Sessão Especial de Bolsa Oferta Pública de Venda de 26,35% do capital social da SCT Veríssimo Pinto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOBILIDADE URBANA E ESTACIONAMENTO Enquadramento Jurídico
Advertisements

Sumário Exercícios
controlando riscos e alavancando rendimentos
POWER TECH DO BRASIL Energia e Sistemas Ltda
Classificação de Custos
1. 2 História do Banco BESA e a sua Missão Estratégias do BESA Meio Envolvente Transaccional Pontos de Reflexão Acções Comerciais.
Função accionista do Estado e ‘golden shares’
Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas
Prof Silvio Ribeiro ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Visão Geral da Administração Financeira
Custos ... afinal, o que é isto?
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Participações Societárias
Consumo e Investimento
Mercados Financeiros e o Caso Especial da Moeda
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Exemplos 1- Uma pessoa pede um empréstimo de $15 mil a ser pago em 5 meses. A taxa de juros (simples) deste empréstimo é 4% a.m. Quanto vai ser pago no.
Programação da Produção
Sistema de controle interno e Bom Governo: Luis Humberto Ramírez Barrios A&C Consultoría y Auditoría Empresarial Luis Humberto.
Auditoria de Segurança da Informação
NOVO MERCADO DE RENDA FIXA
Consideremos como exemplo um Item de Contrato com os seguintes dados: E tenha sido cadastrado apenas um tipo de turma: SIGAE PNQ WEB EducandosValores RECURSO25.
TEORIA DA OFERTA Teoria da Produção e Teoria dos Custos de Produção.
FINANÇAS CORPORATIVAS
CUSTOS LOGÍSTICOS Custos Logísticos 100%
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Matemática Financeira Desconto Simples
Monitoria GDI Aula Prática
Você Usa Perfumes?. Você Usa Perfumes? CONVIDE SEUS AMIGOS PARA PARTICIPAR!!!
Terminologia de Capital de Giro.
Módulo Financeiro Centro de Custo.
1 Carteira de depósitos bancários Criação e gestão Nos termos do Regulamento Administrativo n.° 15/2006, cabem ao Fundo de Pensões a criação e gestão.
CAPÍTULO 5 Orçamento de Capital ou Análise de Investimentos
1 Oferta Pública de Subscrição de Obrigações da ELECTRA, SARL, com o Aval do Estado de Cabo Verde Sessão Especial Bolsa de Valores de Cabo Verde.
Matemática – Aula 4 Prof. Procópio Juros Simples Juros
Introdução: O projeto IAB, que concebeu a rede IABr, tem as características necessárias para um empreendimento ser bem sucedido: clientes em crescimento.
LES 470 – MERCADO DE CAPITAIS
« O sistema de Gestão da Qualidade do INE « Maria João Zilhão
Salas de Matemática.
1 Oferta Pública de Venda de 28,5 % do Capital Social da ENACOL, SA. Bolsa de Valores de Cabo Verde Veríssimo Pinto.
1 ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A
Desafios gerenciais Aula 4.
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
Fortaleza, CE – 14 de novembro de 2013 Alberto J. Palombo Rede Interamericana de Recursos Hídricos 1.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
Mercado de Capitais Brasileiro
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
Gestão Estratégica de Custos
José Alberto Ribeiro Carvalho
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
CÁLCULO MENTAL Conjunto de saberes e processos mentais que um indivíduo mobiliza, objectiva e subjectivamente para: Desenvolver estratégias pessoais de.
Matemática Financeira
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
Rio Verde - Goiás - Brasil
RPPS: ASPECTOS DE GOVERNANÇA
Formação à distância Avaliação de Empresas novembro 2012 Ana Isabel Martins.
Análise de Demonstrações Financeiras.
Administração Financeira.
Módulo Compras Relatórios e Relações 1. Objetivo 2 Conhecer os relatórios e as relações do sistema disponibilizadas no módulo Compras.
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
Financeiro – Contas a Receber
Universidade Paulista - UNIP O Excedente do Produtor.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
M ERCADO DE C APITAIS Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre Licenciatura em Administração de Publicidade e Marketing – 2º ano 2º Semestre.
NOVOS PROJECTOS Novos Tempos - Nova Era. PROJECTOS REALIZADOS:VILA VERDE.
Transcrição da apresentação:

Sessão Especial de Bolsa Oferta Pública de Venda de 26,35% do capital social da SCT Veríssimo Pinto

2 A procura foi 2 vezes superior a quantidade disponível. Procura Total para acções. Oferta Pública de Venda Foi um SUCESSO!

3 Privatização da Sociedade Cabo-verdina de Tabacos, S.A.  A OPV é parte de um processo integrado que visa a privatização de 77,5% do capital social da SCT, correspondente a acções pertencentes ao Estado de Cabo Verde.  A Privatização Integra:  Uma venda, por concurso limitado, destinado a um agrupamento de pessoas colectivas nacionais e/ou estrangeiras, de um bloco indivisível de acções correspondente a 51,15% do capital social da SCT  Uma Oferta Publica de Venda de acções representativas de 26,35% do capital social da SCT

4 Distribuição de acções por segmento Tranche Quantidade %Capital Social da SCT Trabalhadores ,9% Público em Geral ,48% Total % OPV:28 de Novembro a 9 de Dezembro Registada na Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários sob o número 001/2005

5 Consórcio de colocação Liderança

6 RESULTADOS DO SEGMENTO RESERVADO AOS TRABALHADORES Oferta Pública de Venda Oferta Pública de Venda

7 Preço de venda do segmento Trabalhadores e condições Preço – OPV 5.700$00 Máximo por Subscritor 226 Mínimo por Subscritor 30 Ordens em Múltiplos de 2 O Prospecto estabelece que as acções eventualmente não colocadas no segmente reservado a Trabalhadores acrescem às acções que integram o segmento Público em Geral, ao preço previsto para as acções que integram este segmento.

8 Critérios de rateio do segmento Trabalhadores  Conforme estipulado no Prospecto a atribuição das acções fez-se de acordo com os seguintes critérios:  (a)atribuição de Acções proporcionalmente à quantidade da ordem não satisfeita;  (b)satisfação das ordens que mais próximo ficarem da atribuição de um lote e, em caso de igualdade de condições, sorteio.

9 Segmento Trabalhadores: Resultado da OPV PROCURAEFECTUADO Nº Ordens38 Quantidade5.394 Valor (cve) ,00

10 Segmento Trabalhadores: Resultado da OPV

11 RESULTADOS DO SEGMENTO RESERVADO AO PÚBLICO EM GERAL Oferta Pública de Venda Oferta Pública de Venda

12 Preço de venda do segmento Público em Geral e condições Preço - OPV 6.335$00 Máximo por Subscritor Mínimo por Subscritor 2 Ordens em Múltiplos de 2 Conforme descrito no Prospecto poderão ser acrescidas as Acções não colocadas no segmento Trabalhadores, ao preço previsto para as Acções deste segmento.

13 Critérios de rateio do segmento Público em Geral  Conforme estipulado no Prospecto a atribuição das acções fez-se de acordo com os seguintes critérios:  (a)atribuição de Acções proporcionalmente à quantidade da ordem não satisfeita;  (b)satisfação das ordens que mais próximo ficarem da atribuição de um lote e, em caso de igualdade de condições, sorteio.

14 Segmento Público em Geral : Resultados da OPV PROCURAEFECTUADO Nº Ordens210 Quantidade Valor (cve) , ,00 Factor de rateio:(0, )

15 Segmento Público em Geral : Resultados da OPV

16 RESULTADOS TOTAIS Oferta Pública de Venda Oferta Pública de Venda

17 Resultados Globais da Oferta Pública de Venda PROCURA VÁLIDAEFECTUADO N. ORDENS QUANT. VALOR (cve) Trabalhadores ,00 Público em Geral ,00 Total OPV ,00

18 Resultados Globais da Oferta Pública de Venda

19 O Papel da Bolsa de Valores de Cabo Verde  Decorridos apenas 6 meses de Actividade:  A Intermediação da Bolsa possibilitou o Estado o encaixe de ,00 ECV;  Permitiu a criação de uma nova alternativa de aplicação de poupanças;  A Abertura na Bolsa com 44 Obrigações do Tesouro Nova Série e 3 Empresas, constituirá um novo paradigma no Sistema Financeiro;  Num contexto de rigor, de transparência e de salvaguarda dos interesses nacionais e dos accionistas.

20 Admissão à negociação  Terá lugar no dia 15 de Dezembro de  Código: SCT ISIN: CVSCTOAM0007  Vantagens:  As acções de uma empresa cotada em bolsa têm um valor de mercado justo, determinado pelo encontro entre a oferta e a procura.  A admissão em bolsa é, também, potenciador de liquidez, o que incentiva os investidores a alocarem os seus consumos para períodos futuros de maior utilidade, através dos valores mobiliários, com a segurança de que podem desfazer-se de uma posição accionista a um preço justo e sem as complicações que hoje é nossa realidade.

21 Atenção às Práticas de Corporate Governance!  Nas empresas de capital disperso e, principalmente aquelas cotadas em Bolsa de Valores, é inevitável a separação entre a propriedade e a gestão das empresas. Os accionistas (os proprietários da empresa) delegam assim poderes aos gestores  A adopção de boas práticas de Governo das Sociedades, constitui um conjunto de mecanismos através dos quais os investidores tentam mitigar o risco de apropriação indevida, por parte de accionistas maioritários ou por parte dos gestores da empresa, de parcela da rendibilidade do seu investimento.

22 Atenção às Práticas de Corporate Governance!  As sociedades cotadas em Bolsa devem estar à altura das expectativas nelas depositadas pelos investidores. Nesta conformidade, cada empresa deve ser administrada e gerida em benefício de todos os accionistas e não em função de interesses de determinados grupos de accionistas ou para o benefício de determinados elementos da Administração.

23 Lista Parcial das Melhores Práticas de Governo das Sociedades  O primado da informação relevante, fidedigna e em bases regulares;  A eleição de um representante que defende os interesses dos pequenos accionistas, que monitorize a gestão da empresa e com influência significativa na tomada de decisões;  Incentivo ao exercício do direito de voto  Tratamento equitativo dos accionistas

Sessão Especial de Bolsa Oferta Pública de Venda de 26,35% do capital social da SCT Veríssimo Pinto