Lógica Estruturada Aplicada

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturação de Linguagens (Pascal e C++)
Advertisements

Linguagem de Programação I
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I
Conteúdo: - Atribuição de Valores a Variáveis.
Introdução à Ciência da Computação Linguagens de Programação.
Algoritmo Exemplo: faça um algoritmo para tocar todas as músicas de um cd. Após o usuário apertar o play Algoritmo Para as músicas de 1 até última música.
Algoritmo e Programação
Programação para Engenharia I
Algoritmos e Programação Linguagens de Programação Teoria Aula 5 (05/05) Universidade Federal do Vale do São.
Introdução a Programação Renata Freire
Conteúdo: - Portugol.
Introdução à Compilação Prof. Leandro Magno Slides adaptados a partir do material cedido pelos professores Heloise Manica Paris Teixeira, Yandre M. G.
Prof. Heloise Manica Paris Teixeira
Introdução a Informática
Lógica de Programação Módulo II
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
Introdução à Programação Pascal - Começando Prof. Filipo Studzinski Perotto 2009.
Introdução Linguagem C
Estruturas de Dados II Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Universidade Federal do Espírito Santo Programação II Professora: Norminda Luiza.
Linguagens de Programação
Algoritmos e Estruturas de Dados II
Aula 4 Nomes, Vinculações, Tipos e Escopos
Laboratório de Programação de Computadores I
Prof. Msc. Raul Paradeda Aula 3 Fundamentos
Introdução a Programação JAVA
Algoritmos e Programação
O Portal do Estudante de Computação
Paradigmas de programação
INTRODUÇÃ A COMPUTAÇÃO ENG. CIVIL
João Lucas de Oliveira Torres
Variáveis, Tipos de Dados e Constantes
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 1.
Sub-programas. Mecanismo de composição de programas Sub-programa está para peça de LEGO assim como um programa está para a construção.
Ponteiros em Pascal Variáveis ponteiros são aquelas que guardam o endereço de outra, possibilitando o acesso a seu conteúdo. Declaração em Pascal:  var.
Estrutura de dados, pseudocódigo
Introdução a Programação
Fábio de Oliveira Borges
Prof. Daniel Aula 03.  Criar Projeto  Criar Pacote  Criando classes  Meu primeiro programa  Compilar  Comentários  Variáveis.
Paradigmas de Programação - prof Gláucya Carreiro Boechat1 Elaborando um Programa Prof.: Gláucya Carreiro Boechat Universidade.
Computação Eletrônica
Capítulo III Modularização Procedimentos e Funções Universidade Federal de São Carlos Departamento de Computação Aluna: Luanna Lopes Lobato
Linguagem Pascal Prof. Sérgio Rodrigues.
Faculdade Talentos Humanos - FACTHUS - Algoritmo I - Rogério Rodrigues
Objetivos Representação de Algoritmos Português Estruturado
Técnicas de Programação - TPR
Projeto de Linguagens de Programação
VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS UNIDIMENSIONAIS (VETORES)
Aula01 – Técnicas de Programação II
William Ivanski Curso de Programação C#. Sumário  Exercícios para Fixação  Utilizando uma IDE  Elementos da Linguagem C#  Valores  Variáveis  Tipos.
Algoritmos e Programação
JAVA Sintaxe.
Algoritmos e Programação I
Fundamentos de linguagens de programação
Programação de Computadores - 1
Introdução à Programação
PROGRAMAÇÃO II – PARTE 1 Profa. Maria Augusta Constante Puget.
Linguagem de Programação I PARTE i
Paradigmas das Linguagens de Programação - História
Tipos de Dados, Variáveis, Expressões Lógicas e Aritméticas
11 Revisão da Linguagem C Prof. Kariston Pereira Adaptado de Material gentilmente fornecido pelo Prof. Rui Tramontin (DCC/UDESC)
Profº Antonio Carlos Marcelino de Paula
Computadores vs. Programas / Algoritmos Computadores vs. Programas -> Algoritmos O tratamento de problemas através do computador geralmente envolve uma.
Linguagem de Programação
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Curso: Técnico em Informática Professor: Ronaldo Disciplina: Lógica de Programação.
COMPILADORES 02 Prof. Marcos. COMPILADORES Do Programa à Execução Computadores das mais variadas arquiteturas têm funcionamento:
Programação e Sistemas da Informação 48 tempos IPTrans, Novembro 2009 Prof. Marisa Gomes.
Lógica de Programação Aula 06 Prof. Marcelo Marcony.
SUB-ROTINAS EM PASCAL PROGRAMAÇÃO MODULARIZADA 252.
Transcrição da apresentação:

Lógica Estruturada Aplicada Prof. MSc. Fábio Justo Araraquara-SP Fevereiro/2012

Conteúdo Conteúdo programático; Método de avaliação; O Pascal; Algoritmo X Programa; Primeiros passos;

Conteúdo Programático LEA Araraquara-SP Agosto/2011

Atendimento: Terças-Feiras das 19h às 20h Método de avaliação NF = ML * 0,3 + MA * 0,7 Onde: NF: Nota Final; ML: Média das Listas; MA: Média das Avaliações Presenciais; Se o aluno ficar de recuperação: NFR: (NF + PR) /2 NFR: Nota Final com Recuperação; PR: Prova de Recuperação; Atendimento: Terças-Feiras das 19h às 20h

Algoritmo X Programa Algoritmo: Programa: É a descrição de forma lógica, dos passos a serem executados no cumprimento de uma determinada tarefa; Programa: É a formalização de um algoritmo em uma determinada linguagem de programação, segundo suas regras de sintaxe e semântica, de forma a permitir que o computador consiga entender sua sequência de ações;

Linguagem de programação O que é? SÍMBOLOS + REGRAS DE SINTAXE Linguagens de baixo nível e de alto nível; Interpretador: Traduz linguagem de alto nível para código de máquina; Compilador Traduz código fonte, em linguagem de alto nível e depois em código de máquina;

O Pascal Linguagem compilada x Linguagem Interpretada; Compilar: reunir, ajuntar; Interpretar: fazer juízo a respeito de, traduzir; Linguagens compiladas: O código fonte é reunido e todo ele é transformado em algo compreensível para a máquina; Linguagem interpretadas: O código fonte é transformado em uma linguagem intermediária e será interpretado dinâmicamente pela máquina virtual;

O Pascal Não é case sensitive; Possíveis erros: Compilação (sintaxe); Link-edição (erro no uso de bibliotecas/sub- programas); Erros de execução (lógicos); Principais comandos do Turbo Pascal: compilar compilar + executar salvar ALT + F9 / CTRL + F9 / F2

Estrutura de um programa em pascal Cabeçalho do programa: identifica o nome do programa. Exemplo: program calcula_area; Área de declarações: utilizada para validar o uso de identificadores. Está dividida em: uses, label, const, type, var, procedure e function.

Estrutura de um programa em pascal Declaração de variáveis em pascal: program nome_programa; var variavel1: tipo; variavel2, variavel3: tipo;

Estrutura de um programa em pascal Corpo do programa: contém o programa propriamente dito; É delimitado pelo begin e pelo end. program nome_programa; var variavel1: tipo; variavel2, variavel3: tipo; begin instruções; end.

Variáveis e constantes Definição; Exemplos; Constantes:

Variáveis e constantes Identificadores: Podem ser de variáveis, constantes, funções e procedimentos; Regras de construção dos identificadores: Deve iniciar por letra ou underscore (_); Não pode conter caracteres especiais (&, *, %, acentos, #, espaço vazio, etc...); Não podem ser palavras reservadas; Crie 5 identificadores válidos e 5 não válidos;

Variáveis e constantes Palavras reservadas do Pascal

Variáveis e constantes Comentários: // de linha { de bloco de texto} Tipos de dados: Inteiro - integer; Real; String – string [tam]; Lógico – boolean;

Variáveis e constantes Tipos de dados inteiro:

Variáveis e constantes Tipos de dados real:

Variáveis e constantes Tipos de dados string (texto). Exemplo: var nome: string; endereco: string[30]; sexo: char; Tipo de dado lógico (boolean). Exemplo: aprovado: boolean; confirma: boolean;

Exercícios Araraquara-SP Agosto/2011

Exercícios Qual a relação existente entre um algoritmo e um programa? Defina linguagem compilada e linguagem interpretada. Cite ao menos um exemplo para cada uma. Ao compilar um programa, podem ocorrer 3 tipos de erros. Quais são? Explique-os. Podemos utilizar uma palavra reservada como identificador em um programa? Por quê? Qual a diferença entre variável e constante em Pascal? Cite três exemplos para cada uma. Crie 5 identificadores válidos e 5 não válidos;

Exercícios 6. Crie um cabeçalho, e uma área de declaração de variáveis para as seguintes situações. a. Programa em Pascal para calcular a soma de dois números inteiros e exibir o resultado (variáveis A, B e X); b. Programa em Pascal para calcular a subtração de dois números reais e exibir o resultado (variáveis, A, B e X); c. Programa para calcular a área de uma circunferência (at = pi * r2)

Fim Obrigado! fabio_santos@dc.ufscar.br