Cidade e sociabilidade

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Transcrição da apresentação:

Cidade e sociabilidade LE GOFF, J. Por amor às cidades

A cidade- lugar de civilização X Campo- lugar de rusticidade- A cidade como sinônimo de sociabilidade. Hoje: Sinônimo de individualismo e anonimato IDADE MÉDIA: Oposição clássica: a muralha separa o lugar de civilização do lugar de rusticidade (Cidade/Campo)

Idade Média- cria um novo urbanismo, a beleza urbana Verticalidade-/ Torres medievais e contemporâneas em oposição ao lucro e ao vício Orgulho urbano: a cidade real e a cidade sonhada por habitantes, poderosos e artistas. Os burgueses conservam seu poder sobre elas. Os nobres imprimem sobre ela sua marca.Os pobres se sentem em segurança.

O que atrai na cidade? As universidades a partir do século XIII O ar seria mais puro ( preocupação com a higiene, com a poluição a partir do século XIII). Há água em abundância Há mercados abastecidos Há diversão- há sociabilidade

O diferencial urbano: A sociabilidade/ a urbanidade Para a Antiguidade: Roma: Forte oposição campo/ cidade Cidade: Educação, cultura, bons costumes, elegância. Urbanidade: de urbs (latim) Polidez: de polis (grega) Para a idade Média: menosprezo pelo campo: sede do bárbaro, do rústico.

A floresta: lugar de perigo e solidão Oscilação entre esse pólo de radicalidade solitária e o pólo de civilização- a cidade. A cidade medieval é sua “função cultural”: escola, arte, teatro, urbanismo- função que exerce até a atualidade.

A cidade representada pela pintura Pelo imaginário- 1a. Representação da cidade: 1346- Lorenzetti- o traçado A partir do século XV- a “veduta”, a vista, o panoramma urbano (representações das armas e da vista das cidades) A imagem das cidades na Idade Média é para o alto (historia das sensibilidades), na Antiguidade, para os lados.

San Geminiano e Manhatan- a realização da verticalidade. As cidades hoje: Constroem também para baixo assim como as cidades medievais. Ex: Paris. Também a representação da cidade como a cidade dos demônios: Sodoma e Gomorra. Oscilação entre o imaginário da boa e da má cidade: Jerusalém e a Babilônia. Bizâncio.

O fim da cidade ou a cidade sem fim

A cidade contemporânea Los Angeles inaugura um novo modêlo: a justaposição de uma multiplicidade de centros fragmentários. A Idade Média deu às cidades um espaço rodeado de muralhas. Persiste a conexão entre a cidade(cité) e os burgos (arrabaldes). Na cidade contemporânea- articulação centro/ cidade/bairros/ subúrbios.

A função política: Na cidade contemporânea, assume importância maior. Papel de centro financeiro desde a Idade Média, mas se afirma com o capitalismo. Cidade é sempre o lugar de reunião e de difusão dos direitos, do poder e da cultura. A riqueza não é o único critério de poder urbano.

Novas funções urbanas A festa sai da cidade, vai para centros mais isolados e menores. A educação também, em parte. (Campus que pretendem ser “cidades”- Ex.: Princeton- EUA). Também estádios e aeroportos. Os portos saem das cidades.

Policentrismo: A cidade atual caminha para o policentrismo, os centros se multiplicam; Os EUA e o Canadá são os paises onde a civilização urbana mais se manifestou. Los Angeles- o contrário de uma cidade medieval: uma cidade que perdeu o centro ou que nunca o teve.

A cidade do México Colonização espanhola: a praça central- o zócalo, a praça da Catedral, que se tornou apenas o centro histórico, um Museu. Cidades americanas como Chicago ou N. York: policentrismo ambíguo: pluralismo dos centros ou nova marginalização urbana?

Um continuum: O espaço urbano já não se distingue do rural. A floresta aparece como uma imagem invertida, como uma encarnação sedutora da natureza (Ecologistas).

A cidade policêntrica Supõe uma boa malha de comunicação Rede de transportes que ligue a cidade e o campo e entrelace a cidade É essencialmente uma rede de subúrbios onde não se identifica o começo e o fim. Exemplos: Kyoto e Tóquio e o espaço indefinido entre ambos. Veneza- uma cidade- museu com um turismo inteligente que recria a cidade que o acolhe. Paris- Os bairros como “distritos” do centro- Marais etc. que foram a cidade medieval.

O imaginário urbano Formou-se na Idade Média Modelo urbano que perdurou do século XI ao século XX. Século XXI? Cidade não poluída? O que fazer com os automóveis? Na Idade Média a cidade possuí7a uma beleza viva. Agora- quais os encantos? Que sedução?