Jornadas de Junho de 2013 Vem para a rua vem!!!. O que foram?  Estopim: reajuste das passagens do transporte público em grandes capitais, como Porto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

Jornal de Esportes Futebol Fonte: IBOPE/EasyMedia3 – Maio a Julho de 2007 Segunda a sexta, 12h30 às 13h00 Foi uma briga dura, mas, enfim, conseguimos!
Campanha em Defesa da Vida
LIGAÇÕES PERIGOSAS Folha de S. Paulo 28/4/2006 Entidades de fachada têm conexões com financiadores da campanha do peemedebista.
I Seminário “Dengue: desafios para Políticas Integradas de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde” 23 a 25 e novembro de 2009 ENSP – Rio de Janeiro.
Mangueira fecha a rua em protesto violento (manchete de O Globo de sexta-feira, 23 de março de 2007) A mídia, o PCdoB e a consciência.
GT Relatórios Internacionais em HIV e Aids
Movimento operário No inincio do século XX, os operarios trabalham de 14 a 16 horas em ambientes com condições precárias, e recebiam um salário que não.
REPÚBLICA VELHA ( ).
O Parque Nacional dos Pontões
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
SÓ HÁ UMA LEGALIDADE - A LEGALIDADE CONTRA A DESORDEM E A DESUNIÃO IMPLANTADAS NO PAÍS PELO SR JOÃO GOULART EM SUA DESMEDIDA E CRIMINOSA ATUAÇÃO POLÍTICA.
A Redemocratização Política no Brasil – “Abertura lenta, gradual e segura. O general Ernesto Geisel ( ) assume o Brasil com nítidos sinais de crise:
ESCOLA E DEMOCRACIA A TEORIA DA CURVATURA DA VARA
Rio + 20 Apresentação Inicial Trabalhos/Participação do Prof. M. P. Côrtes na Rio +20.
Prof. Everton da silva correa
Participação Juvenil e a Luta por Políticas Públicas de Juventude no Brasil A EXPERIÊNCIA.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 Programação Orçamentária 2004 Brasília, 15 de abril de 2004 MINISTRO GUIDO MANTEGA.
GREVE RENATO SARAIVA.
IX Seminário Nacional de Petróleo e Gás Natural no Brasil
Agenda da sustentabilidade
Agora é a nossa vez!. Agora é a nossa vez! Agora é a nossa vez!
DITADURA MILITAR (1964 – 1985) HISTÓRIA ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA.
PACOTE ANTI-VIOLÊNCIA PACOTE ANTI-VIOLÊNCIA. Fonte: DataSenado – mar/abr 2007 Senador Valter Pereira – PMDB – MS. Senador Valter Pereira – PMDB – MS.
Estrutura fundiária brasileira
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
Ano Tema Temática 1998 Viver e aprender Vida, conhecimento 1999
BRASIL – PERÍODO REGENCIAL
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
A ética da Siemens no caso
Políticas e Gestão Democrática da Educação
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ 1 O que é o Ministério Público? A Constituição Federal, que é a lei mais importante do País, define o Ministério Público.
AULA: 13/11/2013 TEMA: AS REFORMAS DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR:
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
BRASIL 2010 A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO E DA RENDA.
Curso Direito à Memória e à Verdade
PROF. MS. ADM. GERALDO MAGELA DA SILVA
INFORMES Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana - BA.
E a Saúde no Brasil?.
A Olímpiada de 2016 e os reflexos na Economia Brasileira
Ensino Médio 3ª Série. Geografia.. “BRASIL ACORDA e verás que um filho teu não foge a luta”! “Mãe eu vou a luta”! “Somos todos contra a corrupção”! “Três.
Farmacêutico Fórum de Tendências Aliança do Brasil Bruno de Paula Rocha São Paulo, 06 de dezembro de 2006.
HERANÇA DO DEPUTADO CLODOVIL
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado a Segunda-feira, 05 a 07 de Abril de 2014.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
Belo Horizonte 19/7/2014 Dívida Pública Brasileira – Impacto no seu salário e na sua aposentadoria.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado, 21 de abril de 2012.
MEMÓRIAS & REFLEXÕES!!!!.
Histórico do FBES Sebastiana Almire de Jesus – FEES-MS
Precisamos reformar muitas coisas no Brasil!
Mídia e Violência Primeiros resultados Desafios para a cobertura policial ABRAJI 2008.
e “Mais Médicos” “Minha Casa, minha Vida”
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
O MPL e a questão Ideológica
As manifestações e a mobilidade urbana.
AULÃO GEOGRAFIA ATUALIDADES.
A PARTICIPAÇÃO E O ESTADO: AS RELAÇÕES DA CIDADANIA COM O PODER POLÍTICO WAGNER DE MELO ROMÃO.
Pois é.   Arnaldo Jabor O Brasil tem milhões de brasileiros que gastam sua energia distribuindo ressentimentos passivos. Olham o escândalo na televisão.
Revoltas Populares e as Manifestações de Junho no Brasil!
Cartilha Eleitoral do Cidadão Brasileiro.
ATO PÚBLICO CHEGA DE CORRUPÇÃO Se você quer um país melhor, junte-se a nós. Ao final de cada slide, click apenas uma vez para avançar. Repasse essa.
AS DISPUTAS POLÍTICAS PELA DIVISÃO DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO:
“A Importância da formação acadêmica na Gestão em Saúde e Vida Associativa” 11 de junho de 2011 “A Importância da formação acadêmica na Gestão em Saúde.
Instituto Estadual de Educação: espaços de participação democrática? Orientanda: Maria Cristina Martins Kamers Orientador: Prof. Dr. Celso João Carminati.
O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,
FÓRUM SINDICALISMO, POLÍTICA E CIDADANIA André Santos – assessor parlamentar do DIAP e Especialista em Política e Representação Parlamentar CNPL Confederação.
Democratização da Gestão do SUAS e vínculo SUAS Presidente do COEGEMAS/MS Sérgio Wanderly Silva Secretário Assistência Social.
Movimentos Estudantis
Transcrição da apresentação:

Jornadas de Junho de 2013 Vem para a rua vem!!!

O que foram?  Estopim: reajuste das passagens do transporte público em grandes capitais, como Porto Alegre, Rio de Janeiro, Goiânia, São Paulo, dentre outras.  As manifestações tiveram início em abril de 2013, mas o movimento ganha força em junho. Movimento Passe Livre é o grande articulador das manifestações.

Movimento Passe Livre É um movimento social brasileiro, apartidário, que defende a adoção da tarifa zero para transporte coletivo. Foi fundado em uma plenária do Forum Social Mundial de 2005, em Porto Alegre. Pode- se dizer que as raízes do Movimento Passe Livre estão na Revolta do Buzú, ocorrida em 2003, em Salvador, contra o aumento da passagem dos ônibus. O movimento durou 3 semanas, mas não teve êxito. Contudo, inspirou movimento semelhante em Florianópolis, em 2004.

Mas e os Black Blocs, o que são?  Agrupamento de pessoas com tática voltada para a ação direta, de viés anarquista (ausência de qualquer hierarquia ou autoridade).  Sugiu na década de 1980, na Alemanha.  São contrários ao establishment, anticapitalistas. Realizam ataques diretos à propriedade privada

Trajetória das jornadas em junho em SP  06 e 07 de junho – manifestações em São Paulo, lideradas pelo MPL, reúnem 5 mil e 2 mil pessoas respectivamente.  No dia 07, o governador Geraldo Alckmin defendeu uma ação mais enérgica da polícia e, no dia 11 de junho, chama os manifestantes de baderneiros.

Manifestações de SP na mídia  “Contra tarifa, manifestantes vandalizam centro e paulista.” FOLHA, 12 de junho de 2013).  “Governo de São Paulo diz que será mais duro contra vandalismo.” (FOLHA, 13 de junho de 2013).  “Realmente, esses revoltosos de classe média não valem nem 0,20 centavos.” (Arnaldo Jabor, em 13 de junho de 2013, no Jornal da Globo).

Agressão a jornalistas: mídia muda de lado  Na noite de 13 de junho, durante manifestação em São Paulo, a jornalista da Folha de SP Giuliana Vallone foi atingida no olho por uma bala de borracha disparada por um policial. “Eles já tinham mirado em mim outras vezes. Jamais achei que ele fosse atirar.” (Giuliana Vallone).  Além de Giuliana, outros 14 jornalistas foram atingidos por policiais durante as manifestações (6 deles, da Folha de SP).

Mudança de posição da mídia

Mobilização artística contra a violência

Mudança de posição da mídia

Novos rumos: para além dos R$0,20  Governos de capitais como Rio de Janeiro e São Paulo revogam o reajuste das tarifas do transporte público. Mas as manifestações não cessam.  Nova pauta: educação, saúde, transporte público, contra a corrupção, contra a “cura gay”, contra os gastos com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, contra a PEC 37 (apuração de infrações caberia às polícias federal e civil, e não mais ao Ministério Público).

O gigante adormecido acordou Mas e as manifestações que sempre sacodem as grandes cidades, como as de professores, sem- teto, etc.?

O poder das mídias sociais Com as novas tecnologias, os encontros marcados pela internet atingem muitas pessoas. Além disso, fotos e vídeos de abusos de poder têm um alcance cada vez maior.

Manifestações pelo mundo

Algumas conquistas das jornadas de junho de 2013  Governos de diversas capitais, como RJ e SP, revogam o aumento da tarifa.  Câmara arquiva a PEC 37.  Deputados aprovam 75% dos royalties do petróleo e do gás natural para a educação, e 25% para a saúde.  Senado aprova crime hediondo para corrupção.  RS anuncia passe livre estudantil.  Senado aprova projeto para expropriar terras onde há trabalho escravo.

Manifestações no Brasil não são novidade Diretas já – Os cara-pintada, no empeachment de Fernando Collor

Manifestações democráticas?  Todas as manifestações são legítimas e garantidas pela Constituição.  Mas manifestantes com bandeiras de partidos políticos ou de movimentos sociais, como o MST, são rechaçados.  Bandeiras são queimadas.

Manifestação democrática?

Por que partidos políticos são essenciais numa democracia?