RNP/PAL/0200 © 2003 – RNP Serviço Experimental Mconf - Workshop de Abertura, 21 de março de 2013 Boas Vindas! Flávio Cruvinel Brandão (www.flickr.com)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes Comunitárias Metropolitanas de Educação e Pesquisa Comunicação sem limites José Luiz Ribeiro Filho Abril 2005 RNP/PAL/0246 © 2005 – RNP.
Advertisements

O Serviço Experimental MonIPÊ CACTISonar
Carlos A. G. Ferraz Coordenador Geral Centro de Informática-UFPE
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Engenharia de Software
Sistemas Distribuídos
FINLÂNDIA e-LEARNING Educação como prioridade 1. Grande Desafio
Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Wireless Mesh Networks: A Survey
Desafios e oportunidades do EAD
Curso de Engenharia de Computação
Algoritmo de Escalonamento para Aplicações em uma Grade Computacional Extensível aos Receptores Digitais de Televisão Bruno Guazzelli Batista Orientadora:
III – Aplicações – Teleconferência Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações.
Thiago Barroso Ferreira
Mario Lúcio Côrtes Assessoria da Qualidade
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Projeto para Desenvolvimento de Sistema
Gerência de Redes Áreas Funcionais de Gerenciamento
M G C T I G S C Estudo sobre uma rede de compromisso em um ambiente de desktop Alan Frazão de Morais, Danielle Marina Araújo de Brito & Vinícius Corrêa.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
1. 2 Conhecendo a WorldconnectioN* Empresa com 17 anos no Mercado Internacional de Comunicação de Dados e Banda Larga Pioneira em Serviços Internet, Armazenamento.
Redes Sem Fio para Telemedição e Telecomando
Luci Mendes Bonini Maurício Chermann
Apresentação Institucional 2008/04
Bate-Papo com a DPD.
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO UNED – COLATINA DISCIPLINA: Multimídia e Interatividade PROFESSOR: Renato Cabelino COMPONENTES:
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
y proyectos correlatos 31 de Agosto de 2012.
Gestão de Infraestrutura da RNP
WORKSHOP 2009 A Nova NBR ISO 9001:2008 Caxias do Sul, 28 de Janeiro de WORKSHOP 2009 A Nova NBR ISO 9001:2008 Caxias do Sul, 28 de Janeiro de 2009.
Apresentador: Felipe Muniz. Missão Tornar-se referência em inovação e eficácia na automação de processos e atividades empresariais.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
TI para uma Instituição de Ensino Dinâmica
Laboratório de P&D&I em Computação Móvel e Design
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
Nova solução CRM da Riosoft
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Marketing de Relacionamento
Cooperação Luso-Brasileira em Comunicação e Recursos Digitais RCAAP e Arquivo da Web Portuguesa 30.out.2013 João Gomes Diretor Área de Serviços Avançados.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Monitoração de Desempenho de Redes Curso SCI/RNP 16º Seminário RNP de Capacitação e Inovação | 18 a 22 de outubro de 2010 | Curitiba.
Fevereiro/ Resultado dos Projetos de Software Pesquisa Motivação.
GERENCIAMENTO DE REDES UTILIZANDO O PROTOCOLO SNMP
Prof. Alexandre Vasconcelos
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
Segunda Linha de atuação na pesquisa Projeto: CONFECÇÃO DE PORTAL DE ACESSO VIA WEB PARA O LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA COGNITIVA DA U.C.P. Apresentação:
1 Segunda fase do projeto: Desenvolvimento do “Catálogo Virtual” Foco em Sistemas de Informação Desenvolvimento baseado no diagnóstico e na interação com.
Missão do IFAM Promover com excelência a educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Plano de Desenvolvimento Anual.
1 © Copyright 2014 EMC Corporation. Todos os direitos reservados. Armazenamento Definido por software Convergência. Escalabilidade.Desempenho.Elasticidade.
Microsoft Azure Apresentação de visão geral para parceiros
Gravação de Audiência com Videoconferência
Uso de tecnologias inovadoras nas monitorias Erica Lais Hoeveler - Professores de Plantão 20º CIAED – Congresso Internacional de Educação à distância 08/out/2014.
Projeto Rede Brasileira de Educação à Distância Dezembro/2004.
Padrão Interoperável para Objetos de Aprendizagem
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Internet 2 Um salto em quantidade e qualidade Liane Tarouco UFRGS.
Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
Bem-vindo!.
COMUNICAÇÃO Novas Ferramentas de Gestão Palestrante: Eng. Fernando Ferreira.
Sobre a Prime Control A Prime Control é um Centro de Excelência em Qualidade de Software. Nossa missão é desenvolver, aperfeiçoar e realizar serviços.
Workshop de abertura Equipe: Professores Flavia Delicato Paulo F. Pires (coordenador) Thais Batista (coordenadora-adjunta) Pesquisadores Bruno Costa Everton.
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Transferência de Tecnologia Equipe: Professores Flavia Delicato Paulo F. Pires (coordenador) Thais Batista (coordenadora-adjunta) Pesquisadores Bruno Costa.
A Solução CFTV em Nuvem Visualização Acesso via browser a até 30 câmeras simultaneamente em cada monitor, mesmo em locais diferentes Gravação Remota e.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Mconf Mconf Plataforma do serviço de Conferência Web da RNP Thiago Borges de Oliveira
Transcrição da apresentação:

RNP/PAL/0200 © 2003 – RNP Serviço Experimental Mconf - Workshop de Abertura, 21 de março de 2013 Boas Vindas! Flávio Cruvinel Brandão (

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil 2 Agenda Agenda deste Workshop O Programa de GTs da RNP Serviço Experimental Mconf 2

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil 3 Workshop de Abertura Período da Manhã Inicio 8:30 Apresentação do Serviço Experimental Apresentação dos participantes Coffee-break 10:30 Apresentação da ferramenta e infraestrutura para os experimentos Almoço 12:45

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil 4 Início 13:45 Visão de futuro do serviço Mconf Apresentação e revisão das atividades e experimentos com instituições participantes Coffee break 16:15 Próximos passos Encerramento Termino 17:10 Workshop de Abertura Período da Tarde

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil 5 Programa de GTs da RNP Objetivo Lançado em 2002 Objetivos: –Desenvolver projetos de inovação, visando o desenvolvimento de novos produtos e serviços –Temas ligados a aplicações, middleware e redes –Investigar como introduzir estes novos produtos e serviços no backbone de produção. Diretoria de P&D5

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil 6 Os GTs possuem duas fases de um ano de duração cada: Fase 1: os grupos desenvolvem e demonstram um protótipo de um novo produto ou serviço. Depois de avaliados seu desempenho e suas características, alguns desses protótipos são selecionados para a segunda fase. Fase 2: os grupos devem refinar o protótipo apresentado, visando à implantação de um piloto (teste do produto ou serviço piloto) a ser testado em um pequeno grupo de instituições. Diretoria de P&D6 Programa de GTs da RNP Fases

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil 7 Os resultados dos GTs tem 2 destinos possíveis: Novo serviço: entra na fase que chamamos “Serviço Experimental” e é financiado por mais 1 ano para implantação e experimentação com um número maior (porém controlado) de instituições; Há um envolvimento direto de uma equipe da RNP; Nova plataforma: entra para a “prateleira” da RNP e pode ser utilizada para gerar produtos para atender a própria RNP ou seus clientes (instituições clientes, demandas de ministérios, etc); Pode também passar por uma “Fase Experimental” para refinamento e finalização do produto. Diretoria de P&D7 Programa de GTs da RNP Resultados

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil 8 Programa de GTs da RNP Histórico Voz sobre IP (VoIP) VoIP 2VoIP avançado Armazenamento em rede Virtual Community Grid (VCG) VCG 2 Educação e pesquisa em mundos virtuais Monitoramento do universo torrent (UniT) UniT 2 Vídeo digital (VD) VD 2 Multicast confiável TV digitalTV digital 2 Museus virtuais (MV) MV 2Realidade mistaMConf Aplicações educacionais em rede (videoconferência) Configuração de redes Grade pervasiva Rede mesh de acesso universitário faixa larga sem fio (ReMesh) ReMesh 2 Transporte em alta velocidade (Travel) Travel 2 Serviços para transposição de credenciais de autenticação federadas (STCFed) STCFed 2 DiretóriosDiretórios 2Middleware Visualização remota Infraestrutura para ensino a distância (IEAD) IEAD 2 Federação de Repositórios Educa Brasil (FEB) FEB 2ReBus Qualidade de serviço (QoS) QoS 2 Medições (MED) MED 2MED 3 Educação a distância (EDAD) EDAD 2 Rede mesh sem fio s com alta escalabilidade Sci-Fi Infraestrutura de chaves públicas para o âmbito acadêmico (ICPEDU) ICPEDU 2ICPEDU 3 Automatização de diagnóstico e recuperação de falhas (ADReF) ADReF 2 Monitoramento de tráfego de backbones baseado em SGSD (BackstreamDB) BackstreamDB 2 Digital Preservation Computação colaborativa (P2P) P2P 2 Gerência de vídeo (GV) GV 2 Redes de serviços sobrepostos (Overlay) Overlay 2 Componentes de software para interação social e inteligência coletiva LinkedDataBR Mídias digitais e arte (MDA) MDA 2AVCS Iniciativas derivadas: - Projeto VoIP4all - Serviço: Iniciativas derivadas: - Projeto VoIP4all - Serviço: Iniciativas derivadas: - Participação no consórcio perfSONAR - Serviço: MonIPÊ Iniciativas derivadas: - Participação no consórcio perfSONAR - Serviço: MonIPÊ Iniciativas derivadas: - Federação Chimarrão (UFRGS) - Serviço: CAFe Iniciativas derivadas: - Federação Chimarrão (UFRGS) - Serviço: CAFe

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil Voz sobre IP (VoIP) VoIP 2VoIP avançado Armazenamento em rede Virtual Community Grid (VCG) VCG 2 Educação e pesquisa em mundos virtuais Monitoramento do universo torrent (UniT) UniT 2 Vídeo digital (VD) VD 2 Multicast confiável TV digitalTV digital 2 Museus virtuais (MV) MV 2Realidade mistaMConf Aplicações educacionais em rede (videoconferência) Configuração de redes Grade pervasiva Rede mesh de acesso universitário faixa larga sem fio (ReMesh) ReMesh 2 Transporte em alta velocidade (Travel) Travel 2 Serviços para transposição de credenciais de autenticação federadas (STCFed) STCFed 2 DiretóriosDiretórios 2Middleware Visualização remota Infraestrutura para ensino a distância (IEAD) IEAD 2 Federação de Repositórios Educa Brasil (FEB) FEB 2ReBus Qualidade de serviço (QoS) QoS 2 Medições (MED) MED 2MED 3 Educação a distância (EDAD) EDAD 2 Rede mesh sem fio s com alta escalabilidade Sci-Fi Infraestrutura de chaves públicas para o âmbito acadêmico (ICPEDU) ICPEDU 2ICPEDU 3 Automatização de diagnóstico e recuperação de falhas (ADReF) ADReF 2 Monitoramento de tráfego de backbones baseado em SGSD (BackstreamDB) BackstreamDB 2 Digital Preservation Computação colaborativa (P2P) P2P 2 Gerência de vídeo (GV) GV 2 Redes de serviços sobrepostos (Overlay) Overlay 2 Componentes de software para interação social e inteligência coletiva LinkedDataBR Mídias digitais e arte (MDA) MDA 2AVCS Iniciativas derivadas: - Portal de Vídeo Digital - Rede de Vídeo Digital - Serviço: Iniciativas derivadas: - Portal de Vídeo Digital - Rede de Vídeo Digital - Serviço: Iniciativas derivadas: - I2TV - RITU - ITVp Iniciativas derivadas: - I2TV - RITU - ITVp Programa de GTs da RNP Histórico

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil Voz sobre IP (VoIP) VoIP 2VoIP avançado Armazenamento em rede Virtual Community Grid (VCG) VCG 2 Educação e pesquisa em mundos virtuais Monitoramento do universo torrent (UniT) UniT 2 Vídeo digital (VD) VD 2 Multicast confiável TV digitalTV digital 2 Museus virtuais (MV) MV 2Realidade mistaMConf Aplicações educacionais em rede (videoconferência) Configuração de redes Grade pervasiva Rede mesh de acesso universitário faixa larga sem fio (ReMesh) ReMesh 2 Transporte em alta velocidade (Travel) Travel 2 Serviços para transposição de credenciais de autenticação federadas (STCFed) STCFed 2 DiretóriosDiretórios 2Middleware Visualização remota Infraestrutura para ensino a distância (IEAD) IEAD 2 Federação de Repositórios Educa Brasil (FEB) FEB 2ReBus Qualidade de serviço (QoS) QoS 2 Medições (MED) MED 2MED 3 Educação a distância (EDAD) EDAD 2 Rede mesh sem fio s com alta escalabilidade Sci-Fi Infraestrutura de chaves públicas para o âmbito acadêmico (ICPEDU) ICPEDU 2ICPEDU 3 Automatização de diagnóstico e recuperação de falhas (ADReF) ADReF 2 Monitoramento de tráfego de backbones baseado em SGSD (BackstreamDB) BackstreamDB 2 Digital Preservation Computação colaborativa (P2P) P2P 2 Gerência de vídeo (GV) GV 2 Redes de serviços sobrepostos (Overlay) Overlay 2 Componentes de software para interação social e inteligência coletiva LinkedDataBR Mídias digitais e arte (MDA) MDA 2AVCS Iniciativas derivadas: - Rede Mesh implantada no campus da UFF - Projeto RUCA Iniciativas derivadas: - Rede Mesh implantada no campus da UFF - Projeto RUCA Iniciativas derivadas: - Desenvolvimento de hardware HSM de baixo custo - Serviço: ICPEDU Iniciativas derivadas: - Desenvolvimento de hardware HSM de baixo custo - Serviço: ICPEDU Programa de GTs da RNP Histórico

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil 11 Programa de GTs da RNP Histórico Voz sobre IP (VoIP) VoIP 2VoIP avançado Armazenament o em rede Virtual Community Grid (VCG) VCG 2 Educação e pesquisa em mundos virtuais Monitoramento do universo torrent (UniT) UniT 2 Acessibilidade como Serviço (AAAS) Vídeo digital (VD) VD 2 Multicast confiável TV digitalTV digital 2 Museus virtuais (MV) MV 2Realidade mistaMConfMconf2 Aplicações educacionais em rede (videoconferência) Configuração de redes Grade pervasiva Rede mesh de acesso universitário faixa larga sem fio (ReMesh) ReMesh 2 Transporte em alta velocidade (Travel) Travel 2 Serviços para transposição de credenciais de autenticação federadas (STCFed) STCFed 2 Minha Cloud Científica (MCC) DiretóriosDiretórios 2Middleware Visualização remota Infraestrutura para ensino a distância (IEAD) IEAD 2 Federação de Repositórios Educa Brasil (FEB) FEB 2ReBus Computação em Nuvem para Ciência (CNC) Qualidade de serviço (QoS) QoS 2 Medições (MED) MED 2MED 3 Educação a distância (EDAD) EDAD 2 Rede mesh sem fio s com alta escalabilidade Sci-FiSci-Fi2 Infraestrutura de chaves públicas para o âmbito acadêmico (ICPEDU) ICPEDU 2ICPEDU 3 Automatização de diagnóstico e recuperação de falhas (ADReF) ADReF 2 Monitoramento de tráfego de backbones baseado em SGSD (BackstreamDB ) BackstreamDB 2 Digital Preservation (DP) DP2 Computação colaborativa (P2P) P2P 2 Gerência de vídeo (GV) GV 2 Redes de serviços sobrepostos (Overlay) Overlay 2 Componentes de software para interação social e inteligência coletiva LinkedDataBR Instrumentação e Monitoração para Aplicações de Vídeo (IMAV) Mídias digitais e arte (MDA) MDA 2AVCSAVCS2 Iniciativas derivadas: Plataforma: Sistema iVA (Sistema Interativo de Áudio e Vídeo) Casos de uso iVA: - ESR - Inmetro Iniciativas derivadas: Plataforma: Sistema iVA (Sistema Interativo de Áudio e Vídeo) Casos de uso iVA: - ESR - Inmetro Iniciativas derivadas: - Plataforma: ADReF Iniciativas derivadas: - Plataforma: ADReF Iniciativas derivadas: Plataforma: Grade VCG Iniciativas derivadas: Plataforma: Grade VCG

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil 12 Programa de GTs da RNP Histórico Voz sobre IP (VoIP) VoIP 2VoIP avançado Armazenament o em rede Virtual Community Grid (VCG) VCG 2 Educação e pesquisa em mundos virtuais Monitoramento do universo torrent (UniT) UniT 2 Acessibilidade como Serviço (AAAS) Vídeo digital (VD) VD 2 Multicast confiável TV digitalTV digital 2 Museus virtuais (MV) MV 2Realidade mistaMConfMconf2 Aplicações educacionais em rede (videoconferência) Configuração de redes Grade pervasiva Rede mesh de acesso universitário faixa larga sem fio (ReMesh) ReMesh 2 Transporte em alta velocidade (Travel) Travel 2 Serviços para transposição de credenciais de autenticação federadas (STCFed) STCFed 2 Minha Cloud Científica (MCC) DiretóriosDiretórios 2Middleware Visualização remota Infraestrutura para ensino a distância (IEAD) IEAD 2 Federação de Repositórios Educa Brasil (FEB) FEB 2ReBus Computação em Nuvem para Ciência (CNC) Qualidade de serviço (QoS) QoS 2 Medições (MED) MED 2MED 3 Educação a distância (EDAD) EDAD 2 Rede mesh sem fio s com alta escalabilidade Sci-FiSci-Fi2 Infraestrutura de chaves públicas para o âmbito acadêmico (ICPEDU) ICPEDU 2ICPEDU 3 Automatização de diagnóstico e recuperação de falhas (ADReF) ADReF 2 Monitoramento de tráfego de backbones baseado em SGSD (BackstreamDB ) BackstreamDB 2 Digital Preservation (DP) DP2 Computação colaborativa (P2P) P2P 2 Gerência de vídeo (GV) GV 2 Redes de serviços sobrepostos (Overlay) Overlay 2 Componentes de software para interação social e inteligência coletiva LinkedDataBR Instrumentação e Monitoração para Aplicações de Vídeo (IMAV) Mídias digitais e arte (MDA) MDA 2AVCSAVCS2 Iniciativas derivadas: - Serviço: Iniciativas derivadas: - Serviço: Iniciativas derivadas: Plataforma: Museus Virtuais Iniciativas derivadas: Plataforma: Museus Virtuais

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil Voz sobre IP (VoIP) VoIP 2VoIP avançado Armazenament o em rede Virtual Community Grid (VCG) VCG 2 Educação e pesquisa em mundos virtuais Monitoramento do universo torrent (UniT) UniT 2 Acessibilidade como Serviço (AAAS) Vídeo digital (VD) VD 2 Multicast confiável TV digitalTV digital 2 Museus virtuais (MV) MV 2Realidade mistaMConfMconf2 Aplicações educacionais em rede (videoconferência) Configuração de redes Grade pervasiva Rede mesh de acesso universitário faixa larga sem fio (ReMesh) ReMesh 2 Transporte em alta velocidade (Travel) Travel 2 Serviços para transposição de credenciais de autenticação federadas (STCFed) STCFed 2 Minha Cloud Científica (MCC) DiretóriosDiretórios 2Middleware Visualização remota Infraestrutura para ensino a distância (IEAD) IEAD 2 Federação de Repositórios Educa Brasil (FEB) FEB 2ReBus Computação em Nuvem para Ciência (CNC) Qualidade de serviço (QoS) QoS 2 Medições (MED) MED 2MED 3 Educação a distância (EDAD) EDAD 2 Rede mesh sem fio s com alta escalabilidade Sci-FiSci-Fi2 Infraestrutura de chaves públicas para o âmbito acadêmico (ICPEDU) ICPEDU 2ICPEDU 3 Automatização de diagnóstico e recuperação de falhas (ADReF) ADReF 2 Monitoramento de tráfego de backbones baseado em SGSD (BackstreamDB ) BackstreamDB 2 Digital Preservation (DP) DP2 Computação colaborativa (P2P) P2P 2 Gerência de vídeo (GV) GV 2 Redes de serviços sobrepostos (Overlay) Overlay 2 Componentes de software para interação social e inteligência coletiva LinkedDataBR Instrumentação e Monitoração para Aplicações de Vídeo (IMAV) Mídias digitais e arte (MDA) MDA 2AVCSAVCS2 Iniciativas derivadas: - Serviço experimental: FEB Iniciativas derivadas: - Serviço experimental: FEB Iniciativas derivadas: Plataforma: BackStreamDB Iniciativas derivadas: Plataforma: BackStreamDB Iniciativas derivadas: Plataforma: Arthron Iniciativas derivadas: Plataforma: Arthron Programa de GTs da RNP Histórico

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil Voz sobre IP (VoIP) VoIP 2VoIP avançado Armazenament o em rede Virtual Community Grid (VCG) VCG 2 Educação e pesquisa em mundos virtuais Monitoramento do universo torrent (UniT) UniT 2 Acessibilidade como Serviço (AAAS) Vídeo digital (VD) VD 2 Multicast confiável TV digitalTV digital 2 Museus virtuais (MV) MV 2Realidade mistaMConfMconf2 Aplicações educacionais em rede (videoconferência) Configuração de redes Grade pervasiva Rede mesh de acesso universitário faixa larga sem fio (ReMesh) ReMesh 2 Transporte em alta velocidade (Travel) Travel 2 Serviços para transposição de credenciais de autenticação federadas (STCFed) STCFed 2 Minha Cloud Científica (MCC) DiretóriosDiretórios 2Middleware Visualização remota Infraestrutura para ensino a distância (IEAD) IEAD 2 Federação de Repositórios Educa Brasil (FEB) FEB 2ReBus Computação em Nuvem para Ciência (CNC) Qualidade de serviço (QoS) QoS 2 Medições (MED) MED 2MED 3 Educação a distância (EDAD) EDAD 2 Rede mesh sem fio s com alta escalabilidade Sci-FiSci-Fi2 Infraestrutura de chaves públicas para o âmbito acadêmico (ICPEDU) ICPEDU 2ICPEDU 3 Automatização de diagnóstico e recuperação de falhas (ADReF) ADReF 2 Monitoramento de tráfego de backbones baseado em SGSD (BackstreamDB ) BackstreamDB 2 Digital Preservation (DP) DP2 Computação colaborativa (P2P) P2P 2 Gerência de vídeo (GV) GV 2 Redes de serviços sobrepostos (Overlay) Overlay 2 Componentes de software para interação social e inteligência coletiva LinkedDataBR Instrumentação e Monitoração para Aplicações de Vídeo (IMAV) Mídias digitais e arte (MDA) MDA 2AVCSAVCS2 Iniciativas derivadas: - Nova funcionalidade para serviço existente: STCFed para CAFe Iniciativas derivadas: - Nova funcionalidade para serviço existente: STCFed para CAFe Iniciativas derivadas: Plataforma: UniT - Adoção pelo CAIS-RNP Iniciativas derivadas: Plataforma: UniT - Adoção pelo CAIS-RNP Programa de GTs da RNP Histórico

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil 15 Ciclo de P&D do Mconf Seleção por edital anual involvendo comunidade 6 projetos selecionados de 20 propostas recebidos em 2010 equipe desenvolveu e demonstrou o protótipo Serviço em produção Serviço Experimental GT ano 2 (serviço piloto) GT ano 1 (protótipo) Seleção por avaliação dos GTs de fase 1 (GT ano 1) 4 projetos selecionados em 2011 para fase 2 equipe desenvolveu o serviço piloto Seleção por avaliação do impacto e relevância, e disponibilidade de recursos implantação normalmente feita pela RNP com participantes selecionados 1 serviço experimental em 2013 Resultados transformados em serviço para uso em produção

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil 16 Convites da área de Relacionamento com Cliente e da Gerência de GTs –Base de clientes da RNP –Participantes do Workshop de Avaliação da fase 2 do GT-Mconf Participantes do SE-Mconf –CETEM –UNIPAMPA –IFES –IFPA –UERJ (Laboratório de Telesaúde) –UFRGS (Faculdade de Medicina) –FNDE –RNP Instituições Participantes

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil 17 O que é o Mconf 17 –Coordenador: Valter Roesler (UFRGS)

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil 18 Equipe de Projeto Coordenação de P&D (RNP)

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil 19 Objetivos específicos do projeto SE-Mconf Desenvolver o produto como código aberto e com baixo custo de manutenção Ofertar funcionalidade equivalentes e comparáveis a solução Adobe Connect disponbilizadas gradualmente ao longo do ciclo de vida do produto Desenvolver as condições para o reconhecimento do desenvolvimento tecnológico do Brasil pela comunidade de P&D específica no domínio de soluções de multiconferência web Inserir no cenário internacional a solução em desenvolvimento pela RNP para formentar a colaboração nesta frente entre as redes acadêmicas Aprimorar a arquitetura do produto Mconf para: –Permitir atingir escala de milhares de usuários –Permitir identidade visual de cada provedor de serviço –Permitir a Integração com dispositivos móveis

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil 20 Objetivos específicos do projeto SE-Mconf Ser capaz de ofertar alta disponibilidade –Ser tolerante a falha através de servidores alternativos aos que estiverem fora do ar –Ser capaz de absorção de picos de tráfego: eventos, conferências, etc Permitir a atualização de forma transparente para o administrador da rede –As novas versões são atualizadas via software CHEF de forma a facilitar a manutenção Oferecer estatísticas gerenciais –Relatórios mensais sobre uso dos servidores, gráficos de acesso dos clientes devem estar disponíveis para monitorar e controlar a infraestrutura de produção e apoiar o planejamento da escalabilidade Promover um ambiente colaborativo mundial –sistema open source que agrega programadores do mundo inteiro

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil 21 Gerência de GTs – Obrigado! Dúvidas?