CAPACÍMETRO DIGITA L Gleson Fabio da Costa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conversores Analógico-Digital
Advertisements

Projeto de um termômetro a partir de um diodo
Sensor de Pressão via célula Capacitiva
Eletrônica Digital Conversores Digital-Analógico
UFRN – Universidade Federal do Rio do Norte CT – Centro de Tecnologia DEE – Departamento de Engenharia Elétrica ELE0325– Instrumentação Eletrônica Termômetro.
Aluno: Raphael Dantas Ciríaco
SENSOR CAPACITIVO - UFRN/CT/DEE
Capacitores.
Conversores Analógico-Digital
Prof. MSc. Renato Medeiros
Prof. Msc. Jeferson José Gomes UTFPR-PG - COELE
Projeto de Sistemas de Controle pelo Método do Lugar das Raízes
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
Instrumentos de Medições Elétrica
Transmissão AM Objetivo:
Interfaces de entrada e saída discreta
Técnicas de Instrumentação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Montagem e Manutenção de Computador I
Resistência elétrica.
Aula 3 – Usando o multímetro digital
Prof. Marcelo de Oliveira Rosa
Prof. Marcelo de Oliveira Rosa
Capacitor Capacitância x Características Elétricas
Problema 1 Considere um veleiro, semelhante ao do problema 4 da unidade anterior, sujeito a um carregamento devido ao vento de f = 50 N/m, uniformemente.
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
AMPLIFICADOR OPERACIONAL
AULA 2 – Conceitos básicos de eletrônica
Amplificadores Operacionais Parte I
Aula 9 By: Abraham Ortega
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
INVERSOR PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO
Circuitos Elétricos I Aula 8 Resposta em Frequência Circuitos RL & RC
Aula 8 By: Abraham Ortega Paredes
MEDIDORES DE CORRENTE CONTÍNUA
SENSOR DE PRECISÃO DE TEMP. LM35
Medidor de distância Ultra-Sônico
Professor Eduardo da Silva -
Elementos armazenadores de Energia
Amplificadores Operacionais Parte III
Aula 06: Circuitos em série Prof. Diovani Milhorim
ELETRICIDADE.
SISTEMAS DIGITAIS AULA 9
AMPLIFICADORES OPERACIONAIS
Teoremas de rede Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Termômetro Digital com PIC e LM35
Modelo básico de um amplificador FONTE: deas. harvard
Fatec SBC Automação Industrial Prof Rômulo
Aula 1: Introdução aos Sistemas Digitais
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 3º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1
Eletricidade Aula 8.
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
MEDIDORES DO TIPO MULTÍMETRO
Eletromagnetismo – Aula 7
Elementos básicos e Fasores
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia Elétrica Instrumentação eletrônica Prof.: Luciano Fontes Aluno: Fagner Robson Alves.
Introdução teórica – Demodulação AM-DSB-FC
Germano Maioli Penello
Eletrônica II Germano Maioli Penello Aula 03
Germano Maioli Penello
ELETRICIDADE BÁSICA “CC” Etapa 2
1 Eletrônica II Germano Maioli Penello II _ html Aula 17.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Instrumentos Elétricos de Medição Parte II.
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental Resumo do 1º Bimestre Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
CONVERSORES DE SINAL.
Eletrônica Analógica II
Prof. Gustavo Fernandes de Lima
1 Tensões como Variáveis Lógicas Disciplina: Circuitos Digitais Aula 9 Lucas Santos Pereira.
Transcrição da apresentação:

CAPACÍMETRO DIGITA L Gleson Fabio da Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELE0325 – INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA LUCIANO FONTES CAVALCANTI CAPACÍMETRO DIGITA L Gleson Fabio da Costa

INTRODUÇÃO CAPACIMETRO É o instrumento usado para medir o valor da capacitância dos capacitores comuns e eletrolíticos. Há dois tipos de capacímetro: o analógico (de ponteiro) e o digital (de cristal líquido). 

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO Existem os multímetros digitais com um capacímetro que podem medir capacitores de 0 a 20 µF e os capacímetros propriamente ditos (sem outras funções) que podem alcançar valores maiores como por exemplo de 0 a 20.000 µf.

INTRODUÇÃO Os capacímetros são encontrados em duas topologias básicas: pontes LCR, que além de medir capacitância, podem medir indutância e resistência através de um detector “Zero Volts”, e os capacímetros digitais, que são baseados no tempo de carga ou descarga de capacitores, interpretado digitalmente.

INTRODUÇÃO Existem alguns métodos de medição de capacitância, podendo ser medida com uma ponte de impedância ou um dip meter. Recentemente tem-se medido a capacitância de alguns capacímetros típicos através do vetor de corrente, aplicando-se uma tensão AC ao capacitor de teste.

INTRODUÇÃO Alguns capacímetros simples utilizam o método da integração que mede a resposta transiente de uma rede RC.Este projeto utiliza o método de integração. Existe uma vantagem, no qual o resultado pode ser obtido como um dado digital diretamente, porque a medição é baseada no tempo, um circuito analógico preciso não é necessário e a calibração do capacímetro pode ser feita facilmente através do microcontrolador que compõe o circuito.

ILUSTRAÇÕES

ILUSTRAÇÕES

MOTIVAÇÃO A principal motivação desse trabalho foi o desejo de aprender mais sobre a grandeza capacitância, além de poder unir num simples projetos vários conhecimentos que envolvem eletrônica.

CONCEITOS BASICOS CAPACITÂNCIA AMPLIFICADOR OPERACIONAL

CAPACITÂNCIA CAPACITÂNCIA A capacitância ou capacidade é a grandeza elétrica de um capacitor, determinada pela quantidade de energia elétrica que pode ser armazenada em si por uma determinada tensão e pela quantidade de corrente alternada que o atravessa numa determinada freqüência. Sua unidade é dada em farad (símbolo F), que é o valor que deixará passar uma corrente de 1 ampere quando a tensão estiver variando na razão de 1 volt por segundo.

Amp. Op.

AMP. OP um amplificador com um ganho muito alto que possui Um amplificador operacional ou amp op é um amplificador com um ganho muito alto que possui duas entradas, uma inversora (-) e uma não inversora (+). A tensão de saída é a diferença entre as entradas + e - , multiplicado pelo ganho em malha aberta:A saída do amplificador pode ser única ou diferencial, o que é menos comum.

PROJETO O projeto a ser desenvolvido será o do capacímetro usando conversor de dupla rampa,no qual se tem um circuito que resumidamente se tem uma tensão constante carregando um capacitor, e um circuito contador para registrar o tempo.

PARTES DO PROJETO O projeto a ser desenvolvidos, tem como principais partes; Circuito de carga Implementado através de um Amp. Op. Clock Contador Registrador Decodificador

PROJETO-PARTE1

PROJETO- PARTE2

PROJETO-CALCULOS

PROJETO-CALCULOS

PROJETO- CARGA

PROJETO-COMPARADOR

PROJETO-DIVISOR DE TENSÃO

TESTE DO CAPACITOR A sequência certa para testar o capacitor com este instrumento é a seguinte: a) Faça a leitura do valor do capacitor indicado no corpo do mesmo; b) Coloque o capacímetro na escala mais próxima acima do valor da peça; c) Descarregue o capacitor e encaixe-o nos terminais do aparelho; d) A leitura deve ser próxima ao valor indicado no corpo; e) Se a leitura for muito diferente ao indicado no corpo, o capacitor está com defeito.

TESTE DO CAPACITOR Cada uma das escalas indica a máxima capacitância que pode ser medida. Não se esqueça de descarregar o capacitor antes de testá-lo num capacímetro. Veja abaixo:

BIBLIOGRAFIA Notas de aula da disciplina Instrumentação Eletrônica, Prof. Luciano Fontes. http://pt.wikipedia.org http://www.ifi.unicamp.br/~kleinke/f540/e_amp1.htm http://www.electronica-pt.com http://www.burgoseletronica.net/capacimetro.htm