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Belo Horizonte FEAD-MINAS 2004 Ariano Cavalcanti de Paula 10:09 Ariano Cavalcanti de Paula REDE ORGANIZACIONAL – UMA ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO? O CASO NETIMÓVEIS Projeto de Dissertação apresentado ao Curso de Mestrado em Administração: Modalidade Profissionalizante da FEAD - Minas – Centro de Gestão Empreendedora, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Administração. Orientador: Dra. Maria Laetitia Corrêa. Belo Horizonte FEAD-MINAS 2004
Do total 1,19% cabem aos serviços de intermediação e correlatos 10:09 Do total 1,19% cabem aos serviços de intermediação e correlatos Diretos: 13,63 milhões Número de empregos: 13,63 milhões. Cada 100 empregos diretos geram 285 indiretos/induzidos Indiretos: 2,17 milhões Induzidos: 7,83 milhões Impostos gerados: 2,14% do total de IR e ISS Déficit habitacional: 5,5 milhões – 1.995 Investimento bruto: R$ 115 milhões/ano. Representa 70% do investimento da economia brasileira Encadeamentos setoriais: Para traz: R$ 74,96 bilhões Para frente: R$ 7,81 bilhões
Introdução Figura 1 – Divisão do mercado de anunciantes no Brasil. 10:09 Introdução Figura 1 – Divisão do mercado de anunciantes no Brasil. Fonte: Organizado pelo autor com base na Revista Exame de abril de 2.002 – p. 82.
10:09 Introdução Tabela 1 – Trabalhos divulgados atendendo as palavras chaves: mercado imobiliário, imóveis, locação, locação comercial. Entidade Ocorrências ENAMPAD – 2.001 – Campinas ENAMPAD – 2.002 – Salvador Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal da Bahia Universidade de Uberada Unicamp 1 Fundação Getúlio Vargas – SP Fundação Getúlio Vargas – EBAPE Fundação Getúlio Vargas – EPGE 5 CEPEAD – FACE UFMG UNESP USP UFRJ PUC – SP PUC – MINAS PUC – RJ TOTAL 6 Fonte: consulta aos endereços web das entidades. Data dos acessos: 19 a 25 de maio de 2003.
10:09 Introdução Fonte: IPEAD - Instituto de Pesquisa Econômica Administrativas e Contábeis de Minas Gerais
10:09 Introdução 65% das imobiliárias inscritas no CRECI estão inadimplentes com a entidade Fonte: Conselho Regional dos Corretores de Imóveis - CRECI MG
10:09 Problema de pesquisa As principais categorias de recursos são: Conscientização sobre a marca registrada Fidelidade em relação à marca Qualidade percebida Associações relativas à marca Uma rede organizacional pode constituir um diferencial competitivo na ótica do consumidor e dos dirigentes das imobiliárias participantes dessa rede em Belo Horizonte?
10:09 Introdução Para a execução deste estudo, de caráter exploratório e descritivo, será utilizada como unidade de análise a rede imobiliária Netimóveis de Belo Horizonte. A Netimóveis é uma rede negócio-negócio (B2B – business to business) e negócio-cliente (B2C – business to consumer) – listada entre as cinqüenta maiores do B2B no Brasil pela revista Info Exame (Nº 218, pag. 75), totalizando 12 empresas em Belo Horizonte com aproximadamente 300 funcionários.
Objetivos específicos 10:09 Objetivos Objetivo geral Analisar e propor estratégias para as empresas do mercado imobiliário de Belo Horizonte a partir do estudo da rede Netimóveis Objetivos específicos .: Verificar a percepção dos clientes da Netimóveis com relação às suas estruturas negócio-negócio (B2B – business to business) e negócio-cliente (B2C – business to consumer); .: Analisar os atributos das empresas do mercado imobiliário que são considerados importantes por seus clientes para o processo de decisão em relação à locação, compra e venda de imóveis em Belo Horizonte; .: Verificar e analisar a percepção dos dirigentes das empresas integrantes da Netimóveis em Belo Horizonte sobre os resultados e vantagens competitivas obtidas ou não como membros da rede; .: Verificar se as estruturas negócio-negócio (B2B – business to business) e negócio-cliente (B2C – business to consumer) da rede Netimóveis podem constituir um diferencial competitivo relevante.
10:09 Justificativa Fonte: Fundação Dom Cabral (apud Revista Exame edição 818, p. 95) Fonte: Global Invest – Novembro de 2.003.
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10:09 Justificativa Fonte: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – disponível em http://www.ibge.gov.br/ - acesso em 10 de janeiro de 2.004.
10:09 Justificativa Apesar desse quadro, algumas empresas têm conseguido modernizar, crescer e gerar empregos, como no caso da Netimóveis. Entretanto, são poucas as pesquisas que estudaram as estratégias adotadas por elas para serem competitivas nesse cenário de concorrência intensa, margens reduzidas e alto custo do capital. Essas respostas, aliadas aos objetivos dessa pesquisa, poderão constituir-se num material valioso para as empresas do setor, buscando alternativas eficazes de crescimento e consolidação no mercado.
Teorias sobre estratégia .: Chandler (1962) .: Mintzberg (1988) 10:09 Teorias sobre estratégia .: Chandler (1962) .: Mintzberg (1988) .: Whittington (2002) .: Montgomery e Porter (1998) Redes organizacionais .: Lipnack e Stamps (1994) .: Olivares (2002) .: Gulati (1999) .: Porter (2001) Comportamento do consumidor .: Engel, Blackwell e Miniard (2000) .: Lovelock e Wright (2001) .: Schiffman e Kanuk (2000) .: Montgomery e Porter (1998) .: Marras (2002)
10:09 Metodologia Para consecução desta pesquisa e a delimitação do universo a ser estudado, pretende-se cumprir as seguintes etapas: .: Calcular o tamanho da amostra; .: Estabelecer as técnicas para a coleta de dados; .: Proceder à análise dos dados; .: Interpretar os dados obtidos; .: Relatar os resultados da pesquisa.
Tipo de pesquisa Tipo de pesquisa quanto à abordagem: 10:09 Tipo de pesquisa Tipo de pesquisa quanto à abordagem: .: Mediante os objetivos e finalidades desse estudo, do ponto de vista da abordagem optou-se por realizar uma pesquisa de cunho qualitativo, em função de se tratar de um estudo de caso cujos objetos de observação serão os clientes e dirigentes da Netimóveis de Belo Horizonte.
Tipo de pesquisa Quanto aos fins essa pesquisa será: 10:09 Tipo de pesquisa Quanto aos fins essa pesquisa será: .: Aplicada, pois visa à geração de conhecimentos para aplicação prática, direcionando-os para a solução de problemas específicos e envolvendo verdades e interesses locais e não universais. .: Exploratória e descritiva (Vergara, 1988, p. 35). Exploratória porque não se encontraram informações cientificamente produzidas que atendessem as necessidades da pesquisa proposta. Descritiva porque tem por objetivo conhecer e descrever os atores de um mercado específico, bem como entender o seu comportamento para a formulação de estratégias;
Tipo de pesquisa Tipo de pesquisa quanto aos meios: 10:09 Tipo de pesquisa Tipo de pesquisa quanto aos meios: .: O fenômeno a ser estudado neste trabalho é contemporâneo, não se tem controle sobre os eventos, procura responder questões “como” e “porque” e as questões contextuais são extremamente relevantes (YIN, 2001). Assim, acredita-se que o estudo de caso seja o método mais indicado para essa pesquisa. Segundo Yin (2001, p. 19): Em geral, os estudos de caso representam a estratégia preferida quando se colocam questões do tipo “como” e “por que”, quando o pesquisador tem pouco controle sobre os eventos e quando o foco se encontra em fenômenos contemporâneos inseridos em algum contexto da vida real.
População e amostra da pesquisa 10:09 População e amostra da pesquisa Definir a população A amostra será formada com base na lista dos locatários fornecida pela Netimóveis. Conforme Levin (1985, p. 19): Determinar o arcabouço amostral Escolher a(s) técnica(s) amostral(ais) [...] posto que o pesquisador trabalha com tempo, energia e recursos econômicos limitados, raras vezes ele estuda individualmente todos os sujeitos da população na qual está interessado. Em lugar disso, o pesquisador estuda apenas uma amostra – que se constitui de um número menor de sujeitos tirados de uma determinada população. Através do processo de amostragem, o pesquisador busca generalizar (conclusões) de sua amostra para a população toda, da qual essa amostra foi extraída. Figura 09 – Processo de planejamento de uma amostragem. Determinar o tamanho da amostra Executar o processo de amostragem Fonte: Malhotra (2001, p. 302).
População e amostra da pesquisa 10:09 População e amostra da pesquisa Composição amostral da pesquisa Definir a população Qualificação Quantidade Diretores da Netimóveis em Belo Horizonte 11 Corretores da Netimóveis 24 Clientes locatários 12 Clientes locadores Clientes compradores Clientes vendedores – proprietários Total 84 Determinar o arcabouço amostral Escolher a(s) técnica(s) amostral(ais) Figura 09 – Processo de planejamento de uma amostragem. Determinar o tamanho da amostra Executar o processo de amostragem Fonte: Malhotra (2001, p. 302).
Marca registrada Cemitério 10:09 Para a coleta dos dados pretendidos nessa pesquisa serão utilizadas duas técnicas: entrevistas e grupos de foco. Marca registrada Cemitério Pretende-se, dessa forma, executar a seguinte programação: .: Realizar um grupo de foco com os 11 diretores da Netimóveis em Belo Horizonte; .: Realizar dois grupos de focos com os corretores (cada um com 12 corretores); .: Realizar entrevistas semi-estruturadas com os 11 diretores da Netimóveis de Belo Horizonte; .: Proceder às entrevistas estruturadas com os 12 locatários, 12 locadores, 12 compradores e 12 proprietários (vendedores) componentes da amostra. X Marca de nicho
Cronograma da coleta de dados 10:09 Cronograma da coleta de dados 2.004 2.005 Atividades/meses Jul Ago Set Out Nov Dez Jan Fev Mar Finalização dos questionários Grupo de foco com diretores Grupo de foco com corretores Entrevistas semi-estruturadas Entrevistas estruturadas
10:09 Análise de dados .: Para o tratamento e análise dos dados dessa pesquisa será utilizada a análise de conteúdo que, segundo Franco (1986), é um método de análise de texto desenvolvido dentro das ciências sociais empíricas, que é capaz de, por meio da sua metodologia, reduzir a complexidade de uma coleção de textos. .: Para Bauer (apud Bauer; Gaskell, 2002, p. 191), “a análise de conteúdo é uma categoria de procedimentos explícitos de análise textual pra fins de pesquisa social”.
Cronograma Atividades/meses 2.004 2.005 Pré projeto 10:09 Cronograma 2.004 2.005 Atividades/meses Mar Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Jan Fev Pré projeto Referencial teórico Defesa do projeto Questionários/entrevistas Coleta de dados Análise dos dados Redação e edição final Defesa da dissertação
Referências bibliográficas 10:09 Referências bibliográficas
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