Natureza O termo mistério aplicado à Igreja: indicando que a sua realidade transcende a instituição visível e excede as capacidades humanas de compreender.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro Estigmatino de Pastoral Brasília - DF
Advertisements

Palavra de Deus em palavras humanas
Conscientização Vocacional
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
Leitura cristã da Criação
Moral especial - Terceiro Mandamento
Segundo Mandamento Ex 20, 7: “Não dirás o nome do Senhor, teu Deus,
Igreja invisível Até ao dia da segunda e definitiva vinda de
Cooperação na santificação
Mãe e Mediadora Maria é nossa Mãe, não em sentido natural, mas
SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO
I. Objectivos  Perceber o que é ser Igreja – povo.
Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida
SACROSANCTUM CONCILIUM
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA SACRAMENTOS
Expressões religiosas
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
Teologia Fundamental 1 Pe 3, 15: “(Estai) sempre dispostos a dar resposta a todo aquele que vos pedir a razão da vossa esperança”. - Sempre: uma tarefa.
Aula 6 As Processões Divinas
= A Revelação sobrenatural
Eucaristia, Sacramento da Caridade
A Presença Real de Jesus
Eucaristia, Força e Vida
A EUCARISTIA EDIFICA A IGREJA
Culto à Virgem Maria.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATOLICIDADE
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
“Eu Creio” - “Nós Cremos”
Santíssima Trindade.
Maria Mulher Eucarística
CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA LUMEN GENTIUM SOBRE A IGREJA
Frutos da Redenção A vontade salvífica universal de Deus centra-se em
Vinda do Filho de Deus O fim da Encarnação é a salvação dos homens: o Filho de Deus veio “para que o mundo se salve por Ele” (Jo 3, 17), “para ser salvador.
Os fiéis: hierarquia, leigos, vida consagrada
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
“Este título, conferido à Virgem Santa Maria, 'Mãe da Igreja', pertence, na verdade, à autêntica substância da devoção a Maria,
Sacrosanctum Concilium
Crescendo em Comunidade O Propósito da comunhão
CONCEITOS TEOLÓGICOS E ECLESIOLÓGICOS Para uma conversão pastoral da paróquia.
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
Compreender que a paróquia é a comunidade dos fiéis, confiada, pelo Bispo diocesano, ao pároco como seu pastor.
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção ( 8 slides) 5. Realeza.
Mês de Outubro Durante este Mês de Outubro apresentamos partes da Carta Encíclica do Papa João Paulo II “REDEMPTORIS MATER” para fazermos as nossas oportunas.
ESTUDO DOS SACRAMENTOS
NA NOVA ALIANÇA, o verdadeiro templo já não é produto de mãos humanas: o Templo de Deus por excelência é a santa Humanidade de Jesus. Ele mII. AS IGREJAS.
O ministério da caridade e a koinonia eclesial
Papa Bento XVI “Sacramentum Veritatis” Da relação entre a Eucaristia e os restantes dos sacramentos juntamente com o significado escatológico.
Sacramentos.
Querendo Deus, sumamente benigno e sábio, realizar a redenção do mundo.
Origem e finalidade A Igreja é um mistério: é ao mesmo tempo
Noção O cristão não crê apenas, mas também vive. Teologia Dogmática
Sinais da presença de Deus
Introdução A Cristologia é uma parte da teologia que trata sobre Cristo. Estuda Jesus Cristo como o Verbo encarnado e Filho de Deus, e Jesus como nosso.
Maria a Mãe da Igreja ...e nossa Mãe
CATEQUESE COM ESTILO CATECUMENAL
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CULTO
Aula 9 As Missões Divinas
A missão do Espírito Santo na Igreja
01.Introdução (18 slides) 10. Sacramentos_communicatio (4 slides) 02.Baptismo (11 slides) 03.Confirmação (8 slides) 04.Eucaristia (26 slides) 05.Penitência.
19 Quem pertence à Igreja PERUGINO, Pietro Cristo entregando as chaves a Pedro Fresco Capela Sistina, Vaticano.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
1.A Revelação de Deus (8 slides) 2.Unicidade e Transcendência (9 slides) 3.Deus Vivo (11 slides) 4.A Santíssima Trindade no NT (12 slides) 5.Formulação.
Índice: 01. Desígnio de Deus (15 slides) 02. Obscurecimento actual (16 slides) 03. Identidade do matrimónio (23 slides) 04. Fins do matrimónio (13 slides)
Jesus Cristo fundou a Igreja 18 Basílica de São Pedro Roma.
01.Introdução (18 slides) 10. Sacramentos_communicatio (4 slides) 02.Baptismo (11 slides) 03.Confirmação (8 slides) 04.Eucaristia (26 slides) 05.Penitência.
Incorporação na Igreja e os Sacramentos
Índice: 01. Desígnio de Deus (15 slides) 02. Obscurecimento actual (16 slides) 03. Identidade do matrimónio (23 slides) 04. Fins do matrimónio (13 slides)
NATUREZA, 1 O termo mistério aplicado à Igreja: indicando que a sua realidade transcende a instituição visível e excede as capacidades humanas de compreender.
Transcrição da apresentação:

Eclesiologia 02 Igreja – Natureza

Natureza O termo mistério aplicado à Igreja: indicando que a sua realidade transcende a instituição visível e excede as capacidades humanas de compreender e de dizer. Sacrosanctum Concilium 2: “É característico da Igreja ser, simultaneamente, humana e divina, visível e dotada de elementos invisíveis..., presente no mun- do e, no entanto, peregrina. Mas de tal modo que nela o que é humano está ordenado e subordinado ao divino, o visível ao invisível... e o presente à cidade futura que esperamos”. Não mera justaposição entre a comunidade espiritual e a instituição social. Am- bas se compenetram, são autenticamente ao mesmo tempo .

Natureza O mistério da Igreja só encontra ponto adequado de semelhança no mistério do Verbo de Deus encarnado. Se a sua santíssima humanidade serviu a Jesus de instrumento de redenção universal, analoga- mente Deus serve-se dos elementos visíveis da Igreja a modo de instrumentos para a salvação dos homens.

Natureza A Santíssima Trindade opera na origem, na fundação e em cada um dos instantes do desenvolvimento eclesial. Também na sua finalidade salvífica e no seu destino último até à instauração definitiva do Reino de Deus. A incorporação pessoal à Igreja deve reali- zar-se mediante o baptismo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.

Natureza IMAGENS DA IGREJA, 1 A Lumen gentium 6 toma da Sagrada Escritura muitas imagens da Igreja: redil, cuja única porta é Cristo; rebanho de Deus que Cristo pastoreia; campo e vinha que o Senhor cultiva; edificação de Deus, cuja pedra angular é Cristo; esposa a que Cristo ama e se entrega para santificá-la; etc... Imagens mais elaboradas alusivas a cada uma das Pessoas divinas: - Povo de Deus - Corpo místico de Cristo - Templo do Espírito Santo

Natureza IMAGENS DA IGREJA, 2 POVO DE DEUS   Povo sacerdotal  tem por cabeça a Cristo  a cidadania adquire-se por nascimento do Espírito Santo e traz a dignidade e a liberdade dos filhos de Deus  a sua lei = mandamento do amor  o seu fim = dilatar mais e mais o Reino de Deus  = instrumento de Cristo para a redenção de todos os homens  peregrina na terra até à consumação do Reino de Deus no final dos tempos.

CORPO MÍSTICO DE CRISTO Natureza IMAGENS DA IGREJA, 3 CORPO MÍSTICO DE CRISTO   organismo espiritual, não redutível só às suas estrutu- ras visíveis  alentado por uma alma, o Espírito Santo  dirigido pela sua cabeça, Cristo  cujos membros são os fiéis cristãos: unem-se com a cabeça e entre si por meio do baptismo e fortalecem-se pela recepção da Eucaristia e dos outros sacramentos  no qual cada membro realiza a sua função própria, e alguns – a hierarquia – tarefas essenciais para o conjunto  cabeça e membros = o “Cristo total” (Santo Agostinho, Sobre a unidade da Igreja, 4, 7).

TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO Natureza 7/11 IMAGENS DA IGREJA, 4 TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO  Santo Agostinho amplia os seus limites de aplicação (Enchiridion 56,15):“Deus habita no seu templo; não só o Espírito Santo, mas tam- bém o Pai e o Filho...Portanto, templo de Deus, ou seja de toda a Trindade, é a Santa Igreja; toda ela, a do céu e a terrena”.  = imagem citada repetidas vezes pelo Concilio Vaticano II, e incluída no Catecismo da Igreja Católica (797-798).indica a presença da terceira Pessoa da Trindade co- mo princípio vital, aglutinador e santificante do Povo de Deus e Corpo místico de Cristo.

Natureza Congregação para a Doutrina da Fé (carta Communionis notio, 28.V.1992): “O conceito de ‘comunhão’ é muito adequado para expressar o núcleo profundo do mistério da Igreja”. Igreja-Comunhão: “inseparável dimensão de comunhão dos cristãos com Cristo, e de comunhão dos cristãos entre sí” (João Paulo II, Christifideles laici 19, 30.XII.1988). Aspectos da comunhão eclesial: - comunhão dos santos: intercomunicação de bens salvíficos divinos entre os fiéis da terra, os do céu e os do purgatório. - comunhão orgânica: complementaridade das diversas voca- ções e condições de vida, ministérios, carismas, etc... - comunhão missionária: participação e responsabilidade de todos.

A IGREJA, SACRAMENTO DE COMUNHÃO: Natureza 9/11 A IGREJA, SACRAMENTO DE COMUNHÃO: Sacramento = todo sinal e instrumento visível de um efeito divino invisível => Igreja, sinal visível da realidade oculta da salvação = Analogia. Lumen gentium, 1: “a Igreja é em Cristo como um sacramento; quer dizer, sinal e instrumento da íntima união do homem com Deus e da unidade de todo o géne- ro humano”.

Natureza DEFINIÇÃO DA IGREJA Contribuições do Vaticano II e Magistério posterior: A Igreja é o sacramento da comunhão dos Homens com Deus e entre si por Cristo no Espírito Santo. 1 Não revela o mistério: o elemento divino da Igreja torna sempre insondável ao homem a profundidade do seu mistério. 2 Outras definições possíveis: - É a instituição fundada por Jesus Cristo para a salvação das almas. É o Povo de Deus (e/ou o Corpo místico de Cristo) formado pelos baptizados que professam a mesma fé, participam dos mesmos sacramentos e estão unidos ao Papa.

Ficha técnica Bibliografia Slides Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com 11