Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas

1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Curso Informática Básica
Inclusão Digital x Educação Digital
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Bacharelado em Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Tecnologias da computação, comunicação e informação, em conjunto com recursos da administração,
Bacharelado em Sistemas de Informação
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
Guilhermina Oliveira Consultora em Tecnologia Educacional
PROJETO DE INFORMÁTICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
Ministério da Educação
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Visão: Conectar pessoas para um mundo melhor
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
ABED – SALVADOR 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED Avaliação – compromisso para a qualidade e Resultados.
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
A INCLUSÃO À SERVIÇO DA POPULAÇÃO
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Foco de Atuação: Atenção Básica
Jornal como Recurso Didático
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS.
Laboratório de Ensino a Distância
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Regina Célia Fortuna Broti Gavassa EMEF Professor Henrique Mélega
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Uma Escola do Tamanho do Brasil
C U L T U R A D I G I T A L nos Pontos de Cultura ? SECRETARIA DE CULTURA DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Assessoria de Cultura Digital Superintendência.
Projeto Formação GESAC. O Programa GESAC e seus Parceiros Foi criado pela Portaria MC 256, de 13/03/2002 e regulamentado pela Portaria MC 483, de 12/08/2008.
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
O papel do educador no processo de formação da criança especial
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
& PROJETO CDI COMUNIDADE GOODHART PARCERIA GOODHART FOUNDATION.
Prof. Sidney Galeote. 2 www. prasabermais. com  Visão Geral sobre a dimensão de qualidade “performance”  Custo da qualidade  Como a performance deve.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
PROGRAMA PARANÁ DIGITAL
Objetivo: Inserir o uso da ferramenta de tecnologia no ensino-aprendizagem dos alunos do segundo e quintos anos da escola Presidente Castelo Branco,
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
O Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada possui uma carga horária estendida, superior ao previsto em lei, visando cada vez mais um ensino de excelência.
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
APLICATIVO: CONNECT.U Esdras Silva, Karen Melo, Lorena Monteiro, Paula Nandalú, Vinicius Arashiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Centro de Pesquisa e.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Rede de Núcleos Programa de Formação do Jovem Artesão.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem

O que é MetaReciclagem Iniciativa de democratização do acesso às tecnologias de informação e comunicação, através do uso crítico das ferramentas: hardware e software. A MetaReciclagem, mais do que um projeto relacionado com tecnologia, é uma metodologia educacional que tem por objetivo promover a aproximação entre os indivíduos e o universo representado pela rede de computadores. O projeto visa a transformação social, através de uma apropriação e desmistificação da máquina (hardware e software), assim como, através da comunicação e colaboração via na internet, entre grupos envolvidos no projeto e espalhados por todo o Brasil.

O que é MetaReciclagem MetaReciclagem é, acima de tudo, um esforço de desconstrução da tendência à troca rápida de equipamentos, à obsolescência programada, à restrição ao uso de softwares e à dependência de especialistas. A reciclagem de computadores é o ponto de partida para os jovens e adultos que ingressam no projeto. Aos poucos, a intimidade com a máquina faz com que eles percebam que não há barreiras para a construção do conhecimento. Os computadores passam a ser encarados como ferramentas a serviço do saber, veículos de comunicação entre diferentes indivíduos e culturas, instrumentos que contribuem para o processo de transformação social. Gerar autonomia nos indivíduos “metarecicleiros” é um dos compromissos do projeto que, além de uma formação, proporciona uma capacitação profissional, fazendo com que os participantes sejam além de usuários independentes, replicadores desse conhecimento.

Objetivos: - Inclusão social de jovens e adultos, através da inserção digital - Democratização do conhecimento, compartilhado em redes virtuais e em cursos presenciais. - Estímulo à cidadania. - Formação em tecnologia digital aliada à arte e cultura. - Autonomia na utilização da tecnologia (hardware e software livre). - Reciclagem de equipamentos (computadores) descartados pelo mercado. - Estímulo à criação de células autônomas do projeto (Núcleos de MetaReciclagem) em diferentes comunidades. -

Público-Alvo: Jovens e adultos com interesse em reciclagem e tecnologia, sendo recomendada a idade mínima de 13 anos.

Oficinas MetaReciclagem: - As oficinas tem como objetivo a formação de uma comunidade de participantes ou uma célula MetaReciclagem, que desenvolva atividades locais. - Cada oficina terá uma carga horária de 16 horas, divididas em 4 horas semanais, com aproximadamente 8 alunos. - Serão formados também monitores, que terão a função de replicar o conhecimento adquirido, se responsabilizando pela formação de novas turmas. Os monitores/replicadores são “peças” fundamentais para a propagação do projeto por diferentes regiões.

Oficinas - metodologia e objetivos: O projeto desenvolverá as seguintes ações: 1. Captação e reciclagem de computadores usados, estimulando a aproximação entre alunos e hardware. 1. Utilização de software livre – Sistema Operacional LINUX 1. Criação de laboratórios conectados à internet para troca de informações entre os participantes da oficina e outros “metarecicleiros”, através de fóruns, listas, blogs, etc Serão formadas turmas em 2 níveis: Iniciante e Monitores

Sobre o Software Livre: O projeto MetaReciclagem utilizará apenas computadores com o sistema operacional GNU/LINUX e seus aplicativos de código aberto, possibilitando a autonomia tecnológica para explorar e adaptar os códigos de cada programa. Software Livre são programas de computador que não tem código fonte fechado para uma única pessoa ou empresa, podendo ser instalados e utilizados livremente, em qualquer computador, sem cobrança de licenças ou direitos autorais. O Software Livre permite que qualquer indivíduo que queira aprender a linguagem de programação, abra o código GNU/LINUX e retire o máximo proveito de suas funcionalidades.

CUSTOS SEMESTRAIS DE IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROJETO MetaReciclagem

- Infra – estrutura: - Equipe (coordenação, professores, monitores) ‏ - material de consumo (incluir os computadores, quem os fornece? Como é essa entrega?) ‏ - bolsa auxílio para os monitores - material didático] - verba de produção (transporte para pegar os computadores, etc) ‏ - divulgação -

- Cronograma de oficinas - Horário das turmas, tempo de duração (pensando que existe o nível iniciante e o nível monitores) ‏

-

- Custos para implantação de células locais - Serão implantadas x células no primeiro semestre - Em que região - Local a ser alugado - Carga horária da Oficina lá –nível iniciante - Custos com infra-estrutura e outros itens -

- Sustentabilidade do projeto - Acho que vc deveria pensar que esses monitores podem tb trabalhar para o mercado local, no conserto de hardware. Por que não? - É importante dar a eles uma fonte de renda que não passe somente pela replicação do projeto. - Acho que dar a eles esta função não inviabiliza a construção do conhecimento. Eles não estão só usando o lado tecnológico sem reflexão. Estão usando o conhecimento adquirido para tb ingressarem no mercado de trabalho. E isto não precisa acontecer somente com a atuação como replicadores. - Acho que vc deveria pensar sobre isso... -

- Avaliação do projeto - Relatórios bimestrais? - Informações: quantos alunos inscritos, perfil dos alunos/faixa etária, quantos formados na turma de iniciantes. Quantos monitores receberam bolsa auxílio, quantos passaram pelas oficinas, quantos ficaram responsáveis pela implantação das novas células, etc. -