Painel Metrô & Integração A Integração Ônibus - Metrô: A Experiência da Rodoviária Metropolitana Niege Chaves Rodoviária Metropolitana
Sistema de Integração Metrô-Ônibus Uma Oportunidade
Como fizemos? Conhecimento detalhado sobre o novo serviço Planejamento de ações com a EMTU e Metrorec, adaptadas à nova realidade Reuniões com operadores, comunidades envolvidas Participação efetiva na implantação da rede Plano de Comunicação (panfletos, outbus, banners,etc.)
ANTES VANTAGENS Linhas direta para o centro DESVANTAGENS Linhas sobrepostas nos corredores, e em excesso para o centro do Recife Poucas opções de deslocamentos para a RMR Linhas com intervalos altos e baixa rentabilidade Custo tarifário alto
HOJE SLM TIU VFR AST SAN LJP TIM TBT VCZ RMR T.I. MACAXEIRA MACAXEIRA Príncipe Av. Conde da Boa Vista Derby CDU T.I. CAMARAGIBE METRÔ RMR
HOJE VANTAGENS Racionalização da rede Aumento da mobilidade Menor intervalo Redução tarifária Melhoria da rentabilidade das linhas Menor custo DESVANTAGENS Transbordo Tempo de espera (fila)
Parceria EMTU/Metrorec/RME Gerenciamento compartilhado do Terminal de Integração Reuniões periódicas de acompanhamento e intercâmbio Manutenção e Conservação Patrimonial (pessoal, água, energia, coleta de lixo, limpeza do pátio e plataforma, sanitários, pintura, abastecimento d’água) Segurança (vigilância, entrada e saída de pessoal, fornecedores e materiais)
Atividades no T.I.C. Atendimento ao Cliente RME (Sala VIP e SARC - 0800) Campanhas e ações educativas, preventivas e sócio-culturais em parceria com EMTU e Metrorec (Dia das Mães, São João nos Terminais, Natal, Carnaval, etc.); Sesc (serviços gratuitos de saúde e higiene pessoal) e Universo (trabalho ergonômico com cobradores) Viagem Segura; os Bacanas; Ônibus & Metrô Controladores (supervisão de filas e movimento)
IMPACTO OPERACIONAL ITENS ANTES(nov/02) HOJE(mai/05) Variação% Frota Operacional 190 173 -8,95 Km 56.687 47.675 -15,89 Demanda Transportada 87.400 120.000* 37,29 Quant. Linhas 27 27 1,00 Intervalo Médio 19 12 -36,84 IPK 1,50 2,00 33,33 Linhas Radiais 19 11 -41,11 Linhas Transversais 3 5 66,67 Integradas/Alimentadoras 5 10 100,00 Inter-terminal 0 1 100,00 * Já incluso passageiros integrados (não catracados)
IMPACTO AMBIENTAL LINHAS PARA O RECIFE ITENS ANTES(2002) HOJE(2005) Variação% Veículos no centro 148 104 -29,73 Viagens ao centro 992 842 -15,12 LINHAS PARA O RECIFE ANTES(2002) HOJE(2005) Centro do Recife 91 84 Derby 57 20 TOTAL 148 104
PESQUISA DE OPINIÃO COM O CLIENTE PRINCIPAIS QUEIXAS ITENS 2ºsem/02 2ºsem/04 % Demora dos ônibus 46,20 34,63 Tarifa alta 8,62 4,77 Poucas opções de deslocamento 11,2 3,82 Superlotação 6,41 5,87
EXPERIÊNCIAS BEM-SUCEDIDAS LINHA EXPRESSA 450- CAMARAGIBE/Conde da Boa Vista Viagens mais rápidas, valorização do cliente principal, melhoria do IPK e otimização de outras linhas do corredor.
Como será o amanhã? Nova plataforma Mais 10 linhas integradas Novas comunidades terão linhas de ônibus
Conclusão "Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade" (Raul Seixas)