vamos criar a nossa primeira tabela no banco. Para isso clicamos com o botão direito do mouse em cima da opção "Tabelas", então podemos optar em fazer de 2 formas diferentes, são elas:  "Criar tabela" - criação feita através de um assistente  "Executar Comando" - criação feita através de comandos SQL  A maneira elegida para a criação da tabela foi a opção "Executar Comando" conforme a Figura.

 Opção Tabelas -> Executar Comando

 Aparecerá uma Guia com o nome de "Comando SQL1". Insira os comandos "SQL" que precisar conforme Figura.  Digitando comandos SQL

 Após digitar o comando para criar a tabela, você pode executar o comando de três formas diferentes, são elas:  1ª Forma: Clicar no ícone banco de dados com uma seta verde.  2º Forma: Clicar em cima da instrução digitada com o botão direito do mouse e escolher a opção "Rodar Instrução".  3ª Forma: CTRL + SHIFT + E

 Selecionando o conector