ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
Advertisements

ESTUDO E ANÁLISE DO TRABALHO
Análise da Distribuição do Trabalho
Arranjo Físico.
Estudo e Distribuição do Trabalho
Fluxograma Definição São gráficos de processamento para trabalhos de análises administrativas Representam a técnica mais conhecida e mais utilizada no.
Métodos de Trabalho Representa a forma de processamento que melhor se adapta à natureza do trabalho, objetivando conduzir as atividades individuais para.
Fluxograma Definição São gráficos de processamento para trabalhos de análises administrativas Representam a técnica mais conhecida e mais utilizada no.
ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO Etapas
QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO QDT
Disciplina: Administração Mercadológoica
Sistemas de Informação
Curso Técnico em Manutenção e Suporte a Informática
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 13
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Requisitos Funcionais e Não-Funcionais/ Documento de Requisitos
Responsável: Nicholli Menezes
As tecnologias de informação na logística da organização
FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO.
Apresenta.
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
SENAC - RJ Aula - 1 Professor Eduardo Borges - -
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Projeto: Capacitação em GP
Objetivos da aula Dar exemplos de como a tecnologia de informação apóia os processos de negócios nas funções organizacionais de contabilidade, finanças.
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
ORGANIZAÇÃO.
Estudo e Distribuição do Trabalho
Função da Administração:
MANUAL DE PROCEDIMENTOS CONTABILIDADE X CLIENTE
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
Profª: Adriana Vettorazzo
Fluxograma Prof. Ariana Barra.
Financeiro - Tenha maior controle e gestão de sua clínica
Sistemas de Informação
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
Instrumentos de Levantamento de Informação
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
A Formação de Preços de Serviços. Se você fizer um serviço para outra pessoa durante quatro horas seguidas, quanto deve ganhar por isso. Será que no final.
Teoria Geral da Administração
Gerenciamento de Custos
Capítulo 1 A administração hoje.
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
Fluxo de Caixa o que é? É um Instrumento de gestão financeira, que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros.
Expansão dos Casos de Uso
Delegação, Centralização e Descentralização
Gerenciamento dos Recursos Humanos
CONTAS A PAGAR E CONTAS A RECEBER
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Universidade Estadual do Piauí SUBSISTEMAS DE MATERIAIS
LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO – EDITORA SARAIVA
MARY KAY UMA OPORTUNIDADE DE SUCESSO PARA VOCÊ
Contabilidade Básica Bibliografia:
INSTRUMENTOS E FERRAMENTAS
Sistema de Informações com aplicação prática em todas as áreas funcionais da organização Profa. Jaluza.
Organização, Sistemas e Métodos
BALANCEAMENTO DE LINHAS PRODUTIVAS / EFICÁCIA PRODUTIVA
Financeiro - Análise Financeira
Financeiro - Como controlar(completo)
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
Estudo e Distribuição do Trabalho
Engenharia de Produtos
Módulo de Gestão de Operações e Logística II Msc. Renata Quemel.
Gerência de Projetos Gerenciamento de Escopo. Gerenciamento de Escopo do Projeto...inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui.
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO

INDICADORES DE PROBLEMAS NA DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO Insatisfação de unidades que mantêm alguma relação funcional. Demora na transmissão de dados. Atrasos na entrega de documentos e informações. Divulgação em rede de dados incorretos. Aspectos exteriores de ineficiências internas (filas, por ex.). Interação social conflitiva com boa parte da organização. Rendimento individual (abaixo da média). Falha individual de origem grupal.

OBJETIVOS DA ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO Possibilitar uma diagnose na qual se verifica a qualidade do trabalho, seu rendimento, sua eficiência, eficácia e produtividade em relação aos investimentos feitos, para avaliar se é necessária alguma intervenção

ETAPAS DA ANÁLISE DA DISTRIBUIÇAO DO TRABALHO Identificação das tarefas individuais – As tarefas devem ser entendidas como um agrupamento de passos seqüenciais, considerando-se a divisão do trabalho existente entre os funcionários.

ETAPAS DA ANÁLISE DA DISTRIBUIÇAO DO TRABALHO 2 - Agrupar as tarefas semelhantes em atividades ou serviços – Algumas vezes é necessário somar uma tarefa à outra, para que se tenha um serviço. Esta função pode ser realizada mediante duas alternativas: pela formulação da atividade ou serviço por meio da somatória das tarefas similares e complementares ou pela opinião e o ponto de vista sobre os serviços realizados pela unidade. 3 - Montagem do Quadro de Distribuição de Trabalho

MONTAGEM DO QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE TRABALHO Análise do quadro de Distribuição do Trabalho – A análise é efetuada com base em quatro blocos: Tempo. Capacidade profissional. Equilíbrio no volume de trabalho. Possibilidades preliminares de mudança.

Tempo Que atividades ou serviços absorvem mais tempo? São essas atividades ou serviços as que devem tomar mais tempo? É importante indagar se o tempo justifica o resultado final da atividade ou serviço É possível subdividir ou mesmo agrupar serviços ou atividades?

Tempo A eliminação ou criação de um serviço ou atividade pode ser considerada como racionalizadora da distribuição do trabalho? O tempo despendido pelas várias atividades ou serviços depende integralmente do esforço interno ou há interferência de outras unidades fora a da análise? E o tempo despendido pelas tarefas?

Capacidade Profissional Há consonância entre as habilidades individuais, formação técnica e as tarefas desenvolvidas pelos funcionários, inclusive supervisores e chefes? Em função da capacidade profissional, existe alguma alteração na organização formal anteriormente estabelecida? Há prejuízos sensíveis em função da baixa capacitação profissional de um ou mais funcionários da unidade?

Equilíbrio no Volume de Trabalho Há funcionários com carga de trabalho superior aos demais? A entrada de informações na unidade causa estrangulamento em algum ponto? E a saída de informações é feita de maneira correta, ou as informações saem rapidamente, porque outras informações estão chegando? Há funcionários com carga de trabalho inferior aos demais? A existência de picos pode ser considerada normal

Possibilidades Preliminares de Simplificação Foram identificadas as unidades que estabelecem algum tipo de interface (confronto) com a unidade em análise? As relações funcionais mantidas pela gerência e demais chefias da empresa têm alguma influência positiva ou negativa no cotidiano da unidade?

Possibilidades Preliminares de Simplificação Existe algum fato que tenha modificado o comportamento e gerado reações em toda a estrutura social e que possa estar afetando o trabalho da gerência em análise? As dificuldades apresentadas são semelhantes às dificuldades presentes em outras gerências da empresa? Até que ponto se pode utilizar outras técnicas na tentativa de provocar uma melhor distribuição do trabalho

TÉCNICAS 1 - Quadro de Distribuição do Trabalho 2 - Planilha Integrada de Distribuição do Trabalho

Modelo de Quadro de Distribuição do Trabalho Modelo de Quadro de Distribuição de Trabalho

MODELO DE QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO

PLANILHA DA DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO ENCARREGADO DE FATURAS UNIDADE: Seção de Finanças CARGO CHEFE DE SEÇÃO CAIXA ENCARREGADO DE FATURAS OFFICE BOY Atividade/Serviço H/T Tarefa H/S Controla o fluxo de dinheiro: emissão de Notas fiscais 65 Analisa fluxo de caixa e previsão de contas a pagar e a receber 5 Verificação diária dos vencimentos de duplicatas. Emissão de cheques para pagamentos. Lançamento de caixa. Verificação e recebimento de extratos. Triagem das duplicatas para distribuição entre os borderôs 2 7 15 3 Emissão de Notas Fiscais Lançamento de dados no terminal Efetua pagamentos Retira correspondência nos bancos Distribui documentos para a contabilidade Planejamento de estoque e compras 22 Planejamento do estoque Julgamento das propostas dos fornecedores Autoriza compras 4 Efetua pequenas compras Faz tomada de preços 8 Determinação dos objetivos em relação às vendas e seleção de clientes Analisa seleção de clientes Ajuda no preenchimento de fichas cadastrais de clientes 1 Obtenção de recursos junto a bancos e fornecedores 14 Contatos com bancos 6 Ajuda na coleta de informações junto a fornecedores HORAS TOTAIS 106 23 34 19 28

RECOMENDAÇÕES Evitar dar ao levantamento das tarefas o caráter de precisão, isto é, não questionar sobre o exato número de horas e minutos dedicados ao trabalho. O fato de cada funcionário conduzir o seu trabalho da forma que acha mais interessante não deve ser encarado como um impedimento ao sucesso do trabalho. O QDT por ser aplicado em unidades de cada gerência, exigirá do profissional um conhecimento razoável sobre os usos e costumes das unidades.

RECOMENDAÇÕES A inexistência de descrição de cargos, subsídio excelente para o trabalho de racionalização, não é uma necessidade imperiosa para a realização do estudo. A atividade diversos sempre será uma atividade passível de estudo exaustivo. O QDT não tem necessariamente que ser desenvolvido da forma como apresentado. O erro está em analisar o trabalho com base apenas no que cada um faz, sem considerar os relacionamentos facilmente identificáveis nos QDTs