Avaliação de Publicações Eletrônicas na Internet O Caso “Saúde & Vida On-Line” Renato M.E. Sabbatini NIB/UNICAMP Mônica Gonçalves Macedo LABJOR/UNICAMP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

R2 Learning 19 de abril de 2005.
A VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA
Sérgio Elias Vieira Cury
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
MONITORAMENTO E CRIAÇÃO DE HISTORICOS DENSOS DE PACIENTES CLINICOS ATRAVÉS DE UMA APLICAÇÃO NAS NUVENS Aluno: Pedro Walter Lages da Silva Palhares Orientador:
Cristina F. F. Assunção Elderclei R. Reami Marcelo Knörich Zuffo
BH TELESAÚDE: UMA REDE VOLTADA PARA O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA LOGÍSTICA INTEGRADA Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo Asper.
Aula 7: Portais de Noticias
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
Phillip César Albuquerque Silva
Proposta para: BOLETIM BIOCOMBUSTÍVEIS IICA. OBJETO DA PROPOSTA Publicação digital e mensal que ofereça aos estudiosos e investidores da cadeia produtiva.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Professora: Rosana Santos
SERVIÇO DE REFERÊNCIA VIRTUAL Alessandra Mina dos Santos 2004
Curso de Docência Universitária
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
MARKETING VIRTUAL: “MEIOS VIÁVEIS DE DIVULGAÇÃO PARA UMA BOA ACEITAÇÃO DO PÚBLICO JOVEM (ESTUDANTES DA FCT / UNESP)” ALEXANDRO VIEIRA LOPES CARLOS AUGUSTO.
Metodologia Científica
A COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS:
Políticas Científicas
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Medicina Baseada em Evidências O que é isso?
Sistemas Inteligentes no Apoio à Decisão em Medicina
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
Relación Medico-Paciente y Telemática Mitos, Realidades y Desigualdades Generadas.
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Introdução Básica à Internet
Seminário da RBPG: A Capes e os novos paradigmas da comunicação científica Ciência 2.0: tendências para periódicos e revistas de divulgação científica.
1. Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Bulas – E-Bulas É uma ferramenta de trabalho de acesso restrito, por onde as indústrias farmacêuticas submetem.
Plano de Comunicação Social Pré-Implantação de Estações Rádio-Base em Áreas Urbanas Instituto Edumed.
O HOSPITAL VIRTUAL E PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS Recursos de Informação em Medicina e Saúde para a World Wide Web.
Renato M.E. Sabbatini, PhD
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
Projeto EduMed Rede Virtual de Educação à Distância e Telemedicina em Ciências da Saúde.
Desenvolvimento de educação continuada a distância em Oncologia Pediátrica Dra. Silvia Helena Cardoso Dr. Renato M.E. Sabbatini.
Projetando e Publicando Publicações Eletrônicas Interativas na World Wide Web Curso.
Internet e Seu Impacto na Pesquisa e Educação em Informática Médica
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Telemedicina, Internet e Interatividade Digital Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática Biomédica UNICAMP Instituto Edumed.
Universidade Estadual de Campinas Utilização do Paradigma da WWW no Apoio à Cursos de Informática Médica.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
O Impacto da Internet na Disseminação da Informação Científica e na Potencialização da Inovação Tecnológica no Brasil Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática.
O HOSPITAL VIRTUAL E PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS Recursos de Informação em Medicina e Saúde para a World Wide Web.
Aplicações da Informática no Ensino Médico I. Avaliação Formativa e Somativa.
Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle Use este modelo para criar páginas da Web de intranet.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Prof.ª Chayane C. de Souza
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Campinas.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc Renato M.E. Sabbatini UNICAMP.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
BVS ePOTUGUÊSe Espaço Colaborativo Juliana Sousa, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião da Rede BVS ePORTUGUÊSe São Tomé e Príncipe, 25 a 29 de setembro.
Transcrição da apresentação:

Avaliação de Publicações Eletrônicas na Internet O Caso “Saúde & Vida On-Line” Renato M.E. Sabbatini NIB/UNICAMP Mônica Gonçalves Macedo LABJOR/UNICAMP

Objetivos do e*pub zRealizar projetos de publicação de revistas e periódicos científicos nas áreas de Biologia, Medicina e Saúde na Internet e em outros meios de disseminação puramente eletrônicos zPesquisar novas técnicas e metodologias de publicação eletrônica

Projeto e*pub Revistas Próprias

Projeto e*pub Revistas Apoiadas zArquivos Brasileiros de Cardiologia zRevista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo zRevista Brasileira de Pesquisas Médicas e Biológicas zGastroenterologia Contemporânea zEstudos de Psicologia zOnLine Journal of Plastic and Reconstructive Surgery

Projetos de Pesquisa e*pub zBibliotecas Médicas Eletrônicas - modelo para interligação semântica inteligente zDynapaper - Papers científicos dinâmicos distribuídos em Medicina e Saúde zAgência de notícias médicas utilizando uma abordagem híbrida “push/pull” zAvaliação da interatividade médico paciente em publicações de divulgação em saúde

Revista Saúde & Vida On-Line

Revista Saúde & Vida On-Line Serviço “Pergunte ao Dr.”

Objetivos da pesquisa zEstudar uma experiência de comunicação eletrônica. zCaracterizar os leitores da revista. zAnalisar os textos do Pergunte ao Dr. zComparar meio eletrônico com mídia tradicional.

Procedimentos metodológicos zAnálise das estatisticas do servidor zAnálise de questionários com os leitores. yAmostra: 241 (26%) dos cadastrados yDupla amostragem : 1 o grupo: nov/96 a jul/97, 2 o grupo: ago/97 a out/97 yAplicação: via correio eletrônico zAnálise de conteúdo das mensagens do Pergunte ao Dr. yAmostra: 368 (100%) das mensagens publicadas yPeríodo: nov/96 a ago/97 zEntrevistas com médicos colaboradores. yAmostra: 14 (26%) dos médicos yEntrevistas pessoais e por correio eletrônico

Estatísticas do Servidor

Estatísticas

Principais resultados Perfil dos leitores zRenda média/alta, ambos os sexos, todas as idades zCostumam informar-se sobre saúde. zInternet é o meio mais utilizado. z48% dos leitores é profissional de saúde. zDiferentes motivações. zDiferentes expectativas. zProfissionais não lêem apenas publicações especializadas.

Principais resultados Análise das perguntas e respostas zProblemas pessoais: 73%. zPerspectiva curativa: 68%. zPerspectiva preventiva: 32%. zPergunte ao Dr. funciona como segunda opinião. z40% dos leitores apresenta um diagnóstico prévio. y88% demonstram dúvidas y6% aceitam y5% não aceitam zResposta depende dos conceitos de “opinião” e “diagnóstico”. zMesma função da linguagem predomina na pergunta e na resposta.

Principais conclusões zDivulgação interessa a leigos e profissionais. zMotivações dos profissionais: yBaixa freqüência de leitura de artigos científicos yAcompanhar notícias de outras especialidades yInteragir com outros médicos e pacientes yFacilidade na consulta yLíngua portuguesa zMotivação geral dos leitores: dúvidas pessoais. zPergunte ao Dr. preenche carências informativas e emocionais. zFeedback dos leitores é pouco aproveitado. zRevista eletrônica é mais eficaz que outros meios.

Análises complexas zTipo de leitor versus assunto pelo qual se interessa zAnálise do interesse ao longo do tempo zAnálise do fluxo de navegação pela publicação e pelos artigos zExperimentação com diversos formatos de apresentação e navegação

Interatividade zVotação de qualidade zVotação de interesses futuros zAnálise consecutiva por amostragem aleatória dos leitores zConstrução de perfis individuais por observação dos acessos zAssociação de várias tecnologias