C AMPO G RANDE P ROGRESSO DO P ROJETO Brasília, DF de novembro de 2013 Brazil ROAD SAFETY IN TEN COUNTRIES RS-10
Campo Grande, MS Breve perfil da Cidade POPULAÇÃO (2012) (Datasus) FROTA (EM MAIO 2013): (Denatran) 66%, 29%) FATORES DE RISCO LOCAIS E GRUPOS VULNERÁVEIS: Velocidade Beber e dirigir Motociclistas PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA CIDADE EM RELAÇÃO À SEGURANÇA VIÁRIA Crescimento da frota de motos elevou o número de vítimas, graves/fatais entre motociclistas. Cidade plana e vias largas, sem grandes congestionamentos, é um “convite” à velocidade.
Indicadores gerais locais Fontes: DENATRAN maio/2013*,IBGE e DATASUS 2012.
UnidadesRealizadoMeta Ações de Fiscalização 01 Plano 11 Blitzen:Blitzen: Lei seca Pessoas abordadas Fiscalização preventiva Operações5361 Blitzen para motociclistas Operações Remoções Infrações Ações relacionadas ao fator de risco Álcool*
UnidadesRealizadoMeta % de alcance da meta Engenharia Sinalização vertical Nº de projetos executados locais /vias % Sinalização horizontal M² % Sinalização semafórica Conjunto Semáforos % Pesquisa sobre a média de velocidade em locais onde não se tem radar % Ações relacionadas ao fator de Velocidade* *Janeiro a utubro 2013
UnidadesRealizadoMeta % de alcance da meta Fiscalização Fiscalização preventiva Operações % Blitzen para motociclistas Operações Remoções Infrações ,9% 66,8% 144,8% Fiscalização eletrônica Equipamentos091850% Ações relacionadas ao fator de Velocidade* * Janeiro a outubro 2013
Fator de Risco Álcool Blitzen Quant. Fator de risco/grupo Área Apreensões Álcool <6dg/l Álcool >6dg/l Período MotosAuto 61CondutoresUrbana CondutoresUrbana * Infrações Alcoolemia artigos 218 e 165 do CTB Crime de trânsito artigo 306 do CBT encaminhados à delegacia * Janeiro a Setembro 2013
Fator de Risco Velocidade Numero de infrações por excesso de velocidade: (por faixa de velocidade) * Janeiro a Setembro 2013
Multas aplicadas por fiscalização eletrônica: Excesso de Velocidade e avanço sinal vermelho UNIDADES * Veículos que passaram pelo radar Multas aplicadas Porcentagem veículos x multas 0,03%0,04% 0,03% Quantidade equipamentos eletrônicos * Janeiro a Setembro 2013
Resultados e planejamento 2014
Figura – Diagrama de interseção entre as fontes de informação de vítimas - PVT. Campo Grande – MS, Ano 2012 e 1º Semestre Fonte: SESAU/DVS/DANT/NPV Fonte de Dados Registros BPTran1032 AIH (HOSPITAL) e BPTran906 SIM (DATASUS) e BPTran126 Ano 2012 Ano º Semestre Fonte de Dados – 1º SemRegistros BPTran640 AIH (HOSPITAL) e BPTran585 SIM (DATASUS) e BPTran BPTran BPTran / SIM BPTran / AIH BPTran / SIM BPTran / AIH
Número absoluto de óbitos por ATT ocorridos na capital e integrados (bases da saúde e dos órgãos de trânsito), º sem2º sem1º sem2º sem1º sem2º sem1º sem2º sem Campo Grande Total/ ano Fonte: SESAU/DVS/DANT/NPV
Variação Percentual dos óbitos ocorridos por semestre, 2010,2011,2012 e st Sem 2010 – nd Sem 2010 – st Sem 2011 – nd Sem 2011 – st Sem 2012 – 2013 Fonte: SESAU/DVS/DANT/NPV
Número absoluto de Feridos Graves por ATT por semestre, ocorridos na área urbana do município e integrados (bases da saúde e dos órgãos de trânsito), º sem2º sem1º sem2º sem1º sem2º sem1º sem2º sem Campo Grande Total/ ano Fonte: SESAU/DVS/DANT/NPV
Variação Percentual dos feridos graves ocorridos por semestre, st Sem 2010 – nd Sem 2010 – st Sem 2011 – nd Sem 2011 – st Sem 2012 – 2013 Fonte: SESAU/DVS/DANT/NPV
Planejamento 2014
Programas e ações relacionadas ao fator de risco Álcool ProgramaAção (descrição)Meta física Álcool e Direção Campanha de mídia Campanha educativa Blitz Repressiva Blitz Preventiva Blitz Educativa Pesquisa 2/ano 150 ( 3/ semana); 50/ano 12/ano 1 /ano
Programas e ações relacionadas ao fator de risco Velocidade ProgramaAção (descrição)Meta física Gerenciamento de Velocidade Aquisição de novas tecnologias: Criação da Central de Monitoramento semafórico e com câmeras Fiscalização com radar 1 Central Implantação e remanejamento de radares 21 pontos;. Travessia elevada 17 pontos ; Revitalização e implantação semafórica 33 pontos
Programas e ações relacionadas ao fator de risco Velocidade ProgramaAção (descrição)Meta física Gerenciamento de Velocidade Implementação da Campanha “ Pedestre eu Cuido”; 3 Campanhas
Outros programas ProgramaAção (descrição)Meta física Programa motociclista Blitz Repressiva 50 /ano Operações 100/ano Blitz Educativa 24 /ano Abordagem Educativa ( noturna e finais de semana próximo à bares e festas populares. 120 / ano
Perfil de UcpAFG 1º. Sem Acidentes Fatais M - Motociclista CO - Condutor Veículo Ligeiro CI - Ciclista V6 - Condutor Veículo Pesado P - Pedestre lllllll Janela Foco Usuário contributivo para AFG Fonte: Grupo de análise GGIT
Perfil de Grupos Locais de Vítimas 1º. Sem. – Acidentes Fatais G1 - Motociclistas G2 - Pedestres G3 - Ciclistas G4 – Condutor de Veiculo Ligeiro lllllll Janela Foco Grupo de Vítimas Fonte: Grupo de análise GGIT
Vida no Trânsito – Motivação: Preservando o direito de VIVER! 2011 –