AUTORAS: Dini Teixeira de Oliveira Pires Margareth Vaz Pinheiro Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
A PESQUISA NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS À FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Organização Curricular da Escola
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Nelma Cristina de Carvalho
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PROJETO MEU NOME É TARTARUGA
Construindo uma identidade profissional
Programa Especial de Formação Pedagógica de
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Projeto político pedagógico uma importante ferramenta educacional
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
O sucesso do trabalho pedagógico
AVALIAÇÃO DO ENSINO - APRENDIZAGEM: POR QUE MUDAR?
Capacitação dos professores
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE INSTITUIÇÕES E PROJETOS EDUCACIONAIS I
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
Universidade Federal do Amapá
Dez novas competências para Ensinar
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
Faculdade de Educação de Costa Rica
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
I Seminário Interno do PIBID-Física. Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes Maria Cristina Martins Penido (IF-UFBA) (Orientadora). Daniel Elias de Jesus.
AUTORA: Gilvana Nunes Silva Tavares Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO GESTÃO DEMOCRÀTICA.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
AUTOR: Jonnes Maciel Nunes Orientador(es): Margareth Leber de Macêdo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Junho INDISCIPLINA ESCOLAR.
AUTOR: Layde Christina A A Veiga Orientador(es): Evania D’arc Fonseca Aires Paranhos Klívia de Cássia Silva Nunes PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO.
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
CONTRIBUIR PARA QUE OS JOVENS CONCLUAM O ENSINO MÉDIO COM QUALIDADE
AUTORA: Kennya Cristina Rodrigues de Oliveira Moraes Orientadoras: Evânia D’arc Fonseca Aires e Klivia de Cássia Silva Nunes Julho REELABORAÇÃO.
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
GESTÃO PARTICIPATIVA: A importância da família na escola
AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
AUTOR: João Barbosa Jardim /EdmilsonVieira Orientador(as ) Kátya Cristina Brito/Clecy Peres PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Participação.
COLEGIADO MICRORREGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA AMOSC Locenir de Moura Assessora em Educação
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
AUTORA: Joelma Barbosa Neto Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
Desafios e Perspectivas da Gestão Escolar
Autoras: Elionice Lima C. Castro Raimunda Nonato C. Batista Orientadora: Terezinha Aquino PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Julho, 2010.
Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
Transcrição da apresentação:

AUTORAS: Dini Teixeira de Oliveira Pires Margareth Vaz Pinheiro Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO 2010

 Trabalho realizado com oito turmas do ensino fundamental (6º - 9º ano) e três turmas do Ensino Médio – (1º ano) do:  Colégio Estadual Tenente Salvador Ribeiro – Município de Santa Rosa do Tocantins - TO  A pesquisa foi realizada no período de outubro de 2009 a abril de 2010

 PROBLEMA  Dificuldades apresentadas pelos alunos na leitura e interpretação de textos da Disciplina Língua Portuguesa.  OBJETIVO GERAL  Diminuição do índice de reprovação na disciplina de Língua Portuguesa, considerada como crítica em praticamente todos os bimestres, de acordo com os índices do SARE, visando uma melhora qualitativa no processo de ensino e aprendizagem.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS  Sanar as dificuldades de leitura, escrita e interpretação textuais que foram identificadas em nossa Unidade Escolar;  Realizar reuniões periódicas (pais, representantes do estado e município) para troca de experiências e elaboração de projetos que venha aumentar a auto-estima dos alunos e melhorar o ensino e aprendizagem.  Elevar o índice de aprendizagem através de aulas de reforço com o professor da disciplina, monitoria com os colegas e amigos da escola.

 Pesquisa Ação com intervenções diretas na Escola e na Comunidade através de:  Palestras  Oficinas  Aulas de Reforço  Reuniões com os pais  As reuniões pedagógicas com representantes do Estado e Município

AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS SOLUCIONARAM PARCIALMENTE O PROBLEMA LEVANTADO. ELEVOU O ÍNDICE DE APROVAÇÃO; DIMINUIU O ÍNDICE DE REPROVAÇÃO E; ZEROU O ÍNDICE DE ABANDONO. PROPOMOS CONTINUAR COM O DESENVOLVIMENTO DESTAS ATIVIDADES AO LONGO DO ANO DE 2010, POIS APRESENTARAM-SE EFICIENTES PARA ATINGIR OS NOSSOS OBJETIVOS.

 BAZARRA, Lourdes; CASANOVA, Olga; UGARTE, Jerônimo, [tradução Antonio Efro]. Ser Professor e Dirigir Professor: Em tempos de mudanças. 2. ed., São Paulo: Paulinas,  BLIN, Jean-François. Classes difíceis: ferramentas para prevenir e administrar os problemas escolares. Porto Alegre: Artmed,  CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed,  FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo, SP: Cortez, 3. ed.,1999.  LUCK, Heloisa. Planejamento em orientação Petrópolis: VOZES, [104] p.: il. Bibliografia: p  NUNES, Terezinha. Dificuldades na Aprendizagem da Leitura. Teoria e prática. São Paulo: Cortez,  _____________. Desenvolvimento afetivo na escola: promoção, medida e avaliação Petrópolis: VOZES, p. Bibliografia: p  PERRENOUD, Philippe. A pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso. Porto Alegre: Artmed Editora,  PROGESTÃO: Como desenvolver a gestão dos servidores na escola? Módulo VIII/Mariza Vasques de Abreu, Esmeralda Moura; coordenação geral Maria Agloê de Medeiros Machado. Brasília: CONSED. Conselho Nacional de Secretários de Educação,  WEISS, Alba Maria Lemme, CRUZ, Maria Lúcia R. A Informática e os Problemas Escolares de Aprendizagem. Rio de Janeiro: Ed. DP&A, 1999.